Ficus - Yamadori
Flavio Francisco31/10/2010 19:19
Ficus - Yamadori
Olá pessoal, amanha vou fazer um yamadori neste ficus. Ainda nao decidi como cortar os galhos. Creio que se trata de um bom material, principalmente por causa das raizes.
Entao pergunto a vcs.
Como devo cortar os galhos?
O ficus aceita bem a poda da raiz principal? Existem muitas raízes capilares proxima à base, e nenhum substrato. Posso cortar o máximo possivel, ja que ela estava num vaso.
A base tem 38 cm!!
Gostaria de opiniao de vcs em relacao ao corte dos galhos.

Nikkei 10001/11/2010 09:08
Aparentemente tem uma base muito bonita. Eu faria a poda cerca de 1 a 2 dedos acima da bifurcação (pensando num Hokkidachi futuro). Me faz lembrar do meu quando adquiri. Da uma olhada na evolução:

EZEQUIEL JUNIOR01/11/2010 09:54
Olá Flávio,
Cara, é um excelente material, excelente mesmo.
Raíz pivotante só ocorrem em plantas que se originam por semente (com algumas excessões), o máximo que pode acontecer é ter algumas raízes mais desenvolvidas que as outras, mas é algo bem tranquilo. Pela textura da casca, parece ser um fícus benjamina, ele é meio chato, pode acontecer de secar galhos quando desfolhado totalmente, tome cuidado.
Primeiramente faça a poda da parte aéra como tá na foto:
Sobre as raízes, possívelmente elas devem estar todas enroladas, então retire a planta do vaso e com auxílio de um jato de água vc vai eliminando o torrão. Pode as raízes mais grossas e deixe o máximo possível de raízes finas, as capilares que efetivamente é que absorvem os nutrientes. Coloque-a após a poda das raízes em uma bacia com um substrato bem drenante.
Deixe a planta à sombra e quando começar a brotar vá expondo ao sol aos poucos. À medida que a planta for evoluindo vc vai postando aqui no fórum para obter mais informações.
Abraços
Flavio Francisco01/11/2010 13:50
Vou cortar seguindo as dicas.
O ficus aceita bem a poda de raiz? Poderia cortar 1/3, ou ir mais além e cortar 1/4?
Flavio Francisco04/11/2010 10:00
Feito, mas não imaginava que daria tanto trabalho.
Resolvi procurar um yamadori que tivesse um nebari interessante, que é o principal de um bonsai e o que dá mais valor à arvore. Mas não sei se o Ficus responde bem a tanta intervenção.
Fiz os procedimentos de corte dos galhos e das raízes ao mesmo tempo. Cortei exatamente 1/3 das raízes. Estavam muito enroladas e não consegui desfazer todo o torrão. O jato de água não adiantou. Coloquei cera de vela nos cortes maiores, mas muitos ficaram sem. Na medida em que ia cortando as raízes, ia saindo uma seiva branca, igual a dos galhos.
Tive que colocar num engradado que tem 50 cm! Forrei todo o engradado por baixo e dos lados com sombrite, para conter o substrato, mas sinceramente não sei se vai ser um bom lugar pra ele.
Rega diária e vitamina B1?
Espero que ele se recupere e que valha tanto esforço. Estou com bolhas nas mãos, mas contente com o resultado.

Sillas José04/11/2010 10:22
Flavio Francisco escreveu:
Feito, mas não imaginava que daria tanto trabalho.
Resolvi procurar um yamadori que tivesse um nebari interessante, que é o principal de um bonsai e o que dá mais valor à arvore. Mas não sei se o Ficus responde bem a tanta intervenção.
Fiz os procedimentos de corte dos galhos e das raízes ao mesmo tempo. Cortei exatamente 1/3 das raízes. Estavam muito enroladas e não consegui desfazer todo o torrão. O jato de água não adiantou. Coloquei cera de vela nos cortes maiores, mas muitos ficaram sem. Na medida em que ia cortando as raízes, ia saindo uma seiva branca, igual a dos galhos.
Tive que colocar num engradado que tem 50 cm! Forrei todo o engradado por baixo e dos lados com sombrite, para conter o substrato, mas sinceramente não sei se vai ser um bom lugar pra ele.
Rega diária e vitamina B1?
Espero que ele se recupere e que valha tanto esforço. Estou com bolhas nas mãos, mas contente com o resultado.

Parabéns Flávio pelo seu início de trabalho.
Vc foi mais longe do que eu, pois a um mês atraz estava com um
parecido com o seu, só que o meu essas pedras brancas do vaso e algumas britas de obras estavam e ainda estão algumas entrelaçadas entre as raízes e troncos.
Não podei muito suas raízes mais ou menos 1/3 do torrão.
Coloquei-o em um fundo de tambor de 200lt.
Veja a foto.

Nikkei 10004/11/2010 10:39
´Muito bom trabalho Flávio. O ficus é muito resistente, provavelmente vai dar certo. As regas talvez não precise ser diária. Antes de regar, cave um pouco do substrato para ver se está úmido. Se estiver não precisa regar para não ficar muito encharcado. Quero acompanhar seu ficus! 😄
neiluis04/11/2010 10:49
parabens vc them um otimo exemplar em maos ...
Laudir04/11/2010 12:58
Uma pequena sugestão...

EZEQUIEL JUNIOR04/11/2010 14:15
É isso aí amigo, agora é hora de deixar a planta à sombra pelo menos uns 40 dias para ela se recuperar, à medida que ela for brotando, vá expondo ela ao sol. Penso que mecher nela só daqui um ano, quando ela já estiver com as raízes bem recuperadas. Vá postando à medida que ela for emitindo os brotos.
Excelente material, excelente mesmo, vc tem uma jóia nas mãos, cuide bem dela.
Alexandre S. Coelho04/11/2010 14:47
Muito belo material Flavio 😲 ❗
Vamos aguardar as brotações...
Filipe Henrique04/11/2010 23:01
Concordo tanto com Alexandre quanto com o LAudir,
se fosse minha, deixava a planta descansar e se recuperar, e depois passa a faca nesses troncos como sugeriu o Laudir
abraços
Flavio Francisco05/11/2010 09:33
Farei isso pessoal, vou deixar descansar e se recuperar.
Obrigado a todos pelas dicas e projeções, isso é muito importante pra quem está começando. Não quero perder este projeto.
A propósito da resistência, eu deixei apenas 30% das raízes.
Na ocasião do transplante para um vaso definitivo, daqui a 6 meses a 1 ano talvez? posso reduzir as raízes novamente a quantos por cento?
Pergunto isso porque o vaso que pretendo comprar tem apenas 11 cm de altura. E minha planta está com 15 cm. Não encontro vaso com esta altura!
São 3 raízes mais grossas no meio, com 5cm, e nas laterais, várias raízes com 3cm cada.
Qual o método para que as raízes fiquem baixas como as deste fícus?
(
http://sidiao.myweb.hinet.net/photo_e_4.htm).

Nikkei 10005/11/2010 10:27
A redução deve ser gradual, para não prejudicar a planta. Mas nesta fase ainda não pensaria em vaso, apesar de que sempre temos aquela vontade/pressa de ver ela no vaso logo. É importante pensar em fazer a parte aérea no momento, deixando ela desenvolver bastante e engrossando os galhos. Se for diminuindo agora as raízes, seu crescimeno vai ser retardado. Recomendaria deixar pelo menos 1 ano antes de mexer nas raízes.
edson060505/11/2010 11:17
Flavio,
tome cuidado com os cortes protegendo bem contra a umidade e entrada de fungos. Comigo aconteceu de perder um fícus muito parecido com este seu que foi resgatado de um vaso jogado num terreno baldio e também os filhotes de alporquia neste outro exemplar:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10570
Aqui os alporques verdinhos
Aqui já eram finados
Abraço.
Edson.
Filipe Henrique05/11/2010 11:35
Flavio Francisco,
concordo com Nikkei 100 em tudo, porem acho q na proxima vez vc pode ser mais cruel com a poda de raiz, corta a metade sem medo, ficus é guereiro!
quanto a essa planta que vc postou, me parece que ela foi formada fundindo varias mudas entorno de uma madeira,
http://www.bonsaimorrovelho.com.br/bcmv_mt_formtronco.html
o proprio recipiente em que vc replantou sua arvore, é de grande utilidade para se melhorar o nebary, ele vai fincionar como um escorredor , deixando o substrato bem arejado e fazendo as raizes se bifurcarem ao chegarem na borda do vaso e der de cara com a luz.
quanto a planta que vc postou eu acho q foi formado dessa forma ai ou de algum jeito parecido.
alçguns metodos pra se formar um melhor nebari;
http://www.artedobonsai.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=31:trabalho-de-nebari-em-ficus&catid=6:dicas&Itemid=16
http://bahiabonsaiclube.forumvila.com/viewtopic.php?f=4&t=1013
abraços
Pozzana05/11/2010 14:20
Não é um Yamadori, certo?
Notei que a planta está em um vaso grande...
Marcio Garcia05/11/2010 14:58
Que planta bacana meu amigo, eu so retiraria este galho pra dar mais armonia, e o segundo da esquerda pra direita, conforme esta foto que vou reproduzi-la abaixo, na minha himilde opiniao, este tronco duplo e ambos com dois galhos fica meio repetitivo, retirando este galho daria mais imponencia ao estilo.

Flavio Francisco06/11/2010 10:48
Filipe
Pelas fotos do método para formar o nebari, o fícus parece mesmo guerreiro, pois não há raiz nenhuma ali... Como vc disse, acho que eu poderia ter cortado mais raízes mesmo. Fico mais tranqüilo quanto a qualidade do recipiente que coloquei, o problema é mover sozinho, rs
Pozzana
É um viveirodori, ganhei esta planta de um vizinho, que não queria mais porque o vento derrubou e quebrou o vaso. Estava mesmo num vaso.
Marcio Garcia
Qual galho vc quis dizer pra tirar, que daria mais harmonia, o maior? Já decidi a tirar o segundo da esquerda pra direita, como vc sugeriu, esteticamente ele não é interessante e a cicatriz não será tão grande.
Paulo W.M.06/11/2010 17:46
Cara, ta muito bonito seu ficus!!
imagine com as brotaçoes, tamo na espectativa! 😈 😲
Astolpho Coelho Bicalho06/11/2010 18:26
Cara mt bom, agora é ir trabalhando ....parabens...
Marcio Garcia06/11/2010 20:50
Flavio Francisco escreveu:
Filipe
Pelas fotos do método para formar o nebari, o fícus parece mesmo guerreiro, pois não há raiz nenhuma ali... Como vc disse, acho que eu poderia ter cortado mais raízes mesmo. Fico mais tranqüilo quanto a qualidade do recipiente que coloquei, o problema é mover sozinho, rs
Pozzana
É um viveirodori, ganhei esta planta de um vizinho, que não queria mais porque o vento derrubou e quebrou o vaso. Estava mesmo num vaso.
Marcio Garcia
Qual galho vc quis dizer pra tirar, que daria mais harmonia, o maior? Já decidi a tirar o segundo da esquerda pra direita, como vc sugeriu, esteticamente ele não é interessante e a cicatriz não será tão grande.
Estou me referindo justamente a este galho que vc ja decidiu tirar, " O segundo da esquerda pra direita"
Valeu Garoto.
Flavio Francisco12/11/2010 09:19
Olá a todos,
Procurei informações aqui no fórum, mas não achei.
Em quanto tempo o fícus emite brotações após o transplante? O mesmo que as jabus, uns 20 dias?
Algumas raizes estao crescendo por cima do substrato, mas logo morrem.
Outra foto, outro lado da planta.

Flavio Francisco16/11/2010 12:09
Ainda nem sinal de brotação.
Todo o tronco está verde, e sinais de fungo na terra.
Estou pensando se seria melhor colocar ela pra fora, na varanda, tomando chuva e sol e protegida pelo sombrite.
Pozzana16/11/2010 12:15
Se está sem folhas, não ponha no sol...