Laranjinha Kinzu (Atualizada 19/10/12)
Mcdonald09/11/2010 19:30
Laranjinha Kinzu (Atualizada 19/10/12)
Pessoal... gostaria de saber se escolhi bem o vaso? fiz o transplante no inverno e hoje fiz um tracionamento, mas antes tirei estas fotos.... por favor.. se fiz algo errado me corrijam.... se tiverem algumas opiniões serão bem vindas...
Ps. durante o tracionamento acabei quebrando um galho, mas como tinha visto num tópico aqui no fórum, acabei colando com superbonder. será q vai dar certo?
abração
EZEQUIEL JUNIOR09/11/2010 21:40
para soldar galhos quebrados eu uso fita isolante de alta fusão, funciona bem... a super bonder pode impedir o crescimento de tecido vegetal entre as duas partes... tem que ter muita precisão com seu uso...
Sua planta merece uma atenção especial ao nebari... a copa é consequência...
Mcdonald10/11/2010 17:57
E quanto a desfolha... seria indicada para a laranjeira para diminuição de suas folhas? Alguém tem experiência com ela?
abraço
hraphi10/11/2010 18:19
Se estiver saudável pode desfolhar sem problemas...
Mcdonald10/11/2010 18:29
olá Hraph.. e como pocedo? por exemplo o ficus vc corta dois tercos da folha e ela então cai sozinha.. e com a kinzu como faço? corto no talinho mesmo?
hraphi10/11/2010 19:38
Deixa só o talinho que ele seca e caí sozinho depois, abraço.
Rodrigo Tavares19/11/2010 12:07
Gostei do nebari dela...
Eu a plantaria inclinada para a direita na 1ª foto, daria um maior movimento do tronco e melhoraria ainda mais o nebari.
Elio19/11/2010 12:14
Reportando ao galho quebrado, que o Mcdonald citou, eu faço o seguinte:
1. Galho seco(morto) Jin quebrado, uso Superbonder
2. Galho vivo, uso clara de ovo e amarro bem com fita, plástico, arame, fita de auto fusão, o que tiver na mão.
Quanto à desfolha, melhor fazer no meio do verão (primeira quinzena de Janeiro) quando começa o 2º ciclo de crescimento das plantas e as folhas virão menores.
abraço
Mcdonald19/11/2010 13:04
Valeu Élio... valeu mesmo..
já tenho dever de casa pra janeiro.... rsrsrsrs
e essa desfolha é indicada para todas as plantas?
abraço
hraphi19/11/2010 13:42
A desfolha pode ser realizada na maioria das espécies com exceção das coníferas, buxus entre outras,Da uma olhada nesse link, é uma das melhores materias sobre desfolha que ja li, releio sempre abraços.
http://www.artebonsai.com.br/desf.htmElio19/11/2010 13:55
Mcdonald escreveu:
Valeu Élio... valeu mesmo..
já tenho dever de casa pra janeiro.... rsrsrsrs
e essa desfolha é indicada para todas as plantas?
abraço
Mc, como o Hraphi postou, nem tudo pode ser desfolhado e tem que haver razões para se desfolhar uma planta. Acesse o link referente a uma entrevista que eu fiz com o Tramujas. Muito bem explanada por ele.
abraço
hraphi19/11/2010 15:03
Exatamente o Link que postei Elio, kkkkkkkkkkk, não sabia que tinha sido vc o autor da entrevista parabéns pela matéria, acredito que vários usuários aqui do fórum utilizam ela como guia, abraço.
Mcdonald20/11/2010 02:01
Elio.. muito bem colocada sua observação.. me esqueci de dizer o motivo... seria para diminuir o tamanho das folhas mesmo e lendo esta matéria tive uma "verdadeira aula" sobre a desfolha. Realmente muito construtiva esta entrevista. Agora uma dúvida ficou pairando. Fiz o tracionamento, e pretendo fazer a desfolha do jeito q está indicando o Tramujas. No caso de eu ter feito o tracionamento agora, com a desfolha na metade do verão do ano que vem, eu poderia aramar também aproveitando a melhor visão dos galhos? Pois percebi q só baixei os galhos principais mas ainda preciso direcionar outros.
abração 😲
Elio20/11/2010 19:01
OK, MC, pode aramar sim! Só cuidado que os ramos lignificados do Kinzu são quebradiços.
abraço
Mcdonald21/11/2010 15:18
olá Elio....
valeu pela dica.. mas não querendo ser chato e pra ter um parâmetro, elas são quebradiças como a azalea? pois tive uma ma experiência com ela, quebrei um galho precioso.. tive q começar tudo de novo....
abração
Elio21/11/2010 18:44
Mc, Azaléia é mais quebradiço. Um macete: ao aramar e começar a vergar, não faça de uma vez só. Vá dobrando e voltando, dobrando e voltando, cada vez com mais ângulo até o ponto em que vc deseja, um pouquinho antes de quebrar........................rsrsrsrs! (como se fosse fácil adivinhar).
abraço
Mcdonald22/11/2010 00:09
Valeu então... vou fazer do jeito q me indicou então.....
abraço
nickyfury22/11/2010 15:34
bonsai
Mcdonald, além de fazer como o grande Elio sugeriu, vc deve tambem fazer aos poucos. Isso significa não posicionar o galho logo na primeira vez na posição desejada, mas fazê-lo por etapas. Digamos algo em torno de a cada 10 dias, ir forçando aos poucos, até chegar o galho no ponto desejado. Esse prazo permite uma boa recuperação e evita perdas desnecessárias.
Vale tambem para azalea e rododendros. 😉
Elio22/11/2010 17:03
Grande Nicky, essa é outra técnica também muito usada que eu passei batido.
Mcdonald, vale lembrar que o que não deve romper é a casca, mesmo assim, se isso acontecer, é só reposicionar e amarrar que a casca "cola" novamente. Eu ainda uso, pra ajudar, colocar clara de ovo na fissura.
abraço
Mcdonald22/11/2010 17:29
Valeu pessoal.... vou usar o que me ensinaram... aliáz.. vou usar hoje.. amarrando um barbante ao outro e aumentando a tensão, com isso ganho uns mais uns 10 dias... depois eu retiro e traciono de novo...
abração
Mcdonald10/01/2011 11:41
olá amigos....
conforme me foi orientado... fiz uma desfolha na minha laranja.... fiz com muito cuidado uma a uma.
Vejam como ficou.

olha o amigo pentelho q resolveu vir me ajudar. Não saiu de lá enquanto não terminei...rsrsrsrsrs

Gostaria de ajuda e sugestões dos amigos para aramação.
O que não devo fazer tb poderia ser sugerido... hehehehe....
abração pessoal
Mcdonald11/01/2011 02:34
Olá pessoal...
devido a ansiedade e tb minha curiosidade.. já q ninguém se pronunciou, resolvi arriscar. Não foi uma coisa assim de outro mundo e sim uma pequena aramação mas q futuramente vai ser de grande valia.
seguem as fotos e os pitacos serão bem vindos..

abração
Mcdonald05/03/2011 21:22
Atualizando....
agora transplantada e já com novas brotações.

Imaginei que a planta precisava de transplante porque as novas folhas não vinham e quando tirei ela do vaso percebi que as raizes estavam todas emaranhadas e sem espaço por isso realizei o transplante.
abraço à todos
Jair Flores05/03/2011 22:25
Mcdonald,
Tenho uma dúvida de aprendiz. dá para fazer poda de raiz e transplante nesta época?
Mcdonald06/03/2011 12:16
Jair... quanto a poda de raiz não sei se pode, mas quanto ao transplante não vejo problemas. Mesmo assim resolvi arriscar visto que a kinzu é muito resistente. Tenho outra que fiz poda de raiz em pleno verão sem saber que não podia e está brotando que é uma beleza.....
abração