Laudir17/11/2010 09:57
JLTJAB002 - JABUTICABEIRA GANHA DO SEU ABÍLIO
Esta eu havia ganho de um amigo juntamente com o toco de cerejeira (
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16003).
Domingo resolvi dar uma aramada nela. Treinei bastante, meus dedos ficaram doendo bastante, mas compensou.

Agora fotos depois de aramada. Me perdoem pela preguiça em não desencapar o fio.
Como eu disse noutro tópico: minha máquina fotográfica não tem qualidade e nem flash. Isso me impediu de ter fotos mais bem definidas. Vou tentar usar um fundo preto pra ver se melhora.
Faugustobr17/11/2010 10:59
Laudir, é uma bela planta.
Perdoa minha intromissão, mas, tenta tirar a foto em ambiente com luz natural, principalmente se colocar o fundo preto, aco que pode melhorar as fotos.
Abraços,
Fábio
Laudir17/11/2010 11:04
Faugustobr escreveu:
Laudir, é uma bela planta.
Perdoa minha intromissão, mas, tenta tirar a foto em ambiente com luz natural, principalmente se colocar o fundo preto, aco que pode melhorar as fotos.
Abraços,
Fábio
Intromissão??? nada... aqui toda dica é bem vinda.
Vou ver se consigo neste sabado fazer isso... dia de semana é meio conturbado pra mim!
Faugustobr17/11/2010 11:05
À propósito, usa um fundo branco para rebater a luz.
Fábio
Laudir17/11/2010 11:10
Faugustobr escreveu:
À propósito, usa um fundo branco para rebater a luz.
Fábio
Boa!
Vou ver se acho um lençol pra isso entao!
Leandro Ferraz17/11/2010 11:27
Parabéns pela muda gostei
eu so teria encurtado um pouco os galhos para ela ramificar mais...
eu acho bonito jabuticaba com a copa bem fechadinha.
Leandro Ferraz17/11/2010 11:30
um pedido... fotos so do facebook 😉
ai eu consigo ver daqui do trabalho o orkut é bloqueado 😢 😢
Laudir17/11/2010 11:33
Leandro Ferraz escreveu:
Parabéns pela muda gostei
eu so teria encurtado um pouco os galhos para ela ramificar mais...
eu acho bonito jabuticaba com a copa bem fechadinha.
Dei uma podada nas "pontinhas". Os galhos eram maiores que isso. Mas valeu pela dica!
Laudir17/11/2010 11:33
Leandro Ferraz escreveu:
um pedido... fotos so do facebook 😉
ai eu consigo ver daqui do trabalho o orkut é bloqueado 😢 😢
Até que o TI resolva bloquear o facebook tb kkkkk
Leandro Ferraz17/11/2010 11:50
Esse povo de TI... so eles que podem usar livremente a net... 😈 😈 😈
Laudir17/11/2010 12:09
Leandro Ferraz escreveu:
Esse povo de TI... so eles que podem usar livremente a net... 😈 😈 😈
kkk eu sou ti hein... olha que te bloqueio tb rsrsrsrsrs
Rodrigo Tavares17/11/2010 12:20
rsrsrs....
Esse povo de TI é mau demais... 😈
😈 hehehe...
Laudir17/11/2010 12:37
Rodrigo Tavares escreveu:
rsrsrs....
Esse povo de TI é mau demais... 😈
😈 hehehe...
na verdade nao é ser maldoso... é mostrar serviço pro patrão kkkk
Laudir22/11/2010 12:24
22/11/2010
OBS.:
1- Como eu sempre informo, a qualidade das fotos nao é boa por causa da maquina que eu uso pra fotografar.
2- A planta não está em uma "lata enferrujada". Devido a falta de qualidade da foto, alguem pode confundi-la, mas na verdade é uma bacia de plástico e "BEEM" perfurada.
nickyfury22/11/2010 15:22
bonsai
Laudir, sua intenção em seguir um modelo natural esbarra num contrasenso: sua planta apresenta dois galhos com curvas muito destacadas, isto é, em forma de U invertido. A arvore/modelo, porém, só apresenta um unico galho com uma curva levemente posicionada. Então, é importante vc mudar isso, para transmitir maior naturalidade para sua planta. 😄
Um outro ponto a ser destacado é o corte nos galhos. Todos os galhos deverão sofrer cortes, visando reduzir seu comprimento ao minimo possível. Isso irá permitir que novas brotações surjam, sendo com elas que vc poderá formar uma ramificação lateral fina, adequando melhor seu trabalho, que se tornará bem mais técnico e preciso. 😄
Um dos arames presos ao tronco, mostrado na primeira foto, apresenta-se muito solto. Isso, além de não permitir uma ancoragem correta, dificulta a educação do galho aramado com o segmento desse arame, ficando muito solto. O arame deve ser firmemente preso ao tronco, não apertado, mas firme. Isso estabiliza o arame, permitindo a educação correta do galho. 😲
O ápice deverá ser mais reduzido, principalmente no comprimento dos galhos que o formam, bem como na eliminação da continuidade do tronco, que está muito acima dessa ultima parte da copa. Pode parecer contraditório abandonar o comprimento dos galhos atuais, como eles estão, cortando-os para formar nova estruturação a partir de novas brotações, mas é assim que funciona.
Com as novas brotações, vc terá maiores possibilidades de trabalho, pois irá selecionar os galhos mais bem posicionados com que lidar na continuação da formação estrutural. Lembrando que galhos antigos, como os da arvore modelo, se abrem lateralmente, como os dedos de sua mão aberta e separados exemplifica, o que pode ser facilmente obtido num galho de arvore bonsai com a ramificação fina lateral.
Com ela, tambem, sua planta irá adquirir maior densificação, isto é, mais folhas e mais próxima do tronco, fortalecendo a planta como um todo, visualmente falando. 😄
Aramar apenas por aramar, não irá formar nada. Melhor teria sido perder um tempinho desencapando os fios, cortar os galhos reduzindo seu comprimento e só então aramar o que de fato precisasse, o que ouso dizer que seria o minimo, inclusive. 😲
Tiago R22/11/2010 15:26
😲 qual será a altura daquela árvore?
Laudir22/11/2010 20:46
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Laudir, sua intenção em seguir um modelo natural esbarra num contrasenso: sua planta apresenta dois galhos com curvas muito destacadas, isto é, em forma de U invertido. A arvore/modelo, porém, só apresenta um unico galho com uma curva levemente posicionada. Então, é importante vc mudar isso, para transmitir maior naturalidade para sua planta. 😄
Um outro ponto a ser destacado é o corte nos galhos. Todos os galhos deverão sofrer cortes, visando reduzir seu comprimento ao minimo possível. Isso irá permitir que novas brotações surjam, sendo com elas que vc poderá formar uma ramificação lateral fina, adequando melhor seu trabalho, que se tornará bem mais técnico e preciso. 😄
Um dos arames presos ao tronco, mostrado na primeira foto, apresenta-se muito solto. Isso, além de não permitir uma ancoragem correta, dificulta a educação do galho aramado com o segmento desse arame, ficando muito solto. O arame deve ser firmemente preso ao tronco, não apertado, mas firme. Isso estabiliza o arame, permitindo a educação correta do galho. 😲
O ápice deverá ser mais reduzido, principalmente no comprimento dos galhos que o formam, bem como na eliminação da continuidade do tronco, que está muito acima dessa ultima parte da copa. Pode parecer contraditório abandonar o comprimento dos galhos atuais, como eles estão, cortando-os para formar nova estruturação a partir de novas brotações, mas é assim que funciona.
Com as novas brotações, vc terá maiores possibilidades de trabalho, pois irá selecionar os galhos mais bem posicionados com que lidar na continuação da formação estrutural. Lembrando que galhos antigos, como os da arvore modelo, se abrem lateralmente, como os dedos de sua mão aberta e separados exemplifica, o que pode ser facilmente obtido num galho de arvore bonsai com a ramificação fina lateral.
Com ela, tambem, sua planta irá adquirir maior densificação, isto é, mais folhas e mais próxima do tronco, fortalecendo a planta como um todo, visualmente falando. 😄
Aramar apenas por aramar, não irá formar nada. Melhor teria sido perder um tempinho desencapando os fios, cortar os galhos reduzindo seu comprimento e só então aramar o que de fato precisasse, o que ouso dizer que seria o minimo, inclusive. 😲
Suas críticas são ótimas, pois vêm sempre alicerçadas em dicas e técnicas que fortalecem o conhecimento de iniciantes como eu.
Sobre o modelo da natureza, na verdade faltou eu dizer que o modelo a que eu me referia era sobre a distribuição dos galhos tentando formar patamares semelhantes à esta da natureza.
Quanto ao novo ápice que vc, sem demagogia, me deu uma aula, eu nao podei por falta de conhecimento e medo de acabar danificando uma parte que poderia ser muito importante para a estruturação da planta. Mas agora, com o seu aval, eu vou dar uma estudada melhor para dar um "jeito" neste ápice.
Sobre o arame: eu tinha passado um arame desde a base (enterrado ao substrato). Mas, devido a falta de arame, inocentemente fui e cortei uma parte deste para usar em um galho "rebelde". Vou tentar dar uma firmada melhor neste arame sim.
Laudir22/11/2010 20:47
Tiago R escreveu:
😲 qual será a altura daquela árvore?
Quase uns 25 Metros de altura.
Leandro Ferraz02/01/2011 12:56
opa tava sumido!!!
vi seus novos projetos parabéns...
quando puder entra ai no msn para batermos um papo.
Laudir03/01/2011 01:48
Leandro Ferraz escreveu:
opa tava sumido!!!
vi seus novos projetos parabéns...
quando puder entra ai no msn para batermos um papo.
vou ficar sumido por mais uns 15 dias até normalizar as rotinas.
Estou mudando de cidade na quinta... Vou assumir o pastoreio de uma igreja a uns 400 km de distancia daqui.
Laudir22/08/2011 00:14
Laudir02/03/2012 12:45
Aramei de forma mais correta, eu acho...
a máquina falhou e amanha eu vou tirar mais fotos.
No círculo vermelho eu destaco uma imensa falha.

Rodrigo Tavares02/03/2012 23:39
Oi Laudir, não consegui ver as fotos...