Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori bougainvillea (ap. roxa) ATUALIZADO: 19/05/11

12345
Guilherme Cahú12/01/2011 19:08
É isso aí! Reutilizou o resultado da poda...! 😄
Com isso, reaproveita-se o material. É como uma reciclagem de multiplicação vegetal. 😉

Que todos os outros sigam o seu exemplo, Pedro! 😎 😉
Pedro Catarin12/01/2011 22:06
Então deixo ela lá...?

Quanto a rega, reguei só após colocá-la na "estufa", depois disso coloquei o bocal da garrafa de volta no lugar que ia a tampa, coloquei fita adesiva com alguns furos.

Ela está suando lá dentro, mas parece estar bem.

Pois é Guilherme, tem muita gente que poda uma árvore inteira e não observa os galhos retirados, confesso que eu ia jogar tudo fora, mas pensei um pouco melhor e analisei... Tirei 2 galhos bem formados da ex-copa e, na cagada (desculpem, não achei outra palavra 😮ops: ), "quebrei" a junção daqueles quatro galhos que formavam toda a copa, aí, surgiu a estaca que está na PET.

Eu acho que ela vai vingar, fiz umas estacas (que não eram nem lenhosas) frutos de uma poda de uma árvore da felicidade que tenho aqui que depois de 1 mês na garrafa PET e na terra pura bem húmida, já estão criando micro raízes, e estão verdinhas 😄

Vamo lá né, é torcer agora 😕

Alguém teria mais alguma dica? Para na próxima fazer um trabalho mais correto...?

Abraços a todos!
Guilherme Cahú12/01/2011 22:22
Muita gente pensa que árvore é um pedaço de madeira que simplesmente cresce.
Você, com certeza deve pensar o contrário. 😉

Dúvida: você está usando enraizador, ou só a sua técnica de mini-estufa?
Pedro Catarin12/01/2011 22:28
Infelizmente só a mimi estufa, o hormonio chegou atrasado nesse projeto, consegui comprá-lo somente ontem... 😕

Por isso a pergunta, estou morrendo de vontade de retira-la da PET e por no hormonio, isso iria garantir que ela vingace mais uns 70%...

Mas paciência, agora é esperar...

É, infelizmente a maioria das pessoas não tem a "cabeça feita" para pensar melhor sobre isso... Depois que alguém entra no mundo do bonsai, vê toda árvore na rua como se fosse uma pessoa, e suas próprias plantas, como suas filhas... Fica TUDO diferente.

Abraços!!!
Leandro Ferraz13/01/2011 08:09
acredito que não melhor deixar como ta e aguar com o hormônio

tipo hoje ai passa uns 3 a 4 dias aguando com agua normal depois repete.
eu costumo colocar colocar so no primeiro dia depois so se eu preparar o hormônio de novo ai jogo um pouquinho

eu ja fiz umas 7 estacas de primavera só perdi 2 assim mesmo foi pq eu mechi nela antes da hora.
Pedro Catarin13/01/2011 20:36
Ok, mas, não da problema se o hormonio ficar la no solo sem drenar? Não tem furos no fundo da garrafa, está completamente fechada...

Se não der problema tudo bem, mas, qual a quantidade que eu coloco? Tem que diluir na água?

OBS: Estou usando aquele enraizador da FORT.

Abraços!!!
Pedro Catarin14/01/2011 23:33
Os primeiros brotos apareceram hoje!
Guilherme Cahú15/01/2011 11:07
Essa promete!
Pedro Catarin15/01/2011 15:50
Promete mesmo viu Guilherme... Daqui a mais ou menos um mês eu irei colocá-la num vaso com areia, aí dará para ter uma noção do quão bom é o material.

Abraços!!!
Pedro Catarin15/01/2011 16:26
"ATUALIZAÇÃO DA ÁRVORE MÃE"

Acabei de retirar a sacola transparente que coloquei no vaso (para servir como estufa). Ela estava furada na parte de cima e afirmada no solo do vaso com palitos de churrasco.

Retirei e fiquei feliz pelos brotos que estavam surgindo. São vários, verdinhos, eles apenas saem da casca da planta. Mas, há umas "bolotas" achatadas saindo do tronco da árvore, elas são laranjadas e amarelas (mescladas), e SAEM do tronco. Onde há casca, as bolotas empurram as mesmas para poderem sair. Estou muitíssimo preocupado por que não fasso idéia do que é, é simplesmente assustador.

Espero que alguém me ajude...

Abraços!
Guilherme Cahú15/01/2011 17:03
Você teria fotos disso?
Pedro Catarin15/01/2011 19:15
Vou tirar assim que possível Guilherme... Não estou com a câmera agora... 😕

Abraços!

OBS: Alguém sabe o que é, apenas usando as informações dadas???
Pedro Catarin15/01/2011 22:57
Mais duas estacas (pequenas) ficaram de molho no hormonio e já foram para o vaso com areia. Embrulhei elas com a mesma sacolinha usada na primavera mãe.

Agora vamos ver se vinga...

OBS: Já reguei com hormonio a estaca da PET, e deixei evaporar por um tempo (retirei a tampa...).

Abraços!
Pedro Catarin16/01/2011 20:27
Atualização
"ATUALIZAÇÃO DA PLANTA MÃE"

As bolotas que estavam na planta quando retirei a sacolinha simplesmente sumiram, ficou só uma pequena marca do local onde ela estava... Mas mais delas estão a nascer só que, quando saem da casca, secam e somem... 😲

Os brotos continuam a surgir, verdinhos e completamente normais.

Hoje retirei o papél alumínio que cobria a cola branca (que usei como cicatrizante) e, boa parte do local onde foi feito o corte estava podre (estava com manchas pretas bem bizarras...). Aí raspei a casca em volta do local do corte, retirando o "mofo" que tinha, e revelanto o que penso ser a "veia viva" da planta (é uma espécie de pele que tem por baixo da casca), mas não é verde como das outras plantas que tenho, é vermelho... 😲

Uma pequena parte do tronco da planta (onde foi feito o corte) secou e apodreceu, então pretendo retira-la em breve, cortando bem rente a essa veia viva (que penso ser os vasos condutores de seiva). 😕

O tópico está um pouco confuso pois também estou confuso, mas acho que tudo ira se resolver e meu primeiro yamadori acabará sendo um sucesso! 😄

Espero que me ajudem a resolver toda essa confusão, dando uma clareada na minha mente. 🙄

Abraços a todos!
Guilherme Cahú16/01/2011 21:43
Também estou preocupado...
Acho que as bolotas eram fungos, justo pela cor que você descreveu e pelo fato de elas morrerem após a retirada da estufa (perda do abafamento e umidade concentrada).

Quanto ao resto... calma que "para tudo se dá um jeito".
O pessoal deve saber o que fazer. Aguardemos então a visão deles.
Pedro Catarin16/01/2011 22:40
Eu só deixei 2 dias a estufa e apareceram as bolotas, tinham várias, mais ou menos uma 10, aí quando começaram a secar, a frequência de aparecimentos delas diminuiu bastante (1/2 por dia) e no mesmo dia já seca e "morre".

A madeira podre não estou tão preocupado, é so cortar. Já era de se esperar que acontecese, por isso deixei esta "sobra" na hora de cortar.

Mas ainda sim estou bem confuso, essas bolotas seriam mesmo fungos? A madeira estava realmente podre? Essa "pele" vermelha debaixo da casca são mesmo os vasos condutores de seiva?

MiStÉrIo............ 😲

Abraços!
Guilherme Cahú16/01/2011 23:15
Se pegar um livro de biologia do ensino médio, principalmente da autora Sônia Lopes, você pode conferir um bom material sobre botânica.

Tenha calma, não se precipite.
Ps.: já usei, como confirmado por algumas pessoas aqui do fórum, pasta de dente como selante para cicatrização. Rápidofácilebarato! 😉
E aprovo. Usei na manutenção de umas ixoras da minha varanda e foi certinho.
Pedro Catarin16/01/2011 23:21
U.U Vou testar da próxima pois afinal, não tive sucesso com a cola de madeira...

OBS: Tem que por o alumínio para cobrir?

Abraços!
Guilherme Cahú16/01/2011 23:25
Olha, quando coloquei nas ixoras, não cobri com nada. Apenas coloquei a pasta e deixei secar. Eram ixoras de ornamentação, não iriam virar bonsai. Tinham galhos finos.
Mateus16/01/2011 23:59
Nos cortes que faço em minhas plantas eu uso cera de vela em vez de pasta de dentes...
Acho melhor,pois não sai se chover... 😉
Guilherme Cahú17/01/2011 11:52
É verdade. Com água, a pasta de dente fica mole e pode muito facilmente sair. A questão é ter cuidado e/ou availar o local onde ficará a planta.
Mas isso é assunto para outro tópico. 😉
Elio17/01/2011 16:58
Pessoal, algumas experiências com material para selar que vcs têm citado:

1. Cola. Excelente cicatrizante, contudo inibe o fechamento da cicatriz.
2. Pasta de dente, sai com chuva forte
3. Vela, quente destroi as células da borda do corte, que irão iniciar o fechamento da cicatriz.

Melhores materiais:

1. Massa de modelar
2. Tinta PVA
3. Pastas próprias (japonesas) A melhor opção!!

abraço
Pedro Catarin17/01/2011 17:03
Massa de modelar? Aquelas coloridas e tal? Por essa não esperava 😲
Tenho um monte aqui em casa, vou testar 😉

Quanto a pasta de dente, não terei problemas em usa-la pois afinal minhas plantas não ficam na chuva, o que é uma pena... 😕

Valeu pela dica Elio!

Abraços!
Guilherme Cahú17/01/2011 18:09
Também fiquei surpreso cm a massa de modelar! 😲
Obrigado também, Elio!
Mateus17/01/2011 18:49
Pois é,são tres então...Também não sabia...
Mas se retirar a cera de vela dos cortes,eles irão se fechar normalmente???
12345