Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JLTJAB002 - JABUTICABEIRA GANHA DO SEU ABÍLIO

12
Sergio Batalini03/03/2012 09:57
Intão Laudir , se vc cortar o galho da direita , circulado , cortar onde passou o risco vermelho , ele vai ramificar e formar 3 ou 4 a partir daquele ponto, que deverão ser conduzidos na horizontal para resolver a falha.

Acho que o primeiro galho da esquerda esta muito longe dos demais , o que vai dificultar o adensamento, se minha eu cortaria logo acima dele , recomeçando com uma planta com menos da metade da altura.

Ou mantenha a altura atual e elimine o galho , formando a copa com os galhos que estão mais acima e por sinal bem posicionados .
Laudir03/03/2012 11:03
Rodrigo Tavares escreveu:
Oi Laudir, não consegui ver as fotos...

deve estar havendo algum bloqueio contra o facebook.
as fotos estão hospedadas em meu perfil do face.
Laudir03/03/2012 11:07
Bonsérgio escreveu:
Intão Laudir , se vc cortar o galho da direita , circulado , cortar onde passou o risco vermelho , ele vai ramificar e formar 3 ou 4 a partir daquele ponto, que deverão ser conduzidos na horizontal para resolver a falha.

Acho que o primeiro galho da esquerda esta muito longe dos demais , o que vai dificultar o adensamento, se minha eu cortaria logo acima dele , recomeçando com uma planta com menos da metade da altura.

Ou mantenha a altura atual e elimine o galho , formando a copa com os galhos que estão mais acima e por sinal bem posicionados .

Nobre amigo

Realmente, este galho da direita me incomoda muito.
Infelizmente a idéia de "zerar" me incomoda mais ainda.

Incomoda tanto que não aguento mais ouvir minha esposa reclamar dizendo:
"NÃO VAI ZERAR ELA NÃO, ESTÁ TÃO BONITA ASSIM!!!"

Ela ainda não entende muito de bonsai, só sabe "achar bonito" rsrs...

mas a idéia de deixar somente a copa acima deste galho já é mais amigável.
Sua sugestão é de cortar os dois fora e deixar somente os outros que formam a copa? Digo os dois primeiros, o da frente e o da direita.

Abraços!
Sergio Batalini03/03/2012 12:11
Tambem não sou muito fã de zerar, mas as vezes é impressindivel. neste caso especificamente , não faça .

Se vc eliminar completamente o galho mais baixo e reduzir o primeiro da direita a uns 3 cm para que ramifique e ajude a adensar a copa já teremos progresso.
Laudir03/03/2012 12:25
Bonsérgio escreveu:
Tambem não sou muito fã de zerar, mas as vezes é impressindivel. neste caso especificamente , não faça .

Se vc eliminar completamente o galho mais baixo e reduzir o primeiro da direita a uns 3 cm para que ramifique e ajude a adensar a copa já teremos progresso.

Obtive êxito numa tração com um corte na "axila" do galho.
Espero que ela aceite esta intervenção. Se não aceitar eu vou deixar somente a copa e sei que a planta vai ficar muito pescoçuda se assim o fizer.
Sergio Batalini03/03/2012 12:31
Mesmo conseguindo baixar o galho sem fazer um arco ele ainda continuará a ter folhas somente na extremidade.

Do tronco até as folhas existe um longo vazio de galhos que não se resolverá a não ser que....
Laudir03/03/2012 12:34
Olha o estrago rsrsrs:

Detalhe do corte na "axila" do galho:

Vista superior:

A finalização desta copa me incomoda também, acho que está faltando melhorar alguma coisa mas nao sei aonde:

Outra visualização da copa:

Dis´costa:
Laudir03/03/2012 12:36
Bonsérgio escreveu:
Mesmo conseguindo baixar o galho sem fazer um arco ele ainda continuará a ter folhas somente na extremidade.

Do tronco até as folhas existe um longo vazio de galhos que não se resolverá a não ser que....

Realmente, me convenceu a reduzir o tamanho deste galho....

Sergio Batalini03/03/2012 12:55
Sabia decisão.

E o primeiro galho ?

Vai ficar uma jabuticabeira pescoçuda? Vai , mas e daí?

Melhor planta alta que problemas com o Sr. Abilio ou a Patroa... 😂
Laudir03/03/2012 13:47
Bonsérgio escreveu:
Sabia decisão.

E o primeiro galho ?

Vai ficar uma jabuticabeira pescoçuda? Vai , mas e daí?

Melhor planta alta que problemas com o Sr. Abilio ou a Patroa... 😂

rsrs.... Quanto ao sr. Abílio (meu irmão de igreja agora) não há problemas, ele diz:

"Sei que ela está bem aos seus cuidados"

já a patroa.....

rsrsrs
12