Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporquia em Acer Palmatum Atropurpureum

123
Carlos Guilherme16/10/2010 13:50
Amigo Nickyfury, entendi. Descupe pela má compreensão.

Tenho certeza que pela aula proporcionada pelo amigo Antonio, ele deve ser um ótimo bonsaista.

Quero aproveitar para deixar uma pegunta tb.

Quais variedades de acer tridente vc acha melhor para se trabalhar como bonsai? E vc já teve alguma experiência com o acer negundo?

Olha só o link q eu achei, estou babando aqui na frente do pc

http://www.barthelemymaples.co.uk/gallery.html

Abraço.
Antonio Castro16/10/2010 21:16
Re: bonsai
Olá Carlos Guilherme

nickyfury escreveu:

Carlos, é preciso respeitar a opinião do grande bonsaista lusitano que é o Antonio Castro. Suas ponderaçoes e informações de cultivo, além do pleno conhecimento da nobre arte bonsai

Não ligue que isso é pura gentileza do Amigo Luiz Fernando, na verdade sou quanto muito um aprendiz de bonsaista, jamais um óptimo ou grande bonsaista 😕 😮ops: e quem me dera saber “tanto” de bonsai, logo pela minha condição de aluno tão pouco poderia ser uma aula 😉! Agradeço a consideração do Luiz que é reciproca, mas prefiro que se dê o beneficio da dúvida por achar que ninguém tem/é dono da verdade (pelo menos, a absoluta) e muito menos eu!

Aquilo que expus é/foi de facto baseado no meu exemplar, mas como o Amigo Luiz referiu e bem, cada caso é um caso e nada como tentarmos (a nossa experiência pessoal)...
Agora, cruzar informação hoje não custa e dependendo da situação quando aliadas a tantas outras dentro do mesmo género, pode ser que ajude como indicador se valerá a pena ou não investir nesse tipo de exemplares... eu por ver tanta resistência no meu, mesmo já estando melhor encaminhado para Bonsai, ao fim de uns anos ofereci-o para colocarem num jardim.

em 10-06-04

Aqui após o periodo pós-transplante em 30-03-06 pouco tempo antes de o oferecer

Acerca dos Aceres que apontou tenho pouca ou quase nenhuma experiência com ambos, mas pessoalmente prefiro de longe o tridente, o “negundo” já germinei uma quantidade deles e dei-os todos ainda bem jovens,...por aqui encontram-se um pouco por todo o lado nas bermas das estradas e são bem menos interessantes que os tridentes ( espécie que também existem vários tipos de cultivares)
tridentes até á data apenas tive/tenho um exemplar que me ofereceram bem jovem e que apenas está comigo á dois anos, não sendo possível tirar qualquer tipo de conclusões por estar a crescer praticamente livre desde essa altura.

Grande Amigo Luiz Fernando
Também é para mim um prazer conversar contigo 😄, infelizmente a vida tem andado meio atribulada e digamos que por muita paixão que tenha pela Arte, o Bonsai não será a 1.ª das minhas prioridades, e não só deixei de partipar aqui como também fisica e virtualmente neste lado do Atlântico 😮ops:... mas sim, sinto falta da conversa com o Amigos desta e doutras paragens, afinal já faz uns anitos conversamos por cá não é verdade! 😉

Um Abraço e tudo de Bom

Castro
Carlos Guilherme16/10/2010 21:28
Obrigado Castro por sanar um pouco minhas dúvidas, o negundo cresce aqui por todo lugar tb, não tem lá uma coloração muito bonita como algumas outras variedades.

Abraço.
nickyfury17/10/2010 13:44
bonsai
Carlos, eu já conhecia esse site, é realmente muito bonito bem como as plantas analisadas e mostradas em closes. 😄

Nunca cultivei acer negundo, mesmo por que aqui no planalto central essa espécie nem emite folha, nem cresce, só seca e morre. O acer burgerianum, vulgo tridente, conhecido pelos japoneses como kaede, é o meu predileto. Seu cultivo é fácil e simples, respondendo bem a alporquia, estaquia, podas e aramações, bem como cortes radicais. Cultivo alguns aqui em casa, sendo esses três, comprados diretamente com o Vicente Romagnole há uns seis anos, os de troncos mais grossos que eu tenho:

Um dos estilos que considero dos mais adequados para essa espécie é o Ishitsuki, ou raiz sobre pedra. Tenho vários pré bonsai sendo cultivados visando esse tipo de formação. Como esse aqui, por exemplo:

Neste outro, pode-se observar que a fusão pedra/raiz está quase completa:

A outra variedade de kaede que venho tentando desenvolver em meu viveiro é o myassama. Suas folhas lembram um pouco o kaede campestre, mas têm a borda ainda mais redonda. Não se adaptou bem ao clima brasiliense, infelizmente, o que torna seu crescimento muito lento em comparação com o do acer burgerianum. A unica muda que tenho de myassama foi presente do bonsaista Charles White. Mas sigo tentando, ainda, fazer algo com ele. Bonsaista é um cara para lá de teimoso, além de paciente ad eternum. 😂 😂 😂
Carlos Guilherme17/10/2010 14:13
Valeu Nicky, A explicação foi ótima, parabéns pelas planta, elas estão bem encaminhadas.

Abraço
julianocamara19/11/2010 13:55
Identificação de espécie de Acer Palmatum
Pessoal ainda estou na dúvida. Vou por os links das fotos da espécie que adquiri antes da poda radical.

A título de informação para uma melhor identificação, ela brota vermelho sangue.

Vamos lá:

http://lfmzlw.blu.livefilestore.com/y1pzrFTwHiT3IVhG-V2J-zaeTVS3ppmrWiJwT959bSugr0Qaz61l43mwXx5qDhj0foIo-6BffkJy_UGOlbOZOqW2v0-bK3NDhHF/IMG00042-20101012-0914.jpg?psid=1

http://lfmzlw.blu.livefilestore.com/y1pJDCsvAAJ77p5lhy3J_dbJJjIEzpMZz7tok4G8Ia3ROCDZdcKXzeMi1d6W-o8E-mZdaICzDlk2rNcXxqP3Ut5yP4oQuQB8c2Y/IMG00045-20101012-0916.jpg?psid=1

http://public.blu.livefilestore.com/y1pYADG_4GZwymVLVOLMLnI5pBTaXMQ5dc6g7M0m1ABzVXjNiGflDiRIuC3zVKtKj9ukdBxibm74TuaQ58RStYlcw/IMG00047-20101012-0948.jpg?psid=1

http://public.blu.livefilestore.com/y1pGqT0_fzCnMJRxVrfufLXEvz6QBSoMQED92YVV8snzm8eGb1ssmS2Y7NV-03Dkd70KXmUK5vINR0OWhTLmkB-Kw/IMG00048-20101012-0948.jpg?psid=1

http://public.blu.livefilestore.com/y1ppDk8-f66leYBFwtEqtGyz8p2b_S3aHJLcmeA0AGxxMrO4bSQNJrS_1Np8lFwf68h8_3fUoSdJcf7f6mxNTe2jQ/IMG00041-20101012-0913.jpg?psid=1

http://public.blu.livefilestore.com/y1pwzUbXW6viwzG98vz2KUIJ35TfapFj1P9cuNPxiNvOd_DvbhqCYhpjhwYSdOSOd16apwRFw4Xyyg6n0Lc8VYmiw/IMG00046-20101012-0947.jpg?psid=1

Gostaria de saber a espécie a fim de respeitar as limitações de trabalho. Acredito ser um Palmatum Atropurpureum ou um Dehojo também se possível, por favor informar qual dos dois aceita mais a técnica de Bonsai.

Tentei colocar as fotos, que estão no meu SkyDrive do Hotmail, mas não deu, então coloquei os links. Se alguém souber se o SkyDrive Hotmail não funciona aqui no Form para postar fotos, agradeceria também comentários.

Obrigado!
Elio19/11/2010 14:05
Juliano, é o Deshojo. Brotação de um vermelho intenso, depois à medida que as folhas ficam na sombra das outras, começacam a ficar verdes. O Atropurpureum permanece vermelho, sempre.

abraço
julianocamara19/11/2010 14:14
Elio,

Gostaria de saber se o Deshojo aceita bem a técnica de bonsai, como; podas, aramagem e etc...

Ele teria a mesma resitência do Palmatum Verde Comum? Será que vai bem num apartamento com uma janelão com vidro bem iluminado com sol direto 2 horas por dia (periodo da manhã) no verão?

Ah, esqueci, ele aceita bem o vento se a janela ficar aberta?

Abraços.
Elio19/11/2010 14:22
Olá Juliano..........perguntas difíceis, heim??.............rsrsrs!

O que posso dizer, por experiência própria com essa espécie, ele é mais frágil do que o Palmatum (Momiji) e o Buergerianum (Kaede).
Poda radical no tronco, não recomendo.
Aramação, sem problemas.
Desfolha parcial, sem problemas (No meio do verão)
Vento? Nenhuma planta gosta!
Dentro de casa com 2 horas de sol..............Não sei te dizer (bom não é)

É isso aí, Juliano!

abraço
julianocamara19/11/2010 14:32
Elio,

Fiz uma poda radical no tronco, deixando ele com mais ou menos 20 CM e está brotando a todo vapor. Fiz isso por que tinha alguns galhos no alto demasiadamente grosso e queria iniciar os galhos desde o início.

Vamos ver no que vai dar.

Você tem foto de algum dos seus bonsais dessa espécie para nossa apreciação?
Elio19/11/2010 18:19
Juliano, este eu resolvi fazer um alporque no tronco porque eu queria mais baixo! Resultado.....................morreu!
Pra mim foi uma grande perda.

abraço

julianocamara19/11/2010 18:35
Esse corte que você fez foi um corte horizontal ou diagonal?

Vou postar a foto do que fiz...
julianocamara19/11/2010 19:27
Elio19/11/2010 20:59
Juliano, por ora nada mais a fazer. É só aguardar o desenvolvimento e depois fazer o corte do topo do tronco logo após a última brotação.
No meu caso não houve corte (diagonal ou reto) o que fiz foi alporque.

abraço
julianocamara19/11/2010 21:20
Okay, obrigado!

Sim, sei que foi um alporque, porém o tronco é bastante grosso para os galhos finos. Antes de fazer o alporque, você não fez um corte?

Abraços,
Elio19/11/2010 23:06
Não entendi, Juliano! Corte onde?
joão josé19/11/2010 23:30
Também possuia um deshojo... morreu após uma poda mais radical também... tava ficando linda... snif!
julianocamara20/11/2010 00:46
Elio,

Para fazer a copa, o corte foi horizontal ou diagonal?
Elio20/11/2010 18:55
Ah, entendi! É que ando meio lento.................rsrsrsrs!

Juliano, quando comprei já tinha uma copa e não olhei se o corte tinha sido feito na diagonal ou reto.

Mas, na foto que eu tenho dos falecidos, dá pra ver que o corte tinha sido feito em diagonal. Foi a primeira poda de refino e aramação.

abraço

rabelo120/11/2010 19:25
Juliano onde é que você mora em fortaleza ou barueri?
e nickfurry os seus aceres tridente seguem as estações valeu pessoal
julianocamara20/11/2010 23:59
Elio,

Desculpa as perguntas, mas é que sou bem novo com essas espécias já que venho do Nordeste e lá só dá certo o Acer Tridente em regiões de serra onde a temperatura baixa a noite até mais ou menos 18 a 19 graus Celsius.

Vendo as foto de sua planta que morreu, vi que alguns galhos nasceram em cima da cicatriz. Isso acontece em Acers? Pensei que só nasciam naquelas linhas circulares (não sei como se chama) que aparecem nos galhos.

Qual era o tamanho da sua planta? Você queria ela mais baixa, por isso tentou o alporque? Vendo a sua, acho que vai cair bem o mesmo estilo na minha.

Rabelo, desde o inicio do ano estou morando em Barueri.

Abraços,
Elio21/11/2010 13:47
Juliano, quando se faz um alporque ou poda (em qualquer espécie) nem sempre vc acerta o local onde existam gemas latentes logo abaixo do corte, até porque, mesmo que existam, a retração da seiva acaba matando essas gemas.
Assim, depois que a planta brota e os galhos crescem lignificando, só daí vc refaz a poda sem correr o risco de perder os ramos que, agora, ficarão no topo do tronco.
O meu eu queria menor............queria!!!

abraço
julianocamara21/11/2010 14:50
Entendi! Obrigado!

Quantos CM tinha o seu de altura?
julianocamara22/11/2010 21:02
Elio,

Qual era o tamanho da sua planta? Quantos CMs?
Elio22/11/2010 21:09
Cara, deveria ter uns 30 cm, mais ou menos!
123