Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Modo de desfolhar Bougainvíllea (Atualizado 16.3.11)

12
Elio16/01/2011 17:08
Modo de desfolhar Bougainvíllea (Atualizado 16.3.11)
Pessoal, aprendi que a desfolha, principalmente da Bougainvíllea, quando se quer ramificações secundárias, devemos adotar a seguinte técnica:

1. Selecione os galhos que vc quer que permaneçam
2.Tire a ponteira de todos os galhos, com a tesoura ou com a unha
3. Retire todas as folhas menos as duas da ponta.
4. No caso da Bougainvíllea, a retirada das folhas pode ser feita com as mãos que não prejudica as gemas latentes.

Em cada gema brotará um novo ramo, conforme se pode ver na foto.

abraço

No dia da desfolha

15 dias depois

Pedro Catarin16/01/2011 17:45
Noooossa Elio!!! Exelente tópico!!! Muitíssimo obrigado por compartilhar conosco!!!

Abraços e mais uma vez, muito obrigado!!!
Jonathan Richetti16/01/2011 19:28
Opa bom saber disso =D
Guilherme Cahú16/01/2011 19:51
É verdade! =D
Também agradeço por isso! 😄
neiluis17/01/2011 18:16
vou aplicar na minha tbm...
Elio17/01/2011 22:18
Neiluis, Pedro, Jonathan e Guilherme!

Acho que é dever de cada um compartilhar experiências fracassadas e bem sucedidas.

abraço
Ricardo Paiva17/01/2011 23:12
E eu podando o galho todo ... que bom tópico.
Agora tenho que deixar a unha crescer, hehehe.
nickyfury18/01/2011 08:02
bonsai
Elio, meu chapa, sempre inovando e renovando conhecimentos. Isso é muito importante, sem dúvida nenhuma. Agradeço por compartilhar. 😄

Apenas um detalhe: por que manter as duas folhas na ponta do galho? Isto é, qual a finalidade dessa preservação? Por gentileza, esclareça. 😲
Ricardo Paiva18/01/2011 08:27
Nickyfury, imagino que seja para manter o fluxo de seiva até a ponta do galho e assim estimular todas as gemas latentes e também deve evitar que o galho possa secar.
nickyfury18/01/2011 09:10
bonsai
Ricardo, se essa for a razão, então não há por que se preocupar em fazê-lo. Como toda planta, ainda que vc não mantenha o par de folhas, o galho não secará e emitirá brotação para novos galhos ao longo do principal, sem nenhum problema. 😲 Creio que a razão deva ser outra, por isso questionei. 🙄 🙄

Num ulmus, ou uma azalea, por exemplo, a manutenção de deixar o par de folhas se justifica por que, a partir desse ponto, o galho irá se bifurcar, ou trifurcar, emitindo novos brotos que dão ensejos a novos galhos. Se o par não for mantido, porém, o galho continua seu crescimento, alongando-se naturalmente, bem como emitindo brotações ao longo dele, que ensejarão novos galhos então. 🙄 🙄

No caso que cito, então, ao mantermos o par de folhas há uma justificativa tecnicamente conhecida. Por isso questiono a razão em relação à primavera, vez que os galhos da planta do nosso amigo Elio estão longos o bastante, sendo que o próximo passo será sua lignificação, advinda com o escurecimento da madeira, indicando seu fortalecimento. Na visão superior, podemos incluso observar que as novas brotações que irão dar lugar aos galhos laterais estão presentes e iniciantes em seu curso de desenvolvimento. 😲
Elio18/01/2011 12:08
Nicky, Ricardo!

A questão de deixar 2 folhas na ponta do galho, mas sem a ponteira, é uma questão de segurança e de manter regular a fotossíntese. Caso o ramo seja muito fino e fique sob sol escaldante, a galho pode secar antes das gemas latentes acordarem.
Sol, retração de seiva em ramo fino pode ocasionar isso.
Mantendo o fluxo de seiva bruta e o retorno da seiva eleborada, garantimos um melhor aproveitamento, inclusive das brotações novas, já que, quando muito novinhas, as folhas ainda não estão aptas o suficiente para fazer a fotossíntese.
Essas informações são fruto de:
1. Pesquisa em literatura botânica
2. Experiência própria
3. Ensino do Zezão

Mas, como nem tudo que reluz é ouro ( essa é velha!!).....................se alguém quiser experimentar fazer sem deixar as duas folhas, depois nos contem.

Abraço
Ricardo Paiva18/01/2011 13:52
Ah, então eu não tava errado ... cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Essa sim é velha Elio. 😂
nickyfury18/01/2011 16:23
bonsai
Elio e Ricardo, agradeço aos nobres colegas pelos prestimosos ensinamentos. Certamente, termos uma resposta resumida nem sempre é esclarecedor, mas termos uma resposta didaticamente explanada, em seus minimos detalhes, dirime qualquer dúvida, crescendo em importancia pois favorece uma melhor compreensão do metodo e da técnica empregados. 😄

É preciso um bom conhecimento técnico, sobre tais artificios e seus resultados, antes de metermos a mão ou o bedelho onde não fomos chamados. O perigo de errar ou de cometer perdas preciosas, que atrasem nosso cultivo em determinada planta deve estar sempre presente na consciência de todo e qualquer cultivador, antes de arriscar fazer apenas por ver algo que foi feito, sem, de fato e com propriedade, entender a razão e o motivo que levaram alguem a fazer dessa forma. 😄

Costumo sempre dizer que sou um mero aprendiz, mas um aprendiz um pouco mais adiantado. Mas, em certos assuntos e temas, sempre descubro que não estou tão adiantado assim que não possa estar aprendendo um pouco mais. Como agora, por exemplo. 😮ops: 😮ops:
Pedro Catarin18/01/2011 17:08
Já fiz sem deixar as duas folhas na ponta. O galhinho começa a secar, onde deveria ter as duas folhas. É para, como o Elio disse, manter o fluxo de seiva.

Abraços!
Ricardo Paiva18/01/2011 19:13
Nickyfury, o que acho muito legal nesta arte é as oportunidades que temos de compartilhar conhecimentos e a partir disto, crescer.
Obrigado.
flavio bonsai20/01/2011 15:19
vivendo e aprendendo , esse bonsai alem de nos dar muito prazer , faz com que os nossos conhecimentos se multipliquem a cada dia.
e ainda tem gente que não gosta , pode...
Angela Fernandes20/01/2011 18:44
Alô !!!!!!!!!
Amigos, tudo anotadinho em meu caderno.
Mais uma aula belíssima e de graça.
Isso é que é forum/escola..........
Elio20/01/2011 19:59
Velho amigo Nicky, considero você como uma das pessoas com maior cabedal de conhecimento sobre bonsai, neste fórum. Aprendi muito com vc e espero aprender mais ainda. Eu continuo aprendendo, assimilando, estudando, fazendo experiências....................afinal sou aposentado.............................rsrsrsrsrs!

E, nos encontraremos no Bonsai 2011.

abração
cesar_alr21/01/2011 21:13
Bom pessoal minha experiencia com desfolha em primavera ( das flores rosa pelo menos), sempre que fiz a desfolha do modo tradicional perdi alguns galhos, sempre que fiz a desfolha e arramei perdi galhos tb ...
Depois disso passei a deixar o galho com folhas e arramar e o problema acabou...

Mas essa dica do Élio foi muito boa , vou adotar tb .
nickyfury23/01/2011 09:27
bonsai
Elio, meu nobre amigo, a recíproca de suas palavras é a verdade pura da nossa razão. O mesmo eu posso dizer em relação a voce, garoto. Somos dois aposentados que não medimos esforços no sentido de aprender cada vez mais como fazer bonsai. 😄

Mas somos jovens, e temos ainda muito tempo pela frente para ir aprendendo devagarzinho, como é que se faz isso, não é mesmo? Abraços e nos vemos no Mario, para matar a saudade. Levo seu bambu negro (KUROTAKE), espero que goste. 😉
Elio16/03/2011 13:53
Hoje...................

abraço

nickyfury16/03/2011 19:31
bonsai
Elio, meu chapa, essa plantinha tá bem encaminhada. Agora é aguardar a florada, que deverá ser magnifica, para complementar. 😄 Sinal que a técnica que vc usa e que compartilhou conosco, funciona bem demais.
Edmilson16/03/2011 20:27
Desfolha
Muito obrigado pela informação Elio. Tenho certeza que sera util para grande numero de foristas.
Como é bom ver um dialogo saudavel entre grandes nomes do bonsai.

Abraço fraterno a todos
Elio18/03/2011 14:34
Nicky e Edmilson. Valeu!
Em setembro acho que já vai para o vaso final.

Abraço
SMART211/04/2011 10:05
cara otima tecnica mesmo e ainda retiro 1 duvida minha q era, pq Desfolhar 1 planta, agora ja sei q o intuito e ajudar na ramificação

parabens amigo

to me sentindo uma criança no meio de tanta gente formada e pos-graduada em bonsai aki hehe
12