Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira - Yamadori - Agosto de 2010

12
Tiago R04/07/2011 18:10
O galho mais alto será o apice.

Comprei uma retifica. Vou efetuar o trabalho no final deste mês.

Como devo proceder com os cortes visando uma boa estética no futuro?

Pretendo manter o galho traseiro... ou não!

Me ajudem.
juan.martins04/07/2011 18:56
hehe. Vai ficar lindo. Não deixe de postar atualizações.

Acompanhando...
Edmilson Junior04/07/2011 22:57
Olá tiago! em minha humilde opinião vc está indo com muita sede ao pote. Aguarde um pouco mais, curta a planta e no máximo dê um pouco e leve movimento nesses galhos para engrossarem já com movimento, o que no futuro será menos trabalhoso. Mês de junho e julho não e hora de mexer com transplante, espere até o final do inverno. Se minha fosse esperaria até a primavera do ano que vem ou mais, assim a planta estará ainda mais recuperada. Siga as dicas desses caras que já falaram acima, eles são experientes. Sei o quanto ficamos ansiosos com vontade de mexer, mas para passar isso, faça uma nova aquisição. No mais, cultive a arte da paciência, regra esta primordial a essa arte.

Abraço!!!
Tiago R04/07/2011 23:23
Obrigado senhores.

Edimilson, conversei com o Nicky e ele disse que final de julho seria uma boa época para trabalhar as raízes.

Apesar de gostar muito desta jabuticabeira ela é uma planta que uso meio que como cobaia. Aprendi algumas coisas com ela e quero aprender mais.

Farei as intervenções e a darei folga por um bom tempo. Se eu não trabalhar esse corte e não reduzir a pivotante creio que terei é mais trabalho no futuro.

Quando a coletei não lavei as raízes. O torrão original permanece nela, bem como grande parte da pivotante e outras raízes de sustentação.

Mantenho vocês informados.
Edmilson Junior05/07/2011 00:24
Ta ok, e vou acompanhar os resultados, não esqueça de ir atualizando para acompanharmos tal evolução. Abraço!!
Tiago R30/11/2011 13:10
Atualizando minha jabuticabeira mais sofrida....

Vou ficar devendo qualidade nas fotografias. Pouco sol e pouco tempo para diminuir as imagens de acordo.

Em maio de 2011:

Projeção:

1 de agosto de 2011:

Hoje, 30 de novembro:

Foi transplantada em agosto. Nesta última semana começou a brotar com vigor. O recipiente é a metade do anterior. Ano que vem continuo reduzindo a raíz, expondo o nebari e diminuindo o recipiente.

A estrutura dos galhos já foi determinada, agora é esperar uns anos para amadurecer.

O papel alumínio é para melhorar a cicatrização, que já se iniciou.
hraphi30/11/2011 13:35
Belo material, vou acompanhar, boa sorte...
Laudir30/11/2011 13:56
Está ficando bem encaminhada, o projeto é ideal para o tronco!
Tiago R30/11/2011 14:16
Obrigado amigos. Acrescentei mais uma foto para melhorar as análises.
Diogo Justiniano de Holan06/12/2011 11:28
Parabéns amigo, sou fascinado pela espécie.
As jabuticabas são show.
Anderson Neuhaus07/12/2011 11:26
acompanhando!
Green_bsb07/12/2011 11:32
Acompanhando também.
Sergio Batalini10/02/2012 15:14
Ola Tiago, na minha opinião, para que a sua projeção acima aconteça, vc terá que seguir outro caminho .

Desde o dia do yamadori passaram-se 18 meses apenas e vc já reduziu as raizes e replantou numa bacia menor , pretendendo repetir a cada ano . No meu entender não devemos reduzir raizes ou bacia quando queremos o desenvolvimento da planta . Cada vez que reduz raizes e quantidade de substrato, torna mais lento o progresso da sua jabuticabeira, e veja que ainda esta num estagio bem inicial .

Para que os galhos fiquem proporcionais ao tronco é preciso que a planta tenha bastante espaço para as raizes , quanto mais , melhor ..Alias o espaço ideal seria o chão . 🙂 e uma adubação sistematica , muita agua e muito sol , sem trocas de bacias , apenas cuidando .

Cada vez que mexe nas raizes provoca lesões nas capilares, e interrompe todo o fluxo de seiva para os galhos e folhas , atrasando o crescimento . Quanto maior a bacia , mais substrato, mais raizes , mais seiva , mais galhos , mais folhas e brotos que pedem mais raizes para se alimentarem , mais raixzes que produzirão novos brotos e novas folhas e ajudarão na cicatrização e assim por diante ....

Agora , quando a planta estiver pronta , como na sua bela projeção , com os galhos proporcionais ao tronco , bem ramificados, cicatriz fechada , copa cheia ...planta pronta, aí sim, começaremos a redução das raizes bem devagarinho , ano apos ano ... até chegar ao ponto de caber no vaso ideal .

Mas até lá não adianta querer pular fases , porque o projeto não atingirá o esperado nunca.

Espero ter ajudado .
Tiago R10/02/2012 16:16
Certo.

O bom é que ainda há muito espaço para raízes nesse recipiente.

Quando eu fiz o yamadori cometi o erro de não lavar o torrão, o que me fez perder tempo. O solo compactado prejudicou o crescimento de capilares mais próximas do tronco.

Se ela sobreviver ficará nesse recipiente por mais alguns anos então.

Vamos ver.
ROSIMEIRE E. G.11/02/2012 10:50
Acompanhando!!!
Sergio Batalini11/02/2012 11:10
Para não interferir novamente nas raizes eu indicaria a mamadeira , com substrato bem nutritivo , talvez 60% organicos + 40% cacos e a areia .
Desta forma conseguirá turbinar sua jabu sem riscos ...
Lucinei Reis11/02/2012 12:54
Acompanhado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mário Sérgio11/02/2012 12:57
êita coragem, viu...?

Acompanhando.
Anderson Neuhaus11/02/2012 21:45
acompanhando!
somricardo11/02/2012 22:24
acompanhando !!!
12