Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

perlita expandida

12
nickyfury11/06/2011 09:15
bonsai
Fabricio, a terra granulada eu costumo obter pela quebra de granulos de cupinzeiro, que depois de separada em medidas variadas, queimo a uma temperatura de 250 graus, por uns vinte a trinta minutos, para eliminar residuos, insetos, ovos de insetos e sementes de capim, restando um material esteril e apto, depois de esfriar ao sol quente, para misturar na composição.

O granulo de terra é melhor que a areia grossa, por permitir uma boa drenagem, retendo uma quantidade minina de umidade, o que permite manter as raizes capilares sempre com um aporte hidrico, contribuindo para sua manutenção, sem comprometer sua estabilidade, vez que a umidade nos granulos de terra de cupinzeiro + a dos granulos de caco ceramico, dão sobrevida hidrica para essas raizes, garantindo bem sua aeração e umidade constante.

Não tendo cupinzeiro na região, muitos amigos bonsaistas recorrem à retirada em camadas inferiores do solo, cavando buracos de até um metro a um metro e meio de profundidade. Ao retirar a terra do fundo, deixam-na secar bem, depois peneiram e queimam, usando-a em seguida, tão logo esfrie. Esse material tambem é bom, mas compacta mais rápido que os granulos de cupinzeiro, que têm uma resistencia maior ao impacto da rega diária, levando até um ano ou dois para iniciarem a compactação/desmanche, implicando então na troca, via reenvase.
fabricio ribeiro11/06/2011 14:10
nickyfury, realmente a areia grossa retem bastante humidade, por isso penero bem ela e as vezes dependendo da finalidade uso saibro lavado junto com o caco cerâmico.
Essa sua dica é muito boa mesmo, já tinha visto essa sua recomendação que pra mim muito preciosa.
Eu ainda não tive oportunidade de achar cupinzeiros por aqui mas prometo que vou a procura.
valeu pelas dicas, vou copiar! 😄
Abraço!
12