Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadore resgate...... atualizado 07/02/11

12
Mcdonald08/02/2011 12:48
E será que eu não corro o risco de apodrecer o tronco com esse semi anel?
abraço
Laudir08/02/2011 13:39
Creio eu que não. Durantas são muito resistentes!
Pedro Catarin08/02/2011 15:06
Uau! Uma inclinadinha básica e mudou toda a planta! Vai ficar muito show!

Abraços!
Donegá08/02/2011 20:10
Blz Mc, assim que possível vamos à pizza,rsrs.

Mesmo que queira criar raízes do outro lado, ainda assim usaria fzr então os dois anéis, ou melhor, 2 semi anéis, sendo 1 de cada lado + ou - cm a foto abaixo.

Cara tô desfazendo de mais algumas mudas, ñ tenho mais espaço. Sua muda de ulmus tb tá quase pronta.
Pedro Catarin08/02/2011 21:58
Quer dizer que se fizer dos anéis na base (descascando...?), naquele lugar a planta emitirá novas raízes?

Mas isso vale para qualquer planta...?

Abraços!
Mcdonald09/02/2011 00:11
Valeu pelas dicas grande Marcio... na próxima intervenção vou usá-las pq agora acho que não é viável por que a planta já sofreu muito.....
Obrigado Laudire Pedro.
Vendo e revendo as fotos... estava pensando em deixar ela com uma copa só e usar o tronco da esquerda na primeira foto com a bacia nova como jin., o que os amigos acham? eu não sei usar fotoshop ou paint por isso não fiz nenhuma projeção mas analisando a foto vejam que o galho da esquerda daria um belo jin lascado. O que acham?
abraço à todos...
Alexandre S. Coelho09/02/2011 16:42
Amigo Mc

E se você realizar poda radical, jin no lado esquerdo e desfolha no pequeno ramo inferior para incentivar brotações em tudo que sobrar... Não poderia seguir um estilo com dois troncos:
Renato Rodrigues Roehrs09/02/2011 16:45
Que belo projeto a ser seguido!

Será uma grande e incrível viagem pela técnica e paciência!

Bom trabalho amigo Mc.

Abraços.

p.s.: E eu que vendo as fotos pensei até em sugerir para cortar o galho da direita... hehehe!
Mcdonald10/02/2011 00:04
Caraaaaaaaaaaamba Alexandre... que ótima vizualização..... parabéns pela projeção...
e quanto tempo eu deveria esperar para fazer esta poda radical?
Só pra ver se estou indo bem.. uns 6 meses?
abraço
Muito obrigado desde já..
Donegá10/02/2011 18:01
Olá Mc,

A projeção do Alexandre, cm outras que já vi dele, ficou ótima, aliás, até pedi algumas p/ ele, mas ele me ignorou, rsrsrs. Qto a poda radical, eu esperaria mais um pouco, pois além de muitas intervenções, ñ é certo de que haverá um galho que poderá usar cm novo ápice até o momento, espere a brotação e veja se aparece esse "dito cujo",rsrsrs, comece a conduzí-lo p/ o ápice e dps que estiver vigoroso ai sim faça a poda do ápice atual.
Alexandre S. Coelho14/02/2011 12:16
Donegá escreveu:
... Qto a poda radical, eu esperaria mais um pouco, pois além de muitas intervenções, ñ é certo de que haverá um galho que poderá usar cm novo ápice até o momento, espere a brotação e veja se aparece esse "dito cujo",rsrsrs, comece a conduzí-lo p/ o ápice e dps que estiver vigoroso ai sim faça a poda do ápice atual.

Donegá, é mais certo nascer os galhos depois da poda radical do que brotar um agora... A folhagem na parte alta do tronco inibi o aparecimento de novos brotos na madeira velha 😉
Mc, esperar os seis meses é uma boa garantia de sucesso na empreitada!
Mcdonald14/02/2011 13:03
Alexandre S. Coelho"]
Beleza Alexandre.... mesmo sabendo que a duranta é realmente resistente vou esperar os 6 meses.. perder uma plana com um calibre desses não está nos meus planos. hehehehehehe..
quanto à aramação do pequeno galho abaixo, vc acha que já poderia fazer agora? pq por enquanto ele não lignificou.

valeu pelas dicas
abração
Alexandre S. Coelho16/02/2011 21:41
Claro que pode... Ainda mais que os galhos das durantas tendem a rachar depois de maduros 😉
Mcdonald17/02/2011 00:11
Valeu Alexandre.... neste final de semana já será feito a aramação...
abraço
Pedro Reimão17/02/2011 00:17
Mc suas plantas para variar são uma coisa de louco, esotu postando amsi para ser aviso de alguma novidade do que por saber como te ajudar, mas estamos ai.
Mcdonald17/02/2011 11:57
Pedro.. eu não diria que é de louco.. hehehehe.. é de novato mesmo...
to aprendendo... e tenho um caminho muito longo... o negócio é ir tentando e errando. hehehehehe
abraço
Raoni Moraes17/02/2011 12:23
Show de bola a projeção do Alexandre.
um longo caminho a seguir.

Vendo a projeção me gerou uma duvida:
Quanto a poda severa, o broto irá crescer para dar o formato da copa, só que o broto que irá sair da base e irá formar a outra copa, ja existe.
a duvida é a seguinte, o tempo vai passar o broto da poda severa vai nascer e começar a desenvolver... so que ao mesmo tempo o broto ja existente irá se desenvolver também e por exemplo daqui a 1 ano o broto novo irá estar mais fino do que o broto ja existente. Isso irá gerar uma distorção nos diâmetros dos gralhos e assim uma falta de harmônia dos dois galhos que vão gerar a copa e a visualização da planta.

um grande abraço a todos
12