Uréia, como usar corretamente.
Mcdonald12/12/2010 12:40
Uréia, como usar corretamente.
Olá pessoal do atelier...
Um amigo do msn, fez a tentativa de usar uréia como adubo nos seus bonsais e o pior aconteceu.. Morreram suas plantas. Ele me disse q a dose que usou foi mínima.
primeira pergunta:
-Quando utilizar a uréia e por quê?
segunda pergunta:
-Qual a dose recomendada, já que o risco é grande.
abração à todos...
Leandro Ferraz12/12/2010 13:35
A ureia 50% dela e nitrogenio então não pode encostar na planta se não e morte na certa.
eu tinha um pouco de ureia coloquei uma colher em dois litros de agua e joguei na berada do vaso longe da planta mesmo assim ela morreu era a unica cereja do rio grande que eu tinha. 🙁
outro dia estava conversando com um agronomo ele me falou que meia colher de cha em um vaso coloca bem longe da planta e muita agua daria certo mais ai fiquei com medo e nunca mais usei
Leandro Ferraz12/12/2010 13:38
Dica
envez de usar a ureia prefira esterco de galinha ou cama de frango tem bastante "N" e não é tão prejudicial.
neiluis12/12/2010 20:43
tenho um amigo que usa em suas plantas e elas sao sadias
vou perguntar para ele e passo a vcs amanha
Pedro Reimão13/12/2010 00:34
Olha em minha vasta ignorância 😄, a ureia é um produto que precisa de um grupo muito grande de bactérias para metaboliza-la em compostos nitrogenado.
Neiluis e uma simples suposição diria que seu amigo poderia ter utilizado ureia em leguminosas que são ricas nestas bactérias, mais uma vez posso estar falando muita coisa errada, mas é o que me veio a mente agora.
SEKI - Elio Luis Secchi13/12/2010 18:38
Ureia em bonsai, melhor nunca usar. É química pura.
Torta de mamona tem nitrogênio de liberação mais lenta e é mais saudável por ser orgânica. Tenho uma agrônoma conhecida que chama a uréia de cocaína das plantas... e desaconselha seu uso em qualquer situação... De fato a uréia parece fazer a terra e a planta dar aquilo que não tem e passados seus efeitos piora o estado do substrato e da planta também...
Eu não uso, em hipótese alguma...
Mas é uma posição pessoal.
abraço
Guilherme Cahú13/12/2010 20:11
A uréia possui dois grupos amina:
Imagino que os nitrogênios estariam influenciados pela dupla ligação do carbono com oxigênio, mas, mesmo assim, diluída em água e/ou na presença de O2 a uréia poderia formar ácido nítrico (HNO3)?
neiluis13/12/2010 21:28
acho que vou desistir do bonsai
vo te que relembrar:
quimica pra continuar a adubar
fisica pra moldar um galho
matematica para podar
geografia para transplantar
historia para definir um estilo
eportugues pra escrever no forum
rsrsrsrs
brincadeira pessoal
Guilherme Cahú13/12/2010 22:26
neiluis escreveu:
acho que vou desistir do bonsai
vo te que relembrar:
quimica pra continuar a adubar
fisica pra moldar um galho
matematica para podar
geografia para transplantar
historia para definir um estilo
eportugues pra escrever no forum
rsrsrsrs
brincadeira pessoal
😉 É isso aí, o bonsai fazendo as pessoas ampliarem os seus conhecimentos! 😄
Acho que isso é o que caracteriza o bom bonsaísta! 😉
Mas não desista mesmo não! xD
Pedro Reimão13/12/2010 22:36
Pessoal na minha opnião o problema da coisa toda e simples, existe uam frase que diz o seguinte: uma coisa e remédio ou veneno dependendo da dose.
Esta maxima diz de forma simples nosso problema, a planta parecer não suportar o volume de nitrogênio, tambem foi citado a formação do ácido nítrico, acho isto compexo pois a planta captaria os nitrogênios do composto, mas uma coisa eu acho que seja verdade, há formção de ácido, pois a liberação de íons hidretos que podem se combinar a água ou ao carbono.
Bom o fato é que não devemos mecher muito com a uréia.
Guilherme Cahú13/12/2010 22:48
Justo a alta dosagem resultaria numa maior formação, proporcionalmente, do ácido nítrico, mas não sei ao certo se essa reação ocorre...
De outro lado...
Existe pouco nitrogênio no solo, em geral, e uma das funções das plantas (em geral leguminosas) é retirar o nitrogênio do ar e mandá-lo para o solo. Nas raízes, há uma associação com bactérias que trabalham em conjunto com a planta.
Daí podemos dizer que possivelmente a planta regule essa dose de nitrogênio conforme suas necessidades. Tendo nitrogênio no solo, ótimo, mas em excesso, isso se torna um problema.
Onde quero chegar é justo aí. Se esse excesso afeta a planta, como ele a afeta? Haveria real produção de ácido nítrico, o que prejudicaria o vegetal?
Pedro Reimão13/12/2010 22:50
Olha temos muitas variantes para analisar.
Trabalhamos com um composto orgânico que é a ureia, temos como pricipal reagente da historia a água, so que temos que analisar como o solo interfere nesta reação temos tambem que analisar como a planta absorve a amonia.
Guilherme Cahú13/12/2010 22:54
É verdade, você tocou em pontos bem importantes também...
Quando puder, vou ver se falo com minha professora de química, ela deve me esclarecer algo...
@neiluis, inclua biologia na sua listinha também! ;D
Pedro Reimão13/12/2010 23:19
Pessoal estive lendo, as reação orgânicas são muito complexas mais achei algumas coisa que são relevantes, a reação da ureia acidifica muito o solo, aumenta a salinidade do solo e outra coisa a metabolização da ureia se da de forma eficiente nas folhas.
Destas formas nossas plantas se desidratam pelo sal e tem suas raizes corroidas, quanto ao metabolismo em folhas irei ler mais para dizer sem ha forma de administração segura via foliar.
Guilherme Cahú13/12/2010 23:27
OK, falei com um amigo meu que trabalha e estuda sobre análise de solos.
Ele me disse que a uréia reage com água formando NH3 (gasoso) e NH4+ mais CO2 (também gasoso).
O NH4+, que é um íon cátion¹ se une com o OH- da água² formando NH4OH, que é uma base. É o hidróxido de amônio, uma base que, neste caso, chega a afetar suas raízes.
Por outro lado, a reação da uréia com água também produz o gás NH3, a amônia. A liberação de NH3 gasosa afeta a planta, podendo levá-la à morte.
Esqueçam o ácido nítrico ^^".
Notas
¹ Íons cátion: íons de carga positiva.
² OH- da água: a água (H2O) vive em estado de equílibrio, produzido, por dissociação, íons H+ e OH-, qe depois se recombinam, voltando a ser H2O. Isso é perfeitamente normal e comum.
Na verdade, Pedro, a uréia chega a "basificar" o solo, já que um dos produtos da reação é uma base, o NH4OH.
Pedro Reimão13/12/2010 23:32
Não digo que estão certo mais você deve pensar uma coisa, existe na química uam constante chamada pK que define o quanto uam coisa se dissocia, quando você diz que o ion NH4+ reage com o ion OH- você deve lembrar que sobra ion H+ o que leva este ion a reagir com água e formar ion H3O+ que é uma poderoso ácido o que me leva a crer que neste caso sua base conjugada é fraca, por isso acredito que o solo não se alcaliniza e sim acidifica.
Qualquer erro desculpa, periodo de estudo.
Mcdonald14/12/2010 01:52
Noooooooooooooooooossa... uma verdadeira aula...... que incrível, e se alguém por ventura ler este tópico um dia e já tiver colocado a uréia no substrato... se regar bastante anula o efeito da uréia ou piora ainda mais?
Leandro Ferraz14/12/2010 10:18
no fim não entendi nada 😲
mais tambem quem mandou fugir das aulas de quimica. 😂
Guilherme Cahú14/12/2010 14:05
Realmente, há o problema dos íons hidrônio...
Então vamos a uma conclusão mais abrangente e a uma tentativa de explicação mais simples:
A reação da uréia com água produz NH4+, NH3 e CO2, sendo este último não tão importante nesse caso.
O NH4+ reage com a hidroxila da água (OH-), formando o hidróxido de amônio, o NH4OH, que é uma base e que pode atacar as raízes da planta, já que permanece na solução.
Ou seja, quando você colocar uréia e água em um vaso, o hidróxido de amônio estará lá, podendo atacar as raízes do vegetal.
O NH3, a amônia, sai da solução porque é gasoso, mas mesmo não estando no solo, esse gás, em contato com as folhas da planta, causa prejuízos para ela também.
Vamos lembrar que a água, em sua auto-ionização, se separa em H+ e OH-. Estes íons se recombinam novamente, voltando a formar água, H2O.
Como o íon amônio, NH4+, pega um OH- da água, fica sobrando um H+, que pode ser recombinar com uma molécula de água, formando o H3O+, que é altamente ácido e também permanece na solução.
Daí, de acordo com a localização e/ou escoamento do NH4OH ou do H3O+, um desses dois, ou os dois podem atacar as raízes da planta.
O H+ também pode se recombinar com outro elementos, formando várias outras coisas.
Enfim, só é recomendado o uso de uréia em quantidades exatamente certas, visto que a formação de NH3, NH4OH e/ou H3O+ pode prejudicar potencialmente o vegetal atacado.
--------------------
@Mc: quanto mais você regar, tendo ureia lá, mais você vai diluir todos esses produtos que estão sendo formados. Quanto mais diluídos, menor o efeito deles, mas aí você estaria transformando o seu vaso em um lago e já estaria lixiviando os nutrientes do substrato e... um caos total! ^^"
Portanto, é melhor ter extremo cuidado. 😉
Pedro Reimão14/12/2010 15:39
Apenas a titulo de aumento de conhecimento não citamos como o solo se saliniza.
O que ocorre é que uma reação ácido-base, que é o que ocorre com o NH4OH mais H3O+, formando sal.
Só que temos um porem, se minha contas não estão erradas o NH3OH é uma base fraca e o H3O+ um ácido forte, gerando assim o sal de carater ácido, que ao sofrer hidrolise salina abaixa o pH do solo.
Bom acho que ta tudo muito bem dito.
neiluis14/12/2010 17:07
desculpa pessoal de tudo isso
ai em cima
quer dizer entao que
"nao use ureia"
Guilherme Cahú14/12/2010 17:48
Pedro, é NH
4OH ^_^
Mas acho que isso aí que você disse tá certo mesmo.
"nao use ureia"
É isso aí! ;D
Pedro Reimão14/12/2010 18:07
Desculpa o erro 😮ops:.
Bom pessoal dando um final mais bonitinho, as raizes se desidratam pela salinidade e ainda são destruidas pelo baixo pH.
Resolvido.
Mcdonald15/12/2010 00:12
Nooooooooooooossa... não achei q uma pergunta tão boba iria se transformar numa aula de química... mas isso é bom pra gente saber o quanto é perigoso então o uso da uréia.... será q os senhores ai de cima saberiam com suas fórmulas qual seria o valor exato de uréia para se usar em um vaso de bonsai. Mas mesmo assim eu não me arriscaria pois vi q causa mais mal do que bem... mas só pra ficar registrado...
Guilherme Cahú15/12/2010 10:50
@Pedro: sem problemas! ;D
@Mc: Eu particularmente não sei... Isso fica para alguém mais especializado no assunto, ou alguém que já detém a informação ^_^
Se fóssemos descobrir, do zero, teríamos que fazer diversas experiências... além o monitoramento da planta... ^^" O que seria meio trabalhoso.... 😛
E sua pergunta não foi boba 😛
Apenas tentamos explorá-la ao máximo, o que deveria ocorrer com todos os outros tópicos o fórum. Há muito o que se explorar em termos biologia, pedologia (análise de solo), química (como agora), etc. 😉