Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori de BUXUS - Atualizado SET.2014

123
Pedro Catarin15/01/2011 23:03
Alexandre meu rapaz, desse geito vou começar a pedir projeções suas para minhas plantas 😂

Parabéns pela ajuda que você deu!

Abraços!!!
Moreno15/01/2011 23:55
ALEXANDREEEEE..

PQP velho, rsss eu olhei olhei e olhei tb e ja tinha ficado feliz de dar uma giradinha nela e trabalhar com aquela suposta frente..

mas desse jeito ficou demais...
valew memso hem brother, visao espetacular mesmo!!!
Moreno23/03/2011 20:15
só pra atualizar...
acho que ta ficando manero hem...

Buxus - 23.03.2011 por morenopavezzi, no Flickr
oamit23/03/2011 22:48
parabens belo exemplar, estou aprendendo muitoi com vocês.

essa planta é uma baita inspiração, pelo o que era e pelo o que é hj.

uma abraço.
Bernardo Amaral23/03/2011 22:51
Apenas um conselho, essa sua aramagem está um pouco flouxa e muito arame por cima um do outro.
Mas tens um bonito exemplar.
Bom trabalho de yamadori vc fez.
Jair Flores23/03/2011 23:17
Moreno, belo exenplar.
Meu sonho de consumo.
E que bela projeção fez o amigo Alechandre Coelho.
Bela e possivel,tanto que vc já está quase lá.
Parabéns.Um abraço!
Vhalveruth24/03/2011 09:20
parabens pelo buxus, eu tenho um q minha nona plantou, ela já faleceu e ninguem sabe a idade, acho q foi plantado para remedio..

MAs sobre o seu buxus eu so faria algo entre os dois galhos onde tem uma cicatriz, aproveita e envelhece ele com um uro ou um shari

abraços
Moreno24/03/2011 12:34
Fala Bernardo, entao velho o arama nao passa por cima um do outro nao,,,
a aramagem nao ta muito tecnica, mas ta valendo,, vou tirar daqui uns dias e em agosto eu vou replantar ele em uma bacia melhor, começar a trabalhar os jins e tb aramar denovo...

mas valeu o toque! abração!
Moreno24/03/2011 12:38
Jair, obrigado pelo elogio amigao!

Valveruth, entao essas plantas com uma idade avançada sao boas te trabalhar, essa nao tem nem um ano do yamadori e ja me agrada muito o seu desenvolvimento, com certeza ali no meio vai ter um shari sim,,,
vou me inspirar nos videos do Grahan Potter 😂 😂

abraço!
Laudir25/03/2011 14:38
lindona hein!
meu buxinho é somente um projeto ainda.... ta no escorredor... qdo mudei eu o coloquei diretamente no chão.... deu um raizame violento
Bernardo Amaral27/03/2011 21:55
As vezes pela foto não da pra enxergar direito, notei que você gosta de fazer yamadori de plantas bem grandes, encontrei uma macieira bem legal, mas vou esperar passar o inverno para removê-la, talvez te peça algumas dicas.
abraço!
Moreno27/03/2011 23:15
Fala Bernardo!!!

rapaz nao estou em condiçoes de dar dicas ainda nao! hehehe, eu vou na base do erro e acerto, experiencia teorica e tambem de dicas de colegas mais experientes aqui do forum...

sobre gostar de plantas grandes vc ta certo, eu gosto memso, teve tempos que qualquer mudinha que via por ai eu queria, hj em dia estou um pouco mais seletivo, acho que é natural essa evoluçao....

é isso ai vamo que vamo!boa sprte com a macieira...

abraçao!
ROGÉRIO DIAS28/03/2011 17:31
É
RAPAZ,,BUXINHO É UMA PLANTA DIFÍCIL DE TRABALHAR,,NÃO TOLERA PODAS DRÁSTICAS,,,MAS ESSA SUA ESTÁ MUUITO SHOW,,,POXA,,,DÁ UMAS DICAS PRA GENTE SOBRE SEU TRABALHO E CONDUÇÃO DA PLANTA.

NO TRONCO A ESQUERDA TEM UM GALHO SECO,,,DÁ PRA FAZER UM GIN.
Moreno28/03/2011 17:54
Rogério obrigado pelos elogios, fico feliz que a rapaziada esteja gostando da planta....

esse buxus me surpreendeu com essa recuperaçao tao rapida...
eu nao fiz nada demais, apenas segui conselhos dos colegas mais experientes...

ahhh acho que o mais importante conselho foi do Elio Luis, de nao podar demais a planta e sim ir abaixando aos poucos quando iam surgindo brotaçoes mais baixas....

alem de uma boa adubaçao e bastante sol....

agora praticamente todos os galhos que preciso pra estruturar a copa ja estao la...

é esperar a epoca certa pra replanta-lo corrigindo a inclinaçao e fazer uma aramagem bem feita....
Moreno26/06/2011 19:31
Fala Rapaziada!!

aproveitando a epoca de aramaçao do Buxus
eu dei uma mexidinha nesse bichinho ai...

nao sei se o shari/jim tava na epoca certa ou se tinha que esperar mais umas semanas, mas ja mandei ver tb. espero que gostem...

frente:

2011.07 Frente por morenopavezzi, no Flickr

Detalhe do Jim/shari

2011.07 shari por morenopavezzi, no Flickr

detalhe galho

2011.07 galho por morenopavezzi, no Flickr

Vista Tras

2011.07 tras por morenopavezzi, no Flickr

detalhe Shari Tras

2011.07 shari2 por morenopavezzi, no Flickr
Mário Sérgio26/06/2011 20:13
Sei que vc já está decidido sobre a frente da planta, mas me agrada mais como frente a parte que vc tem como a parte de traz. Isso é simplismente a opinião de um iniciante...
Belo trabalho!!!!! Parabéns!!!
Moreno26/06/2011 22:02
entao Mario, decidido decidido memso ainda nao estou,
tambem tinha essa visao como frente mas com o projeto do alexandre coelho na pagina anterior acabei por optar por essa escolha...

mas vamos ver noque vai dar..
fico feliz que tenha gostado da planta amigao!

abraço!
Elio26/06/2011 22:31
Mário, se vc olhar a frente que vc escolheria, olhando tridimensionalmente, os dois troncos vivos ficam "jogados" para trás.

Olhando bidimensionalmente, seria a frente correta.

Moreno, acho que tá ficando bem legal. Minha sugestão é que esses dois ápices sejam mantidos como ramos de sacrifício. Posteriormente, deveriam ser podados mais baixo para ficar proporcionalmente harmonioso com o tachiagari grosso, forte.

abraço
Moreno26/06/2011 23:56
isso ai Elio, valeu a dica 😂
Mário Sérgio27/06/2011 10:04
Elio,

Seguindo este mesmo raciocínio que vc justificou logo acima, nós não cairíamos naquela história de que a planta não pode "cair" em cima do observador?
Sempre ouvi dizer que o primeiro galho e nem a planta como um todo podem pender pra cima do observador.
Moreno, desculpe estar usando o seu tópico para tirar as minhas dúvidas, mas sabe como é, nem sempre podemos ter uma aula particular.

Forte abraço e mais uma vez parabéns!!!!!!!!
Moreno27/06/2011 10:46
Sem problema nenhum Mário.

tanto com uma frente ou outra a planta sera replantada no angulo certo.
ai veremos como fica ...
Elio27/06/2011 13:53
Mário Sérgio escreveu:
Elio,

Seguindo este mesmo raciocínio que vc justificou logo acima, nós não cairíamos naquela história de que a planta não pode "cair" em cima do observador?
Sempre ouvi dizer que o primeiro galho e nem a planta como um todo podem pender pra cima do observador.
Moreno, desculpe estar usando o seu tópico para tirar as minhas dúvidas, mas sabe como é, nem sempre podemos ter uma aula particular.

Forte abraço e mais uma vez parabéns!!!!!!!!

Olá Mário!

Não sei quem te disse isso, mas quem falou te vendeu o peixe errado.

O bonsai "deve" cair sobre o observador, pela simples razão de interpretarmos o bonsai como uma árvore, e nós "debaixo" dela.

Claro não pode ser uma inclinação agressiva e sim mais como uma reverência ao observador.

O que não pode, realmente, é uma planta caida para trás.

Entre uma "caida" agressiva para frente ou uma "fuga" para trás, é preferível a primeira.

Quanto aos ramos, nem o 1º, nem o 2º e nem o 3º devem apontar (diretamente) para observador, isso está certo.

Abração
Mário Sérgio28/06/2011 23:06
Valeu, Elio, muito obrigado por me orientar...

Abração
Tiago R25/10/2011 15:26
acompanhando
Laudir25/10/2011 15:57
Está ficando espetacular!
123