GuilaTeipel30/07/2011 08:20
Ezequiel, parabéns pelo capricho e paciência....quanto tempo está na mamadeira essa planta?
tenho duas plantadas no chão nos fundo do pátio, e mesmo tendo passado uns 3 anos ja, nao possuem essa circunferência toda no tronco.
reparei, que ao invés de usar bacias, tu usaste galoes de óleo ( me pareceu )...possibilitando muito mais substrato que nas tradicionais bacias ralas.
outra coisa, vc fez uma poda drástica nela quando ela estava com mais ou menos qual espessura no tronco?
belo trabalho
Jonasborgia30/07/2011 08:33
Bom dia Ezequiel!
No ano passado, fiz vários Yamaroris de Goiabeira. Retirei toda a terra do torrão e plantei sem nada em substrato esteril/aerado. Nenhuma sobreviveu. Neste ano farei novamente, mas agora conservando parte do substrato antigo e com mais cuidado. Fica a dica.
Abraço.
EZEQUIEL JUNIOR30/07/2011 09:19
Mário Sérgio escreveu:
Parabéns, muito bonita!!!!!
Só de pensar que eu estava com uma nos fundos da casa da minha sogra e que o pai dela jogou fora sem maiores explicações...rsrsr coisa de gente de idade. "Tava aquele bacia velha esquecida lá nos fundos, pensei que nunguém queria mais..."
Mas agora estou disposto a conseguir outra. Me animei!!!!!!!!!!!!!!!
Sucesso e mais uma vez, parabéns!!!!!
Valeu Mário!
É uma planta que se desenvolve muito rápido quando em condições ideais...
EZEQUIEL JUNIOR30/07/2011 09:21
Rafael Spinola escreveu:
Meu amigo, tenho uma longa data no bonsai e nunca vi uma goiabeira tão boa, parabéns! tenha muito cuidado! se eu fosse vc não faria nada nessa época, esperaria o final do verão e colocaria em um vaso de bonsai bem grande para ir testando, não arrisque, sua planta é muito boa! Tenha paciencia, na época que for fazer tenha tudo a mão, pasta seladora, hormonio enraizador, substrato adequado, fique atento!
E se quiser fazer rolo por uma caliandra spinosa de primeiríssima me fala!
Parabéns!!!
Valeu Rafael!
Com certeza meu amigo, só vou pro campo com o kit completo... rs, e é claro, daqui uns meses ainda...
EZEQUIEL JUNIOR30/07/2011 09:27
GuilaTeipel escreveu:
Ezequiel, parabéns pelo capricho e paciência....quanto tempo está na mamadeira essa planta?
-Entre a primeira e a última foto se passaram um ano e meio...
tenho duas plantadas no chão nos fundo do pátio, e mesmo tendo passado uns 3 anos ja, nao possuem essa circunferência toda no tronco.
-então vc não tá adubando ela como ela merece, ou então elas estão na sombra... esterco de curral e basacote... é o que eu uso...
reparei, que ao invés de usar bacias, tu usaste galoes de óleo ( me pareceu )...possibilitando muito mais substrato que nas tradicionais bacias ralas.
-Na verdade são galões que vêm com adubo foliar, é um material abundante por aqui, consigo na base do 0800... trabalhemos com o que temos!
outra coisa, vc fez uma poda drástica nela quando ela estava com mais ou menos qual espessura no tronco?
-Quando ela fez um ano na mamadeira eu passei a faca... tava com uns 4 cm de diâmetro... tinha uns 2 m de altura... deveria ter deixado crescer mais, mas como estava muito alta, e ventava muito, fiquei com medo de quebrar...
belo trabalho
Obrigado, valeu
EZEQUIEL JUNIOR30/07/2011 09:29
Jonasborgia escreveu:
Bom dia Ezequiel!
No ano passado, fiz vários Yamaroris de Goiabeira. Retirei toda a terra do torrão e plantei sem nada em substrato esteril/aerado. Nenhuma sobreviveu. Neste ano farei novamente, mas agora conservando parte do substrato antigo e com mais cuidado. Fica a dica.
Abraço.
Valeu pela dica Jonas, não quero perder essa planta... é uma das primeiras que eu tenho, foi eu que plantei a semente...
EZEQUIEL JUNIOR10/08/2011 14:34
Depois de 22 meses na mamadeira...

rgomes11/08/2011 15:16
Belo exemplar você tem. Parabens
Nikkei 10011/08/2011 16:10
Muita bonita, acho legal a condução só com podas, fica mais natural. Dá vontade de ter uma goiabeira... 😄
rgomes11/08/2011 16:58
Belo exemplar, parabéns manntendo-se nesse caminho você terá um belo bonsai
talisonyan11/08/2011 21:58
Belo Exemplar
muito show de bola essa sua goiabeira....gostava mas dela antes quando estava bem folhada kkkkkkk....
RCasagrande11/08/2011 23:13
MUITO LINDAAA EZEQUIEL.... 😂
GRANDE EVOLUÇAO... 😲 😂
ABRAÇOS...
EZEQUIEL JUNIOR12/08/2011 07:03
Nikkei 100 escreveu:
Muita bonita, acho legal a condução só com podas, fica mais natural. Dá vontade de ter uma goiabeira... 😄
É uma das plantas mais fáceis de conduzir... na minha opinião... senão a mais fácil... tenta aí...
EZEQUIEL JUNIOR12/08/2011 07:05
rgomes escreveu:
Belo exemplar, parabéns manntendo-se nesse caminho você terá um belo bonsai
Valeu patrão...
EZEQUIEL JUNIOR12/08/2011 07:06
Re: Belo Exemplar
talisonyan escreveu:
muito show de bola essa sua goiabeira....gostava mas dela antes quando estava bem folhada kkkkkkk....
Eu também... rs... mas daqui umas semanas ela já volta cheia de folhas... espero...
EZEQUIEL JUNIOR12/08/2011 07:07
RCasagrande escreveu:
MUITO LINDAAA EZEQUIEL.... 😂
GRANDE EVOLUÇAO... 😲 😂
ABRAÇOS...
Linda mesmo é a casca dela... as mirtáceas tem seu lugar...
EZEQUIEL JUNIOR12/08/2011 07:10
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Ezequiel, o Filipi tocou num ponto crucial: ainda falta muito para considerar sua planta otimizada o bastante para um envase em recipiente de treinamento. Como ele, eu tambem aconselho a manutenção e continuidade dos trabalhos no recipiente atual. Ocorre que, sendo vc o proprietário e cultivador, certamente sabe quais sãos as necessidades mais prementes para sua planta. 😲
Sendo assim, considerando a necessidade de melhorar o nebari, aconselho então retirar a planta do conjunto escorredor/bacia e, após melhorar o raizame, retorna-la para uma bacia plastica, sem o uso do escorredor. 😄
Claro que a bacia deve ser repensada: altura máxima de 10cm e circunferencia menor que a atual. Com isso, vc fica com boas condições de estabilizar e melhorar o nebari, formando-o com maior critério. Além, é claro, de a planta ganhar espaço para desenvolver raizes finas, o que redunda em mais material com que formar os galhos secundários e terciários, possibilitando a formação de uma estruturação de ramas finas. 😄
Esse trabalho pode ser levado avante nesse momento, sem nenhum problema. O corte de raizes grossas é até aconselhável, mas não o de raízes finas, que devem ser mantidas na maior quantidade possível. A correção do nebari é por etapas então: elimine as raizes grossas que houver, inclusive as que tiverem o mínimo de grossura possível de atrapalhar (algo como uma caneta bic, por exemplo). Mantenha as raizes grossas que forem fazer parte do nebari, apenas. E, claro, preserve as capilares de alimentação, cuidando de que elas devem suprir a planta por todos os lados do tronco. 😄
Ao trocar os recipientes atuais pela bacia que indico, deixe a planta com as raizes trabalhadas imersas em solução contendo hormonio enraizante. Prepare um bom substrato, o mais drenante possível. Aconselho algo como terra de cupinzeiro queimada, caco ceramico, pedrisco, alguns granulos de carvão vegetal e bioplant (este ultimo é vendido pronto, usado em horticulturas para germinar sementes). 😄
Com esse substrato pronto, forre o fundo da bacia, depois espalhe um pouco de bioplant, deposite a planta, fixando-a com arames, cobrindo as raizes capilares com mais bioplant, para em seguida cobrir tudo com o substrato composto e previamente preparado. Regue bem, usando a mesma agua contendo hormonio enraizante, deposite a planta em local ensolarado, cuidando da rega diária. 😄
Então, será que já posso tirar ela da mamadeira? Tô pensando em passar ela para uma bacia, como vc recomendou... o que acha?
Vívian Costa16/08/2011 13:16
''
Sobre o nebari, como foi misho, ela já não tem mais a pivotante, e o que incomoda são suas raízes que estão um pouco tortas, mas na hora do transplante para a bacia acho que dá pra resolver com arames...
Então vamos deixar ela mamando mais um tempo...''
Com quanto tempo vc retirou a pivotante dela ???
EZEQUIEL JUNIOR16/08/2011 13:23
Valéria Costa escreveu:
''
Sobre o nebari, como foi misho, ela já não tem mais a pivotante, e o que incomoda são suas raízes que estão um pouco tortas, mas na hora do transplante para a bacia acho que dá pra resolver com arames...
Então vamos deixar ela mamando mais um tempo...''
Com quanto tempo vc retirou a pivotante dela ???
A pivotante eu tiro com uns 4 meses depois de germinado... daí vai para o saquindo de mudas, depois de um certo desenvolvimento, vai pro escorredor, onde há uma nova seleção de raízes e organização do futuro nebari...
Vívian Costa16/08/2011 13:36
EZEQUIEL JUNIOR"]
Entao , é pque eu to com uma muda de goiaba , porem ela ja ta desenvolvida como a sua quando vc levou pra mamadeira ... mas como ela tava no chao e tal , e me deram a muda , a pivotante da minha está grande , ai gostaria de saber , se eu tirar a pivotante agora ela morreria .. ou eu posso tirar de boa ?! Acho que a minha muda nao deve ter nem um ano !!! 🙄
EZEQUIEL JUNIOR16/08/2011 13:47
Olha, vai depender da quantidade de raízes laterais... geralmente, as raízes laterais saem mais da pivotante do que da base da planta... então é só vc cortar a pivotante, mas deixando a base dela, onde possivelmente haverá raízes laterais saindo... as goiabeiras são resistentes... mas qualquer coisa vc corta parte da pivotante agora e o restante depois, no próximo ano...
Tudo dependerá da quantidade de raízes laterais... avalie... qualquer coisa posta umas fotos...
Renan Leite Gaigher16/08/2011 14:00
Pode tirar sim... A Pivotante em si serve mais para a sustentação da Planta, o que promove sua alimentação e absorção de agua, são as raizes capilares, mais precisamente sua zona Pilífera.
Vívian Costa16/08/2011 14:18
Obrigada ! Grandes ajudas .. agora sei que nao matarei meu pé de goiaba =D
EZEQUIEL JUNIOR08/01/2012 18:18
Anderson Neuhaus08/01/2012 19:57
Muito linda sua goiabeira tem grande potencial!! parabéns..