Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

perlita expandida

12
clovism20/03/2011 15:22
perlita expandida
olá
sou iniciante
O nome é clovis ribeiro de morais neto
Estou acessando o site pela primeira vez
Tentei acessar na pagina QUEM SOU EU, mas não conssegui.

Moro em Brasilia, estou estudando para aprender tudo o que puder sobre esta arte.
Tenho alguns bonsasis: PIRACANTA, FICUS, BUXINHO e um pinheiro ( acho que tuia).
GDostaria de saber se alguem conhece pelita expandida como componente de substrato para bonsai.
Grato
Clovis
Mcdonald20/03/2011 17:06
Também tenho esta dúvida....
acompanhando
Leandro Ferraz20/03/2011 19:04
oque vc estava pensando em usar junto com a perlita?
Leandro Ferraz20/03/2011 19:08
Dei uma pesquisada

A Perlita é um mineral de origem vulcânica inerte, que expandido através do calor resulta num produto leve e branco em forma de grãos. É de fácil manipulação e vertendo com facilidade, resulta num método rápido, econômico e permanente para um perfeito isolamento térmico e acústico na construção de paredes.
Quando a Perlita moída se aquece a mais de 900ºC se expande (de 4 a 20 vezes seu volume original) de maneira similar à pipoca. A água contida na Perlita se evapora durante o processo de aquecimento formando infinidade de pequenas bolhas de ar seladas e conectadas entre si. Estas bolhas são responsáveis pelo baixo peso e excelentes propriedades físicas da Perlita.
O isolamento com Perlita Expandida oferece vantagens adicionais, sendo superior ao EPS ou a Vermiculita. Ela é facilmente aplicada e não requer capacitação técnica ou equipamento adicional.
Estudos independentes demonstram que o desempenho contra o fogo de blocos preenchidos com Perlita aumenta até 4 horas. É incombustível num ponto de fusão de 1260ºC.
É inorgânica, não deteriorando e resiste a insetos, preenchendo completamente os vazios e cavidades das paredes e blocos.
O uso de Perlita Expandida em misturas de substratos para vasos, floreiras e recipientes, permite uma germinação rápida e um perfeito desenvolvimento da planta, já que possui a capacidade de manter níveis ótimos de temperatura e umidade enquanto provê uma adequada drenagem. Além disso, a capacidade de aderência nas raízes reduz o impacto do transplante.
Dada sua capacidade de isolamento térmico, a Perlita Expandida é ideal para cobrir as sementes, especialmente as zonas expostas ao sol e altas temperaturas diurnas. Também, oferece proteção às germinações resistindo ao musgo superficial e ao crescimento de algas.
A forte atração capilar de água que possui, faz da Perlita Expandida um sobressalente substrato para a hidroponia e a reprodução por galhos, que podem realizar até 100% deste produto. É um restaurador ideal para mistura de turfa. A areia utilizada freqüentemente se aloja nos pequenos espaços aumentando a porosidade, permitindo a oxigenação do substrato e, portanto, reduzindo o encharcamento, sem saturar-se e retendo a umidade por longo período de tempo.
O baixo peso da Perlita é um benefício adicional para vasos e sacadas. No paisagismo, é utilizada para substituir total ou parcialmente a areia em misturas dos substratos. Ao inclui-la, são melhoradas as características físicas das misturas, oferecendo resistência à compactação, suficiente infiltração para drenar as chuvas e maior habilidade para resistir às secas.
A Perlita pode ser usada em gramados de baixo e alto trânsito, para forrar solos em jardins, árvores e como protetor de raízes e acelerador de compostos.
fonte:google-Schumacher Insumos
clovism21/03/2011 15:17
perlita
Olá leandro
Estava pensando em usar partes dela, + terra preta/e ou vermelha e talvez esfágno, como subrstrato padrão.
Obrigado,
Clovis
Elio21/03/2011 19:38
Clovis, Perlita, Vermiculita, esfagno são materiais que retém muita umidade. Tem que usar com parcimônia. Não deixe de usar tambeém pedrisco ou cacos de telha para que o teu substrato tenha boa drenagem. Quanto à terra, peneire e jogue fora o que passar na peneira. Terra muito fina compacta muito.

abraço
Mcdonald22/03/2011 00:24
Pessoal....
E onde se encontra a tal da perlita.. to procurando por aqui e nada....
abraço
clovism22/03/2011 15:34
Olá MCDONALD
Aque em Brasilia este produto voce encontra na LR PAISAGISMO
TEL 61 32480176
Eles vendem atraves do Mercado Livre, nome virtual HOBBY VERDE.
Custa 30,00 o total de 15 litros.
Email da loja
lr@lrpaisagismo.com.br
nickyfury22/03/2011 16:16
bonsai
Clovis, considerando o clima extremamente seco, de baixa umidade que temos aqui no DF, a adição desse material ao substrato poderia ser até interessante, no entanto, em oportunidades anteriores, quando experimentamos usar vermiculita na composição, não surtiu o efeito desejado. Esse material que vc cita agora tem propriedades bem similares à da vermiculita, por isso, acredito que não é de tanta valia assim no cultivo de nossas plantas.

Claro que toda e qualquer nova experimentação nesse sentido é sempre bem vinda, principalmente se aliada a ela houver resultados favoráveis. Por acaso vc a usa e tem tido sucesso em mistura-la a outros componentes, como o caco ceramico, terra granulada, carvão e pedrisco? Nos relate sua experimentação com esse material, para que todos possamos nos inteirar sobre seu uso adequadamente. Se voce a utiliza, qual a proporção que geralmente emprega na composição do seu substrato?
clovism22/03/2011 16:47
Olá nickyfury
Desculpe-me, sou iniciante e este será o meu primeiro substrato.
Comprei um E-book sobre bonsais (RICKBONSAI), loja física situada no Sul do Pais, e la é relatado sobre o uso da perlita.
Como voces são bastantes experientes, pensei em pedir uma opiniao.
A proposito, como faço para participar do clube do bonsai aqui em Brasilia?
Gostaria de fazer uma visita e poder aprender mais sobre a arte.
Grato
Clovis
nickyfury23/03/2011 14:48
bonsai
Clóvis, vc é muito bem vindo ao nosso clube, sempre cabe mais um. Eu enviei uma mensagem privada a voce, dê uma conferida, por gentileza. Fico no aguardo.
Mcdonald31/03/2011 00:48
Nick...
Gostaria de saber se usar a argila expandida no substrato vai bem. Achei uma na medida igual a areia grossa e sem contar que ela ainda retém umidade no substrato...
Abraço
nickyfury31/03/2011 11:30
bonsai
Mc, a argila expandida não retem umidade, mesmo se vc fragmentá-la. Ela age como dispersora, como se fosse os pedriscos que adicionamos ao substrato. Por isso, se vc usa-la, sugiro suprimir o uso do pedrisco. Isso significa usar uma coisa ou outra, não as duas juntas, ok? 😲

A vermiculita, por outro lado, retem umidade, e é bem leve, mas não permite o mesmo grau de aeração nas raízes, como permitie a argila expandida e o pedrisco. Quem disse que argila expandida retem umidade, então está falando de outra coisa. Talvez de bolotas de argila simples. 🙄
Mcdonald31/03/2011 12:36
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Mc, a argila expandida não retem umidade, mesmo se vc fragmentá-la. Ela age como dispersora, como se fosse os pedriscos que adicionamos ao substrato. Por isso, se vc usa-la, sugiro suprimir o uso do pedrisco. Isso significa usar uma coisa ou outra, não as duas juntas, ok? 😲

A vermiculita, por outro lado, retem umidade, e é bem leve, mas não permite o mesmo grau de aeração nas raízes, como permitie a argila expandida e o pedrisco. Quem disse que argila expandida retem umidade, então está falando de outra coisa. Talvez de bolotas de argila simples. 🙄

Nick.
Muito obrigado...
quanto a dúvida em reter a umidade ninguém me falou não...rs, eu deduzi... errado pra variar...
mas legal... vi no mercado livre e está com um preço bem acessível e dá pra retirar no local...
vou providenciar o mais rápido possível....
Gostaria de parabenizá-lo por sua presteza e paciência.
Suas explicações nos motivam mais e mais aqui no fórum.
abraço
Elio31/03/2011 15:21
Mc, Eu usei argila expandida triturada durante 2 anos.

Certa ocasião, 2009, perguntei ao Salvatore Liporacce o que ele achava, e ele me disse que não era boa em função dos micro orifícios onde as raízes ciliares poderiam se esconder e estacionar.

Contudo, por ser leve e reter umidade (só a triturada retem), continuei usando.

Não satisfeito pois não via nenhuma vantagem além de ser leve, constatei que não era ideal quando coloquei 2 mudinhas de ligustro em vasos diferentes.
01 só com argila expandida triturada + osmocote
01 só com condicionador de solo

A muda com condicionador de solo deu de 10 x 0 na que estava com argila.

Continuando minhas pesquisas, contatei a Cinexplan (fabricante da Argila) que me passou a composição.

Constatei elevado teor de aluminio.

Perguntando ao meu filho (doutorando em Química) ele me informou que o aluminio naquela forma não era absorvido pela planta.

Continuava a dúvida, até que o Fernando Magalhães, de Belo Horizonte, que é Biólogo, me informou que realmente o aluminio naquela forma era indisponível à planta, contudo, quando misturado ao substrato, liberava aluminio em outra forma (alumínio é tóxico para a planta)

Novamente falei com meu filho e ele afirmou que, realmente, em contato com a umidade do substrato ele irá liberar hidróxido de aluminio.

Assim sendo, aboli a argila expandida triturada.

abraço
clovism31/03/2011 17:11
Olá
Nick

Postei albumas fotos da minha piracanta no fórum "Pragas e Doenças "
Estou com dúvidas sobre o estado dela.
Voce poderia dar uma olhada, por favor?
Clovis
nickyfury31/03/2011 18:16
bonsai
Mc, como vê, o uso desse tipo de material é controverso. A maioria, inclusive eu, não fazemos uso dele no substrato nosso de cada dia. Prefiro usar pedrisco ou mesmo brita zero, do que argila expandida. A explicação detalhada do nosso grande amigo Elio dirime qualquer dúvida sobre o uso desse componente, inclusive com o excelente exemplo de seu teste com as mudas de ligustro. 😄

Se antes dessa colocação do Elio eu não usava, agora então é que não irei mesmo fazer uso desse material. Totalmente dispensável, a meu ver. Deixemos para o pessoal do paisagismo, que adora colocar as bolotas em vasos, principalmente os que contém plantas artificiais, continuarem com seu uso. 🙄
Mcdonald01/04/2011 00:18
Nooooooooooooooooossa Elio...
agora entendi pq tenho uma caliandra que não cresce...
Um amigo meu, o Marcio Donegá me deu uma caliandra no escorredor com argila expandida e a bichinha não cresce nem a pau.. inclusive uma muda bem menor que adquiri depois cresceu 2 x mais....
Acho que vou abolir a idéia da argila então.....
Muito obrigado pela explicação....
abraço
Donegá03/04/2011 14:02
Olá pessoal,

Agora fiquei com dúvida total. Tenho usado a argila expandida em diversos vasos inclusive na muda que doei ao amigo Mc, mas minhas plantas têm tido bom desenvolvimento, até pouco tempo ñ tinha feito nenhuma experiência com relação a diferença entre com ou sem a a argila expandida, então há algum tempo atrás fiz um experiência com mudas de pimenteira. Duas coloquei no vaso apenas com substrato industrializado p/ mudas e outras duas misturei esse mesmo substrato com 40% de argila expandida visando dar maior porosidade (p/ aeração) ao solo e melhor drenagem. O resultado foi o seguinte:

Assim que as plantas se recuperaram do transplante as mudas com argila cresceram o dobro das outras que estagnaram durante algum tempo. Hoje as mudas com argila já estão com frutos amadurecidos enquanto as mudas em substrato puro ainda estão florescendo e com menor qt de flores. Fiz o teste justamente no sentido de verifcar diferenças de desenvolvimento e p/ isso utilizei plantas de rápido crescimento.

***Nota: A argila expandida que uso já é comprada com granulação entre 2 e 5mm, não sendo triturada p/ uso e cm ñ se encharca acredito que ñ haja a liberação do alumínio em grande quantidade. Por sua refração a água é muito utilizada em lajes na construção civil.

Utilizo a mesma pelas propriedades de deixar o solo menos compactado, mais leve, com melhor aeração e melhor drenagem em substituição ao caco de telha (ninguém merece ficar quebrando telha e peneirando,rsrsrs).

Um dos motivos da experiência foi justamente com vista em começar comercializar a argila em menor quantidade da vendida normalmente em sacos de 50 litros que é inviável p/ quem tem pouco vasos.

Qto a planta doada ao amigo Mc, tenho uma muda da mesma safra que está em pleno desenvolvimento, aliás uma ñ, duas, sendo uma em escorredor e mamadeira e outra em vaso.

Muda de Calliandra no escorredor

23.11.2010

07.02.2011 - Já com alguns galhos podados

Muda de Calliandra no vaso

03.11.2010

07.02.2011- Já com alguns galhos podados

Outras plantas colocadas com argila na composição do subtrato:

Duranta

07.02.2011

24.02.2011

25.03.2011

Jaboticabeira

Podada em 03.11.2010

19.12.2010

Tuia Limão

11.09.2010

16.02.2011

Surgiu agora uma nova dúvida: Qual a função do caco de telha/tijolo no substrato? Qual a característica e propriedades do mesmo?

Vou acompanhar o tópico.

Abraços
Elio03/04/2011 16:27
Donegá, na tua explicação, vc se refere à argila expandida triturada. Tá aí a grande diferença!!!

Argila que vc usa não é triturada e ela tem (em todas as granulações) uma "casca" que impede a penetração da água. 2 anos atrás peguei algumas daquelas bolotas que se colocam sobre os vasos de plantas ornamentais e deixei no copo com água e, após 01 semana, continuavam boiando, ou seja, não absorveram nada de água.
A de granulação que vc usa (acho que é a 0500), eu coloquei no copo e afundou instantaneamente. Creio que por ser muito pequena. Contudo, após o mesmo período, ao quebrar a 0500, também estava seca por dentro.

Talvez por isso, e em conformidade com a explicação do Fernando Magalhães mais o esclarecimento do meu filho, a triturada, misturada com o substrato "absorve" a umidade e, daí então, libera hidróxido de alumínio.

Creio que usando sem triturar ela tenha boa característica de drenagem, sem liberar nenhum mineral.

Nesse sentido, tando faz usar argila expandida NÃO triturada, ou pedrisco, ou brita, o efeito é o mesmo: simplesmente drenagem.

Já caco de telha tem a capacidade de drenar e absorver umidade, liberando às raízes quando necessário, por osmose. Eu compro já triturada em 3 granulometrias diferentes.

Donegá, creio ser importante esse esclarecimento para que menos avisados não confudam ARGILA EXPANDIDA com ARGILA EXPANDIDA TRITURADA

abraço
Elio03/04/2011 16:30
Apenas para lembrar, este tópico começou a indagação sobre PERLITA EXPANDIDA, que é outra coisa totalmente diferente.

abraço
Donegá03/04/2011 17:07
Olá Elio,

Foi o que imaginei, por isso coloquei a nota sobre o tipo que uso. É exatamente a 0500.

Valeu sobre a explicação do caco de telha, pois sempre tive esta dúvida. Agora vejo que é importante a utilização do caco na composição do solo para evitar que o mesmo resseque muito rápido.

Precisamos inventar uma máquina de baixo custo p/ quebrar nossas telhas, rsrsrs.

Qto ao tópico apenas aproveitei p/ ñ ter que abrir novo tópico vendo que os amigos já o estavam acompanhando.

Gde abraço.
Elio03/04/2011 18:26
Amigo Donegá, fórum é pra isso mesmo!

Dirimir dúvidas!!

Perfeita a tua colocação!

abraço
Mcdonald04/04/2011 00:28
É pessoal....
Agora entendi tudo..... uma verdadeira aula sobre argila expandida...
Acho que abolir não seja um bom termo... Mas..... quanto ao crescimento ainda tenho dúvidas, pois quem me deu as mudas foi o próprio Marcio que é minha testemunha... rsrsrsrsrs.

Mesmo assim agradeço a atenção do pessoal.
Abraço
fabricio ribeiro10/06/2011 20:06
Amigos , gostaria de dar uma dica sobre caco cerâmico(tijolos ou telhas trituradas).
Vá até uma empresa de materiais de construção dessas que vende areia e tijolos que ficam no pátio a céu aberto.
Procure a pilha de tijolos e de telhas.
Ao redor desses montes de telhas e tijolos a muito caco cerâmico, você não mais precisará quebrar tijolos amigos, seus problemas acabaram...rsrsrsr
E o melhor de tudo, é gratuito, você deve apenas pedir ao capataz ou dono da loja.
O trabalho resume-se apenas a ter peneiras, eu uso 3 tipos de peneiras:

peneira de areia- 2,79mm
peneira de arroz- 2,18mm
peneira de fuba- 1,36mm

vc terá varios tipos de tamanhos e fenalidades de cacos...
depois de peneirar seria importante lavar o pedrisco, se caso for esterelize...
Sobre perlita, eu nunca usei, mas uso vermiculita expandida, uso 5% nos meus substratos e vejo plantas muito felizes por aqui...
Uso:
1/3 de caco cerâmico- 1,36mm
1/3 de areia grossa
1/3 de terra bioplante misturada com farelo de casca de pinus
+ vermiculita expandida, 5% de tudo...
Abraço amigos!
12