Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ipê de Jardim

12
Guilherme Cahú25/09/2010 11:50
^_^ De nada, João! Bom trabalho para você! 😉

E sobre essa apostilas, fiquei interessado.. Poderia me enviar as que você tem no PC? =D
João Paulo Batista Lyrio25/09/2010 11:55
Rapaz, não deixo no PC nada, vai tudo para impressão para consultar ou DVD para visualizar, costumo colocar tudo teórico em apostilas, e imagens em DVD.

POrque ?

A máquina é imprevisível, então....
Mais não me interprete mal, mas o que consegui foi navegando, navegando navegando .... e por onde as informações me levavam. rs...

Posso lhe indicar uma ferramenta muito boa, GOOGLE. achei tudo lá.

Qualquer coisa, estamos às ordens.

Grande abraço.
Guilherme Cahú25/09/2010 12:00
xD Beleza, valeu João!
Marcio Garcia25/09/2010 14:18
Amigo Joao, creio que com relacao a forcar o galho e ele estar estalando, te aconselho a deixar alguns dias sem irrigar a planta antes de realizar este procedimento, quando as folhas comecarem a murchar por falta de agua, aplique a torcao e o direcionamento desejado, com cuidado e claro, um grande "CRACK", pode nao ter mais volta, entao tente ir por etapas caso continue a fazer "PEQUENOS CRACKS", mas creio que alguns dias sem irrigar podem ajudar bastante no processo.
João Paulo Batista Lyrio27/09/2010 10:37
Pois é,
isso que aconteceu, aí achei melhor não arriscar mais.
Irei deixar ela descansar dos cracks e tentar um moyogi mesmo.
MAs, fico imensamente agradecido pelas dicas e espero acompanhamento ao longo do trabalho.
Abraços.
João Paulo Batista Lyrio10/10/2011 10:41
Algum tempo depois;

Queria saber se ele pega bem de estaca e se a época é propícia a podá-lo ali na metade do tronco.

Abraço.
Laudir10/10/2011 10:54
Estaca: nao tive sucesso
Poda: lasca a tesoura sem medo... poda drástica bem aceita tb
João Paulo Batista Lyrio10/10/2011 11:45
Então, chegando em casa, irei efetuar o processo.

Grato.
Elio10/10/2011 13:35
João paulo, eu podaria bem baixinho. Metade da metade, sem medo. Lembre-se que ele terá seus galhos para cima, ou seja, crescerá muito ainda.

abraço
João Paulo Batista Lyrio11/10/2011 07:56
Como não tinha muita opção de galhos mais baixos, podei no mais baixo que tinha, só para quesito de segurança, após emissão de galhos mais baixos vou reduzindo.

Abraço.
Elio11/10/2011 11:19
João Paulo, podando assim vc não terá galhos mais baixos. O crescimento apical do Ipê é muito forte. Coragem!..........hehehehe!

abraço
Laudir11/10/2011 11:24
eu podaria "no toco" mesmo
João Paulo Batista Lyrio11/10/2011 14:00
Valeu companheiros,
pois é, coragem eu tenho, só um pouco de precaução, afinal, só tenho esses né, rs... gostaria de mantê-los.
Deixa ela dar uma boa recuperada, aí eu podo mais embaixo.

Caramba fico muito grato pela força dos amigos, espero até o fim mantê-la.

Grande abraço.
Tiago R13/10/2011 15:22
Recuperam que é uma beleza.
João Paulo Batista Lyrio14/10/2011 07:38
Pessoal, as folhas estão arroxeadas, será que perdi o galho ?
É possível a poda mais baixa, já que, se de repente perder esse galho, e mesmo já ter feito a poda?
Abraço.
12