Buxinho 01 - TR
Tiago R10/11/2010 14:59
Buxinho 01 - TR
...
Aguardo opiniões e instruções dos senhores para começar as intervenções.
Tiago R11/11/2010 09:52
Quero poda-lo agora.
Alguém sugere alguma poda?
gabriel strucker11/11/2010 15:06
tiago nao sei se vc vai gostar da minha ideia mas eu pensei em um hokidachi

Tiago R11/11/2010 17:14
Então... fiz uma poda antes de ler a opinião do Gabriel. Obrigado Gabriel.
A poda foi bem brutal, deixando apenas parte do primeiro tronco da direita. Usei cola e papel alumínio para proteger os cortes (cortes limpos).
Amanhã disponibilizo fotografia.
Não fiz o transplante, mas estou pensando seriamente em fazer. O solo esta pouco drenante, e parece que existem muitas raízes velhas.
Gostaria de opiniões à respeito desse possível transplante. Não entendo nada de bonsai, quanto mais da espécie. 🙂
Danilo Muto11/11/2010 17:33
Espero que não tenha sido muito radical.
Buxinho não suporta podas drasticas..
leva muito tempo pra diminuir a altura do buxinho, poda espera brotar mais baixo pode denovo.. espera brotar.. poda... espera brotar ate atingir a altura desejada..
boa sorte com a planta, vamos torcer pela recuperação
gabriel strucker11/11/2010 21:20
posta mais fotos para ver como fico o buxos
Tiago R11/11/2010 21:35
As fotos estão ruins, pois é noite e a iluminação fraca.
Bom, agora preciso ver a questão do transplante da maneira menos traumática possível.

Tiago R23/11/2010 18:11
23 de novembro de 2010:
Não deu nenhum sinal de vida ou de morte ainda. Está tomando pouco sol... Mais ou menos entre 8h e 11h.
...
Rodrigo Tavares23/11/2010 19:58
Olá Tiago, o que são estes "plásticos" no tronco do seu buxinho?
Tiago R23/11/2010 21:11
Rodrigo, é papel alumínio cobrindo os cortes.
Passei cola e coloquei o papel por cima.
Moreno23/11/2010 21:42
é amigao buxinho é temperamental,
nao suporta memso podas muito drasticas..
eu aprendi isso da pior maneira, ja perdi algumas peças e hj graças a deus estou tendo mais paciencia,é como o danilo falou, de pouquinho em pouquinho,
torçamos pra que a planta nao tenmha ficado magoada com vc. rsss
abraço!
Tiago R23/11/2010 22:28
Vamos ver se ele agradece ou se será ingrato.
ST Lima23/11/2010 22:37
Tiago
Cara eu também fiz uma loucura básica de principiante com um buxus que postei dia 22/11/10, depois vou colocar as fotos. rs, acho dificil ele recuperar.
Tiago R escreveu:
23 de novembro de 2010:

Não deu nenhum sinal de vida ou de morte ainda. Está tomando pouco sol... Mais ou menos entre 8h e 11h.
...
Renato Rodrigues Roehrs26/11/2010 09:36
Tiago, ele vai resistir!
Agora esquece ele... deixa quieto!
Já vi que tu fez um falso transplante e a poda.
Como disseram os colegas, buxus é temperamental! Hehehe!
O nebari é muito bom!
Deixa galhar bem, bomba na adubação a partir da segunda semana de dezembro (tu fez a poda em 10/11 mais ou menos, correto?) e só pega ele denovo na primavera de 2011.
Vamos acompanhar!
Vai dar uma bela planta!
Abraços.
Tiago R26/11/2010 13:37
Renato, pretendo começar adubar só após os brotos começarem a sair.
Tomara que sobreviva realmente, para na próxima primavera trabalharmos nele.
Comprei o biofert raíz, é bom?
Esse aqui:
http://www.biofert.com.br/produtos/raiz-500ml-concentrado.jspTiago R11/12/2010 12:24
Agora passei para o sol pleno, o dia inteiro.
Tiago R26/12/2010 15:10
Atualizando...
Folhas velhas caíram, dando lugar às folhas novas.
lgbaldim17/01/2011 18:02
Fiz um yamadori de buxus tb, veja uma das fotos:
Acredito que ele irá sobreviver!
Fiz o yamadori no dia 15/01/2011
Tiago R17/01/2011 19:21
Então...
Não sei se ele irá vingar. A previsão da maioria foi de que ele certamente iria a óbito....
Bom, a folhagem nova, que estava bem viva, murchou por completo. Ficaram uma semana nesse estado e depois começaram a reerguer. Hoje 30% delas se encontram fortes.
Ao menos o buxinho é guerreiro. Daqui uns 2 meses eu atualizo com fotos.
Pedro Catarin17/01/2011 19:25
Estranho 😲
Você o colocou da sombra direto para o sol? Se tiver sido assim, deve ser por isso que murchou... É que foi de um para outro de uma vez, então a planta da uma "trocada de marcha" 😂
Abraços e parabéns!!!
Tiago R17/01/2011 19:29
Ele murchou numa semana de chuva e pouco sol. Ao ar livre.
Acredito ser reflexo da poda drástica que os mais experientes disseram que o buxus não suporta.
Pedro Catarin17/01/2011 19:35
Verdade... pode ter sido isso, ele dá uma recaida mas depois volta ao normal 😄
nickyfury18/01/2011 10:25
bonsai
Tiago, a poda "drástica" que vc efetuou não foi tão drástica assim, na minha humilde opinião. Tenho feito outras, muito maiores e com bem menos galhos deixados que essa sua, e que se recuperaram muitissimo bem. Na minha opinião, o que favorece a recuperação da planta é o cultivo otimizado. 😄
No caso da sua planta, ela está num ótimo recipiente de cultivo. Deveria, então, cuidar de manter uma rega mais intensa, encharcando bem o solo, mas não em demasia. Para isso, pode regar pela manhã e ao final da tarde. Uma boa adubação tambem é aconselhável: Torta de mamona+farinha de osso, sendo que a massa deve ainda ter algum adubo liquido diluido na agua, para acrescentar mais nutrientes. 😄
O cultivo a pleno sol é sempre recomendável. Mas o buxus recupera-se melhor a meia sombra, após redução da massa verde. Aconselho manter a planta nesse tipo de cultivo durante no minimo dois anos, antes de colocar novamente a sol pleno. 🙄
Passar cola nos cortes é bom, mas aplicar o papel aluminio sobre os cortes, não. Eles irão colar e, ao tentar retirar, voce acaba por prejudicar a recuperação dos cortes, além de dificultar a cicatrização no local. O ideal é passar pasta cicatrizante, que não tem a mesma ação da cola, permitindo a retirada do papel aluminio no espaço de dois meses, nunca mais que isso. 😄
Tiago R18/01/2011 12:50
Nicky, realmente notei o alumínio colando. Vou retira-lo.
Vou também coloca-la a meia sombra.
Eu olho para o material e não vejo um futuro interessante. Só acho bonito o nebari. Mas vamos ver depois de um tempo.
Obrigado.
Tiago R02/06/2011 12:58
Os brotos estão saindo. Finalmente!