Ficus retusa yamadori
Mateus18/01/2011 22:04
Ficus retusa yamadori
Este ficus encontrei em cima de uma árvore,achei ele muito interessante e resolvi trazê-lo pra casa...
Achei que esse galho menor era separado do outro e quando puxei,veio os dois juntos(pra minha sorte) 🙂
Logo pensei no estilo sokan (tronco duplo).Seu nebari tambem é muito bom para esse estilo,mas no momento ele está enterrado...
O que voces acham dele???

Filipe Henrique18/01/2011 22:32
bacana brother,
convem fazer logo uma poda mais radical pra conseguir galhos mais proximos a base, e deixar crexcer livre pra dar aquela encorpada....
ficus é bem rapido pra isso!
abraços
Diego Santana19/01/2011 08:35
Filipe desculpe mas devo discordar, sei da potencia de um ficus porem quando mais tronco, mas seiva o que da a planta recem coletada mais força para retornar, fazer uma poda radical agora poderia fazer com que o galho nao retorne...
O melhor é esperar a planta retornar e fazer novo sistema radicular, somente depois executar a poda radical...
Gostei muito do tronco duplo e vai ficar muito legal.............
nickyfury19/01/2011 10:18
bonsai
Concordo plenamente com a excelente argumentação do nobre colega Diego: melhor aguardar uma boa recuperação da planta, o que poderá ser observado com uma intensa brotação por todo o tronco, com muitos novos galhos e bastante folhagem. Depois disso, então, é que valerá a pena analisar qual procedimento adotar visando construir a estrutura proposta. 😄
Até que isso ocorra, adubação, rega e sol pleno. Muna-se de paciência e mãos a obra. 😉
Mateus19/01/2011 20:12
Valeu gente...
Primeiramente vou deixar ele se recuperar bem,e no final desse inverno farei uma poda drastica mostrada na figura, porque acima dessa linha em vermelho,ele apresenta uma pequena conicidade invertida por causa de alguns galhos que morreram...

Filipe Henrique20/01/2011 14:06
nickyfury e diegosanta049,
Eu acho que não, mas realmente existe o risco.
procedendo certinho, diminuindo a qtde de agua e tals não vejo problema mas ainda assim pode ser que acontece de secar um galho.
entre o certo e o duvidoso, melhor focar com a opção mais segura como bem pontuaram vcs dois!
VLW
ABRAÇOS
Mateus05/02/2011 16:07
Atualizando...
Começando a brotar... 😄
Valeu!!!
Filipe Henrique05/02/2011 16:43
ih rapah,
esse ai é o beijamina!
t+
Pedro Catarin05/02/2011 16:48
Exato... e quebra que é uma coisa... 😕
Mateus07/02/2011 18:44
Descupem,é que nas fotos não é possivel ver com clareza,mas é um retusa mesmo... 😂
Isso porque é muito dificil o benjamina nascer em cima de outras árvores... 🙄
Pedro Catarin08/02/2011 14:54
Isso dele nascer em outras árvores é verdade... nunca vi um em uma. 😲
Então desculpe-nos pela confusão Mateus! 😮ops:
Abraços!
nickyfury09/02/2011 10:07
bonsaiq
Pedro, os ficus produzem frutos que atraem alguns passaros, que os comem. Como os passaros não têm pouso certo, isto é, tanto podem pousar sobre outras arvores como sobre muros, telhados e construções, eles acabam defecando nesses locais, expelindo dessa forma a semente do ficus, parcialmente deglutida, mas ainda capaz de se reproduzir. 😄
Em algumas arvores maiores, a junção que chamamos de forquilha, forma uma concavidade, onde se depositam detritos, oriundos da própria arvore como talos de folhas e folhas secas. A ação do vento, por sua vez, deposita nesses locais certa quantidade de areia, detritos diversos e mesmo granulos de terra e poeira. Com o passar do tempo, vem as chuvas e molham esse composto, que podemos chamar de substrato, criando assim um local bem apropriado para as sementes germinarem, brotando novas plantas que se desenvolvem nesses locais. 😄
O mesmo ocorre em reentrancias em muros e paredes, bem como pequenos buracos ou espaços restritos sobre telhados diversos e outras coberturas de prédios e residências, particularmente as antigas, que não são renovadas nem recuperadas com trabalho de alvenaria nova. Assim, após alguns anos, descobrimos que algumas plantinhas transformaram-se em arvores, crescendo imensas sobre os troncos e galhos de outras arvores ou sobre muros, paredes e telhados ou coberturas de prédios e casas. 😄
Isso não acontece apenas com ficus, mas igualmente com outras espécies vegetais, como laranja, limão, citricos de uma maneira geral, goiabeiras, romanzeiras, pitangueiras, jabuticabeiras, etc. Toda e qualquer planta que produz fruto e semente está fadada a ter essa sorte algum dia. 😄
Geralmente, de todas as frutiferas, o ficus é o que mais viceja nesses locais e nessas condições, por ser extremamente resistente e se adequar a isso. Não é a toa, portanto, que seja a planta mais recomendada para qualquer iniciante na arte bonsai começar a aprender. Seu retorno é garantido e dificilmente alguem perde algum ficus que cultiva. 😄
Quanto à planta do nobre colega Mateus, meu palpite é para que, na proxima primavera, ele faça o replantio em uma bacia plastica grande, com um bom substrato drenante, com uma altura maxima de 10cm, para favorecer o engrossamento e desenvolvimento de sua planta. Até lá, porém, sugiro cortar um pouco o galho apical do tronco mais fino, bem como reduzir tambem a altura do tronco mais grosso, cortando fora o galho da direita na bifurcação e reduzindo a altura do tronco um dedo acima do primeiro galho. Com isso, favorece uma maior e melhor conicidade da planta.
Mateus09/02/2011 18:38
"Em algumas arvores maiores, a junção que chamamos de forquilha, forma uma concavidade, onde se depositam detritos, oriundos da própria arvore como talos de folhas e folhas secas. A ação do vento, por sua vez, deposita nesses locais certa quantidade de areia, detritos diversos e mesmo granulos de terra e poeira. Com o passar do tempo, vem as chuvas e molham esse composto, que podemos chamar de substrato, criando assim um local bem apropriado para as sementes germinarem, brotando novas plantas que se desenvolvem nesses locais."
Ele estava exatamente como o nickfury citou, em um "buraco" entre um galho e o tronco da arvore.E num substrato composto por folhas secas,areia,e alguns detritos,identico ao substrato comprado em saquinho...(Até pensei em pegar um pouco desse substrato,ao invés de comprar em saquinhos 😄) hehehehe
Então,foi fácil pega-lo...
Pedro Catarin09/02/2011 20:30
Compreendi... mas nick, e aqueles fícus que nascem "grudados" em muros... lá não há nutriente nenhum! Somente água (pouca) e sol... como essas plantas se desenvolvem tão bem???
Abraços!
Mateus19/03/2011 23:33
É verdade.Também sempre me perguntei isso:
Como alguns fícus conseguem sobreviver em locais onde, praticamente, não existem nutrientes?
Abraços!!!
nickyfury20/03/2011 08:15
bonsai
Mateus, sua dúvida muitos outros colegas e amigos tambem têm: como sobrevivem plantas em condições inóspitas como essas? A melhor resposta que encontrei foi no fato de que algumas plantas, como esses ficus, produzem um forte atrativo para insetos e passaros: seus frutos e flores. Pode parecer estranho isso, mas os passaros são os grandes disseminadores dessas sementes, que passam as vezes incolumes pelo seu trato gastrointestinal, saindo intactas nos dejetos depositados em locais estranhos, como topos de muros e no alto de construções ou prédios prontos.
Basta então, um pouco de condição favorável, como um minusculo furinho num tijolo, ou uma reentrancia qualquer numa parede, para que a semente encontre ali um local propicio à sua germinação, desenvolvimento e crescimento. Por outro lado, partículas minusculas de esterco animal e aviário, levantadas por pressão de ventos cheguem até esses locais e se depositem, tanto nos locais citados quanto próximos a eles.
Aspersões de produtos liquidos, como borrifações de adubo liquidos em plantações grandes ou pequenas, tambem são conduzidas pela ação de ventos até os mesmos locais, sendo então, dessa maneira, absorvidas pelas folhas, caules e raizes das plantas que crescem em locais inóspitos como esses.
Nós estamos habituados, como cultivadores, a fornecer quantidades macro de nutrientes para nossas plantas. Por isso, parece até absurda a idéia de que quantidades tão infimas e diminutas de nutrientes possam ajudar tais plantas a crescerem e se desenvolverem dessa forma. Mas a verdade é que isso ocorre por uma série de outros fatores, como esses que citei acima. À medida que essas plantas vão crescendo, mais nutrientes são necessários, sendo que então vêm até a planta outros animais, como passáros maiores, morcegos e insetos. Os insetos, além de fornecerem nutrientes, ainda propiciam a polinização, levando a inseminação de uma planta a outra. Muitos usam a planta como habitat, como aranhas e formigas, por exemplo, que ao morrerem, dado seu curto período de vida, acabam por tornarem-se, como o tempo, adubo tambem para a arvore.
Como se vê, há todo um ciclo que permeia e possibilita à planta uma sobrevivência para lá de exótica: além de estar encarapitada sobre um muro ou construção, ainda obtem do ar e de outros seres alados ou não, os nutrientes de que precisa e necessita para viver. E a agua? bem, esta chega até a planta tanto pela precipitação de chuvas, garoa e geada, quanto pela quantidade minuscula existente no ar, seja em forma de vapor ou mesmo na simples evaporação constante de material depositado na superficie próxima. 😄
Mateus04/04/2011 17:03
Caramba nick, você esclareceu minha duvida e de outros colegas... Valeu! 😉
Apesar de pouquissimos meses da coleta do meu ficus, as raizes já estavam saindo pelos furos do vaso que ele estava, por isso tive que transplanta-lo para um escorredor.Utilizei um substrato mais drenante.
Como algumas raízes capilares ficaram de fora do substrato, fiz uma cerquinha com quatro pedaços de madeira e coloquei terra:
O que acharam?Fiz certo?
nickyfury05/04/2011 08:55
bonsai
Certissimo!!! O caminho é esse mesmo. Agora, é expor a planta ao cultivo a pleno sol, com rega diária (uma vez, sempre ao final da tarde, é preferível) e adubação regular (com repetição a intervalos de 30 a 40 dias), usando matéria organica, que acidifica o solo, mas possibilita um bom desenvolvimento das raízes, que culmina em respostas excelentes na parte aerea.
Mateus06/04/2011 17:13
Valeu nick! É muito bom saber que não estou fazendo quase nada errado com ele...hehehe
Que loucura!!!Com poucos dias do transplante, as raizes já estão saindo pelo furos do vaso!!!
Os ficus são realmente impressionantes...
Até mais!!!
Mateus03/05/2011 17:10
Estes dias o ficus apresentou grande parte de sua folhagem amarela com uns pontinhos pretos e agora estou preocupado...
Será que alguma doença, praga, ou é por causa do frio mesmo???
Ajuda!
Ricardo Guarido03/05/2011 17:48
Já colocou o escorredor sobre uma mamadeira? Será que o amarelamento não é proveniente das raizes capilares novas estarem secando em busca de nutrientes, quando saem do escorredor? Sou iniciante, mas penso haver algum sentido...
Vamos aguardar a ajuda dos mestres aqui do fórum!!!
Sucesso com sua planta e que ela se recupere logo!
Do amigo, Ricardo.
Mateus04/05/2011 20:53
Realmente faz sentido...
Mas creio que não seja por esse motivo porque a planta esta recém transplantada e ainda há espaço para as raizes capilares explorarem. 🙄
Porem caso o problema seja este mesmo, providenciarei logo uma mamadeira... 😉
Até mais!!!
fabricio ribeiro05/05/2011 00:15
Parece falta de sol e muita água, ao menos já aconteceu com outras espécies minha e o problema do amarelamento das folhas era isso, e caso esteja usando algum adubo espere até ela se recuperar, não adube ela desse jeito... aguardemos mais opiniões... S.O.S FICUS GALERA!!!
Mateus05/05/2011 18:04
Ela fica exposta ao sol das 7 ao meio dia + ou -.
Será que é muito ou pouco tempo???
Em relação a rega, as vezes deixo um pouco a desejar porque vou para a escola de manhã e quando chego, o substrato dela já está seco... 🙄
Também não adubei ela ainda.
S.O.S ficus!!!
fabricio ribeiro05/05/2011 20:08
Eae Mateus!
sabe aquela foto logo ali a cima que mostra tua técnica de melhoramento de nebari?
pois é, eu sempre fico em duvida se a ficus depois de ser retirada de um lugar tão pobre de nutrientes como descreve você que era o caso da sua,
e enterrar o tronco mais do que estava antes da coleta, não prejudicaria seu desenvolvimento.
Pois ela antes em um lugar bem arejado e de poucos nutrientes estava bem, e de repente coletamos e cobrimos mais que estava e enchemos de terra com nutrientes,
fico confuso até hoje se o enterrar de mais o tronco não pode ser um agravante a planta...
fica aqui a duvida, já perdi ficus em, e isso que é facil de levar, mas o solo muito orgânico e pouco drenante e o tronco que antes livre e depois enterrando além do que estava acho eu que pode prejudicar...
mesmo sendo ficus, mas repito amigo Mateus, é uma duvida minha, pois acho que perdi duas ficus por esses problemas, mas é apenas um questionamento, não tenho embasamento técnico para lhe assegurar que seja isso, espero que os mestres nos auxiliem em todas essas duvidas...aguardemos ejá agradecemos...obrigado...
abraço