Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Goiaba (Ex-Pitanga) - (Nelson)

123
nelsonoliveira31/01/2011 22:17
Atualizando
Apenas para fins de atualização, seguem fotos das primeiras brotações da planta. Fico animado dela estar voltando, porém, tenho achado seu desenvolvimento lento em comparacao com outras plantas. É normal que em quase um mês ela tenha desenvolvido tao pouco?

Vamos às imagens:

Brotos

Brotos por vir

A planta

Outra dúvida que tenho é em relação ao tronco. Deveria dar uma leve raspada no tronco pra facilitar as brotaçoes? Essa mesma dúvida se aplica ao meu hibisco. desde a poda drástica (mesma data dessa planta) ainda nao voltou. Está bem verde, mas nao aparecem novas brotações. Essa demora é normal ou devo fazer algo?

Abraço e desde já obrigado!

Nelson
Darci01/02/2011 06:46
Minha opiniao é de que vc deve deixa-la como esta. Ela deve se recuperar com novas brotaçoes porque aparentemente esta´muito bem.
HudsonArpini01/02/2011 14:43
eu ia optar por jabu,pelo tronco,mas as ultimas fotos das folhas me inclinaram pra goiaba,ate pq a goiabeira tbm tem o tronco meio descascado
Helio Mayer01/02/2011 15:09
Se não fosse pela folha eu ia opinar numa cerejeira do rio grande
jcmorosky01/02/2011 16:25
É jabuticaba... é igual a que tenho em casa.
HudsonArpini01/02/2011 17:31
discordo julio,olha as ultimas folhas,,e a goiaba tem tronco descascado assim como jabu
nelsonoliveira01/02/2011 21:50
E em relação ao desenvolvimento pessoal? é lento mesmo?

Abraco!
jcmorosky02/02/2011 11:51
Vou tirar uma foto da folha para mostrar a extrema semelhança. Por enquanto dêem uma olhada nestas... vejam se não é semelhante. Esta eu tenho certeza que é jabuticaba pois já comi fruto do pé!

jcmorosky02/02/2011 11:52
Hudson, você não está se pautando na postagem do Darci?
jcmorosky02/02/2011 11:56
Tô na dúvida... será que não tem como postar uma foto com alguma referência... talvez ter noção do tamanho das folhas ajude, mas parece que foi podada e está sem folhas, né?
gabriel strucker02/02/2011 12:39
a brotaçao e bem tipica da jabuticaba!!!
HudsonArpini02/02/2011 15:06
nao, o darci falou um negócio la q nao e nem goiaba nem pitanga nem jabu,to falando do nikkei e laudir q me fizeram pensar na goiaba,aí eui lembrei da folha dela,e de que o tronco tambem é descascado como o da jabu,a diferença está na folha,bem posso estar errado,mas ainda aposto em goiaba
jcmorosky02/02/2011 15:14
HudsonArpini escreveu:
nao, o darci falou um negócio la q nao e nem goiaba nem pitanga nem jabu,to falando do nikkei e laudir q me fizeram pensar na goiaba,aí eui lembrei da folha dela,e de que o tronco tambem é descascado como o da jabu,a diferença está na folha,bem posso estar errado,mas ainda aposto em goiaba

Eu fiquei na dúvida! mAs os brotos são muito parecidos com o da jabuticaba... talvez por não conhecer bem o de goiaba.
HudsonArpini02/02/2011 15:27
sei la,eu so to me baseando na folha cara,mas de qqr jeito

fica na paz aew
Darci02/02/2011 19:12
Como fui citado acima ,eu confirmo a minha opiniao. Para mim essa planta nao é Jabuticaba ,Pitanga ,e nem Goiaba.É um tipo de Araçá conforme foto postada anteriormente nesse tópico por mim.Mas o importante é ajudar o Ibreath a resolver o seu problema e dar uma boa conduçao à sua planta.Acho que deve deixar a planta brotar a vontade e depois escolher o que fazer com ela.
nelsonoliveira30/03/2011 01:56
Novidades
Pessoal,

Venho trazer novidades. A planta anda se desenvolvendo bem, porém, um pouco lentamente na minha opinião. o mais importante é que pelo menos ja esta brotando e isso me dá opcoes de conducao.

Trago junto do post algumas fotos de brotos que arranquei da planta (brotos ladrões) para ver se ajuda na identificação da espécie.

Estou adubando com adubo mineral, bem pouco e com frequencia e reguei uma vez com aminomix. Até agora ela parece ter gostado do tratamento.

Seguem as imagens:

Entrenós longos e folhas queimadas. Muito sol?

Mais uma vez agradeço de antemão a colaboração dos amigos!

Abraço.
nelsonoliveira06/04/2011 20:08
Ajuda
Alguém pode dar uma força em relacao ás folhas queimadas e os entrenós longos? isso está me incomodando. Posso fazer desfolha? Os novos galhos oriundos das brotações estão bem longos e pretendo encurtá-los. devo fazer agora que ainda estão verdes ou apenas quando estiverem lignificados (lenhosos/marrom)?

Abraço!
Gustavo Ribeiro06/04/2011 20:33
Ola!!!!

Olha , os entrenos voce so deve se preoculpar com eles quando voce estiver formando uma estrutura "final".

Brotaçoes novas sao assim mesmo cresem com vigor galhos longos , e deixa o ir !! so retira oque esta fora da sua projeção!!

E legai voce ja ter uma projeção da sua planta um estilo que voce vai seguir !! se ja tiver otimo!

Não e hora da desvolha agora !! uma forma legal de ter mais ramificaçoes dos galhos e quando ele estiver maduro voce cortar no primeiro nó.. Crescera mais brotos , e assim fazendo desfolhas, com o galhos um pouco mais maduro , podas e aramando voce vai direcionando e fomando as copas da planta!

Mais na frente quando ela estiver mais madura ,voce vai diminuir a adubação e fazer desfolhas com intuidos de diminuir os entrenos!!e o tamanhos das folhas ..

A sua planta com certeza e uma GOIABA .. ou mesmo que for um araca que nao deixa de ser uma variação de goiba ..nao tenha duvida!!

Agora quem tiver em casa JABUTICABEIRA nascendo brotos "cabeludos " e com folhas aredondas como as que voce mostrou la no começo !! pode dar uma conferida tambem que deve ter comprado do mesmo viveiro!! 🙄 🙄 🙄 🙄 🙄

Abraço e vai colocando fotos da planta pra ver a estrutura!!!
Jair Flores06/04/2011 21:17
A pitanga do (Nelson) é goiaba ou araçá, menos jabuticaba.
nelsonoliveira06/04/2011 21:55
Goiaba.
Olá! obrigado a todos desde já.

Pra começar, editei o nome do topico pra Goiaba (até segunda ordem hehehehhe)

Amigos, ainda nao tenho uma projeção, vou tirar foto dela esses dias e até o começo da semana que vem estarei colocando algumas imagens para que os amigos de forum possam me dar a orientação necessária.

Abraço!
oamit06/04/2011 22:09
SIM É ARAÇA TENHA UMA IGUAL AQUI.

😕
Bernardo Amaral09/04/2011 15:20
Uma característica marcante da goiabeira são os galhos "quadrados" logo que brotam, ela demora um certo tempo para arredondar galhos novos.
nelsonoliveira10/04/2011 23:35
Ola
Bernardo,

Nao entendi muito bem teu comentario. poderia explicar melhor?

Valeu!
Bernardo Amaral11/04/2011 08:37
A goiabeira quando emite brotação nova, esses galhos demoram até tomar uma consistência mais firme, eles são meio achatados, "quadrados" depois que adquirem consistência, começam a arredondar. lembram as ramificações de um pé de maracuja.
nelsonoliveira16/04/2011 02:37
Novas.
Olá,

Trago novidades dessa pequena. Pessoal, a coitadinha tá meio pescoçuda e parecendo um estilingue (baladeira aqui no Ceará), mas peço que levem em consideração o meu carinho por ela e o fato de eu estar aprendendo. Pra falar a verdade, essa é uma das primeiras plantas que, ao menos, mantenho viva! hehehehe.

Bem, feita a introdução, seguem fotos atualizadas da planta de diversos angulos pra que vejam como ela vem se desenvolvendo. Além disso, peço que me deem sugestoes de orientação, pois, estou meio perdido. Penso em já dar uma podada (alguns galhos já tão lignificando) e talvez aramar dando leve movimento a esses galhos podados. é certo? melhor esperar?

Conto com a ajuda dos senhores. Seguem as fotos:

Abraço!
123