Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadore resgate...... atualizado 07/02/11

12
Mcdonald11/10/2010 23:35
Yamadore resgate...... atualizado 07/02/11
Pessoal.. estava passeando com minha noiva quando passei por uma rua e vi esse pingo de ouro (duranta) atropelado,.
por ali se tem aulas de diração de automóveis por isso acho q foi atropelado..
como sabia q a planta ia morrer resolvi pegá-lo... nem foi preciso muita força pois a raiz pivotante estava quebrada...
a qualidade da foto é horrível pq foi tirada de um celular...

podei todos os galhos q estavam rachados.... e só sobrou isso....

só que encontrei um problema... não tinha areia grossa por isso peguei essas de construção mesmo.. não dava pra peneirar pq estava molhada e não podia deixar as raizes mais secas do que estavam...
pessoal... na raiz pivotante quebrada por não ter pasta cicatrizante coloquei cola madeira mesmo.. mas será q por causa da água não vai apodrecer a raiz mesmo assim...
por favor me ajudem.. devo colocá-la urgentemente em areia grossa ou devo esperar....
abraço a todos...
edson060512/10/2010 07:45
Mcdonald,
eu não mexeria mais com ela por enquanto. É melhor deixar neste substrato do que estressar ainda mais a planta. Quando ela começar a emitir bastante brotação e por consequência mais raízes, poderá passar para um substrato mais adequado (mais adubado, etc...).
Abraço.
Edson.
flavio bonsai12/10/2010 07:53
amigo tbem acho que deve dar um tempo pra ela se recuperar , agora e sombra e agua fresca.
Mcdonald12/10/2010 21:59
Atualizado gente... com uma foto melhor...

tirei a foto dela no sol só para mostrar os detalhes para os companheiros... mas garanto q está na sombra...
acho q vou deixar com esse substrato por enquanto... mais alguma sugestão dos amigos daqui do fórum...??
abraços
Renato Rodrigues Roehrs14/10/2010 11:59
Parafraseando o Flavio; "sombra e água fresca"!

Atualiza pra gente assim que emitir brotos.

Abraços.
Mcdonald14/10/2010 13:28
Pode deixar renato... vou atualizar sim....... abração
Donegá19/10/2010 21:44
Fala Mc,

Ainda bem que ñ falei besteira em nossa conversa por fone, os amigos concordaram cmgo mesmo sem sbr, rsrsrs.

Viu o desenho que lhe enviei?

Abraços.
Laudir19/10/2010 23:37
vou sugerir algo devido a ser uma duranta:
Deixa crescer brotação intensa na base do tronco... qdo estes brotos atingirem a grossura de uma caneta bic, corta bem rente ao tronco... isso vai proporcionar uma melhor conicidade. Estou fazendo isso com uma muda que é muito pescoçuda...
Mcdonald20/10/2010 00:11
Laudir escreveu:
Deixa crescer brotação intensa na base do tronco... qdo estes brotos atingirem a grossura de uma caneta bic, corta bem rente ao tronco... isso vai proporcionar uma melhor conicidade. Estou fazendo isso com uma muda que é muito pescoçuda...

Valeu Laudir... boa idéia sua... não tinha pensado nisso.... acho q vai ficar legal para o nebari.....
brigadão mesmo..
Mcdonald20/10/2010 00:19
Donegá escreveu:
Fala Mc,

Ainda bem que ñ falei besteira em nossa conversa por fone, os amigos concordaram cmgo mesmo sem sbr, rsrsrs.

Viu o desenho que lhe enviei?

Abraços.

Fala ai Marcião.... vi sim a foto. vou postar aqui e ver o que o pessoal dê mais opiniões

Muito agradecido pela ajuda....
valeu mesmo
Filipe Henrique20/10/2010 00:47
fala royal cheese --> pra quem viu pulp fiction...
hehehe
Esse tronco reto é favoreval a conduzir um chokan, dependendo da brotação que vier....
bastaria replanta-lo em outro angulo, já tem uma conicidade favaravel visando utilizar o tronco reto e se encaxaria bem ao estilo fazendo alguns jins no que sobra de material..

abraços
Filipe Henrique20/10/2010 00:54
só por precaução,
essa areia parece muito fina, cuidado pra não ensopar o vaso e perder a planta, apodrecendo as raizes.
costumo regar bem menos as plantas sem folhagem e ainda mais que não estão pegando sol.

abraços
Mcdonald20/10/2010 08:20
Filipe escreveu:
só por precaução,
essa areia parece muito fina, cuidado pra não ensopar o vaso e perder a planta, apodrecendo as raizes.
costumo regar bem menos as plantas sem folhagem e ainda mais que não estão pegando sol.

abraços

Fala Filipe.... hehehe, não assisti o filme mas to acostumado com a zuação.... rsrsrsrsr normal.....
então cara... essa foto eu tirei antes de mudar o substrato.. coloquei em areia grossa no mesmo dia mas mesmo assim estou tomando o cuidado de não regar demais.. só quando está bem seco por cima mesmo e ainda assim mexo um pouco no substrato pra ver por baixo, não quero correr o risco de perder essa planta... já sofreu demais tadinha....
abração meu velho...
Nikkei 10020/10/2010 09:47
Desculpe a projeção tosca, fiz correndo

Chokkan, sugerido pelo Filipe

Moyoji
Renato Rodrigues Roehrs20/10/2010 09:49
Voto no Chokkan.

Abraços.
Nikkei 10020/10/2010 12:02
Optaria pelo Chokkan se fosse minha também. Acho mais difícil conseguir um tronco reto com conicidade boa para Chokkan, e ainda por ser uma duranta, deve conseguir formar bons patamares bem distribuídos. Deixa ela brotar a vontade, e a cada broto, quando atingir uns 3 cm, começar a direcionar o galho no sentido horizontal para poder ser aproveitado bem futuamente (com muito cuidado para não quebrar o galho e não esperar muito tempo para direcionar, pois depois o galho não permite entortar pois quebra fácil).
Mas vai depender das brotações dela, é aguardar
Mcdonald21/10/2010 00:30
Nikkei 100 escreveu:
Desculpe a projeção tosca, fiz correndo

Chokkan, sugerido pelo Filipe

Moyoji

caraaaaaaaaaaca.... como é q com projeções parecer ser tudo mais fácil... hehehehe
gostei do shokan também... o moyogi creio q vai demorar muuuuito tempo....
mais alguma opinião?
Faugustobr21/10/2010 00:47
Laudir escreveu:

E voto na experiência do amigo Laudir...

Na minha opinião tem de deixar o trauma do "atropelamento" passar, esperar as novas brotações e depois pensar em qual estilo seguir...

Fábio
Mcdonald12/11/2010 00:53
Atualização Nov 2010

Olá pessoal.. como prometi estou postando uma foto da planta agora já se recuperando um mês depois do transplante.... críticas serão bem vindas

Será q posso considerar q a planta está se recuperando bem?

abraço à todos
Mcdonald03/12/2010 03:29
Pessoal.... como o laudir disse, aparaceu brotações bem no pé do pingo d'ouro o que melhoraria sua conicidade... agora uma pergunta. Este galho da foto já está o triplo do tamanho, se eu enterrar ele, se transforma em raiz?
Pergunto pq ajudaria a melhorar o nebari....

Me desculpem a afobação com tantas perguntas, mas é que tenho uma sede enorme deste conhecimento. Estou até me contendo um pouco pq acho q já estou sendo um pouco chato...
abraços
Mcdonald04/12/2010 12:01
E agora........ quem poderá me defender......... hehehe ajudar....
Mcdonald07/02/2011 13:20
Pessoal... ai vai uma atualização da planta....
Antes

Desfolhada

E agora com direito a uma bacia e um substrato decente.

Notem que deixei um galho abaixo com folhas... É um galho de sacrifício para melhor a conicidade....
Fiz esta intervenção agora porque a faculdade começou e vai demorar a mecher com ela de novo...
Sugestões e críticas serão bem vindas...
abraço à todos
Donegá07/02/2011 16:19
Olá Mc,

Acho que se a intenção é usar aquele galho cm sacrifício, seria então legal cobrir a sua base com substrato para que crie raízes e assim ganhe conicidade desde de baixo evitando que vire apena um caroço no futuro devido a espessura atual do tronco principal. Ñ sei cm as durantas reagem a anéis do tipo alporque, mas talvez seja válida a tentativa de fazer um bem no pé deste galho e colocar enraizador.
Mcdonald08/02/2011 00:11
Boa dica Marcio... mas tem um probleminha... hehehe.. o lado que quero que crie mais raizes é o oposto. Por que quando foi atropelada a planta, a maioria das raizes do lado da batida se quebraram e agora temos que recomeçar aquele lado... Quanto ao anel, ótima idéia. Vou esperar bastante tempo agora e se o nebari continuar me desagradando vou tentar esta técnica.
Ahhhhhhhhhhhh..;.. não esqueçi da nossa pizza não viu..... é que tá osso pro meu lado... facu, trampo.. vc já passou por isso e sabe como é...
abração
Laudir08/02/2011 02:39
faz um semi anel... somente do lado onde não tem raízes pra formar um bom nebari!
12