Goiaba (Ex-Pitanga) - (Nelson)
nelsonoliveira18/12/2010 16:51
Goiaba (Ex-Pitanga) - (Nelson)
Olá Pessoal,
Seguem fotos dessa Pitanga recém adquirida. Espero contar com a ajuda dos amigos para condução da mesma.
Junto com o Hibisco que postei agora há pouco, são duas plantas que, julgo eu, podem dar belos bonsais e serão minhas primeiras "cobaias" com mais qualidade, portanto, agradeço muito a orientação dos amigos do fórum.
Seguem fotos de todos os ângulos e do nebari da planta. toda e qualquer ajuda é EXTREMAMENTE bem vinda e desde já agradeço.

Abraços!
Nelson
gabriel strucker18/12/2010 17:04
ibreath pela folha e pelo tronco ta me parecendo uma jabuticaba !!!!
nelsonoliveira18/12/2010 18:17
Pitanga/Jabu
Oi Gabriel,
Brigadão pela resposta.
Olha só, na hora de comprar também fiquei na dúvida, me garantiram que era pitanga, e agora eu pra verificar, masserei uma folhinha e o cheiro é realmente de Pitanga. Será que as folhas da Jabu também tem cheiro parecido?
Enfim, agora fiquei na dúvida novamente...hehhehehe. Enfim, vejamos quando vierem as primeiras brotações...
Abraço!
PS: Tem algum tipo de "teste" q eu possa fazer pra confirmar, ou, mandar alguma outra imagem pra vocês tirarem essa dúvida?
PS2: Nao que esse assunto nao seja importante, no entanto, lembremos do foco em relação à condução da planta.
Abraços!
Pedro Catarin18/12/2010 18:22
Espere mais um pouquinho, em (no máximo) 2 semanas ela terá brotações novas, aí dará para verificar melhor.
Abraços!
gabriel strucker18/12/2010 18:23
olha vc podesperar uma nova brotaçao e poste mais fotos e veremos se e uma pitangua ou uma jabu vlw 😄
Leandro Ferraz18/12/2010 20:54
pelo tronco é jabuticaba.
edson060518/12/2010 22:17
Eu também apostaria em jabuticabeira. A segunda e terceira fotos mostram forquilhas típicas da espécie. As folhas da jabu maceradas tem cheiro de "folha" mas as da pitangueira tem o agradável cheiro da própria pitanga...
Edson.
Mcdonald18/12/2010 22:18
concordo com o pessoal... acho q é jabuticaba tb.. tenho os dois exemplares e não creio ser pitanga....
é esperar pra ver...
Paulo César Morais19/12/2010 01:16
pra mim é jaboticabeira.
tenho certeza que não é pitangueira.
nelsonoliveira03/01/2011 03:45
Goiaba!
Pessoal,
Nem um nem outro. A planta em questão é uma goiabeira. Novamente masserei uma folha e o cheiro e sabor sao caracteristicos da Goiaba. Além do mais pesquisei na internet e pelo desenho da folha, confirmei a suspeita.
Enfim, pelo menos ja descobri a especie. ehehehh. Em breve coloco fotos de como ela está apos uma poda e reenvase (coloquei num vaso maior e troquei o substrato por um mais rico e drenante.)
Abraço!
Mcdonald03/01/2011 10:46
Caraaaaaaaaaaaca.... esta plantinha enganou a todos... kakakakakakakak
ainda bem q sabe agora né.. mas ta com um porte bom... dá pra fazer muita coisa.....
boa sorte.....
Mauricio Lutz03/01/2011 11:17
Caro amigo a goibeira tem uma folha umas 3 vezes maior que essa sua, to fechando com a galera, isso é uma Jabu 😲
Abraço 😉
neiluis03/01/2011 11:59
realmente o lutz tem razao ta mais pra uma jabuticabeira mais so teremos serteza quando vierem as novas brotaçoes
esperamos entao...
Leandro Ferraz03/01/2011 12:48
tem nem como questionar isso e uma jabuticaba hibrida... so se eu tiver muito mais muito enganado mesmo.
Laudir03/01/2011 13:25
tira fotos das folhas ....
nelsonoliveira03/01/2011 16:09
Seguem as fotos:
Abraços!
Darci03/01/2011 19:45
Essa folha nao é de Jabuticaba nem de Pitanga.esta parecendo uma planta que tenho aqui.Araçá do Campo.Parecida com a goiaba.
matheus01203/01/2011 22:34
jabuticaba
Ola, parece realmente uma jabuticaba.
Existe algum clube de bonsai em nossa cidade ?
segue duas das minhas plantas:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=112017#112017
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12314
como não tenho maquina, estão desatualizadas, as fotos.
do mais, vamos manter contato.
tudo de bom !
Laudir05/01/2011 10:42
Galhos levemente peludos na base das folhas
Folhas semelhantes ao camurça
Veios das folhas em excesso
Galhos lisos ou soltando uma fina película...
GOIABA
Nikkei 10005/01/2011 10:55
Goiaba também. Acho que as folhas estão pequenas porque estão meio caqueticas ainda
Darci05/01/2011 11:47
Ainda acho que é um Araçá do Campo

nickyfury05/01/2011 12:30
bonsai
Na minha humilde opinião, não importa qual a espécie, mas sim o que fazer com ela. Por isso, sugiro reduzir a altura do tronco, aumentando sua conicidade (base mais larga, apice estreito). Para isso, veja nas linhas vermelhas onde cortar, com vistas a melhorar o tronco. 😄
Na sequencia pode aproveitar e cortar fora as duas raizes que partem do tronco, na base, pois elas não servem para nada. 😄

ROGÉRIO DIAS05/01/2011 14:41
É
DEPENDE DO QUE CADA UM QUER PRA SUA PLANTA,,,MAS EU DIMINUIRIA A ALTURA DELA,PRA COMEÇAR,E ESPERARIA UNS MESES PRA VER AS BROTAÇÕES.
joellagunasc05/01/2011 17:58
Eu vo na Jabuticaba , tambem!!
nelsonoliveira06/01/2011 04:09
Opiniao!
é isso, Nicky, enquanto esperamos as brotações (que estao bem próximas...ja vejo as protuberâncias características) vamos discutir o projeto. Já fiz uma redução significativa da planta, porém, deixei um pouco mais alta que o seu projeto, um pouco até por precaução. Deixarei mais uns dias na sombra ainda e acho que no final da semana que vem colocarei no sol direto.
Estou regando com um fertilizante liquido de manutenção, com a medida bem abaixo da recomendada, e ela está reagindo muito bem.
Ainda essa semana posto fotos de como elá está depois da poda e do novo vaso com novo substrato. o que posso adiantar é que ela está mais "verde", a seiva agora é mais perceptível, portanto, mais saudável.
Abraços!