GOIABEIRA 01 - Atualizado 08/01/2012
Mcdonald08/01/2012 22:17
EEEEEEEEEEEEEEEEita...
Tá ficando bonita heim... Incrível evolução em apenas 22 meses... parabéns pela condução..
Abraço
Dudu's Bonsai09/01/2012 14:24
O que você tem feito para manter as folhas pequenas?
Se estimular demais o crescimento você pode aumentar o tamanho das folhas e perder a harmonia.
MarcoBonsaiPoa09/01/2012 17:21
Goiabeira
Muito bacana sua planta! Parabéns!
Aqui em porto alegre, nos campos é mato, de tanto que tem. Mas é uma planta muito sentimental ao yamadori.
Sugiro à todos que resolvam praticar um yamadori, principalmente se for de calibre a planta, fazer a poda drástica antes. De preferência no final do inverno e coletá-la após a brotação inicial. Selar todos os cortes, inclusive o das raízes. Mantendo sob sombra até a recuperação.
LEAO09/01/2012 21:43
Beleza!!!!
EZEQUIEL JUNIOR10/01/2012 20:20
Mcdonald escreveu:
EEEEEEEEEEEEEEEEita...
Tá ficando bonita heim... Incrível evolução em apenas 22 meses... parabéns pela condução..
Abraço
é, ela tá respondendo bem às intervenções...
EZEQUIEL JUNIOR10/01/2012 20:30
Dudu's Bonsai escreveu:
O que você tem feito para manter as folhas pequenas?
Se estimular demais o crescimento você pode aumentar o tamanho das folhas e perder a harmonia.
Ainda não fiz nenhuma intervenção visando a redução de folhas. Primeiro a estruturação dos galhos, e só por último a redução das folhas... mesmo assim, devido às podas mais constantes elas estão diminuindo, mas é efeito secundário...
EZEQUIEL JUNIOR10/01/2012 20:33
Re: Goiabeira
MarcoBonsaiPoa escreveu:
Muito bacana sua planta! Parabéns!
Aqui em porto alegre, nos campos é mato, de tanto que tem. Mas é uma planta muito sentimental ao yamadori.
Sugiro à todos que resolvam praticar um yamadori, principalmente se for de calibre a planta, fazer a poda drástica antes. De preferência no final do inverno e coletá-la após a brotação inicial. Selar todos os cortes, inclusive o das raízes. Mantendo sob sombra até a recuperação.
Obrigado
Alexandre S. Coelho10/01/2012 21:48
Oi Ezequiel
Muito difícil ver um bonsai de goiabeira e este seu está ficando muito bom! Parabéns!!!
EZEQUIEL JUNIOR11/01/2012 14:16
Alexandre S. Coelho escreveu:
Oi Ezequiel
Muito difícil ver um bonsai de goiabeira e este seu está ficando muito bom! Parabéns!!!
Vou te contar um segredo, das espécies que cultivo, essa é a mais fácil de fazer um bom trabalho, até agora é a que mais me deu um resultado satisfatório, tenho outros pré e todos estão indo muito bem, acho que peguei o jeito das goiabeiras... rs, obrigado pela consideração.
Abraço
Elio11/01/2012 19:35
Ezequiel, meu primeiro bonsa1 (vivo até hoje) é uma goiabeira. Este ano está com 2 goiabas.Só que não consigo diminuir as folhas de jeito nenhum.
Apliquei todas as técnicas conhecidas.
abraço
Dudu's Bonsai11/01/2012 21:06
Eu acreditava que a goiabeira não era uma boa planta para bonsai justamente pela dificuldade de ter folhas proporcionais, mas depois das fotos apresentadas aqui, já acredito ser possível. Se isso realmente se confirmar vai ser muito bom pois a goiabeira é uma planta que se adapta bem no Brasil inteiro e desonvolve muito bem.
O Guardião25/08/2012 16:50
Curiosidade
Fala meu amigo a quantas anda esta goiabeira?
marcelo bh26/08/2012 21:28
goiabeira
Ezequiel estou acompanhando seu trabalho adorei o desenvolvimento da planta
aqui onde moro nao trenho mais quintal ta tudo cimentado ,vc usou o escorredor dentro da bombona o tempo todo ou deuxou o escorredor na terra?
sera que se eu comprar uma bombona de 50 lt corta-la usar o mesmo substrtato que vc usa colocar no escorredor eu consiguirei engrossar um pé de figo
qual substrato ta na mamadeira(bombona) e qual vc usa no escorredor
vc poderia me dar esta orientação?
agradeço a atenção
Marcelo
EZEQUIEL JUNIOR26/11/2012 11:04
Re: goiabeira
marcelo bh escreveu:
Ezequiel estou acompanhando seu trabalho adorei o desenvolvimento da planta
aqui onde moro nao trenho mais quintal ta tudo cimentado ,vc usou o escorredor dentro da bombona o tempo todo ou deuxou o escorredor na terra?
sera que se eu comprar uma bombona de 50 lt corta-la usar o mesmo substrtato que vc usa colocar no escorredor eu consiguirei engrossar um pé de figo
qual substrato ta na mamadeira(bombona) e qual vc usa no escorredor
vc poderia me dar esta orientação?
agradeço a atenção
Marcelo
Olá Marcelo,
Desculpe pela demora em responder, mas tive ausente do forum esse ano... aos poucos vou voltando...
Essa goiabeira morreu... viajei e deixei alguém pra molhar minhas plantas... já viu né?! perdi muitas plantas e dei uma desanimada, mas agora tô voltando... com poucas plantas, mas com um pouco mais de qualidade... rs
ela ficou na mamadeira por uns 15 meses pra dar esse resultado ae...
vc pode usar o mesmo esquema pros fícus, eu uso e funciona legal...
a bombona de 50 vc pode cortar ela no meio, fica com duas mamadeiras... se for de 20 ou 25 daí vc corta em cima e usa uma por planta...
beleza?
abraço
O Guardião26/11/2012 11:11
Sentimentos
Cara, que pena que a planta morreu. Deixar alguém tomando conta é um dos erros que somos obrigados a cometer. Eu já perdí planta assim também.
Da vontade de matar o irresponsável.
Mas. não desista não. Pelomenos com esta pessoa vc sabe que não pode contar.
Aqui no forum tem alguns esquemas de irrigação dá uma pesquisada e dependendo do seu espaço disponível que sabe vc não monta um e viaja despeocupado.
EZEQUIEL JUNIOR26/11/2012 11:46
Re: Sentimentos
O Guardião escreveu:
Cara, que pena que a planta morreu. Deixar alguém tomando conta é um dos erros que somos obrigados a cometer. Eu já perdí planta assim também.
Da vontade de matar o irresponsável.
Mas. não desista não. Pelomenos com esta pessoa vc sabe que não pode contar.
Aqui no forum tem alguns esquemas de irrigação dá uma pesquisada e dependendo do seu espaço disponível que sabe vc não monta um e viaja despeocupado.
então, eu tenho esse sistema agora, com a válvula solenóide... remediando... rs
marcelo bh13/06/2013 15:12
goiabeira
Ezequiel ,nem me fale ,eu perdi minhas plantas também,fui aduba com quimicos e dancei em todos meus bonsais,agora vo da um tempo, pois estou focando no trabalho,mas com certeza vo voltar,mas vou fazer como vc ,vou ter menos planta e mais qualidade.
mas eu esto de vez em quando visitando o forum,e vendo o trabalho do pessoal e dando uma estudadinha pra nao enferruja rsss
boa sorte ai
abs
Marcelo
Diogo Afonso14/06/2013 19:21
Re: goiabeira
que pena que ela morreu 😢
postei hoje um yamadori de goiaba que estou resando pra vingar e esta me enxeu de animação para com as goiabeiras visto que na minha região nasce uma em cima da outra.
abraço e sorte...
Andre Antoniazzi16/06/2013 00:31
Goiabeira
Ola Ezequiel,poxa que pena que ela morreu sabe que ate me animei depois de ver seu trabalho e estou com tres exemplares que coletei la nos trilhos ate peguei as mais feias mas parece que as mesmas nao gostam muito de agua pois deixo elas agora no inverno ate uns 20 dias sem agua e elas ficam lindas quando molham murcham as folhas e os galhos verdes nao sei o que sera mas vou tentar ate o fim vamos ver no que da.Esta historia de deixar outros pra molhar tive uma experiencia desta ano passado e perdi varias pois minha irma molhou tudo errado mas nao desanime.
Abracos