Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Tem jeito?

12
caferri24/09/2010 11:05
Ficus Tem jeito?
Gostaria de saber se isso pode se tornar um bonsai!!!! 🙁
Como sabem, não tem como aramar, pois ele quebra muito fácil.
Adiquiri este exemplar em um supermercado, e fiz todo procedimento de troca de vaso; é não é que ela é resistente mesmo... 😄 😄 😄 .
Podem me ajudar???

obrigado.

Comprado em um supermercado.

Esta planta tem um desenvolvimento rápido, e ficou assim, com algumas podas aéreas, mas sem prática e sem poder aramar, pois como disse, ele é quebradiço, ficou assim....

Laudir24/09/2010 12:18
nao consegui visualizar as fotos... posta no imageshack
Paulo César Morais25/09/2010 01:39
é um Ficus Benjamina variedade boni. os galhos quebram mesmo com facilidade, tem o apelido de ficus Cream Cracker por isso.

mas tem grandes possibilidades de tornar bonsai sim. coloque outras fotos melhores e o pessoal do fórum vai lhe dando sugestões.
caferri27/09/2010 20:30
Ninguem mais pode me ajudar? 😢 😢 😢
Diego PG27/09/2010 20:37
E aí Cafferi, blz!!

Então cara, pelo que vi, acho que seria interessante incurtar um pouco os galhos e fazer uma desfolha, para compactar mais ela, qual é espessura do tronco dela???

Abraço!
caferri27/09/2010 20:42
Diego PG.
Na parte mais grossa tem 5 cm.
Mas incurtar quanto cara, eu tenho medo de perder esta planta, pois foi a primeira que eu comprei, hehehehehehe

valeu. 😂
Diego PG27/09/2010 21:13
Coloca umas fotos da planta em pé e não deitada, para facilitar a visualização, assim seria mais fácil de mostrarmos onde aproximadamente ficaria melhor....

Abraço!
Elio27/09/2010 22:34
Caferri, tire fotos com boa luminosidade e na vertical, assim, não corremos o risco de dar uma opinião furada!

abraço
caferri29/09/2010 17:29
Acho que agora vai....hehehehe
Acertei as fotos, podem dar opnioes, que quero começar a trabalhar.....

obrigado a todos.

Marcio Garcia29/09/2010 18:30
Esta planta e um ficus nao e?
Ficus aceita bem podas radicais, pode logo acima da bifurcacao, de modo a estimular brotacoes baixas e reduzir o tamanho da planta. Vai fundo campeao!
Elio29/09/2010 21:10
Caferri, a meu ver vc tem 2 opções.
1. Fazer como o Márcio bem recomendou
2. Adotar o estilo Literati deixando um tronco só, alto (embora a espécie não seja indicada para esse estilo)

abraço
Laudir29/09/2010 22:07
no caso de um literati, vai uma sugestão:

caferri30/09/2010 09:34
Por isso que eu postei aqui....
Muito legal...

Alguem tem mais ideiassss..?? 😎 😎
Elio30/09/2010 11:07
No caso do literari, é como o amigo Laudir mostrou, eu só pegaria um galho mais sinuoso.

abraço
caferri02/10/2010 21:21
Será que temos por ai mais alguma opinião...??? 😂
caferri15/10/2010 18:05
Atualização :)
Fotos do meu ficus conforme instruções de amigos completamente desfolhado.
Agora acho que fica melhor a visualização para podar o que for necessário....

Já agradecido da ajuda, segue as fotos...

HudsonArpini15/10/2010 19:11
uma duvida galera,no caso se ele fosse seguir com o bonsai literati como o amigo laudir aconselhou,poderia se formar uma nova planta com a parte podada ?
Laudir15/10/2010 20:15
faz alporquia dos galhos que vai podar...
caferri15/10/2010 23:28
Valeu...
Laudir, muito obrigado, esse vai ser meu próximo passo intão; ALPORQUIAS.... 😎
Gostaria de ajuda para saber se dá pra fazer um estilo em particular,
Shakan, tem como??
Este estilo é muito bonito.

Tipo este:
caferri31/01/2011 15:35
Atualizando....
Seguindo instruções do começo deste topico, reduzi os galhos fazendo alporquia e algumas estaquias, vejam como ficou e gostaria que os amigos opinassem, obrigado.

Alporquia que aprendi no forum...

Depois de retirada a alporquia, agora faltando somente um estilo.

caferri11/03/2011 14:58
Estou afim de transplantar este ficus para um vaso melhor e mais baixo, seria a época ideal para isso?

obrigado
caferri28/12/2011 14:19
atualizando

Estou precisando de ideias para este pequeno. 😎
Nikkei 10028/12/2011 19:23
Caferri, posa foto da parte de tráz e outro lado. Inicialmente eu diria que precisa escolher bem os galhos, eliminandi os grossos que crescem na vertical Mas não pode nada ainda, posta as fotos para opinarmos melhor.
Esta raiz aérea está fora do conjunto. Pode pensar em eliminar ou então, se for manter eu pensaria que precisa de mais raízes aéreas para compor a planta 😄
Está buscando um shakan mesmo? Neste caso me parece que na foto do meio, o primeiro galho da esquerda está bom para ser o primeiro galho. Porém ele precisa se desenvolver mais e ficar maior e mais grosso. Isso pode acontecer rapido no ficus, deixe ele crescer livremente enquanto em todo o resto da planta vai fazendo desfolhas. Mas não desfolhe geral como fez da outr vez, deixe pelo nenos um par de folhas nas pontas de cada galho para não correr o risco de secar e perder algum.
Observe também a conicidade que parece que tem uma parte no meio do tronco principal que engrossa mais que a parte logo abaixo, o que pode não ficar muito legal.
caferri28/12/2011 23:04
Obrigado
Nikkei, vou tirar mais fotos, e assim que puder gostaria de sua melhor avaliaçao. Por enquanto agradeço sua grande ajuda.
Anderson Neuhaus29/12/2011 22:27
parabéns pelas plantas!
12