Yamadori bougainvillea (ap. roxa) ATUALIZADO: 19/05/11
neiluis17/01/2011 19:09
acho que meu filho vai ficar sem as massinhas dele...
rsrsrs
Elio17/01/2011 22:20
Mateus escreveu:
Pois é,são tres então...Também não sabia...
Mas se retirar a cera de vela dos cortes,eles irão se fechar normalmente???
Boa pergunta, Mateus. Não saberia te dizer!
abraço
Pedro Catarin18/01/2011 00:01
"ATUALIZAÇÃO DA ÁRVORE MÃE"
As bolotas sumiram e pararam de aparecer, os brotos esão crescendo que nem loucos e um monte de raizes capilares cresceram na superfície do substrato.
OBS: As raízes já foram cobertas com o substrato novamente.
"ATUALIZAÇÃO ESTACA PET"
Mais 3 locais com brotos e os que nasceram primeiro já estão bem grandes.
Abraços!
Pedro Catarin20/01/2011 12:07
"ATUALIZAÇÃO DA PLANTA MÃE"
Há brotos por toda parte! Eles não param de crescer!
"ATUALIZAÇÃO ESTACA PET"
Os brotos da estaca também estão crescendo muito! Há um total de 4 brotos espalhados por ela.
Bom, gostaria de fazer um pedido, alguém que saiba mexer com PhotoShop ou Paint poderia fazer uma projeção para mim? Por mais simples que possa parecer. 😄
Abraços!!!
Pedro Catarin20/01/2011 19:36
... 🙄 ...
Pedro Catarin27/01/2011 15:41
"ATUALIZAÇÃO PLANTA MÃE"
Brotos enormes! Aprocimadamente do tamanho de uma caneta bic. Verdinhos e saudáveis. As "bolotas laranjadas" pararam de aparecer.
"ATUALIZAÇÃO ESTACA PET"
Os brotos não param de crescer e mais um monte deles estão aparecendo. Coloquei ela num vaso hoje. Haviam 3 raizes saindo do toco. Encima do substrato do vaso eu coloquei a garrafa pet invertida, visando manter o clima quentinho que estava na estufa. Parece que ela aceitou bem a mudança.
"ATUALIZAÇÃO ESTACAS PEQUENAS"
Elas estão num vasinho já faz um tempo. Uma delas (a mais fina e sinuosa) está com 4 brotos crescendo. A outra (mais grossa e reta) está com apenas um bem na base. Elas estão sem estufa mas parecem estar bem.
Abraços!
Sergio Batalini27/01/2011 16:07
E isso aí Pedrão ....
Parabens e que os espiritos da natureza te acompanhem ...
No inicio deste topico vc agradece por se importarem com vc ...
Cara , vc não sabe a inveja boa que sentimos .. vc com essa idade e já avançando nos estudos e tecnicas , logo será um bonsaista de mão cheia e terá muitos e longos anos para realizar projetos e daqui a 50 anos mostar essa primavera em exposições e aulas que dará ...
Paz , saude , sucesso e muita .... mas muita paciencia ...
PS: Vc tem o bem mais precioso de todos a seu favor : o TEMPO .
Pedro Catarin27/01/2011 16:17
😢 Ai meu Deus! Obrigado pelas lindas palavras Sérgio!!! Nunca mais irei esquecer delas! 😢
Abraços! 😄
Sergio Batalini27/01/2011 16:39
😂 Vc é um carinha muito gente boa Pedro ...
Esperto.. Esforçado .. Dedicado com um futuro brilhante
João Paulo Batista Lyrio27/01/2011 17:10
Aproveitando,
em minhas podas, costumo usar o silicone.
Comprei em um casa de material de construção, vem em um tubo tipo pasta de dente, e ele é anti fungo.
Abraço.
Pedro Catarin27/01/2011 17:45
Bonsérgio: Você que é cara! Você é uma das pessoas que mais vejo ter paciência com os iniciantes neste fórum! Parabéns pela SUA paciência! 😄
Jõao: Valeu pela dica!!! Só uma pergunta, depois de um tempo, como você faz para retirar o silicone? Dependendo do tipo, ele fica bem duro e difícil de ser retirado.
Abraços a todos!!!
Laudir28/01/2011 02:30
Pedro Catarin escreveu:
Jõao: Valeu pela dica!!! Só uma pergunta, depois de um tempo, como você faz para retirar o silicone? Dependendo do tipo, ele fica bem duro e difícil de ser retirado.
Abraços a todos!!!
Também tive esta dificuldade para retirar o silicone... ele fica muito duro realmente, porém sua retirada nao afeta tanto a cicatriz. o ideal é retirar após passar um metal aquecido sobre ele...
Pedro Catarin28/01/2011 12:06
Para amolecer né? Huuuum... acho que um dia posso tentar usar o silicone.
Abraços!!!
Pedro Catarin29/01/2011 18:50
Atualização com fotos!
"PLANTA MÃE"
"ESTACAS PEQUENAS"
"ESTACA EX-PET"
Abraços!
João Paulo Batista Lyrio29/01/2011 20:41
Pedro,
nas que já usei a planta vai cicatrizando e aí consigo retirar puxando-o.
Teve umas que quando cicatrizada nasceu um galho e foi expulsando-o por conta própria.
Mas, do mais, para retirá-lo, eu faço puzando-o mesmo.
Abraço.
Mateus29/01/2011 23:39
Uau!!!Todas vingaram!!!
Parabéns... 😉
Pedro Catarin29/01/2011 23:49
Foi pura sorte!!! 😄
Mas a bougainvillea pega muito fácil por qualquer método... note que as estacas eram bem grossas mas, mesmo assim, enraizaram.
Se quiser tentar fazer estacas de uma um dia aí vão umas dicas:
1º Plante ela numa estufinha (PET, sacola plástica, etc...), ela pegará muito mais fácil.
2º Tire a casca do local onde você irá enterrá-la. Isso facilitará muito mais o surgimento de raízes.
3º Não é obrigatório você usar hormônio enraizador para fazer as estacas dela pegarem. É só ela ver um lugar com terra que já começa a brotar! 😂
Abraços!
Guilherme Cahú31/01/2011 15:53
É isso aí, Pedro! 😄
Parabéns, rapaz! 😄
Que sorte que nada... 😉
Helio Mayer31/01/2011 19:12
Eu nunca uso hormônio e tudo pega (se bem que tenho um cambuí que demorou mais de um ano pra aparecer o primeiro broto)
Pedro Catarin02/02/2011 00:28
"ATUALIZAÇÃO ESTACA GRANDE (EX-PET)"
Ela não sentiu a mudança de clima e umidade na retirada da estufa! Na retirada haviam duas daquelas malditas bolotas laranjas... bem menores que sumiram no dia seguinte.
Ela continua brotando por todas as partes. Vou esperar mais um bom tempo até que possa trabalhas aqueles galhos secos na baste e quem sabe até algum pequeno shari...
Abraços!
Laudir02/02/2011 11:01
Pedro Catarin escreveu:
"ATUALIZAÇÃO ESTACA GRANDE (EX-PET)"
Ela não sentiu a mudança de clima e umidade na retirada da estufa! Na retirada haviam duas daquelas malditas bolotas laranjas... bem menores que sumiram no dia seguinte.
Ela continua brotando por todas as partes. Vou esperar mais um bom tempo até que possa trabalhas aqueles galhos secos na baste e quem sabe até algum pequeno shari...
Abraços!
Primaveras soltarem brotos nao indicam que tenham soltado raízes... tem q levar uns 5 meses pra ver se tem raízes
Pedro Catarin02/02/2011 23:06
Quando a retirei da PET ela possuía 3 raízes... coloquei ela no vaso com um cuidado cirúrgico e ela parece que gostou... vamos ver né, vai que tudo muda... 😕
Abraços!
Pedro Catarin25/03/2011 15:26
Pessoal, posso dar uma boa podada na minha bougan? Ela está bem grande. Estou querendo deixar apenas o toquinho dos galhos e algumas folhas que sobrarem, posso fazer isso agora?
Abraços! 🙄
Vhalveruth25/03/2011 17:36
ba cara, parabens e antes de falar daplanta.... comecei a mecher com baisai aos 11 anos.. mas desisti logo... com 22 comecei novamente e falo q é pra vc se dedicar e nunca se distanciar da arte como eu fiz.
Então.. poste uma foto da menina pra darmos uma olhada e v se já siu raizes pelo fundo do vaso, este é um bom sinal q a planta se recuperou
abraços
Pedro Catarin25/03/2011 18:48
Como ela estava no começo da tração:
Agora:
Estaca (agora):
Abraços!
EDIT:
OBS: A grande sofreu uma pequena poda para seus ramos não ficarem tão longos e a estaca sofreu uma semi-desfolha (a um bom tempo) para ramificar.