Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ganhei uma Jabuticabeira

12
nickyfury26/10/2011 07:37
bonsai
A primavera é uma época excelente para fazermos reenvase de uma série de plantas, inclusive a jabuticabeira. Mas é importante salientar que, no caso da jabuticabeira, não podemos reduzir o volume de raízes, o que seria interessante fazer caso se opte por usar um recipiente menor que o anterior, acondicionando as raízes e obrigando-as a se manterem bem dentro de um recipiente de cultivo menor.

Não podendo então cortar as raízes, para reduzir seu volume permitindo seu acondicionamento em um recipiente menor, para que iria servir então fazer um reenvase de jabuticabeira na primavera? O melhor é fazer no inverno, quando podemos cortar até 50% do volume total das raízes, visando esse objetivo, sem acarretar nenhum problema para a planta.

Fazer um reenvase agora seria viável apenas se tivermos em mente que devemos manter o volume de raízes como está, e que o reenvase teria por finalidade apenas a troca do substrato, assim mesmo apenas parte do substrato, vez que não devemos lavar as raízes, preservando nelas o substrato antigo, sob risco de perda material.

Por isso, indico o reenvase da jabu apenas no inverno, dentro das excelentes colocações do nobre colega ADN, e cuidar apenas de realizar uma desfolha total agora, com corte de galhos, reduzindo sua quantidade pela seleção criteriosa dos galhos mais bem posicionados, e a subsequente aramação, tomando-se o devido cuidado ao dar movimento sinuoso, para evitar quebras em seções mais frágeis nos galhos e ramas.

Há uma semana, por exemplo, venho desfolhando, podando e aramando todas as jabu que tenho no meu viveiro, desde os mini bonsai até as maiores, obtidas via yamadori há dois anos. Essas ultimas, aliás, só serão reenvasadas no inverno do ano que vem, para garantir 100% de sucesso na empreitada. De resto, cuidemos de que há um tempo certo para lidarmos de maneira tranquila com nossas plantas, adequando nosso tempo ao tempo delas, que é bem diferente, aliás. 😉
ADN26/10/2011 09:23
Olá caro nickyfury, muito o brigado pela bela explicação que nos deu.

O que acha que seria apropriado fazer uma desfolha, nesse exemplar ? ou deixo crescer a vontade oque sugere ? A ultima desfolha que fiz foi em Janeiro desse ano.

Obrigado
daniel pipolo26/10/2011 12:49
Nick como sempre sanado todas as duvidas... uma salva de palmas a ele... muito obrigado.

se nao for pedir muito deem uma olhada este posus com duvidas similares.

obrigado

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19589
Marcio Misso29/10/2011 15:56
OI ADN!
Vale salientar que a melhor época para poda de raizes é no inverno, período de dormencia e, preferencialmente, quando o clima estiver úmido.
A desfolha agora é uma boa opção para diminuir o tamanho das folhas. Eu fiz isso numa jaboticaba e deu certo. Essa mesma está num vaso grande de plástico - vou esperar o inverno do ano que vem para transplantá-la para um vasinho show de bonsai.
Abraços e parabéns pelo trabalho!
ADN31/10/2011 08:41
Fala Marcio Misso Beleza ? valeu pela dica acho que vou fazer a desfolha
hoje a noite , valeu ate mais
12