LEAO03/11/2010 20:41
Paineira
Achei esta paineira num monte de pedras, com duas cicatrizes, conicidade invertida, judiada, pequena, porém com um tronco mais grosso. Plantei num vaso e ela ficou grande, não sei se dá para fazer bonsai, acho que não. Mas minha ideia era cortar ela bem embaixo, para ver se vinha novas brotações. Alguém sabe se dá para fazer? Fiz as fotos depois de aguar, tá um calor de 40º, para o RS é muito. Sugestões???????????? 😮ops: 😂 😂 😂

Leandro Ferraz03/11/2010 20:50
Eu tentaria
eu to com uma que ta novinha depois que vi essa abaixo resolvi tentar.

LEAO03/11/2010 23:23
Nossa que planta bonita, mas quantos anos tem? Eu queria saber se podando vai aparecer aqueles brotos que nem esta.
francisc04/11/2010 08:14
Bom dia Pessoal: essa eu podei e passei pro vaso há 3 semanas. Ainda estou aguardando a brotação. Estou ansioso. Acho que dá uma planta linda. Será que brota???????
yamadori - paineira por
francisc95, no Flickr
Leandro Ferraz04/11/2010 09:46
Essa ai não faço a minima ideia da idade
Ainda não fiz o teste pq a minha ainda ta fininha tipo uma caneta so vou preparar um substrato mais nutritivo e vou plantar ela em uma bacia para ve se engrossa mais rapido. e fazer a poda radical
Essa sua "se" fosse minha eu deixaria ela crescer assim ate pegar uma certa grossura depois fazia a poda radical
Leandro Ferraz04/11/2010 13:24
francisc
vamos aguardar... mais acho que rebrota sim.
SEKI - Elio Luis Secchi04/11/2010 17:29
Leão, é possível sim fazer bonsai. Nossos colegas argentinos tem esta arte bem desenvolvida. Entre no site
http://www.bonsaiwu.com.ar/galeria/autoctono/
veja alguns belos exemplares. Também pode pesquisar por Bonsai palo borracho que terás outras fontes de informação...
abraço
LEAO08/11/2010 20:26
Valeu Elio, só achei que nossas paineiras tem o tronco mais retos.
SEKI - Elio Luis Secchi08/11/2010 21:50
É meu amigo, mas aí é uma questão de condução, de local onde a planta vivia em caso de yamadori, quantas vezes foi cortada, rasgada, interferências naturais, ou de animais, ou do homem. Emfim, se você pegar a mudinha nova, ou mesmo esta sua, podar drasticamente, deixar crescer brotos lateriais e podar novamente muitas vezes sucessivas, vai formar um tronco com todos os movimentos e imperfeitções imagináveis (boas imperfeições, quero dizer...). Outra coisa é a questão de expor as raízes após certo crescimento, fazendo com que elas engordem e virem tronco.... enfim, nossos hermanos estão há tempo lidando com muita maestria estas espécies e o resultado de sua persistência estão aí para ver em seus trabalhos com ela e também com o Umbú, outra planta que nós aqui mal estamos iniciando a ter sucesso, enquanto eles já tem bonsai muito bons com esta espécie também.
abraço
francisc25/11/2010 08:36
novos brotos...
surpreso e feliz com os brotos... muito 10!!!!!
DSC03156 por
francisc95, no Flickr
DSC03157 por
francisc95, no Flickr
Laudir25/11/2010 10:51
Leao ...
fique de olho na raiz apical. Ela é violenta no crescimento. De vez em sempre vc terá que fazer uma poda nela.
francisc01/01/2011 16:42
e...30 dias depois
agora, ela está assim..... linda mas as folhas são muito grandes.
DSC04124 por
francisc95, no Flickr
O Guardião17/03/2011 16:27
acompanhando
acompanhando
Djalmo20/03/2011 23:27
Caro amigo francisc, Acho que ter´a um resultado muito satisfatório com sua planta, mas atente para a altura, eu acho que ela esta ficando meio alta, mas de qualquer forma é um belo exemplar.
Parabéns.
Thiago Batista21/03/2011 00:23
Francisc, essa sua aí não é uma castanheira? A paineira tem espinhos e a folha é menor.
fabricio ribeiro01/05/2011 03:27
como anda sua paineira amigo?
postei as minhas e fiquei curioso quanto a evolução da sua...
abraço!
francisc03/05/2011 16:03
Djalmo escreveu:
Caro amigo francisc, Acho que ter´a um resultado muito satisfatório com sua planta, mas atente para a altura, eu acho que ela esta ficando meio alta, mas de qualquer forma é um belo exemplar.
Parabéns.
Djalmo Vc tem razão, ela está alta sim. Vou esperar o final do inverno pra fazer uma nova poda. Eu adquiri como paineira mas acredito que possa ser uma castanheira. Vi algumas e fiquei em dúvida. Obrigado. Um abração.
francisc03/05/2011 16:05
Thiago Batista escreveu:
Francisc, essa sua aí não é uma castanheira? A paineira tem espinhos e a folha é menor.
Oi Thiago. Estou concordando com vc. Pelo que andei vendo, acredito ser mais próximo de uma castanheira sim. Obrigado pela observação.
francisc03/05/2011 16:11
fabricio ribeiro escreveu:
como anda sua paineira amigo?
postei as minhas e fiquei curioso quanto a evolução da sua...
abraço!
E aí Fabrício???? td bem? Estou postando uma foto atualizada. Embora ela esteja bonita, acabei ficando em duvida quanto à espécie. Acredito, pelo que pesquisei, que seja uma castanheira. Alguns amigos do fórum me deram esse alerta. O q vc acha?
DSC06163 por
francisc95, no Flickr
DSC06164 por
francisc95, no Flickr
fabricio ribeiro05/05/2011 00:23
É verdade francisc!
tens razão, mas mesmo assim, a conicidade dela é linda, bela planta, parabéns!!!
...achei esse na net, é inconfundivel mesmo!!!
valeu por responder, abraço!
LEAO07/05/2011 00:15
ATUALIZANDO
fabricio ribeiro07/05/2011 00:29
Eae Leão!
mete a faca nela que vem que é uma maravilha,
na primavera já terás uma nova copa em formação,
recomendo apenas que não a deixe diretamente ao sabor do clima já que podemos ter noites muito frias e dias muito quentes, reserve a luz indireta...
Plante ela sobre alguma superficie que não acumule água(tipo um prato virado pra baixo) isso ajudará na formação do nebari, e nebari de paineira é dos bons...
e por favor, crie um tópico pra ela mostrando o passo a passo, ficará bem legal e podermos consultar depois...
abraço!!! 😄
LEAO07/05/2011 12:18
Paineira
Cortar e mudar ela agora antes do inverno. É isto.
LEAO07/05/2011 14:59
E aê Fabricio, Beleza.
Não sei como abrir novo tópico, já que fui eu quem postei em 03/11/10, o início deste tópico, não sei se tenho mais fotos dela pois no dia que achei, não tinha esperança nenhuma de que desenvolveria e também não sabia se podia dar um bonsai ou não. Estou esperando dos mais experientes dar pitacos. Hoje tirei mais fotos que logo mais estarei postanto. Abraços