Olá Carlos Guilherme
nickyfury escreveu:
Carlos, é preciso respeitar a opinião do grande bonsaista lusitano que é o Antonio Castro. Suas ponderaçoes e informações de cultivo, além do pleno conhecimento da nobre arte bonsai
Não ligue que isso é pura gentileza do Amigo Luiz Fernando, na verdade sou quanto muito um aprendiz de bonsaista, jamais
um óptimo ou grande bonsaista 😕 😮ops: e quem me dera saber “
tanto” de bonsai, logo pela minha condição de aluno tão pouco poderia ser uma aula 😉! Agradeço a consideração do Luiz que é reciproca, mas prefiro que se dê o beneficio da dúvida por achar que ninguém tem/é dono da verdade (pelo menos, a absoluta) e muito menos eu!
Aquilo que expus é/foi de facto baseado no meu exemplar, mas como o Amigo Luiz referiu e bem, cada caso é um caso e nada como tentarmos (a nossa experiência pessoal)...
Agora, cruzar informação hoje não custa e dependendo da situação quando aliadas a tantas outras dentro do mesmo género, pode ser que ajude como indicador se valerá a pena ou não investir nesse tipo de exemplares... eu por ver tanta resistência no meu, mesmo já estando melhor encaminhado para Bonsai, ao fim de uns anos ofereci-o para colocarem num jardim.

em 10-06-04

Aqui após o periodo pós-transplante em 30-03-06 pouco tempo antes de o oferecer
Acerca dos Aceres que apontou tenho pouca ou quase nenhuma experiência com ambos, mas pessoalmente prefiro de longe o tridente, o “negundo” já germinei uma quantidade deles e dei-os todos ainda bem jovens,...por aqui encontram-se um pouco por todo o lado nas bermas das estradas e são bem menos interessantes que os tridentes ( espécie que também existem vários tipos de cultivares)
tridentes até á data apenas tive/tenho um exemplar que me ofereceram bem jovem e que apenas está comigo á dois anos, não sendo possível tirar qualquer tipo de conclusões por estar a crescer praticamente livre desde essa altura.
Grande Amigo Luiz Fernando
Também é para mim um prazer conversar contigo 😄, infelizmente a vida tem andado meio atribulada e digamos que por muita paixão que tenha pela Arte, o Bonsai não será a 1.ª das minhas prioridades, e não só deixei de partipar aqui como também fisica e virtualmente neste lado do Atlântico 😮ops:... mas sim, sinto falta da conversa com o Amigos desta e doutras paragens, afinal já faz uns anitos conversamos por cá não é verdade! 😉
Um Abraço e tudo de Bom
Castro