Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadore de Pitangueira. Atualizado 26/02/12

12
Mcdonald11/03/2011 21:30
Yamadore de Pitangueira. Atualizado 26/02/12
Olá amgos aqui do forum.
Estava conversando com um amigo de minha mãe e falando de plantas, quando me disse que iria arrancar uma pitangueira de seu quintal. Me disse que tinha tomado esta decisão e até já tinha cortado a planta. Imediatamente me ofereci para arrancar para ele.
Quando cheguei lá não acreditei, pensei que era bem pequenininha mas vi um tronquinho até que com um potencial. Uma pena foi ver o que ele fez com a planta. Desceu o facão na bichinha e o que deu para salvar foi este toco, mas minha surpresa estava por vir quando fui cavando.. percebi que o nebari tinha um futuro... tive que arrancar um galho que nascia do lado e só.

Não tive como tirar fotos do yamadore pq estava muito longe de casa e o celular acabou a bateria. hehehehehe, não podia perder a oportunidade.

Olhem as fotos.

Ainda bem que sobrou algumas raizes capilares para a planta se reestabelecer. Acho que foi só o que sobrou.

Pasta cicatrizante na raiz pivotante.

Areia grossa e uma bacia novinha.... Exagerei no tamanho e quantidade de furos e começou a vazar um pouco para fora. Na proxima vai sair melhor.

Aqui com um parâmetro.

Como o nosso amigo Nick me ensinou, fiz o corte para tráz da frente que julguei ser melhor (na diagonal), assim a cicatriz fica escondida quando for mais velha mesmo que a planta não feche a madeira totalmente.

Bom é isso ai pessoal...
Vamos esperar a resposta dela agora e ver no que dá.
Abraço à todos
Pedro Catarin11/03/2011 21:35
Bem vertical... vai dar um pouco de trabalho para ficar um bom trabalho... mas, o material é ótimo! Agora é esperar pelas brotações mesmo! 😄

Abraços!
Jair Flores11/03/2011 22:14
Acompanhando
Mcdonald11/03/2011 22:18
Pedro.. não tem problema... o estilo que pretendo é o hokidachi... o tronco está perfeito para ele.
abraço
Pedro Catarin11/03/2011 22:32
A, se é assim, sim! 😄
oamit11/03/2011 23:24
com sorte ela vinga, apesar de não ser o momento propicio pra isso.

recebi de SP um pre bonsai laranjinha kinzu, cheia de pulgoes, uma tristeza, milhoes de raizes entrelaçadas, hoje foi dia de trabalho nos meus bonzais.

Incrivel, as pessoas não tem o minimo de carinho com as plantas.
André Luiz Santos12/03/2011 12:48
Mcdonald, Pitangueira pega fácil, mas nos próximos yamadoris procura sempre retirar a planta com um torrão de terra, evita deixar as raizes nuas, além de você estar aumentando muito as chances dela vingar, podem haver micro-organismos benéficos pra ela.
Abraço!
Ederson12/03/2011 19:38
Mcdonald

Bela planta, tomara que pegue, pois como comentado não é época para yamadori.
Boa sorte e nos de novidades de seu desnvolvimento.
Nikkei 10012/03/2011 21:16
Beleza mc. Vai vingar sim. Oportunidades devem ser aproveitadas. 😄
Um moyogi tambem e uma opcao para ela. vai atualizando ai.
Pedro Catarin12/03/2011 22:19
O grande problema de tentar trabalha-la no estilo moyogi seria o tachiagary (não seu direito como escreve... 🙄 ) que é bem reto.

Abraços!
Jair Flores12/03/2011 22:47
Olá mcdonald,tudo bem?
Uma idéia
Mcdonald13/03/2011 00:28
André Luiz Santos escreveu:
Mcdonald, Pitangueira pega fácil, mas nos próximos yamadoris procura sempre retirar a planta com um torrão de terra, evita deixar as raizes nuas, além de você estar aumentando muito as chances dela vingar, podem haver micro-organismos benéficos pra ela.
Abraço!

Olá André... verdade mesmo sobre as raízes.. mas nem pensei na hora, fui lavando com jato de água e saiu tudo muito fácil...
Vou rezar pra não morrer....
Ederson, Nikkey, Pedro e Jair... valeu pelas dicas e elogios... vamos torçer...
quando brotar eu posto fotos pra vcs...

abraço
Sillas José14/03/2011 15:25
Yamadori Pitangueira
Olá mc!
Observei suas fotos, muito bom mesmo.
Agora, só um detalhe de uma observação que li aqui no forum, só não me pergunte aonde. Sei que foi em um tópico a respeito de um yamadori.
A observação que tinha era que não devemos passar pastas cicatrizantes
em raízes, pois existem microorganismos que são benéficos a planta, neste caso vc estaria evitando os mesmos.
Por favor Me corrija se eu estiver errado.
Pois também sou iniciante, e quero aprender o correto.
Aquele abraço cara!
Mcdonald15/03/2011 00:05
Sillas....
Seguinte... Li tb este tópico e o cara que respondeu no final foi o grande Nickfuri. Ele disse que os organismos benéficos não morrem e o risco de apodrecer as raízes com estes cortes grandes é muito grande. Uma das plantas que mais precisam dos microorganismos são os juníperus então a pitangueira não vai precisar tanto deles... pelo sim e pelo não prefiro não correr riscos.....
abração meu velho...
Sillas José15/03/2011 08:42
Mcdonald escreveu:
Sillas....
Seguinte... Li tb este tópico e o cara que respondeu no final foi o grande Nickfuri. Ele disse que os organismos benéficos não morrem e o risco de apodrecer as raízes com estes cortes grandes é muito grande. Uma das plantas que mais precisam dos microorganismos são os juníperus então a pitangueira não vai precisar tanto deles... pelo sim e pelo não prefiro não correr riscos.....
abração meu velho...

Grandeeee Nick!
Valeu pela dica Mc!
Renato Rodrigues Roehrs15/03/2011 10:25
Acompanhando Mc.

Gostei do porte!

Abração.
Mcdonald09/04/2011 13:57
Será que está no caminho certo......
Deixei esta planta na casa da minha mãe onde tem um lugar que bate sol só de manhã até umas 11 e meia.....
Começou a aparecer uns brotos... será que está vingando ou é apenas uma reserva de energia que a planta tinha?
Estou ancioso pra saber se ela vai sobreviver pois sei que a época do yamadore estava errada, mas não tinha alternativa a não ser arrancá-la do quinta do meu amigo...
ai vai a imagem.

abraço à todos
Jair Flores09/04/2011 22:41
Mc, Esta já vingou com certeza.
Pode comemorar, boa sorte!
Um abraço!
Renato Rodrigues Roehrs11/04/2011 11:00
Mc, vem sim!

Atualiza pra gente!

Abração.
flavio bonsai11/04/2011 11:53
deixa ela no areia grossa que vai pegar sim .
Mcdonald12/04/2011 00:04
Beleza pessoal.. é que tava na dúvida mesmo..
mas pode deixar que daqui uns 2 ou 3 meses eu atualizo.... vai continuar naquela bacia por pelo menos uns 2 anos.. pra não correr o risco de perder ela... hehehe
abraços e valeu pelo apoio
Ranieri Rodrigues12/04/2011 09:00
Mc Donald
Meu amigo consegui uma pitangueira de Yamadori e quando ela tinha bastante brotaçao achei que tinha vingado ,,me enganei foi so a reserva de seiva dela espero que voce tenha sorte ai..abraços
Mcdonald12/04/2011 12:11
Esse é o meu medo Ranieri...
Vamos torcer... apesar de que ficaram um pouco de raizes capilares.. isso é o que me faz acreditar que vai pegar...
abraço
Seph190325/04/2011 23:20
Acompanhando
Acompanhando Mac
Abraço véio...
Mcdonald18/09/2011 23:33
Pessoal... agradeço e muito a boa energia que me mandaram...

Ai está a linda planta que está se formando..

Só tenho um probleminha quanto a ela... surgiu alguma doença (eu acho), que está formando umas bolinhas nas folhas. Por baixo parecer ter alguma coisa, que se parece com cochonilha, mas como eu nunca viu uma, não sei.

Se alguém souber me informar o que é isso, e como proceder, ficarei muito agradecido.
12