Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

RML 003 - Duranta Shohin

12
Raoni Moraes18/01/2011 11:25
RML 003 - Duranta Shohin
Ola pessoal, depois de um tempo volto a postar um projeto de uma planta minha, depois de sucessivos erros com outras plantas e perda de algumas (morte), estou aqui de volta para compartilhar informações sobre esse projeto.
Essa planta foi comprada em um horto aqui da minha cidade (Aracaju - SE) que estava mudando de local fisico, paguei $ 10 nela e peguei mais duas "irmãs". Um grande achado, estava no lugar certo na hora certa!
vamos as fotos:

Foto 01: Planta Inatura vinda do Horto

By moraesleite at 2010-07-09

Foto 02: Idealização primária e Poda Severa
(Primária pq pensei em fazer uma planta mais alta utilizando o galho do meio e fazer jin com os outros, botei um galho podado de cima para ideializar como ficaria, mais por indicação do nosso colega Antônio Novais aqui de Aracaju, mudei o projeto para um shorin e assim estou seguindo o projeto.

By moraesleite at 2010-07-09

Foto 03: Brotação ja com o novo projeto shohin

By moraesleite at 2011-01-18

Foto 04: Desfolhada

Foto 05: Brotação depois da Aramação
(tem um galho morto q esta junto (colado) com o galho vivo q tem os brotos, irei tirar esse galho morto.)

Uploaded with ImageShack.us

Estou achando a copa alta.. oque vc acham??

Foto 06 e 07: Modelos a seguir

um grande abraço a todos.
Nikkei 10018/01/2011 11:46
´Muito bonito nebari. Me parece bem encaminhada.
Realmente, acho que se diminuir a altura vai ficar mais bonito.
Bonito fusca também... 😄
Raoni Moraes18/01/2011 11:49
po vlws pelo comentário..
o fusca assim como os bonsais é um hobbie...
ainda estou terminando de montar ele.. mais longe ja estive.
um grande abraço
Mcdonald18/01/2011 12:00
Show de bola.. até me inspirou para uma duranta q tenho aqui em casa..... tá quase igual a sua antes da intervenção...
Raoni Moraes18/01/2011 12:01
Mcdonald
posta ela ai.. para a gente ver..
nickyfury18/01/2011 16:38
bonsai
Muitos bonsaistas torcem o nariz para o cultivo dessa espécie, sem razão nenhuma. A meu ver, ela é ótima, pois vc sempre pode estar alterando alguma coisa, sem com isso perder a planta. Outra que considero nesse mesmo ponto é o ligustro. 😄

A condução do nobre colega na planta está correta e certamente tem, nos modelos sugeridos, um bom caminho a seguir para obter um sucesso pleno. 😄
Raoni Moraes18/01/2011 17:18
nickyfury
nickyfury

Vlws pelo elogio... como disse no inicio do post, perdi algumas plantas por inexperiência e tentativas falhas...
estou me esforçando com essa planta...

vcs acham q eu devo fazer oq??
botar em uma mamadeira para agilizar o crescimento dos galhos e tal..
Laudir18/01/2011 17:52
Raoni Moraes18/01/2011 18:07
Laudir
esses tocos são resquicios da poda severa tem madeira morta ainda preciso identificar e tal.

mais tarde vou cortar onde esta indicado, o traço de cima é para cortar o gelho morto o galho vivo q é a copa
esta bem atraz dele:

Nikkei 10018/01/2011 18:48
O que eu faria seria uma boa adubação até o fim do inverno e então colocaria em um vaso de treinamento pouco profundo e largo
Diego Santana19/01/2011 08:29
Eu adoro a especie, este exemplar seu esta bem conduzido, mas pelas fotos parece que o substrato esta bem compacto recomendo fazer a primeira poda de raiz e tranferir para um substrato mais aerado, assim ja ira desenvolver as raizes finas, e a copa ganhar força com maior velocidade........
nickyfury19/01/2011 09:07
bonsai
Raoni, eu seguiria o sabio conselho do nobre colega Nikkei: adubação para acelerar o desenvolvimento da planta, inclusive com novas brotações mais bem posicionadas, com que formar uma estrutura aerea otimizada em relação ao atual aspecto e, na primavera, reenvase. O recipiente ideal seria redondo, para acondicionar bem o excelente nebari, com um diâmetro pouco maior que o vaso definitivo. 😄

Prepare um bom substrato, drenante mas organico: caco ceramico, pedrisco, carvão vegetal, terra granulada. Tudo em proporções iguais, com mesma granulometria. Não acrescente nenhum componente que seja adubo ou esterco curtido. 😄
Raoni Moraes19/01/2011 10:12
nickyfury
irei sim seguir os conselhos de adubação de Nikkei e os seus tb sobre o substrato... vou adubar com Torta de mamona e Farinha de osso alternando (15 dias) com o Biofert.

Atualizado foto tirada hj de manhã:

Desculpe ai a granbiarra da aramação!!

Se alguem tiver alguma dica sobre adubação para a finalidade do projeto favor postar aqui.

Um grande abraço a todos!
Laudir19/01/2011 10:47
Gambiarra por gambiarra eu sempre descasco o fio.... pra planta nao ficar tão colorida
Renato Rodrigues Roehrs20/01/2011 11:26
Raoni, porque ela está com esta cor? Pouco sol?
Bela condução e belo material! Parabéns!

Postando para acompanhar.
Abraços.
Raoni Moraes20/01/2011 14:07
Rodrigo.

ela estava na meia sombra, em quanto nascia os brotos... botei no sol e ai como podem ver queimou um pouco as pontas das folhas, mais jaja ela se recupera!

Pessoal estou preocupado com a altura da copa, gostaria de uma copa mais proxima do tronco...
mais para isso eu precisaria fazer uma poda na copa toda e esperar uma nova brotação nâo é isso??
Gostaria também que os feras das projeções fizessem alguma com o tipo de vaso apropriado e tal.

um grande abraço
e muito obrigado pelas dicas!
Raoni Moraes03/02/2011 12:16
Pessoal,

Atualizarei a planta nesse final de semana!
Gostaria de saber qual vaso ficaria legal com essa planta, formato, tamanho e etc.

grato desde já.

Raoni Moraes
Laudir03/02/2011 12:20
Raoni Moraes escreveu:
Pessoal,

Atualizarei a planta nesse final de semana!
Gostaria de saber qual vaso ficaria legal com essa planta, formato, tamanho e etc.

grato desde já.

Raoni Moraes

Estou achando muito cedo para pensar em vaso!
Raoni Moraes03/02/2011 12:23
Laudir
Estou pensando no vaso, não disse q ia envasar ele amanhã!
Gostaria apenas de saber o tamanho, altura pra ir pesquisando e quando achar um interessante comprar e deixar guardado para qnd for usar!

abraços a todos
Laudir03/02/2011 12:25
Re: Laudir
Raoni Moraes escreveu:
Estou pensando no vaso, não disse q ia envasar ele amanhã!
Gostaria apenas de saber o tamanho, altura pra ir pesquisando e quando achar um interessante comprar e deixar guardado para qnd for usar!

abraços a todos

Desculpa nao havia entendido sua postagem.
Eu sugiro umvaso semelhante a este da imagem a seguir:
Raoni Moraes03/02/2011 12:26
tudo bem Laudir problema nenhum.. então possivelmente um vaso oval né isso!??

vlws pela dica!
Raoni Moraes18/02/2011 10:26
ATUALIZANDO
Ola pessoal, estou atualizando a duranta,

1 - Fiz o corte o ganho morto na frente do broto que forma a copa, e percebi que ela ficou meio pescoçuda, o galho muito reto, na minha opnião esteticamente está feio.
O que poderia fazer pra mudar isso?
Uma intervenção severa de novo pra baixar a copa e fazer iqual ao exemplo citado mais acima como modelo?

Segue a Foto:

2- Como ja foi percebido antes pelo colega Renato Rodrigues Roehrs
a coloração, formado e estado das folhas, elas permanecem da mesma forma achei q era por causa do sol (ela fica no sol o dia todo) mais as folhas queimadas continuam, o que será que pdoeria estar causando isso?
Alguma falta de nutrientes?
Sol demasiado?

Segue a Foto:

um grande abraços a todos.
Faugustobr18/02/2011 10:38
Essa folha dobrada me parece infestação de cochonilha ou coisa que o valha. Quanto as pontas queimadas Já não sei te responder, antes de matar minha duranta, as folhas quando se apresentava assim eu apenas retirava as folhas queimadas.

Abraços,

Fábio
Raoni Moraes18/02/2011 10:44
eu retirei as folhas depois das fotos, mais elas voltam a queimar nas pontas.
Laudir18/02/2011 11:08
Raoni Moraes escreveu:
eu retirei as folhas depois das fotos, mais elas voltam a queimar nas pontas.

nao seria a alta incidencia do sol!
12