Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Gigante Desconhecido

12
Charles02/02/2005 13:13
Re: Gigante Desconhecido
Oi Sergivaldo...

Muito legal cara!!!!... quando eu estava lendo que voce eliminou o jin, pensei de imediato numa "prótese"... 😄

Aquele jin era bem interessante!
Estou totalmente de acordo com voce em escolher uma madeira morta com diâmetro e movimento que combinem com o "Gigante".....

Abração,
Charles
Raijin02/02/2005 14:10
mando bem
Sergivaldo com a foto em close das folhas e frutos eu procurei e acho(99%) de chance de seu titan gigantesco ser uma Myrcianthes Pungens (Eugenia Pungens- Acreugenia Pungens) na pesquisa deu que o tronco na base chega facil aos 60cm habitat encostas rochosas (planta rara pra dedeu véio) nome popular gabiju guaçu dizem que a forma de cultivo é a mesma da jabuticaba apesar da diferença entre elas! 😈
Lando03/02/2005 10:58
Olá pessoal,

Sergivaldo, segundo pesquisas do mago encolhedor de plantas sua planta pode ser esta, compare:

Nome popular: guabiroba-açu; guabigu-guaçu
Nome científico: Myrcianthes pungens (Berg) Legr
Família botânica: Myrtaceae
Origem: Brasil - Florestas de altitude do Sudeste e Sul

Sobre a planta:

Características da planta: Árvore com até 20 m de altura com tronco tortuoso e nodoso, de casca lisa acinzentada. Folhas com ápice pontiagudo. Flores de coloração creme que surgem de outubro a dezembro.

Fruto: Grandes, globosos, de coloração roxo-avermelhada, com I ou 2 sementes. Frutifica de janeiro a fevereiro.

Cultivo: Multiplica-se por sementes, sendo muito disseminada pela avifauna. Pode ser utilizada como planta ornamenta, apesar do desenvolvimento lento. Um quilo de sementes pode conter até 4 mil unidades.

Entre os muitos exemplares da família das Mirtáceas brasileiras, o guabiju é árvore rara num país de extensão continental. Ocorre, basicamente, na região sul do país, desde São Paulo até o Rio Grande do Sul, onde é nativa. Pode ser encontrada, na verdade, em toda a área coberta pelos altos do Rio Uruguai, atravessando o norte do Uruguai e alcançando a Argentina, o Paraguai e a Bolívia.

Árvore delicada e de aparência rígida, uma das principais características do guabiju são suas folhas: pequenas, duras, de coloração verde profunda, as folhinhas do guabiju terminam por finos, curtos e pontiagudos espinhos, parecidos com pequenas pontas de agulha.

O guabiju demora a frutificar, o que ocorre pela primeira vez apenas 10 anos após o plantio. Quando novo, tem frutificação bastante farta, embora esta se manifeste apenas de 2 em 2 anos, aproximadamente.

Segundo Maria do Carmo C. Sanchotene, a palavra guabiju originou-se da língua indígena guarani, em expressões que querem dizer "fruta que se come" ou "fruta de casca rija". De fato, seus frutos, escuros e de polpa consistente, de acordo com Eurico Teixeira, constituem-se de "uma massa açucarada, aromática, agradável de gosto, embora adstringente".

Os frutos saborosos do guabiju são apreciados tanto pelos homens como pelas aves silvestres e pela fauna em geral, sendo ótimo chamariz para os pequenos animais. Por esse motivo, o guabiju é, algumas vezes, encontrado em cultivo em pomares domésticos.

Apesar de todas as qualidades que o caracterizam tais como: sua grande longevidade, o sabor de seus frutos, a delicadeza, o porte e a beleza da árvore - o guabiju não é cultivado com freqüência, nem mesmo em suas áreas de ocorrência natural. No entanto, em virtude de suas raízes não serem agressivas e de seu crescimento ser muito lento, o guabiju é árvore bastante indicada em projetos de tratamento urbanístico na arborização de ruas, pragas e parques.

Dados recolhidos do site: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/especiais/frutasnobrasil/guabiju.html

Até mais,

Orlando (Lando)
Lando03/02/2005 11:14
Sergivaldo,

Aqui estão mais algumas fotos da guabigu-guaçu para você comparar com o gigante desconhecido:

Até,

Orlando (Lando)
Sergivaldo03/02/2005 23:34
Mago, Lando...

Fico realmente muito agradecido pelo interesse e empenho em desvendar esse mistério, que é a identificação dessa espécie.

É possível que seja uma Myrcianthes pungens (Berg) Legr pois, de fato, existem muitas semelhanças.

Pelo que pude observar no livro do Harry Lorenzi e nas informações de vocês, há pelo menos dois detalhes no guabiju que não coincidem com os da minha planta: a coloração do fruto e o "espinho" no ápice das folhas.

Estive também fazendo algumas pesquisas pela internet e encontrei algumas espécies com as folhas muito parecidas, especialmente as do gênero Aulomyrcia.

Sei que é muito difícil identificar uma espécie através de fotografia, principalmente quando se trata de uma mytácea, cujo gênero abrange muitas espécies com características muito parecidas.

Até que se prove o contrário, considerarei as informações de vocês como verdadeiras: GUABIJU.

Um abração,

Sergivaldo
nickyfury05/02/2005 23:14
primavera
Caros colegas: esse fim de semana, eu e um colega, o Glauco, coletamos uma primavera. após certo trabalho, conseguimos finalmente encaixotá-la. gostaria de obter opinões e sugestões dos colegas, sobre qual o melhor trabalho a fazer com essa plantinha.
Penso, no futuro, em escarvar o tronco, ocar uma parte para causar um impacto visual, ao mesmo tempo em que reduzirei o tamanho. tiramos bastante na base, mas ainda deveremos reduzir a altura final. toda sugestão é bem vinda.

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21946&pid=620231&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21946&pid=620156&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=617164&size=3

Considerando o local de onde a retiramos, creio ser uma planta com idade entre 40 a 50 anos. não medi ainda a circunferencia do tronco na base, mas pelas fotos podem ver que é imensa. construimos um caixote reforçado para conte-la e plantamos usando somente areia grossa lavada. não havia galhos grossos quando da retirada, mas a brotação era intensa. 😄
Felipe Frango Zappala05/02/2005 23:26
Caramba Nicky, isso que é pescar um peixe grande...

Acho que aí você tem muitos caminhos e acaba se tornando pessoal... por exemplo, se fosse minha, pela primeira foto, eu serrava a parte da direita, reduzindo a altura dela, e esparava formar a copa... ou quem sabe, esperaria formar a copa antes de decidir... apesar de que você já viu ela com a copa formada, não foi?

Acho que essa espécie necessita cuidados na cicatrização, pelo tamanho da área de corte...

Abração
Baduuuu05/02/2005 23:58
nussa....
Bota peixe grande nisso...

Mas ela nao ficou com pouca raiz nao?
Pra esse tamanho acho que tem que ter mais...

Mas de qualquer forma boa sorte e parabens....
Lando07/02/2005 12:25
Fala Nicky!!!!

Esse aí também é um gigante, hein! Só que é conhecido! Rsss

Brincadeira...

Muito legal seu achado! Parabéns.

Até mais,

Orlando (Lando)
Sergivaldo07/02/2005 15:09
Oi Nick!

Acho que vai dá um mame legal!!!! 😂 😂 😂 😂

Brincadeiras à parte, trata-se de um escelente material.

Bem, consederando que a bougainvillea pega fácil a partir de estacas, creio que você não terá problema na recuperação dessa planta.

Você plantou com esse volume de raízes (ou o que sobrou delas) ou reduziu um pouco mais. Na minha opinião. eu reduziria para caber num vaso proporcional ao tronco (futuramente).

Uma alternativa oara estimular o surgimento de raízes finas seria fazer perfurações na base da planta e colocar algum hormônio enraizador, AIB por exemplo. Quando a planta estiver recuperada e as raízes bem desenvolvidas, então a parte de baixo poderia ser eliminada. O uso de uma pasta cicatrizante, principalmente nas raízes grossssssas , é fundamental, pois evita o apodrecimento das mesmas..

Também esperaria a resposta da planta em relação à copa. Quando estiver com bastante galhos, mais opções, aí sim, definiria o que ficar e o que eliminar.

Um abração,

Sergivaldo
Illex07/02/2005 15:37
Mame, huaueaheahaehe,

Fala Nick,

Cara que achado hein, ta de parabens meu. Muito bontia irá ficar, assim tambem ja to achano ela linda. Flw amigao!!!

Abraços:

Illex
nickyfury07/02/2005 17:29
primavera
Valeu colegas, pelas excelentes opiniões. agradeço a todos. quanto às raízes, realmente cortamos bastante, mas ainda ficaram muitas. como disse o Sergivaldo, essa planta pega fácil e ausencia de raízes não é problema.
Quanto a copa da planta, quando a encontrei ela estava dessa maneira, alguem havia serrado anteriormente a parte aerea. estava com brotação nova, mas curta, o que retiramos para facilitar nosso trabalho.
depois dessa tiramos outras duas, cujas fotos postarei oportunamente. claro que nenhuma desse mesmo tamanho, mas igualmente proporcionadas.
o tronco poderá ser escavado, ao inves de cortado. o interessante não é reduzir o tamanho e sim tornar a planta mais atrativa. jin e shari não estão descartados. o futuro irá mostrar o que será melhor para fazer.
😄
Pozzana10/11/2010 01:40
Como andará essa planta hoje??
leonardo santana10/11/2010 15:55
Por acaso, você já pesquisou algum tipo de (guamirim), existem muitos que se parecem com sua planta, que por sinal esta muito bonita e bem encaminhada!!

o fruto se parece muito com esse aqui http://www.flickr.com/photos/tatinski/3491663165/lightbox/
mas as folhas já são diferentes

nesse caso eu achei folhas e frutos parecidos ( Marlierea neuwiedeana ) http://www.flickr.com/photos/plants_of_russian_in_brazil/3614082533/lightbox/

espero que o tenha ajudado de alguma forma.
Laudir10/11/2010 18:19
novamente a pergunta:

como andara a planta hoje?
Paulo W.M.10/11/2010 22:08
Sem palavras. 😲
12