Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Tem jeito?

12
caferri09/09/2013 16:57
Atualizando
Por favor, este ficus quebra fácil como foi me dito, gostaria de saber como posso fazer a copa dele ficar mais densa....

Elio09/09/2013 18:35
Caferri, para induzir brotações internas no galhos basta tirar, com as unhas, o ponteira de cada galho.

abraço
Victor Ghirotto09/09/2013 18:36
Opa, ola, um amigo bonsaista campineiro! Pra deixar mais densa a copa, pode os galhos mais curto! Eles ramificam, adensando a copa. Vc deu uma olhada no meu ficus boni? Tb tenho um!
Victor Ghirotto09/09/2013 18:37
Opa, ola, um amigo bonsaista campineiro! Pra deixar mais densa a copa, pode os galhos mais curto! Eles ramificam, adensando a copa. Vc deu uma olhada no meu ficus boni? Tb tenho um!
Gilson Reis09/09/2013 21:38
Amigo Caferri,

Sendo bem sincero acho que você deixou os galhos secundários engrossarem demais sem conduzi-los da maneira correta. Segue a minha sugestão para reconstrução da estrutura da planta, inclinar drasticamente para a esquerda (foto 6). Parece radical mas pra mim é uma opção para ter um bonsai bom daqui a alguns anos. Da maneira que está mesmo conseguindo densificar a copa, tem galhos se cruzando, a raiz que desce pelo tronco também não ficou legal,galhos mal posicionados. Espero que entenda a minha crítica e opinião, é no sentido de te ajudar a fazer um bonsai com mais qualidade e visualmente melhor.Isto é a minha opinião, mas se estiver satisfeito com o formato e quiser apenas reduzir o comprimento dos galhos e densificar a copa então a dicas é seguir o conselhos do demais amigos de fórum.

Sucesso com a sua escolha.

Abraço
12