RML 003 - Duranta Shohin
Raoni Moraes30/03/2011 15:19
Atualização
Pessoal, atualizando o andamento dessa duranta.
A ultima foto postada foi no dia 18/02 essa atualização é de 30/03 (hoje pela manhã)
As folhas queimadas ja não existem mais, acho que foi pelo fato dela estar a mais sombra (acidentalmente) enguanto os brotos nasciam, depois foi postado no sol apino, imagino que deve ter sido isso.
Foto 1.

By
moraesleite at 2011-03-30
nickyfury31/03/2011 09:16
bonsaI
Raoni, se vc observar bem o apice da planta mostrada pelo Laudir, como referencial, verá que ele possui um certo engrossamento, que é justamente o contraponto final, isto é, permite que o tronco tenha, nesse ápice, uma ótima conicidade. Para obter isso na sua planta, vc deve deixar a brotação apical alongar-se bem, crescendo mais que todo o restante da planta.
Ao longo desse crescimento, vc pode fazer o mesmo com os galhos laterais. Ao deixar que cresçam livremente, observará que aos poucos eles ganham grossura, ficando mais adequados ao volume do tronco, proporcionando dessa forma estabilidade visual, criando uma melhor harmonia para o conjunto. Ao atingirem determinada espessura, porém, é necessário corrigir. Para isso, basta podar bem baixo, deixando só um toquinho, para que reinicie o ciclo. As vezes, é necessário repetir o processo várias vezes, até a conicidade ficar adequadamente estabelecida. 😄
Ederson31/03/2011 11:45
Raoni
Que linda planta. E por seu desenvolvimento e condução vai render um belo bonsai. Até me dá inveja....
Mas um dia eu chego lá.
Raoni Moraes31/03/2011 13:13
Nicky,
O que vc falou tem mais fundamento ainda pois, como na foto abaixo mostra, tem uma boa parte desse tronco morto...
ainda acredito que uma poda severa deveria ser feita para baixar a copa, pois ao meu ver ela esta muito pescoçuda.
O que acham!!??
eu imaginei que teria essa planta envasada brevemente, mais depois dessa questão da conicidade, temos um trabalho grande ainda a frente.
mais... os fins justificam os meios.
um grande abraço a todos e sou grato a todos pelas dicas.
somricardo31/03/2011 15:11
amigo Raoni enviei uma PM a vc, aguardo sua resposta... e bela planta, concordo com vc que parece está com o pescoço grande rsrs.
nickyfury31/03/2011 18:11
bonsai
Raoni, pescoçuda ou não, o melhor é deixar o galho apical crescer, alongando-se bem, antes de cortar. Apenas com seu crescimento é que ele irá "engordar" o bastante para melhorar o aspecto que voce chama de "pescoçudo", ou seja, agregando com seu engrossamento conicidade ao tronco. Sem o uso desse tipo de recurso, não há nada a fazer para melhorar isso, lamento dizer. Cortar como está, não irá permitir a correção quanto à conicidade.
Em relação à madeira morta, use um alicate bola, se tiver um, ou um formão, para diminuir esse material que vc delineou à direita. Baixando-o, vc proporcionará uma estabilização nessa area, ao mesmo tempo que com o engrossamento do galho apical, o conjunto acabe ficando mais bonito e técnico. A linha vermelha que demarcou é o limite quanto à retirada desse material em excesso.
Raoni Moraes26/07/2011 12:38
Atualizando
Pessoal estou atualizando a Duranta.
Usei neste intervalo adubação com torta de manona e farinha de osso.
A ultima atualização foi feita no dia 30/03, infelismente esqueci de tirar uma foto antes dessa intervenção, os brotos estavam enormes... bem maiores do que na foto que irei postar (uma data intermédiária)
Como indicado pelo coleça Nicky, estou podando essa primeira vez com a intenção de engrossar os galhos para melhorar a conicidade.
Fotos:
Esta foto ja com nova brotação foi tirada 11 dias após a poda severa.

nickyfury26/07/2011 15:02
bonsai
Está indo bem sua planta. A condução está corretissima e o caminho das pedras foi bem iniciado, agora é ir seguindo por ele para obter cada vez mais ótimos resultados. Parabens pelo trabalho até agora realizado e não deixe de postar atualizações para acompanharmos. 😄
Raoni Moraes26/07/2011 15:17
Ok. Nicky muito obrigado pelas dicas...
Posso continuar adubando ou posso fazer o transplante logo?
um grande abraço
nickyfury27/07/2011 08:49
bonsai
Nem uma coisa nem outra. Aguarde a primavera para reenvasar, iniciando nova adubação uns trinta dias depois do reenvase, ok? Por enquanto, mantenha no sol, com uma boa rega diária. Lembrando que a velha e boa paciência ainda é a melhor ferramenta que todo bonsaista precisa dominar.... 😄
Raoni Moraes27/07/2011 15:30
Ok Nicky, sem adubos e sem transplante.
quando for a época certa eu mudo de vaso e de substrato.
Raoni Moraes03/11/2011 19:17
Atualização
pessoal... postando o andamento do trabalho 3 meses após a poda drastica na tentativa de deixar o tronco mais grosso para formar a copa como orientado pelos amigos.
percebam como esta funcionando... hehehe.. vlws todos pelas dicas!!
Raoni Moraes06/11/2011 00:05
Depois de mais uma poda severa...
Anderson Neuhaus16/11/2011 23:18
Òtimo trabalho! acompanhando..
Raoni Moraes16/11/2011 23:25
Amanhã postarei novas fotos, pois ela ja brotou toda de novo!!! incrivél a recuperação dessa espécie!!
Pedro Catarin17/11/2011 15:07
Raoni, realmente está um ótimo trabalho!
Só há uma coisa que está me incomodando um pouco, o segundo galho da esquerda...
Ele está alinhado ao segundo da direita, havendo um pequeno conflito visual.
É apenas uma dica ok?! 😄
Abraços e parabéns!
Raoni Moraes17/11/2011 15:11
Isso é verdade... mais infelismente n consegui fazer de outra forma... acredito q um broto surgira!! hehehe...
LEAO17/11/2011 23:24
Beleza!
LEAO17/11/2011 23:33
Ótimo trabalho até aqui.