Modo de desfolhar Bougainvíllea (Atualizado 16.3.11)
Elio11/04/2011 19:09
Smart, o bom de ser criança é que temos o direito de errar.
E, é errando que se aprende, também!
abraço
flavio bonsai12/04/2011 20:58
com certeza é conversando que a gente se entende , e aprende.
acho que todos nós estamos abertos para novas técnicas e novos aprendizados .
afinal aprender nos faz crescer.
Jair Flores13/04/2011 23:05
Olá Élio,Tudo bem?
Já salvei em favoritos, para não esqueçer.
Posso usar esta técnica em um ficus(variegata)?
Ou é melhor a de cortar dois terços da folha.
Um abraço!
Elio14/04/2011 14:12
Jair, pode usar em Ficus, sim.
Deixando 2 folhas na ponta, pode cortar totalmente as demais.
Ah, não esqueça de cortar a ponteira.
Porém vale lembrar que agora não é época de desfolha nenhuma planta.
abraço
Ricardo Guarido07/06/2011 17:51
Amigo Élio, primeiramente muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos e experiências com os demais participantes do fórum!
Pode me informar qual a melhor época para realizar tal procedimento?
No caso de uma planta coletada (yamadori), quando poderemos iniciar tal processo?
Segue o link da planta em questão.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17711
Muito obrigado desde já!
Do amigo Ricardo.
Elio07/06/2011 20:23
Ricardo, no caso dessa tua Primavera (excelente material!!), deixe pra fazer no início da primavera, visto que, agora as plantas ficam inativas e, se vc desfolhar agora, a planta irá, pela sua natureza, tentar rebrotar, mas que virão brotos mirrados.
abraço
joão josé07/06/2011 20:48
Essa não vai pro caderninho, vai pro campo, na prática! Pena que as minhas estão podadinhas...
Alcides Junior08/06/2011 07:34
Agora entendo como via primaveras com ramificações e as minhas só emitiam galhos compridos... Vou por em prática também.
Valeu Elio ❗
Ricardo Guarido08/06/2011 09:54
Entendido e anotado! Obrigado Élio!
Na primavera faço a intervenção!
Do amigo Ricardo.
Nikkei 10008/06/2011 13:30
Élio, utilizando-se esta técnica, mas mudando um pouco o rumo da prosa, quando realiza esta técnica, vai ramificar o galho principal por exemplo.
Nosso mestre nick e tenho visto em alguns ótimos bonsais, a formação da ramificação como uma "mão aberta" (como mostro na figura, número "1"😉. Seguindo su técnica, teríamos a formação da ramificação como o número "2".
Minha dúvida é se existe alguma regra sobre ramificação neste sentido?

Elio08/06/2011 23:20
Nikkei, a técnica que vc mostra (Nº 1) é uma das mais executadas pelos bonsaístas.
A variante que eu aprendi (nº 2) e mostrei na Bougainvíllea é que, deixando o galho todo, podando o ápice, vc tem, simultaneamente, brotação em todas as axilas das folhas retiradas, isto é, todas gemas latentes "acordam". Com isso vc cria um adensamento mais rápido, mas perde em conicidade do ramo, talvez por isso essa técnica se dá bem na Bougainvíllea que naturalmente já tem uma conicidade melhor nos ramos.
No final, ambas as técnicas são ótimas, temos que experimentar em várias espécies.
abraço
Nikkei 10009/06/2011 09:42
Obrigado Élio, compreendi bem. Na duranta também funciona esta técnica. 😄
Guilherme Cahú09/06/2011 10:30
Legal 😄 , funciona também em Jasmim?
Elio09/06/2011 13:41
Guilherme, é de se tentar. Sei que em Azaléia e Calliandra não é a melhor técnica em função de que os galhos crescem sem conicidade nenhuma.
abraço
Angela Fernandes09/06/2011 19:48
Querido Elio !!!
A matéria é tão fantástica que resolvi imprimir e levar para o sitio no próximo sábado.
Lá temos uma pasta com material impresso para as pessoas poderem manusear.
Obrigadíssima mais uma vez.
Guilherme Cahú09/06/2011 22:07
OK, Élio, vou tentar por aqui. 😛