Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Shimpaku

12
Brigoni16/04/2011 16:39
Shimpaku
Amigos adquiri esse Shimpaku!! Estou com várias idéias, mas um pouco inseguro para intervir.
O que acham???
Segue algumas fotos para opiniões quanto à estilização!!
Abraço e obrigado pela ajuda.

MarcoBonsaiPoa16/04/2011 17:21
Bela planta camarada, gostei da distribuição de galhos.Tá bem encaminhada, tem uma boa tendência ao estilo inclinado (shakan).
Roberto Fávaro16/04/2011 17:59
Concordo com o Marco, bela árvore Brigoni.

Tem potencial para virar um lindo bonsai, mas não se precipite. Não estamos na época de intervenções radicais em juníperos. Espere o inverno para podas drásticas e aramação.

Penso que o próximo passo é transplantar para um vaso maior com substrato drenante, sem necessidade de muita matéria orgânica (mas no inverno também) Enquanto isso, como diz nosso amigo Nick, é treinar bastante a paciência.

Um abraço
Jair Flores16/04/2011 21:49
Brigoni, tudo bem?
Tenho um shimpaku que parece um pouco com o seu.
comprei assim como está, 6 ou7 meses atras.Ele é bem bonito,todo em patamares, se quizer acho que o seu pode ficar assim.
nickyfury17/04/2011 08:27
bonsai
Brigoni, a melhor época para trabalhar com essa espécie é no inverno, e não agora, lamento dizer. Por isso, o melhor a fazer é munir-se de paciência e esperar a estação propícia. Por outro lado, vc pode ir preparando a planta de outra forma, para melhorar sua saúde: adubação organica nela, além de uma limpeza no solo, retirando as ervas daninhas.

Outra coisa que tanto vc quanto o colega Jair podem fazer agora, em seus shimpaku, é uma pinçagem nas acículas. Usando as pontas dos dedos de uma mão, com a outra segure um galhinho qualquer e puxe as acículas para cima, torcendo ligeiramente enquanto o faz. Assim, vc retira o excedente, deixando o galhinho livre para "respirar" e se desenvolver como deve. A pinçagem pode ser feita em qualquer época do ano, sem nenhum prejuízo para a planta, vez que ela tem energia de sobra para se desenvolver nessa area.

O ideal, para cada galho pinçado, é que vc o segure de maneira a ficar aberto como a palma de sua mão. Retire, então, com as pontas dos dedos conforme indico acima, as acículas que crescem na parte superior e na parte inferior da "palma". Faça isso com regularidade em todos os galhos. Ao final do trabalho, observe que os galhos ficaram "vazios" e mais leves, o que permitirá o acesso de luz e calor solar no interior deles. Essa incidência estimula novas brotações, bem como o fortalecimento das atuais, melhorando o aspecto geral da planta e acabando com essa aparencia de topiaria que as plantas de vcs têm atualmente.

Lembrando apenas que a pinçagem deve ser feita agora, sem nenhum problema. Cortes, aramações e outras intervenções como shari e jin, apenas devem ser feitos no inverno. Após o término da pinçagem, mantenham a planta em cultivo a pleno sol, o dia inteiro, com rega apenas ao final da tarde. Verão então que a cor da acículas irá, aos poucos, adquirir uma tonalidade de verde mais intensa, mais forte. A pinçagem é um recurso que pode ser usado várias vezes durante o ano. Comecem sempre pelos galhos mais baixos, deixando o ápice sempre por ultimo. Não tenham pressa, pois ela é inimiga da perfeição. Não usem tesoura, apenas as pontas dos dedos. Retirem, logo no inicio, galhinhos e acículas secas, que não se desenvolveram. Se tiverem dificuldade para retirar essas, então use uma tesoura de ponta fina. Mas nunca use tesoura nas acículas verdes.
Brigoni17/04/2011 10:07
Amigos Marco e Roberto, obrigado pelo estimulo e pelas dicas, também achei uma bela planta 😄 !! Agora é esperar o inverno, conforme indicou o Roberto...

Amigo Jair, bela planta você tem!! Acho legal você também seguir a dica do Nickyfury.

Amigo Nickyfuri, você novamente me dando uma aula!! De onde você tira tanda paciência com os amadores como eu??? Só pode ser muito amor pela arte!!!!
Irei seguir linha por linha do seu texto e aguardar o inverno que nao tardará no meu estado!!!
Posso usar osmocote ao invés de adubo orgânico?? Ou o benefício do orgânico é indispensável???

Abraço a todos
CARLOVICH17/04/2011 12:30
eu gostei da foto 4... acho q pode dar uma frente legal!
preciso comprar um...
quem souber de algum legal para eu ir atrás...
abçs
Brigoni17/04/2011 12:44
Olá Carlovich,
Obrigado pela opiniāo quanto à frente da planta!!
Comprei na Bonsai Ideal, aqui na minha cidade, mas sei que ele manda para todo o Brasil. No seu estado deve ter muitos lugares de qualidade!!!
Abraço
nickyfury17/04/2011 13:08
bonsai
Brigoni, o inverno chega para todos os brasileiros na mesma época, não se precipite pq em seu estado o frio chega um pouco antes, ok? Aguarde a data correta, do calendário, para agir com calma, ponderação e ter uma planta saudável e bem posta ao final. A paciência é a alma do bonsai e a melhor ferramenta do bonsaista. Fique atento. Em relação ao adubo, eu recomendo o organico, preferindo deixar o osmocote apenas para quando a planta estiver formada adequadamente. Mas, costumo sempre dizer: gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu.

Em relação à minha paciência para com o pessoal iniciante, devo salientar a importancia em considerar que os que iniciam agora serão os mestres de amanhã. Se eu incentivar corretamente, sei que vc terá imenso prazer em repassar seus conhecimentos aos menos favorecidos, quando chegar sua vez de o fazer. Afinal, todos nós temos como objetivo principal aprender a fazer bonsai. Fazer bonsai é fácil, dificil é fazer de acordo com técnica, qualidade e conhecimento corretamente aplicados. Lá na frente, veremos bonsai de qualidade cada vez melhor, e isso, para mim, é um grande estimulo para continuar prestando meu auxilio a todos, nesse momento.
Brigoni18/04/2011 23:26
Amigos,
seguindo as orientações: limpei o substrato, fiz a pinçagem e adubei com torta de mamona.
Não sei se fiz pouca poda, mas resolvi não exagerar sem conhecimento!!!
Agora aguardarei o inverno para poder contiunuar...
Abraço
Rafael Pontes19/04/2011 07:53
ta bem encaminhada mesmo sua planta!
No inverno a gente ve o que vc trabalha nela, mas com certeza "ela ja tem um pézinho" no estilo inclinado hehehehe

Grande Nick nosso professor!!! o que seria da gente sem vcs mestres pra pararem com nossa chacina de plantinhas indefesas hehehehe
Estava percebendo isso esses dias... tem um tempo bom que não perco nenhuma planta e minhas intervenções tem dado mais resultados por serem feitas de forma um pouco mais correta 😄
Um dia chego lá!
nickyfury19/04/2011 08:42
bonsai
Brigoni, acho que se vc se munir de um tantiko de coragem, ainda dá para melhorar o aspecto dos galhos, pinçando as acículas um pouco mais, para aclarar melhor os galhos, todos os galhos. Veja na imagem abaixo o perfil de um galho antes da pinçagem e depois:

Veja essa diferença em um trabalho de pinçagem feito no shimpaku abaixo. Repare o antes e o depois, para ter uma base adequada:

Um "aclarado" corretamente executado deixa o galho bem limpo:

Não tema em realizar esse tipo de desfolha. A sua planta só tem a ganhar, e o tempo é ótimo para esse trabalho ser feito agora, sem nenhum problema. Em poucos dias, graças à adubação, sol e rega, sua planta retorna com nova "roupagem", emitindo forte e vigorosa brotação, melhorando o aspecto geral de toda a estrutura aerea. Esse é o tipo de trabalho que voce precisa aprender a fazer e a dominar, pois deverá ser executado periodicamente, para que sua planta não fique parecendo uma topiaria ao invés de um bonsai. 😉

Para voce ter uma idéia, eu devo ter em meu viveiro aproximadamente uns trinta e cinco juniperos, em estágios e estilos os mais variados, que devo pinçar, regularmente, para que não percam a forma e eu não acumule "serviço". Claro que, vez ou outra, busco auxilio com os diversos amigos que aparecem para uma "visita". Mas, quase sempre, sobra mesmo é para mim esse trabalho, que faço meticulosamente em todos eles. Some-se aos shimpaku os juniperos tosho, san josé, procumbens e aí vc terá uma idéia, aproximada, do grau de dificuldade. Mas como faço isso há algum tempo, adquiri experiencia para fazer bem feito e bem rápido. Por isso, recomendo a vc fazer no seu, adequadamente, para que a resposta da planta favoreça um bom desenvolvimento para ela, além de facilitar o aporte de arames no inverno que se avizinha. 😄
Astolpho Coelho Bicalho19/04/2011 12:29
Nick meu velho,,, o que passa? ainda aguardo seu contato... grande abraço...
Brigoni20/04/2011 00:09
Amigo Rafael, faço minhas as suas palavras quanto a ajuda dos mestres!!!

Prezado Nickyfury,
Realmente precisa coragem 😄 !!! Eu não sabia o quanto tinha que remover.
As suas fotos permitiram entender até onde chegar...
Realizei a pinçagem, mas demorei um tempão!! 😮ops:
Nossa, imagino o seu trabalho com todas as suas plantas. Haja experiência!! Acho que eu ainda nao seria muito úti para te auxiliarl 😄 😄
Obrigado pela aula!! Praticamente um curso!! Não tenho palavras para agradecer ❗
Abaixo posto a foto da pinçagem.
Abraço

Mcdonald20/04/2011 00:40
EEEEEEEEEEita ....
Acho que ficou bom heim....
Este tópico me esclareceu muita coisa...
abraço
Diego Santana20/04/2011 08:26
Esta melhor mas estes galhos paralelos ainda me incomodam........
nickyfury20/04/2011 09:40
bonsai
Agora sim!!! Vê a diferença? É assim mesmo que tem que fazer. Aprendeu, não esquece mais. Com o tempo e o trabalho constante, irá aos poucos adquirindo maior velocidade, além de melhorar aos poucos o resultado final.
Dessa forma, pode-se analisar detidamente o interior dos galhos e resolver qual precisa de arame, qual não irá precisar, estabelecendo um bom trabalho de aramação a partir desse ponto. Fácil demais, eu diria. 😄
Rafael Pontes20/04/2011 09:56
Nossa ficou bom mesmo, deu pra ter uma boa noção do posicionameto dos galhos e da curvatura do tronco.
E por falar neles, axo que o tronco precisa de uma tracionadazinha pra esquerda na foto dois, lá no ápice. E uma tracionada pra direita no meio +ou- pra ele ganhar uma sinuosidade... olhando pela primeira foto, me parece que a parte de cima precisa de uma correçãozinha...

Agora vamos ver o que os mestres dizem pra eu saber se to melhorando minha visão e entendimento dos estilos, sinuosidades e posicionamentos! hehehe 😂
To loko pra ter uma planta que eu possa aramar e estilizar, até hoje não consegui uma... 😮ops:
nickyfury20/04/2011 10:30
bonsai
Rafael, se ainda não conseguiu uma planta boa para trabalhar, é porque não costuma andar muito por Juiz de Fora!!!! Estive nessa cidade há dois anos, e encontrei muito material bom para coleta, tanto nas vias públicas, como parques e jardins, publicos e particulares, além de dois ótimos viveiros próximos. Isso para não falar nas fazendas, onde visualizei jabu e pitangueira.

Na cidade há murta (murraya paniculata), resedá, pitangueira, ficus retusa, benjamina e variegata, roseiras. Nos viveiros, algumas variedades de junipero, como o procumbens e o kaizuka. Fora as nativas, ao longo da rodovia descendo para o RJ ou voltando para BH. Dizer que não consegue achar nada, é por dois motivos: ou vc é cego, ou então eu que enxergo demais. 😂 😂 😂

Ah, sim, ia esquecendo: caliandras, e floridas ainda por cima. Bem, material vc tem, é só ir à luta e conseguir algumas plantinhas para detonar. 🙄
Brigoni20/04/2011 13:54
Amigo Diego, ainda não escolhemos a frente, mas concordo com você, nessa foto temos galhos muito paralelos. Acredito que teremos que escolher outra frente, mas ainda não estou nessa fase!!! Quando chegar o inverno iniciarei a estilizaçao e conto com a sua ajuda para isso!!😄

Amigo Rafael, agora estou na fase de olhar e aguardar... Sua idéia é bastante válida, mas antes teremos que determinar a frente da planta e então determinar sua estilização!!!

Mestre Nickyfury, Ufa!! que bom que aprovastes!! 😄 Nâo sei se teria coragem para pinçar mais 😄
Aprendi mesmo, como falei anteriormente obrigado pelo curso!!
Bom, agora vou esperar a chegada do inverno e se não for abuso conto com você para a estilizaçâo 😮ops: 😮ops:

Abraço
Mcdonald20/04/2011 14:09
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Rafael, se ainda não conseguiu uma planta boa para trabalhar, é porque não costuma andar muito por Juiz de Fora!!!! Estive nessa cidade há dois anos, e encontrei muito material bom para coleta, tanto nas vias públicas, como parques e jardins, publicos e particulares, além de dois ótimos viveiros próximos. Isso para não falar nas fazendas, onde visualizei jabu e pitangueira.

Na cidade há murta (murraya paniculata), resedá, pitangueira, ficus retusa, benjamina e variegata, roseiras. Nos viveiros, algumas variedades de junipero, como o procumbens e o kaizuka. Fora as nativas, ao longo da rodovia descendo para o RJ ou voltando para BH. Dizer que não consegue achar nada, é por dois motivos: ou vc é cego, ou então eu que enxergo demais. 😂 😂 😂

Ah, sim, ia esquecendo: caliandras, e floridas ainda por cima. Bem, material vc tem, é só ir à luta e conseguir algumas plantinhas para detonar. 🙄

Grande Nick....
Tenho uma dúvida e o senhor com sua enorme experiência pode me ajudar......
comprei uma mudinha de shimpaku ano passado e transplantei para um vaso do tamanho do nosso amigo aqui do tópico... minha pergunta é: -Neste vaso desde pequeno a planta chega a este porte ou esta do tópico foi trasnplantada para o mesmo?
Desde já mt agradecido..
Diego Santana20/04/2011 14:11
eu vejo esta como melhor frente por conta do movimento e possicionamento dos galhos.....
nickyfury20/04/2011 18:13
bonsai
Peço desculpas aos nobres colegas pelas minhas extensas colocações. Mas, se faço dessa forma, é no intuito de bem esclarecer e dirimir todas as dúvidas, pois sei o quanto é importante aprendermos a fazer algo bem feito, em relação às nossas plantas. Portanto, puxem bem o fole e vamos lá, não se apoquentem nem se amofinem, todavia:

Com relação a uma possível frente para esse shimpaku, creio ser meio prematura sua definição agora. Afinal, a planta ainda não está devidamente preparada para uma estilização definitiva, vez que ainda é apenas de uma muda, não um pré bonsai. Acredito ser mais acertado aramar todos os galhos e tronco e dar a eles movimentos bem sinuosos, que adquirirão um formato bem sinuoso depois de pelo menos dois anos com o arame.
Com todos os galhos posicionados adequadamente através do uso de arames, imprime-se curvas bem sinuosas neles, bem como ao tronco. Isso feito, podemos considerar que a planta passa a ter qualidade técnica, podendo vir a ser estilizada dentro de qualquer formato adequadamente. O tronco, por exemplo, apresenta um bom movimento na parte superior. Mas desde a base até a primeira metade, segue sem quase atrativo nenhum, o que deverá ser corrigido com o trabalho de arame. Tronco movimentado ou com curvas pede galhos idem. Mesmo os galhos que serão descartados, ou transformados em jin, que é um atrativo visual a mais nessa espécie, devem receber carga de arame e condução adequados.
Por isso, ouso dizer que tal ou qual frente ainda é algo prematuro a ser defendido. Com a pinçagem (excelente!!) efetuada por seu cultivador, esse shimpaku aguarda agora pelo inverno, quando o uso de arames, corretamente aplicados, visando corrigir esses pequenos detalhes, resultarão num trabalho altamente técnico. Galhos opostos ou que partam do mesmo ponto, não devem ser considerados inconvenientes, vez que podem ser reposicionados.
Rafael, como vc bem colocou, o tronco é o ponto principal a ser primeiramente trabalhado. Não basta apenas tracionar para um lado ou outro. É preciso aramar, com fios grossos, de cobre ou aluminio, cuidando de aplicar antes ráfia molhada em agua gelada, para constranger melhor o fio da ráfia e permitir um aperto mais firme, para que fixe melhor e proteja adequadamente a casca do caule. Quando enrolar o arame, o cultivador poderá imprimir mais força de tração no arame, para proporcionar um movimento mais sinuoso, sem se preocupar com danos causados às fibras da casca.
Brigoni, irei selecionar algumas imagens para vc apreciar, de junipero shimpaku trabalhados por bonsaistas japoneses, de maneira a que você possa ter uma idéia precisa do que o uso correto de uma boa aramação, bem sinuosa, pode proporcionar em termos de material de qualidade técnica superior. Ter uma planta dessa espécie, bem formada e constituída é facil demais, basta usar reforço com ráfia e arame grosso. Sem esquecer nunca que ter paciência, tambem ajuda. Pois apenas depois de uns dois anos aramado adequadamente é que vc terá então um material ótimo para estilizar, bem como para escolher a frente, os galhos que devem ser mantidos e os que devem ser convertidos em jin, bem como tambem o que fazer com a casca, caso opte por um shari no tronco. Paciência é a chave do sucesso de todo bonsaista que almeje ser um artista de sucesso nessa nossa nobre arte. É preciso, pois, cultivar a paciência antes mesmo de cultivar o bonsai. rss

Mc, se o "SENHOR" a que vc se referiu, for o nosso querido Papai do Céu, então me abstenho de responder. 😎
Se foi a mim, então esqueça esse título, a que não faço muita questão aliás, e esclareço que mudas como essa são obtidas via alporquia, de plantas adultas maiores, cultivadas com o fito de serem "matrizes" apenas, isto é, fornecedoras de várias mudas menores reproduzidas com o uso dessa milenar técnica. Ou, no caso das menores, via estaquia.
Se vc adquiriu uma muda pequena, e plantou num vaso plastico grande, ela irá crescer um pouco, bem como engrossar o tronco. Mas será preciso “abandonar” a planta, não realizando determinadas intervenções como podas de qualquer tipo, para que sua planta possa crescer e engrossar um pouco. O crescimento do junipero é igual ao de outra espécie qualquer: no chão, irá crescer e engrossar adequadamente, mais do que em qualquer bacia, escorredor ou vaso.
Mas, por outro lado, num escorredor ou bacia perfurada no fundo e na lateral, contendo apenas areia grossa de rio, poderá vir a engrossar um kadikin, bem como desenvolver ótimos galhos e ramas. Basta, como citei, apenas regar, adubar, aramar e sol pleno o dia inteiro. Nada de cortes, para que a muda emita muitos galhos apicais, que "puxam" o crescimento da planta, tanto para cima como para os lados.
Aramar, é a intervenção mais prevalente por preparar adequadamente o material para, no futuro, vc ter em mãos algo mais que apenas uma muda de shimpaku. Nas mudas que produzo em meu viveiro, feitas na primavera a partir de estacas de ponteiras das plantas maiores, com dois anos efetuo a primeira aramação, visando dar forma a tronco e galhos. O arame fica por um ano ou dois, dependendo do que eu pretenda para a planta no momento da aramação. No tronco, por exemplo, posso deixar o arame até que ele penetre bem na casca, fundindo-se ao tronco inclusive. Com isso, consigo um tronco estilo Nejikan: tronco retorcido.

Data vênia, ficou ainda mais extenso que o previsto. Mas é para uma boa causa, diria eu. 🙄
Brigoni20/04/2011 23:03
Prezado Nickyfury,
Eu que peço desculpas por tantos questionamentos. Eu nāo chamaria de "colocações extensas", mas sim ensinamentos essenciais. Tanto que estou tomando a liberdade, espero que nāo se importe, de salvar no meu computador todas as respostas que julgo serem verdadeiras aulas.
Entendi suas informações e irei me preparar, através de pesquisas, para no inverno seguir conforme indicastes...
Agradeço a gentileza por selecionar fotos de Juníperos trabalhados, tenho certeza que será muito útil para o momento da aramagem!!!

Muito Obrigado - Abraço
Mcdonald21/04/2011 00:12
Nick...
Se vc soubesse o quanto é prazerozo para nós lermos estas, ditas "extensas" explicações, continuaria fazendo mais extensas ainda... 🙂
abraço e muito obrigado de coração.
12