Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

PAU FERRO

12
André dos Santos Guimarãe04/11/2010 15:29
PAU FERRO
Quando comecei a conduzir está muda nem eu mesmo sabia o que queria e agora nem eu sei o que foi que eu tentei aqui. Gostaria da ajuda dos amigos sobre como devo conduzir esta planta é uma Caesalpinia ferrea (pau ferro) de mais ou menos três anos,não tenho certeza da idade pois quando ganhei ela a pessoa que me deu já não sabia ao certo.

caferri04/11/2010 16:58
André,

Quando me deparei com sua planta, logo me chegou a mente um estilo que eu sou fã, "LITERATI" lógico com mais algumas torções no galho que vai sobrar.
Não sou um expert, mas foi o que consegui visualizar em sua planta... 😎

André dos Santos Guimarãe05/11/2010 00:19
Muito obrigado pela dica Caferri, eu também havia pensado nisso só que pela falta de experiencia achei que fosse querer muito de minha parte. Agora por favor me ajude mais uma vez devo fazer isso agora enquanto ela está começando a brotar ou deixo para depois pois eu acho que o galho mostrado não está tão baixo quanto aparenta na foto (se é que precisa estar mais baixo) , ela também está a quase um ano sem transplante fiquei até em dúvida se deveria ter mesmo desfolhado.
Obrigado pela atenção!
Astolpho Coelho Bicalho05/11/2010 00:30
Olá André, tudo bem, cara sua planta tá muito legal, se ela fosse minha eu podaria mais o galhos longos, isso daria mais robustes em sua planta e forçaria novos brotos, e a formação mais rapida. colocaria na mamadeira e uma bacia com esterco de gado.... pra dar uma bombada nela.... embrossar o tronco mais rápido... tenho pau ferra é uma planta muito forte arama os galhos quando novos são mais flexiveis... depois de ja maduros da trabalhos pra invergar... abraços... parabens...
André dos Santos Guimarãe05/11/2010 00:36
Muito obrigado Astolpho seu comentário me animou muito só que como disse na resposta ao Caferri eu não sei bem como agir, devo por ela no escorredor e mamadeira agora?
Obrigado!
caferri05/11/2010 17:57
André,

Eu colocaria no estilo que lhe endiquei somente com aramação, sem mexer na estrutura da planta; (sem poda nenhuma) se ficar bom blz... 😂 😂
Vamos esperar mais opniões, pois temos amigos aqui experientes na arte, e com certeza irá esclarecer melhor nossas dúvidas.... 😄
Elio05/11/2010 18:14
André, eu sou suspeito de falar pois, assim como Caferri, sou fã do estilo Literati.
A projeção do Caferri está ótima. Manda ver agora!

abraço
Ricardo Paiva05/11/2010 21:07
Tanto o literati como o moyogi ficam muito bons para esta planta, André.
Se minha, ficaria com o moyogi seguindo as dicas do Astholfo. Ficaria uma planta alta, mas cheia de estilo, classe.
Alexandre S. Coelho05/11/2010 23:20
Esta espécie nativa tem um forte crescimento vertical... Difícil de domar 😂

Eu seguiria as formas encontradas na espécie:

Laudir06/11/2010 10:43
eu tentaria dar um movimento mais sinuoso no tronco.
Isso diminuiria aquele efeito chamado PESCOÇUDO.
Tentaria ramificar mais ela através de uma poda leve, ou seja, de cima para baixo ir podando aos poucos... corta os ápices dos galhos hoje.... daqui mais uns 3 meses novamente... mais 3 meses e novamente....

isso de acordo com a resposta da planta é claro... essa minha experiencia de redução da altura da copa é baseada no ficus.
Astolpho Coelho Bicalho06/11/2010 18:20
André, creio que nos temos que valorizar os estilos de nossa espécies... aqui no cerrado, temos mts arvores que parece que foram torsidas e retorsidas, bom, como o alexandre postou ai... concordo com ele.. até agora sua arvores esta ótima...gostei do movimento. eu já teria colocado no escorredor... mas pensa ai... abraços...
André dos Santos Guimarãe07/11/2010 14:58
Muito obrigado a todos vocês por suas dicas e acho que vou usar um pouco de cada uma delas pois acho que com o conjunto da maioria delas vou conseguir algo que daqui a mais alguns anos vai realmente agradar.
Obrigado mesmo, tenho me sentido muito mais confiante a fazer intervenções em minhas plantas que não fazia desde que comecei a me comunicar com os amigos.
André dos Santos Guimarãe26/12/2010 12:08
Caros colegas como disse eu fiz algumas misturas das opniões que os colegas me deram e tentei o estilo que o Caferri sugeriu, vocês não tem idéia de como eu já retirei brotações desta planta, só que o estressadinho aqui conseguiu quebrar o galho da ponta e agora estou na espera dele se recuperar pois parece que vai. Mas de qualquer forma estou atualizando para os amigo verem e se possivel me ajudarem com mais algumas opiniões.

Drop1326/12/2010 12:25
estou acompanhando !!!! parabéns pela condução !!

Tenho duas mudinhas que plantei semente e tbm nao sei mto ao certo como agir com elas..... JA PERCEBI QUE O NOME FERRO NÃO FOI DADO A TOA NÉ !!! heheh aja mecanismo pra encurvar o tronco !! rsrs

Abraços !
Pedro
André dos Santos Guimarãe28/04/2011 08:47
andei mechendo
Dei um pouco mais de movimento ao tronco e gostaria de saber dos colegas, se não inclinei demais o tronco? No inicio eu gostei muito mas agora me bateu essa dúvida.
Obrigado a todos!
http://i.imgur.com/JIBX6.jpg
http://i.imgur.com/QgHMA.jpg
Elio28/04/2011 11:41
André, incline para o lado contrario; à direita e veja o efeito, se fica melhor.

abraço
oamit28/04/2011 11:47
😄

😉

acho que ficou bom
carlos claro28/04/2011 12:11
muito bom trabalho esta ficando otima abraço.

so um detalhe na sua ferramenta de gostei muito da ideia mais vc pode colocar uma rosca de borboleta e mais pratico pra vc.
André dos Santos Guimarãe11/01/2012 15:24
Andei mexendo nela de novo e como aqui em Marataízes a falta de material é terrível, acreditem que eu não tenho sequer uma ferramenta própria para bonsai é tudo adaptado, o vaso também é adaptação minha.
O que acham? Esperei que ela fosse engrossar, mas não deu em nada.

Desculpe pelas más fotos.
Anderson Neuhaus14/01/2012 23:05
ficou muito legal! acompanhando a evolução!!!
Rodrigo Zanchetta15/01/2012 16:29
Fala André,

gostei da planta cara! O trabalho está evoluindo com o tempo!

Vi que tu é daqui de Marataízes, sou morador de Itaipava atualmente e de vez em quando estou por lá trabalhando minhas plantas tb!

Possuo material para trabalhar as "bixinhas", alicates, tesouras e etc. Quando quiser aparecer lá em casa pra trabalhar umas plantas seja bem vindo.

Abraços
Fabrício Zerves15/01/2012 21:08
André, gostei do vaso. Onde vc adquiriu?

Abraços.
André dos Santos Guimarãe16/01/2012 15:34
Obrigado a todos!
Como podemos fazer contato Rodrigo, o que mais me faz falta é justamente isso, trabalhar as plantas com mais alguém para poder trocar idéias.
Quanto ao vaso Fabrício, eu mesmo o fiz a partir de um vaso comum de barro, cortei de um lado, lixei do outro teve gente que achou que eu o estava estragando e apesar de não descordar muito, eu gostei do resultado.
prumodeq16/01/2012 15:57
André

Gostei daquela ferramenta de tortura que você montou para curvar a planta!

Brincadeiras à parte, está indo muito bem, conseguindo domar uma ferra nervosa.
Fabrício Zerves16/01/2012 17:11
André dos Santos Guimarãe escreveu:
Obrigado a todos!
Como podemos fazer contato Rodrigo, o que mais me faz falta é justamente isso, trabalhar as plantas com mais alguém para poder trocar idéias.
Quanto ao vaso Fabrício, eu mesmo o fiz a partir de um vaso comum de barro, cortei de um lado, lixei do outro teve gente que achou que eu o estava estragando e apesar de não descordar muito, eu gostei do resultado.

Muito bom, vou tentar copiar a ideia....tenho uma goiabeira que daria certinho com o estilo do seu vaso.

Abraços.
12