Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira - Yamadori - Agosto de 2010

12
Tiago R20/10/2010 16:19
Jabuticabeira - Yamadori - Agosto de 2010
05 de Agosto de 2010 - Dia do yamadori:

Flavio Francisco22/10/2010 09:25
Olá, vc tem uma jabu muito parecida com a minha, onde o tronco mais grosso tambem é o menor. Nao sei o que vc pensou pra ela quando fez o corte, mas veja a minha pra ter uma ideia. Atualmente nao estou me preocupando muito com frente, formato, estas coisas. Vou deixar crescer muito e entao fazer uma poda em estilo natural, o melhor a ser feito com esta espécie...

Veja aqui minha jabu
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14034&postdays=0&postorder=asc&start=0
nickyfury22/10/2010 15:08
bonsai
O que eu posso sugerir a voce é que tenha paciência, muita paciência, e aguarde pelo menos um ano antes de pedir para alguem opinar sobre frente, estilo ou qualquer coisa, em relação a essa planta. O melhor a fazer, agora, é expor a planta ao sol pleno, para que as brotações possam se fortalecer. Mantenha uma rega diária, sempre ao final do dia, e só adube daqui a uns seis a oito meses, não antes. 😲

Isso prevalece em razão de que essas brotações que surgiram poderão ficar ou não na planta. Ela poderá emitir outras, enquanto essas secam e morrem, sem que voce ou qualquer outra pessoa possa fazer o que quer que seja para impedir. 😲 ~

Eu tenho jabuticabeiras em meu viveiro, frutos de yamadori há mais de dois anos e não estou sequer preocupado em formar estruturação de galhos ou nebari ainda, pois sei que irão demorar outro tanto desse para que seus galhos e ramagens fiquem rijos o bastante para suportar podas e aramação sem prejuízo de perder toda a planta. Por isso minha orientação é: mostrou seu yamadori, apresentou o fruto do seu trabalho, o melhor agora é então aguardar o tempo certo para fazer o certo e não perder o que poderá vir a se constituir numa bela arvore futuramente. Paciência é a chave, a ferramenta do sucesso de todo bonsaista. Aprenda a usar e abusar dela. 😄
Tiago R22/10/2010 15:18
😄 Certo...

É que gostaria de imagina-la como seria, pra isso precisaria de uma ideia.

Sol pleno ela está, desde o dia que você me disse que seus yamadoris vão direto para o sol pleno.

Não posso adubar nem com o orgânico? Estrume de gado...

Vou esquece-la.

Abraços.
GAVAN22/10/2010 15:19
Grande Yamadori, Thiago. Só uma pergunta: o que você usou para proteger a ferida do corte?
Tiago R22/10/2010 15:30
Obrigado pelo elogio.

Usei vela derretida. Tem pasta dental em alguns lugares também.
nickyfury22/10/2010 16:50
bonsai
Melhor que pasta dental e vela derretida é cobrir os cortes com papel aluminio. Ajuda a preservar a umidade, favorecendo uma rápida cicatrização. Não tendo, prefira então cola branca para madeira, que os dois primeiros produtos. É muito melhor, pois veda para valer o corte, impedindo a ação penetrante de agua e agentes patogenos. 😄
Tiago R22/10/2010 16:53
Nicky, apenas passo o papel aluminio e o prendo com uma fita?

Vou experimentar a cola.
nickyfury22/10/2010 17:01
bonsai
Prenda-o com um pedaço de barbante, é melhor.
Tiago R23/11/2010 18:07
Quase 4 mês após a coleta...

O crescimento estava bem mais acelerado há 1 mês atrás. Agora as folhas levam alguns dias para nascerem.... Por outro lado os galhos estão ficando marrons, abandonando a tonalidade verde.

Ela fica no sol de 9h às 18h.

A chuva intensa retirou boa parte da cola que apliquei nos cortes.

Marcio Garcia24/11/2010 00:20
E ai rapaz, ta brotando rapido heim, agora e esperar mesmo, mas o que eu faria se minha esta belezura, e eliminar os galhos que nascem no mesmo ponto, por exemplo, nesta foto:

onde nascem tres galhos, eu retiraria os dois do lado deixando apenas um naquele ponto, se deixar pra retirar depois de mais grossos isso ira causar algo dificil de cicatrizacao, agora o engrossamento do galhinho vai ficar bem natural. Ate porque de pois de formado em bonsai, nao podem sair dois galhos do mesmo ponto como os da foto.
Tiago R24/11/2010 10:50
Há um tempo atrás tive que retirar uns 3 ou 4 galhos que começaram a murchar e morreram.

Quanto aos galhos que nascem no mesmo ponto (e são muitos), eu não retirei por dois motivos:

1) Ela precisa de folhas para recuperar o sistema radicular.

2) Parece que esses três galhos vão se tornar um só.... Não sei explicar... É como se estivesse saindo um galho de dentro do tronco que conteria esses galhos fundidos, formando bifurcações... Entende? Não sei se as árvores fazem isso.

..

Outro detalhe... Observem a foto 5 (de cima para baixo)... Ali tem vários galhos saindo de um mesmo ponto. Se eu deixar apenas 1 vou praticamente deixar, ao final do trabalho, uns 3 a 5 galhos na árvore.

Enfim...
Laudir24/11/2010 12:08
Não estou usando o windows e nem photoshop... olha o rascunho:

Tiago R24/11/2010 13:42
Pô Laudir... Meu coração até apertou agora.

Mas acho que ficaria bonita ...Acontece que o máximo que tenho é um alicate e um serrote cegos.

Vamos esperar mais 1 ano para ela se recuperar bem.
Nikkei 10024/11/2010 15:44
Tiago, gostei da visão do Laudir. Como eles disseram, retiraria pelo menos os galhos que nascem do mesmo ponto, assim o galho que fica se fortalece mais e engrossa/cresce mais rápido.

2) Parece que esses três galhos vão se tornar um só.... Não sei explicar... É como se estivesse saindo um galho de dentro do tronco que conteria esses galhos fundidos, formando bifurcações... Entende? Não sei se as árvores fazem isso.

Sobre os galhos se fundirem, deve dar a impressão sim, mas só fundem ali na gema mesmo, depois tem que podar, então eu já podaria.

Abraço
Tiago R24/11/2010 16:00
Mas fazer isso agora irá prejudicar a recuperação dela, certo?
Marcio Garcia24/11/2010 23:31
Creio que nao prejudica nao, pelo contrario, isso pode estimular mais brotacoes de modo a lhe oferecer mais opcoes pra trabalho daqui a uns dois anos. Esses galho que vc disse que e como se saissem de um so, vc esta certo! Eles realmente saem de um so, e que logo que sai o primeiro broto, as primeiras gemas laterais deste broto, tambem se desenvolveram, vc tera de corta-los em um futuro, entao como ja sugeriram, eu cortaria agora, a cicatriz sera imperseptivel.
Tiago R25/11/2010 10:15
Seria uma possibilidade?

Laudir25/11/2010 10:54
nao poda nada ainda nao... deixa os brotos crescerem mais...
pode daqui um ano.... mais ou menos... ae as raízes estarão bem fortalecidas.
Tiago R11/12/2010 11:48
A ponta dos galhos (brotos e folhas jovens) estão murchando e curvando para baixo, porém as folhas mais velhas do galho continuam fortes e firmes.

Os brotos novos deviam estar apontados para cima, como sempre estiveram desde o início, mas agora caíram.

O sol está brutal por aqui, e ela toma sol pleno o dia inteiro. Mas não acho que é o problema, pois tenho outras plantas na mesma situação que estão normais.

Alguém com experiência pode me ajudar?
nickyfury25/12/2010 10:28
bonsai
Alguem arrisca uma idade aproximada para essa planta? Eu começo: digo que deva ter entre 12 a 15 anos, considerando que os 10 primeiros anos foram os mais rápidos, quando estava no chão. Planta no chão engrossa super rápido, isso eu sei, por experiencia própria, tanto com a espécie em si, quanto em relação a outras espécies que cultivo em meu viveiro.

Mas, é claro que a espécie conta tambem. Ulmus por exemplo, engrossa mais rápido que celtis e muito mais rapido que piracanta. Essas tres especies, aliás, engrossam mais rapido que qualquer variedade de jabuticabeira.

As pitangueiras e aceroleiras engrossam quase a mesma coisa, mas novamente aqui engrossam mais rapido que as jabuticabeiras. Ficus engrossa super rápido, qualquer variedade que seja. Caliandra e serissa engrossam quase iguais. Resedá? engrossa rapidamente tambem. Junipero, pinheiro, são piores que jabuticabeiras: engrossam muito, mas muito lentamente ao longo dos anos. 🙄 🙄

Ligustro, duranta, ulmus, zelkova, engrossam rapido, em pouco tempo tem troncos robustos, que parecem ter bem mais idade do que realmente têm. Acer não posso opinar, pois os kaede que tenho no chão não engrossaram nem um décimo dos que cultivo em bacias e escorredores. Mas isso eu escrevo por minha experiência. No viveiro do bonsaista Paulo Ventura, por exemplo, os aceres burgerianum vão super bem no chão, engrossando uma maravilha em poucos anos de cultivo. 🙄 🙄

Bem, deixo para os demais arriscarem um palpite sobre qual a idade aproximada dessa jabuticabeira do colega Tiago. Vamos leiloar a idade? 😎

O primeiro lance fui eu quem estipulou. Seguem os demais:
Tiago R25/12/2010 12:01
Obrigado Nicky. É interessante saber que ela já tem 1 década.
😄

Vamos ver se mais alguém opina.
Tiago R26/12/2010 14:57
Atualização
Tiago R23/02/2011 11:05
No início do mês de fevereiro retirei vários galhos. Eu sabia do risco, mas resolvi experimentar. Não foi falta de paciência, foi uma vontade de estudar a reação dela.

Fiquei observando a reação dela após os cortes. Parece que ela nem se importou. Emitiu mais brotos e engrossou os galhos novos.

Também fiz uma espécie de 'sangria'. Enterrei torta de mamoma em volta do tronco para estimular o crescimento de raízes capilares, para que em Junho eu possa transplantar diminuindo a pivotante. Vamos ver se dará certo.

Espero que as experiências funcionem.

Bruno Gomes09/03/2011 17:17
Belissimo exemplar tiago.
Tenho um fixação por jabus e estou fazendo mais duas alporquias além das tres pequenas que tenho.
Estarei acompanhando.
12