Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus retusa yamadori

12
Mateus18/05/2011 17:04
Hehehe...
Na verdade aquela tecnica não é para melhorar o nebari, mas sim preservar as raizes capilares que estão nascendo. 😉
Acho que se enterrar o tronco do ficus mais do que estava, não pode ser prejudicial para a planta não. Mas não tenho certeza, só um experiente pode nos dizer...

Bom, tirei as folhas que estavam amarelas e ela agora está assim: 😢

Ajuda!!!
Mateus15/07/2011 20:37
Pessoal, aproveitando q o ficus começou a brotar novamente, realizei a poda drástica q mencionei no começo do tópico buscando melhorar a conicidade e a distribuição dos novos brotos para seguir no estilo sokan (tronco duplo).😉
Então ele ficou assim:

Abraços!!
Mateus16/12/2011 17:09
Olá a todos...
Depois de um tempo da poda drastica o ficus brotou e cresceu bastante. Já tava quase passando da hora de fazer algumas intervenções nele hehe
Então eu fui ao trabalho...

Detalhe do tamanho das folhas e raizes

Depois da poda e desfolha...

Como não nasceu nenhum galho do lado direito do tronco maior, tive q fazer o metodo de encostia de outro galho do tronco ao lado.Então fiz um ''buraco'' na altura de onde queria o galho, coloquei ele dentro e passei cola e fita para fixar...

Resultado final

Espero q dê tudo certo... 😂
Abraços!
AguiaR16/12/2011 19:17
Mateus, assim como você sou inciante na prática de Bonsai. Mas, acredito que nessa sua poda, você deveria ter deixado os galhos que estão grandes, menores, ter feito o corte mais próximo do tronco, para favorecer o aparecimento de galhos secundários e terciários de maneira facilitadora para o manejo da planta posteriormente... penso eu que seria melhor, mas aguarde alguém mais experiente como o nickyfury que está lhe dando algumas dicas por aqui para lhe dizer o melhor caminho! 😄

Estou acompanhando seu tópico!

Abraços
12