Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinheiros desde a semente

12
Moreno18/07/2011 22:06
as minhas estao no mesmo estagio, tanto as de PN quanto de PV
estou esperando tb para fazer o sashiki....
Renan Leite Gaigher18/07/2011 22:36
Rafael Pontes escreveu:
Olá Nicky!
Como eu disse ao Lrgullo, tenho duas "murtas" que eu plantei a semene e elas germinaram. ficaram algum tempo num vaso juntas pra desenvolver, depois eu passei pro escorredor, pelo visto muito cedo...
aí vão fotos delas:

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Eu tenho que proceder com o sashiki também, ou já é tarde demais?
mantenho elas no escorredor?

Obrigado!

Abraço!

Achei uma mudinha de murta muito bonita na fazenda do meu avô depois vou postar fotos dela
CARLOVICH25/07/2011 18:08
LR... tudo bem?!
De onde pegou as sementes?! tem o contato ainda!... quanto pagou?

pelo menos sabemos que as sementes deste fornecedor geminam...!
Agradeço a dica!

abçs!
Lrgullo26/07/2011 08:12
Olá Carlo!

ano passado comprei 15, este ano 30. em lugares diferentes segue os nomes:
a deste ano foi neste link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-184457238-sementes-de-pinheiro-negro-ideal-para-bonsai-frete-gratis-_JM a loja é esta: http://perfil.mercadolivre.com.br/CASA.DA.SEMENTE
vc ve um alto índice de qualificação

no ano passado foi neste:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194061295-sementes-de-pinheiro-negro-japons-p-mudas-bonsai-ou-arvore-_JM a loja é esta:
http://perfil.mercadolivre.com.br/ILHABONSAI
este ja vi pessoas reclamando que não germinaram ou que pessoas foram prejudicadas por algum tipo de falha, segundo elas, do vendedor.

Comigo foi tudo normal. Vi que vc é de sp, em Atibaia/SP tem um senhor bem famoso com pinheiros negro, o Hidaka, talvez se vc conseguir ir ou falar com alguém de lá, eles te enviam sementes...

Como dizem, mercadolivre é arriscado. Mas comigo por enquanto, 100% de compras bem realizadas, até com outras coisas, o lance é achar uma boa pessoa e conversar o bastante suficiente por email. que faz da compra ser mais por email do que pelo mercado livre.

Das sementes deste ano, esta semana mais duas pularam para fora da areia.. \o/

Abraço e boa sorte!
Lrgullo02/08/2011 23:41
Ao procurar um substrato bom para meu pinheiros-negros encontrei 3 indicações próximas:

1: 80% de areia peneirada, 10% de condicionador de solo industrial e 10% de argila refratária de boa procedência peneirada, vaso profundo.
2: 80% de areia peneirada e 20% de Plantax (oq é plantax: "material vendido pronto onde contém dentre outras coisas por: vermiculita, fibra de coco e de pinus queimadas. Muito rico em humus, permite boa drenagem e favorece a emissão de novas raizes, cuidando de sua proteção e manutenção."😉 ou seja algo bem organico
3: 100% de areia grossa de rio, sem peneirar, dessas usadas pela construção civil.

O fato comum é ser bem drenante...

o problema da primeira que citei é que não sei oq é nem onde encontro condicionador de solo industrial e argila refratária, pelo nome deve ser caro, rsrsrs.
A segunda pensei em trocar o tal do plantax por um solo que compro em lojas que é terra misturada com varias coisas q vem bem escura quase preta.
e a terceira tenho receio de testar por parecer mto simples... mas foi esta que usei para germinar minha safra 2011 =D

minha pergunta é alguém que teve experiencia onde o pinheiro mais gostou... oq vc usou?

abraço!
Lrgullo02/08/2011 23:45
na verdade eu gostaria de uma resposta mais específica...
qual mistura o Hidaka usa... 🙄
prumodeq16/08/2011 09:40
Gullo

Argila refratária é o mesmo que argila expandida, aquela vendida em floriculturas e lojas de jardim, porém para bonsais tem que comprar a quebrada e/ou de menor granulatura (acho que é a 500). Eu compro em um distribuidor aqui na região metropolitana de Curitiba e custa R$25,00 o saco de 40Kg. Desde que o Elio (da APB e grande participante aqui no fórum) deu a dica eu não perco mais meu tempo quebrando tijolos e telhas...

Quanto ao substrato do PN, é necessário ter matéria orgânica, pois sem elas as micorrizas não se desenvolvem e as mesmas são essenciais para os pinus...

Eu transplantei dois pinus esta semana e usei a mistura:

70% de material inorgânico (argila expandida, caqueira, pedrisco, areia grossa, etc...)
20% de solo industrial
10% de casca de pinus triturada (muito bom para as micorrizas)

Tudo peneirado para evitar material muito fino ou muito grosso.

Abraços
prumodeq16/08/2011 09:45
Ah... o Plantax (plantmax, sei lá) não é mais fabricado, por isso que vc não acha para vender...
EZEQUIEL JUNIOR16/08/2011 09:55
prumodeq escreveu:
20% de solo industrial

Do que realmente se trata este material?
Lrgullo16/08/2011 11:00
Valeu Prumodeq!!

faço a mesma pergunta que o amigo Ezequiel, Solo Industrial? seria aquele solo que compramos que vem misturado, que é quase preto?

Dos três que tenho, transplantei 1 deles para uma bacia bem perfurada com 80% de areia + 20% daquelas terras compradas que é mistura de humus, terra e outras coisas....

os outros 2 quero ver ainda como fazer, posso esperar para transplantar até começo de setembro, certo?
João Paulo Batista Lyrio16/08/2011 11:08
Caramba, muito massa.
Mais aqui, como acho a semente do pinheiro ?

Fica na pinha ?

Naquelas escamas que ela tem, ou é interna ?

Tenho uns miudinhos tbm http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=4440160188644525347&aid=1313394960 mas coletei já com uns 5 a 10cm.

Vou acompanhar para tbm trabalhar os meus.
Abração.
Lrgullo16/08/2011 11:23
João, comprei pelo mercado livre... só pesquisar lá e ver se o vendedor tem boa reputação... as sementes de pinheiro negro não sei como saem da árvore, nunca vi, ja recebi elas separadas, são bem pequenas, por volta de uns 5mm cada...

abraço!
prumodeq17/08/2011 10:08
"Solo Industrial" hehehe, soou estranho, na verdade é "condicionador de solo industrial", ou seja, mistura de terra, turfa, adubo e outros itens, sendo produzido de forma industrial

A ideia é usar um material orgânico de origem "garantida". Ou seja, ao invés de usar terra de solo comum, utiliza-se um preparado industrial com toda matéria orgânica já "curtida", "livre" de ervas daninhas, ph equilibrado...

Eu uso um, acho que é Top Garden, que é praticamente pura turfa.

Lembrando sempre de peneirar antes de usar.

Abraços
Lrgullo28/12/2011 20:02
segue a saga dos meus 3 pinheiros, agora plantados no chão, só que tive que mexer em dois deles mesmo depois de plantados, vamos ver se eles não acham ruim e continuem vivos =D
estes são os do meio de 2010...
plantei todos no esquema do plastico em baixo para não ter uma rais reta para baixo

Quero deixar este crescer livremente sem virar bonsai... é a ideia que tenho agora mas posso mudar... quem sabe

este da para ver 2 galhinhos se formando no meio dele, o que for pra cima deles é galho de sacrifício
vou esperar um pouco para dar mais tração e deixar o tronco mais curvado

este também tem galhos no meio e o restante de cima é para engrossar e depois sacrificá-los
também vou esperar um pouco para dar mais tração e deixar o tronco mais curvado

os de 2011 estão ainda na bacia esperando alguém adotá-los para plantio no chão... ou eu ter uma prateleira para comprar vasos individuais...
destes de 2011 eu tentei 6 sashikis (aquele procedimento de estaquia ainda novinhos) as 6 deram errado e morreram... não sei se eles não gostaram da coca-cola uahuahuahuauh mas uns dias dei mancada pq mudei de casa e esqueci deles por 2 disa... ai pode ser isso tbm... mas tentarei em 06/2012 mais uma vez... estou gostando da brincadeira de ver eles crescerem... talvez nem virem bonsais... mas acompanhá-los crescendo tem sido mto prazeroso...

abraços e até!
Lrgullo17/01/2012 13:41
Enquanto se passou o tempo, mtas coisas aprendi e ouvi... ontem vasculhando a net achei um quadro de como aramar e como remover as agulhas do pinheiro negro.

resolvi traduzir e vou postar aqui, local que está se tornando o diário das minhas mudinhas... já li e reli este post e as dicas dos amigos várias vezes e sei q vou ler mais... por isso vou postar aqui, tanto para indicar para as pessoas como para pegar opiniões dos mais experientes quanto a se está certo ou não... eu simplesmente traduzi e tentei deixar entendível, pq a imagem original tinha a leitura da direita para a esquerda, oq nos confunde um pouco...

Até mesmo o processo, o correto é Hanuki mesmo?

aproveito para repetir a tabela de cultivo que foi editada em outro post deste forum (o processo hanuki está neste ciclo no mês 6)
ROSIMEIRE E. G.25/01/2012 13:14
ACOMPANHANDO!!!
Seph190310/05/2013 09:17
Pessoal

Muito bom o tópico...com excelentes dicas...
Minha duas perguntas são: o processo de germinação descrito no tópico
pode ser usado para o pinheiro vermelho (Pinus densiflora)?
Em resposta afirmativa, as sementes podem ser plantadas ao fim do mês de maio com
intuito de efetuar a poda da raíz no início da primavera?
Abraço
Victor18/05/2013 15:28
Duas coisas que eu já desisti de comprar aqui no RJ.

Condicionador de solo industrial e sementes pela internet.
Todas as últimas que eu comprei pelo ML não germinaram...

Alguém conhece algum site que venda sementes?
Profeta11/05/2015 12:57
Cara, eu comprei no ML sementes de Pinheiro Negro. Moro na cidade do Rio e das 11 sementes que afundaram no copo d'água, depois de 20 dias, apenas 2 estão crescendo e quase perdendo a casquinha. O problema é que plantei em solo areia 50% terra adubada 50%
Lrgullo11/05/2015 14:04
a taxa de germinação é baixa mesmo,
dizem que para ter uma taxa alta é preciso ser de pessoas bem confiáveis.

das minhas que comprei a quase 5 anos, tenho 3 mudinhas vivas...

isso q nos ultimos 2 anos elas ficaram bem largadas.

Mas é isso, de ML é por ai a taxa, se pesquisar por fontes mais seguras tem melhores resultados.

No mais, aconselho a comprar mudar com 2 a 3 anos, costumam custar por volta de R$20 a R$30...
mas varia mto

mas o prazer de fazer de sementes tem sido incrível.

abraço e boa sorte!
João Pinheiro16/05/2015 09:02
Amigo Lrgullo,

Que tópico interessante e rico em informações!
Aproveito para deixar o vídeo do sr. Hidaka acerca de todo o processo de plantio e crescimento do Pinheiro Negro. https://www.youtube.com/watch?v=lBg451nJpb4

Este mestre deixará saudades. Fiquei sabendo que atualmente seu viveiro é cuidado por sua discípula Regina Suzuki e que ainda recebe visitas lá em Atibaia. Se Deus quiser, ainda irei para lá.

Gostaria de ver como aqueles Pinheiros de 2010 estão hoje, 5 anos depois!

Parabéns pelo trabalho das traduções.

Grande abraço,

João Pinheiro.
Haamy Daldegan23/08/2015 18:22
Belo post. Acompanhando !!
12