Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Achado.......(atualizado 27.08.12)

123
Elio11/03/2011 22:03
Achado.......(atualizado 27.08.12)
Olá pessoal!

Dias antes de voltar da praia me deparei com alguns pés de Bougainvíllea, bem velhos, próximos da minha casa.
Como estavam em terreno baldio, perguntei à proprietária da casa da frente a qual me autorizou a retirar um galho.
Na realidade o que eu queria não era um galho mas, um pedaço de um dos troncos.
Serrote na mão, eis o que eu consegui. Reparem na textura do tronco. Muito velho. Agora é esperar que brote, embora a época não seja a melhor.

abraço

Pedro Catarin11/03/2011 22:04
Pode apostar que brota Elio!!! 😄
Boa sorte! 😄

Abraços!
Jair Flores11/03/2011 22:11
Boa sorte Elio, vamos torcer para que brote...
Tiago R11/03/2011 22:17
Retirei dois nesse porte, e velho assim. Coloquei na areia. Não deu certo.

Tomara que o seu brote!
Mcdonald11/03/2011 22:21
Nooooooooooooooossa.... parece a pata de um cavalo de tão grande....
Elio... que plantona heim....
Será que dá certo mesmo fazer estacas deste tamanho? ainda não tinha escutado falar nisso...
abraço
Pedro Catarin11/03/2011 22:34
Quer uma dica que funcionou comigo? Para garantir o desenvolvimento adequado da planta após o aparecimento das primeiras raízes e brotos, adicione também um pouco de terra na mistura do substrato para enraizar. Use 80% areia e 20% terra (comum ou preta).

Abraços!
André Luiz Santos11/03/2011 22:37
Mandou bem Elio, teve boa visão, o galho tem um belo movimento.
Quanto a época, eu plantei uma "estaca"(bruta) na areia com um pouco de terra vegetal tem pouco tempo, ela esta brotando, nunca tive problemas com estakonas de primavera.Vai pegar sim, eu estou torcendo para que saiam os brotos nos locais certos.
Pedro Catarin11/03/2011 22:47
Ae! Uma experiência positiva usando areia + terra vegetal!
oamit11/03/2011 23:16
como diz o pedro:

"Planta! Vai que pega..."

boto fé.

😉
Pedro Catarin11/03/2011 23:19
Hehehe, este "Planta! Vai que pega..." veio justamente das experiências que eu tive com estacas de primavera. Um dia meu amigo estava todo preocupado se perguntando se não seria perda de tempo, se a estaca não ia enraizar, aí eu viro pra ele e falo: "Planta! Vai que pega...".

Um mês depois ele vem todo contente que sua estaca tinha brotado e enraizado... 😄

Abraços!
fabricio ribeiro12/03/2011 00:27
Pedro Catarin escreveu:
Ae! Uma experiência positiva usando areia + terra vegetal!

é o que uso areia + terra ou pedrisco + terra e nunca perdi primavera, ótima dica.... 😄
Leonardo A.12/03/2011 00:39
Tudo beleza Élio !!

Tem um movimento legal, se pegar vai ficar du ca....

e o buxinho como ta?
Alcides Junior12/03/2011 07:36
Elio, que achado heim, vai ser um belo bonsai. Estou torcendo pelo enraizamento.
Ricardo Paiva12/03/2011 07:44
Que beleza de movimento Elio.
Também estaquiei umas, não tão grossas como esta sua mas de um calibre legal. Estão só na areia.
Sucesso.

PS.: Como ela é meio grandinha, cuida das tuas costas!!!!!
Rodrigo_Dias_RJ12/03/2011 08:45
Belissima planta Elio, estou com muitas aqui, algumas bem grossas, em 15 dias ja começaram a brotar bastante, substrato: só areia.

Parabens pela coleta!
Gustavo Gonçalves12/03/2011 10:44
Ellio..saberia me informar qual o diametro da estaca? 🙂
Elio13/03/2011 20:00
Olá pessoal!

Tantos amigos postaram que não irei nominar nenhum, mas com a corrente do bem: "pega estaca, pega!"..........................obrigadu!!

Leonardo, quanto ao Buxus que vc me deu, estive fora por 60 dias. Agora no outono, irei estilizar. Depois boto foto!

Gustavo: 08 cm. de diâmetro.

abraço
Felipe13/03/2011 20:21
Grande Elio,

Bela estaca hein!!!!!!
Ela pegará de certeza...eu fiz uma um pouco maior que esta e coloquei só areia tb, mas usei como forração casca de pinus, assim não corre o risco de perder a umidade que nesta fase é imprescindível.
Dá-lhe hormônio.....
Outra coisa....e a planta mãe 😈 ????????? vai tirar tb....

forte abraço brother
Elio13/03/2011 20:33
felipe escreveu:
Grande Elio,

Bela estaca hein!!!!!!
Ela pegará de certeza...eu fiz uma um pouco maior que esta e coloquei só areia tb, mas usei como forração casca de pinus, assim não corre o risco de perder a umidade que nesta fase é imprescindível.
Dá-lhe hormônio.....
Outra coisa....e a planta mãe 😈 ????????? vai tirar tb....

forte abraço brother

Felipe, vontade não faltou.............hehehehe! Faltou espaço, jeito, ferramenta e força!!

Como o pessoal falou e por experiência própria, estacas de Boug, pegam fácil, só na areia. Meu receio é que, por ser a planta muito velha, muito mesmo, ou seja esse toco que retirei deva ter muitos anos mesmo, o sucesso não seja garantido.
abraço
Angela Fernandes13/03/2011 21:19
Querido Elio !!!
Tenho absoluta certeza de que com seu trabalho e sua dedicação.........VAI DAR UM BELO BONSAI.
Afinal....através de seus estudos, o sucesso será total.
Guilherme Cahú13/03/2011 22:04
Maravilha! 😄
Bom trabalho, Elio! 😄
Ederson16/03/2011 23:19
Elio

Fiz o mesmo processo a uns 2 meses atrás com 4 dessas, nenhuma delas pegou, usando 80% areia 20 terra e molhando 1 vez por semana com superthive e ainda fiz uma estufa para ver se aumentava as probalidades. infelismente não tive bons resultados pois todos os troncos estão secos.

Mas mesmo assim vale apena tentar, pensamento positivo e boa sorte.
nickyfury17/03/2011 08:17
bonsai
Elio, se o nobre amigo "puxar" pela lembrança, recordará uma "estaquinha" que retirei, juntamente com o amigo Glauco Felix, em uma escola aqui do DF, há alguns anos. Ao contrário desta, que todos afiançam que irá "pegar", na oportunidade em que postei a "bruta" por aqui, todos foram contrários, garantindo justamente que eu iria perder todo o trabalhão que eu e o Glauco tiveramos. 😄

Aquela planta era bem mais idosa que a sua, e hoje está cada vez melhor, sempre com ótima floração para regozijo de toda a galera do nosso clube. Certamente, apesar das orações em contrário, e da idade longeva, ela se recuperou bem, emitindo um sistema radicular à altura e retornando com muita galhada e folhas em profusão. Acredito, por isso, que apesar de sua planta pertencer a uma arvore antiga, ela irá pelo mesmo caminho: brotação otimizada, raizame no capricho combinando. Isso é até garantido, tenho certeza. Em pouco tempo o nobre amigo estará retornando ao forum para mostrar justamente esses resultados. Vamos todos aguardar. 😄
Ricardo Paiva17/03/2011 08:31
Elio, acompanhando o tópico e olhando novamente sua estaca, lembrei de um trabalho do Tramujas com uma boug com movimento bem semelhante ao da sua. A dele não era uma estaca, mas pode ser de inspiração, se é que você vai precisar de alguma, hehehe.

Peguei estas do Facebook do Tramujas.
Elio18/03/2011 14:53
Angela, Guilherme e Edson! É isso aí, agora é só torcer!!

Nicky, me lembro daquela "estaquinha" que vc postou..................rsrsrsrs!
Lembrando dela fico mais confiante de que a minha vai pegar!

Ricardo, isso é covardia. Se a minha ficar 10% do que ficou a do Tramujas, estou satisfeito.

abração
123