E será que eu não corro o risco de apodrecer o tronco com esse semi anel?
abraço
abraço

Donegá escreveu:... Qto a poda radical, eu esperaria mais um pouco, pois além de muitas intervenções, ñ é certo de que haverá um galho que poderá usar cm novo ápice até o momento, espere a brotação e veja se aparece esse "dito cujo",rsrsrs, comece a conduzí-lo p/ o ápice e dps que estiver vigoroso ai sim faça a poda do ápice atual.
Alexandre S. Coelho"]
Beleza Alexandre.... mesmo sabendo que a duranta é realmente resistente vou esperar os 6 meses.. perder uma plana com um calibre desses não está nos meus planos. hehehehehehe..
quanto à aramação do pequeno galho abaixo, vc acha que já poderia fazer agora? pq por enquanto ele não lignificou.
valeu pelas dicas
abração Claro que pode... Ainda mais que os galhos das durantas tendem a rachar depois de maduros 😉 Valeu Alexandre.... neste final de semana já será feito a aramação...
abraço Mc suas plantas para variar são uma coisa de louco, esotu postando amsi para ser aviso de alguma novidade do que por saber como te ajudar, mas estamos ai. Pedro.. eu não diria que é de louco.. hehehehe.. é de novato mesmo...
to aprendendo... e tenho um caminho muito longo... o negócio é ir tentando e errando. hehehehehe
abraço Show de bola a projeção do Alexandre.
um longo caminho a seguir.
Vendo a projeção me gerou uma duvida:
Quanto a poda severa, o broto irá crescer para dar o formato da copa, só que o broto que irá sair da base e irá formar a outra copa, ja existe.
a duvida é a seguinte, o tempo vai passar o broto da poda severa vai nascer e começar a desenvolver... so que ao mesmo tempo o broto ja existente irá se desenvolver também e por exemplo daqui a 1 ano o broto novo irá estar mais fino do que o broto ja existente. Isso irá gerar uma distorção nos diâmetros dos gralhos e assim uma falta de harmônia dos dois galhos que vão gerar a copa e a visualização da planta.
um grande abraço a todos12