Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

::: Ficus boni :::

12
Filipe Henrique15/11/2010 20:11
::: Ficus boni :::
um monstrinho,

sera que da caldo?!



um hokidash?!


abraços
gpsabino16/11/2010 10:23
Eu faria a poda bem baixa.
E será que não tem um sistema radicular legal pra um neagari também?
Chegou a verificar?



Uploaded with ImageShack.us



Abraços!
André Luiz Santos16/11/2010 14:29
Filipe,vc tem algum bonsai no estilo sobre rocha??...se ñ tiver pq ñ tentar com esse ai!, caso ñ tenha algum material sobre o estilo,ai segue umas foto de uma revista que tenho aqui,se ñ der pra visualizar direito,copia e dá um zoom ai!
Arruma umas pedras,e depois que "pentear" as raizes do ficus olha em qual pedra e qual posição ela se encaixa melhor,ai deixa os brotos crescerem a vontade pra imaginar uma forma.
As paginas então na sequencia:




BOM TRABALHO!
Filipe Henrique16/11/2010 14:46
vlw André,

eu tenho alguns nesse estilo sim, inclusive estou conduzindo um boni -->

mas já esta bem diferente dessa foto, depois crio um topico pra ele.
alem desse tem mais um ficus que estou conduzindo sobre a rocha...
depois da sua materia com o piteco que vc estava colocando sobre rocha resolvi fazer uns de piteco nesse estilo tb...

outra hora posto fotos deles tb não estava com o celular quando estava trabalhando eles, mas coloquei uns 3 nesse estilo tb.

e, por encrivel que pareça não tenho nenhum hokidash rs

gpsabino,
acho que vou cortar ai mesmo, apenas vou inclinar um pouco mais o corte pra aproveitar um galho que sai a esquerda e evitar acumulo de agua no lenho.

quanto as raizes, não havia pensado nessa possibilidade, quando plantei naõ era viavel, mas ficus né, derrepente agora da pra fazer.

vlw

abraços
Filipe Henrique03/12/2010 19:27
o milagre do ficus,

poda arame e alguns dias de crescimento com uma adubação leve!
olha no que deu:


dados da planta:
5 cm diamentro do tronco na base (pretendo tirar um pouco da camada de terra que esta escondendo um pouco do nebary em breve)
5 cm altura do vaso
13 cm de altura
3 anos de cultivo + ou -

sei que ainda falta umas podas de refinamento e alguns galhos pra enxer mais a copa, mais isso é rapidinho mesmo no vaso de bonsai.
sera que o conjunto ficou bom?
alguem sugere um vaso melhor para o proximo reenvase?

abraços
Faugustobr03/12/2010 21:06
Fala Sensei, e você ainda pergunta se dá caldo, a árvore está ficando uma beleza, mas o vaso me incomoda(opinião pessoal). Talvez a cor?


Abraços,

Fábio
André Luiz Santos03/12/2010 21:09
Aeee Filipe...só nos trabalhos pequenos hein!!!
Que mudança da água pro vinho!!!rsrs, ficou muito bom, desenvolver aquele trabalho fino na copa agora né!?
Abraço!
Filipe Henrique03/12/2010 21:54
Faugustobr,
VLW BROTHER!
Sensei!!!???? quem dera, quem sabe um dia!?!?mas por hora não passo de um mero aprendiz!! 😄 😄 😄 😄 😄
O vaso é o 1º vaso de bonsai que comprei, da qualidade petropolis. Sempre quis por uma planta imponente nele mas nunca conseguia algo. Sei que o conjunto não é dos melhores, até porque o vaso esta tendo uma % acima de 30% do total do trabalho oq não é muito recomendavel, mas alem de me faltar opções, este ainda quarda um bom espaço para o desenvolvovimento das raizes.
futuramente pretendo escolher um vaso a dedo para a planta, espero contar com as opnioes dos amigos foristas pra isso, pois, tenho a convicção que dara um belo shorin apos o desenvolvimento do trabalho fino da copa muito bem colocado pelo André.

André Luiz Santos
que bom que gostou!
Por isso que gosto tanto do ficus e sempre recomendo aos iniciantes.
não se deu o prazo de um mes para passar da agua pro vinho, que ainda precisa descansar mais uns meses no barril para incorpar....rsrsrsrs
mas pelomenos a uva era de boa qualidade e estava madura, a meu ver.
rs

quanto ao tamanho, é mais facil conseguir material relativamente grosso em relação a altura quando estes são menores. Isso deve mudar um pouco depois dos yamores ai de aracruz!
huashuash
convidei um grande amigo pra ir com agente, ele anda meio sumido por conta dos afazeres do diadia, mas nas ferias ele deve conseguir tirar um tempo.

abraços brother
t+ ver
nickyfury04/12/2010 11:17
bonsai
Filipe, esse ficus está bem encaminhado, em minha humilde opinião. Ouso sugerir, entrentanto, um processo de desfolha mais intenso, lembrando que nunca deverá desfolhar completamente, visando reduzir o tamanho das folhas, para permitir uma densificação mais harmonica com o tronco. 😄

Um bom auxilio, nesse sentido, pode ser com a contenção de nutrientes. Reduzindo-se a adubação, fazendo uso de substrato mais drenante e mais orgânico (tipo usar apenas caco ceramico e bioplant), ajuda bem no quesito folha pequena. A diminuição da rega, espaçando mais os dias, tambem contribui para a redução das folhas. 😄
Filipe Henrique04/12/2010 13:45
Grande nickyfury,
seus conselhos são sempre uma ajuda valiosa.
boa parte do que vc sugerio já esta maracado para acontecer, só não tenho muito traquejo com adubação e substrato.
o substrato que usei para replanta-la foi mais ou menos;
50% casca de pinus
30% cacos de tijolos(cacos de argila expandida)
20% pedriscos
desconheço o bioplant, nunca vi a venda por aqui.
mas oq vc acha desse substrato que estou usando!? da pra levar por algum tempo?!

De resto, falta melhorar as ramificações secundarias e tercearias, fica mais facil pra mim fazer isso no vaso menor por isso me adiantei um pouco no transplante. Por conseguencia ao fazer as desfolhas para melhorar a ramificação já vou atentar tb para a redução da folhagem que normamente faço diminuindo as regas não adubando um mes antes da desfolha e voltando a adubar apos as folhas já estarem desenvolvidas sem risco de voltarem a crescer.
descrevi oq penso em fazer pra que facilite caso haja passo falho que necessite de corrigir! 😄

obrigado pelas dicas.

abraços
Filipe Henrique18/01/2011 14:19
seguindo a sugestão do nick, procedi com a desfolha da plantinha..

traz

frente

lateral




vlw
t+
Alexandre S. Coelho18/01/2011 15:08
Filipe meu velho...

Tá ficando show este monstrinho, parabéns 😲 ❗ 😄
Marlon Fontoura18/01/2011 15:17
Cara, gostei tbm!!
Filipe Henrique18/01/2011 17:12
vlw rapazes...
a lagarta ta virando borboleta BROTHERS!
😄 😄 😄 😄

vamos ver com as folhinhas menores e copa mais densa !
confesso que etou ansioso.

abraços
Filipe Henrique17/10/2011 02:12
atualizando;



abraços
iperfly17/10/2011 03:04
Parabens Filipe... esta ficando show..
Pegunto pra vc que revista é essa que aparece nas fotos iniciais?

abraço
Filipe Henrique17/10/2011 03:17
se não me engano é O MUNDO DO BONSAI.
outra revista que parou de ser publicada é O UNIVERSO DO BONSAI que alem de mostrar trabalhos de grandes bonsaistas nacionais tambem apresentava traduções de boas materias da BONSAI PASSION que esta em espanhol e ha link para baixa-las no forum materias aqui do atelier do bonsai.

abraços
André Luiz Santos17/10/2011 11:32
Parabéns cara!
Esse vaso ficou muito bom.
Abraço.
Jair Flores17/10/2011 19:23
Parabéns, Felipe, está muito bonito. E que foto hem...

Abraço.
Djalmo18/10/2011 16:33
parabéns pelo trabalho esta linda tua planta.
Leco18/10/2011 16:54
Smplesmente fantástico...parabéns felipe. Aproveitando o seu tópico, tenho um ficus em casa que preciso fazer uma alporquia devido ao nebari que não me agrada. Será que ainda dá tempo de faze-lo neste mês? Deve enraizar em quantos meses?

abraços
Filipe Henrique18/10/2011 19:56
VLW GALERA!

A FOTO ajudou bastante, tambem, contei com a ajuda profissional do amigo Roney aqui de vitoria, ele e sua namorada Camila me fizeram uma vizita e fotografaram a planta.

Leco, eu não vejo problema em ralizar o alporque agora, os resultados mais rapidos que obtive foram justamente na primavera.
estou com dois ficus aqui esperando eles se recuperarem para fazer a alporquia neles tambem, so não faço ainda pq eles estão meio debilitados....

boa sorte ai

abraços
Thomas Eckert18/10/2011 20:29
Bela planta, tenho um lá no interior q ta meio caido, nao sei o que fazer com ele, é sobre rocha...vou trazer pra sampa e ver o que eu faço!!
LUIZ ARTHUR18/10/2011 20:53
Filipe


Belo trabalho com a planta, parabéns!!!

Abraço!
Filipe Henrique18/10/2011 20:53
vlw brother!

posta ai que a galera adora dar uns pitacos... 😄

abraços
12