Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Como podar galho primário nascendo

12
alefrangel11/12/2010 16:56
Como podar galho primário nascendo
Gostaria da opinião de como podar este galho que está nascendo.

Havia um galho primário um pouco acima deste, porém o mesmo quebrou no início do ano. Recentemente começou a brotar este galho, só que está perto da base do tronco. Será que vai dar certo e deixo ele crescer para substituir o antigo?

Caso positivo, ele só está crescendo para cima e já está ultrapassando os galhos superiores. Se eu podá-lo pela metade ele pára de crescer e começará a ramificar nascendo os galhos secundários?

Rodrigo_Dias_RJ11/12/2010 17:53
Alefrangel,

Umas das caracteristicas que deixam uma planta interessante é a proporcionalidade dos galhos, galhos grossos embaixo e afinando conforme a altura.

Aparentemente achei que o galho da esquerda ficou bom como primeiro galho.

Esse galho que esta nascendo inicialmente ficara muito fino, ira demorar para engrossar, para isso vc teria que tracionar e deixar crescer.

Eu particularmente tirava esse galho novo e deixava o da esquerda como primeiro
neiluis11/12/2010 17:57
nao creio que seja o ideal deixar este galho ai
acho que vc deve retirar ele
corte e use uma boa pasta cicatrizante
pois sua arvore esta bem encaminhada ja...
Nikkei 10011/12/2010 19:42
Pelo porte da sua planta este galho referido está muito baixo. Eu nem pensaria em mantê-lo na planta, já eliminaria ele.
Que espécie é exatamente?
LEAO11/12/2010 19:47
Corta fora.
Leandro Ferraz11/12/2010 19:55
passa a faca nesse broto...
Nikkei 10011/12/2010 20:04
Parece que a opinião do galho é uma só.
Não pediu a opinião sobre o resto da planta, mas vou dar meu pitaco: Acho que tem uma bela planta aí, com boa estrutura de base. Se quiser pode melhorar a parte aérea, fazendo o que chamam de "refinamento", para melhorar ainda mais esta planta. Se tiver interesse... 😉
Rakki11/12/2010 22:41
Alefrangel,

Umas das caracteristicas que deixam uma planta interessante é a proporcionalidade dos galhos, galhos grossos embaixo e afinando conforme a altura.

Aparentemente achei que o galho da esquerda ficou bom como primeiro galho.

Esse galho que esta nascendo inicialmente ficara muito fino, ira demorar para engrossar, para isso vc teria que tracionar e deixar crescer.

Eu particularmente tirava esse galho novo e deixava o da esquerda como primeiro

O nosso colega rodrigo disse tudo 😂
Filipe Henrique12/12/2010 00:27
PRA SER DO CONTRA,
somando ao que disse o nikkey eu usaria esse galho pra fazer um enxerto na parte da planta que pedeu um galho que acredito fazer parte da estrura basica da planta;

faria o enxerto bem proximo de onde o galho toca o tronco, e usaria esse angulo da foto como frente.
pra facilitar maiores detalhes sobre a opição que dei, caso ache interessante,
poste mais fotos de outros angulos da planta.

abraços
Filipe Henrique12/12/2010 00:29
se ainda for o caso e queira podar esse galho galho que considero como broto ladrão, faço-o arrancando com a mão, fica menos visivel em menos tempo.
abraços
Elio12/12/2010 15:46
Acho a idéia do Filipe em fazer dele um enxerto no local onde ele toca a curva do tronco, muito boa!
Não agora mas depois que o galho lignificar e criar uma casca que consiga vingar como enxerto. Depois que o enxerto pegar, deixe o ramo crescer livremente até atingir a espessura desejada para a posição dele.

Caso contrario, se não desejar usá-lo para enxerto, como a maioria disse: Corta!

abraço
alefrangel12/12/2010 17:36
A espécie é um Ligustrium. Irei fazer uma pequena poda e colocarei mais fotos amanhã com outros ângulos.

Quando comprei o bonsai ele era como na foto abaixo, possuia um galho primário em baixo do lado direito. Com a quebra deste galho ele perdeu a estrutura triangular que ele tinha. Gostaria de outro galho no lugar.

Será que fazer enxerto vai dar certo?

Elio12/12/2010 19:06
Com certeza dá certo, ainda mais que o galho a ser enxertado não precisará ser cortado e implantado.´
Contudo, todfo enxerto requer alguns cuidados especiais:
Como fazer o corte no tronco; como descascar a parte a ser enxertada, assepsia, amarração, etc.

abraço
Filipe Henrique12/12/2010 20:52
intaum brother,
a dica segue como opição, ter mais colegas compartilhando da visão é um bom indicador de que se trata de um vaminho viavel e sensato.
vc vai ter um tempinho pra ver como fazer isso da melhor forma, como disse o aElio, é cedo pra fazer o procedimento. Vou tentar achar algumas revistas que tem materias a esse respeito e postar aqui durante a semana.

abraços
alefrangel13/12/2010 09:20
Seguem mais fotos com novos ângulos. Não possuo muita experiência em cultivar bonsai, este aí eu comprei em uma loja e está comigo faz um ano e meio. Porém tenho o maior cuidado com relação a rega, poda e adubação. Não entendo muito de aramação e técnicas de enxerto. Se vocês acham que o enxerto ficará bom e devolverá a estrutura que ele possuia, acho que tentarei fazer com as dicas de todos.

Se tiverem materiais para auxiliar ficarei grato.

Filipe Henrique13/12/2010 10:18
alefrangel,
como eu já suspeitava, essa já foi a frente da sua planta;

pode voltar a ser, recuperando aquele galho perdido...
quanto as materias, por hora vou ficar devendo, to dando ALT + TAB, relatorioa pagina do atelier, haushaushas
mas ainda essa semana eu posto.

na pagina do atelier do bonsai tb tem muitas materias boas inclusive sobre cuidados basicos, adubação, aramação e enxertia...
segue o link
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html

vlw..
abraços
alefrangel14/12/2010 09:48
Tem algum risco para o meu bonsai o enxerto? Ou o máximo que pode acontecer é o galho não vingar?
Filipe Henrique14/12/2010 11:30
sem riscos para a planta, no maximo o enxerto não pega, nem o galho que sera usado corre risco de secar!

viu os links que te mandei?!

abraços
Filipe Henrique14/12/2010 12:55
Iaew brother, confundi a postagem eu não postei links aqui!

aqui tem varias materias que podem te ajudar a tirar algumas duvidas,

http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html

para facilitar o entendimento do processo achei imagem auto explicativa:

mas ainda vou postar materias completas até essa sexta feira.

abraços
alefrangel14/12/2010 14:19
Filipe escreveu:
sem riscos para a planta, no maximo o enxerto não pega, nem o galho que sera usado corre risco de secar!

viu os links que te mandei?!

abraços

Dei uma olhada no link que você postou aqui do próprio site "atelierdobonsai" e li bastante a respeito de aramagem, poda e etc, porém não vi nada a respeito de enxerto. Então, se puder enviar algo te agradeço Filipe, fico no aguardo.

O que eu devo fazer por enquanto? O broto está só crescendo para o alto e daqui a pouco vai ultrapassar a copa...rsrsrs
Será que posso cortar ele pela metade, ou devo deixar ele crescer livremente?
Elio16/12/2010 16:20
Alefrangel, deixe esse ramo crescer livremente para que ele lignifique, crie uma casca que possa servir de enxerto.

abraço
alefrangel18/02/2011 15:59
Prezados, seguindo a sugestão do Filipe e Elio, eu deixei este galho crescer com a intenção de fazer um enxerto no local indicado por eles.
O galho hoje está bem grande e com 0,6cm de diâmetro.
E agora? Como devo proceder para fazer este enxerto?
Elio19/02/2011 14:28
Alefrangel, veja se o ramo já adquiriu a cor marrom, deixou a cor verde. Antes disso não dá para fazer o enxerto.

abraço
nickyfury19/02/2011 21:10
bonsai
Muito em evidência no passado, o estilo desse bonsai é chamado de Twisted style, ou seja, estilo tronco retorcido. Mais comum no Punsai, que é o nome do bonsai chinês, a versão japonesa é chamada de Nejikan, em que a torção não se evidencia em curvas, como nesse ligustro, mas sim no próprio tronco, que parece retorcer-se sobre si mesmo, criando um efeito interessante, principalmente em coníferas. 😄

Quando da introdução do bonsai em nosso país, muitas plantas originalmente vinham da China, chegando definidas, muitas delas, nesse estilo pitoresco Twisted. Com o tempo, e claro o aumento do conhecimento e divulgação dos estilos clássicos japoneses, adotados pela maioria dos bonsaistas nacionais, o estilo foi caindo em desuso, mas há quem ainda goste e aprecie esse formato. 😄

Como se pode apreciar na imagem acima, o tronco deve apresentar-se limpo, com as curvas bem visualizadas. Dessa forma, a planta do nobre colega deveria adequar-se ao estilo propriamente dito, ou seja, só deveria ter galhos acima da primeira curva, para que o movimento do tronco ficasse bem evidenciado, como pede o estilo. Qualquer brotação abaixo desse espaço visual, desqualifica o estilo, perdendo a planta a estética adequada e técnica que foi, inicialmente, projetada para ela. Além de ocultar o tronco com a massa verde da folhagem densificada. 🙄 🙄
alefrangel21/02/2011 09:33
Elio escreveu:
Alefrangel, veja se o ramo já adquiriu a cor marrom, deixou a cor verde. Antes disso não dá para fazer o enxerto.

abraço

Sim Elio, ele já adquiriu a cor marrom na parte em que toca o tronco, seria isto?
12