Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

desfolha de jabuticaba ajuda.

12
carlos claro13/05/2011 22:46
desfolha de jabuticaba ajuda.
Oi amigos desfolhei minha jabuticaba ja estou com ela a mais de um ano no vaso q esta nunca desfolhei ela pois estava sempre com frutos agora foi a hora conto com a ajuda dos amigos gostaria de saber se posso colocar em um vaso de treinamento ou tenho q esperar. e ajuda na estrutura abraço 😉

Elio14/05/2011 19:20
Carlos, pode me dizer porque a desfolhou agora?

abraço
carlos claro14/05/2011 20:26
oi elio entao sei q to errado em desfolhar agora mais ela estava com muita folha queimada feia e o tempo aqui em sao paulo guarulhos esta um frio muito grande parece inverno entao acredito q nao vou ter problemas na recuperaçao dela torcemos pra q nao mais obrigado pela chamada q vc me deu agora rsrsrsr pois assim aprendemos nao fazer o errado 😂 mais oq vc acha da estrutura dela espero ajuda do amigo abraço.
Elio15/05/2011 12:02
Rsrsrsrsrs.............esclarecido, Carlos!
Por ora é aguardar o final do inverno, transplantar para um vaso, ainda de treinamento, com bom susbtrato e aguardar a rebrotação.
Posteriormente, no verão, desfolhá-la para poder ver bem toda a estrutura (com uma foto com mais claridade) a fim de fazer uma poda eliminando ramos desnecessários.

abraço
Alcides Junior16/05/2011 08:08
Aqui em General Carneiro, a jabuticabeira perde 90 a 95% das folhas no inverno.
Quanto a planta em questão, segue as dicas do amigo Elio.
Rafael Pontes16/05/2011 18:45
Aproveitando o topico do nosso amigo, vou pedir uns conselhos...

Na casa da minha avó tem umm barranco com algumas mudas de jabu. Já comecei errado e retirei elas a umas 2 semanas, me desliguei totalmente da estação que estamos e não esperei pela primavera 🙁

Mas ja que o mal foi feito... estou com essas duas mudas em garrfas pet, com substrato drenante esperando elas recuperarem bem e daqui a algum tempo eu fazer um alporque pra retirar a raiz pivotante. Na hora do arranque, não consegui retirar com o torrão e as capilares foram poucas...
Aí vão as fotos:

By luzernejf at 2011-05-16

Tem uma delas que o "vaso" tem secado bem rapidamente, e o substrato das duas é praticamente o mesmo... vejo isso como uma recuperação das raízes (eu axo) 🙄
Todas duas tem secado as folhas aos poucos... agora estou na duvida se elas estão bem ou não... 🙁

O mesmo acontece com duas pitangas que retirei no mesmo dia...
Ta certo que ja comecei fazendo o arranque na época errada, mas será que elas sobrevivem? 🙂

Abraços!
Elio16/05/2011 21:24
Rafael, época errada, poucas raízes ciliares, vaso pequeno, mas como diz alguém aqui do fórum, que não me lembro bem que é:

Planta; vai que pega!

Outra coisa, a Jabu não aceita bem alporquia.

..............agora é orar!!!

abraço
Rafael Pontes16/05/2011 22:17
poxa Elio, fiz tudo errado 😢
a época eu sei e foi o pior dos erros provavelmente, as raízes bemk que tentei, mas o lugar era bem dificil de fazer a retirada e o vaso eu usei a garrafa pet por causa da raiz que estava muito comprida...

Mas é isso aí, aprendendo com os erros!

Sobre a jabu não aceitar bem alporquia, como que a gnt faz pra obter um bom nebari e descartar a raíz pivotante??
oamit17/05/2011 00:46
COLOCA ENRAIZADOR NELA TODOS OS DIAS DURANTE 15 DIAS É BATATA.

COMECE HOJE MESMO!

😲
oamit17/05/2011 00:47
ah já ia me esquecendo E NÃO FAÇA MAIS ISSO A ESSA ÉPOCA DO ANO!

😈
Rafael Pontes17/05/2011 10:49
hehehehehehe, pode deixar não farei mais!
mas na primavera as plantas que me aguardem!!!! hehehehehe
😛
Ja vou lá colocar enraizador agora mesmo!!!!
Elio17/05/2011 14:06
oamit escreveu:
COLOCA ENRAIZADOR NELA TODOS OS DIAS DURANTE 15 DIAS É BATATA.

COMECE HOJE MESMO!

😲

Oamit, me desculpe te corrigir, mas se vc colocar hormônio todos os dias, durante 15 dias..........................pode aprontar o caixão pra ela e fazer o enterro.

abraço
Elio17/05/2011 14:08
Rafael Pontes escreveu:
poxa Elio, fiz tudo errado 😢
a época eu sei e foi o pior dos erros provavelmente, as raízes bemk que tentei, mas o lugar era bem dificil de fazer a retirada e o vaso eu usei a garrafa pet por causa da raiz que estava muito comprida...

Mas é isso aí, aprendendo com os erros!

Sobre a jabu não aceitar bem alporquia, como que a gnt faz pra obter um bom nebari e descartar a raíz pivotante??

É um trabalho longo. Tem que ir podando a pivotante aos poucos (quando há poucas raízes finas laterais), até que, tendo boas raízes laterais, então podar totalmente a pivotante. Trabalho de uns 3 anos.

abraço
hraphi17/05/2011 14:37
Mais uma coisa que passou despercebida Rafael, a copa é o espelho das raízes, como foram arrancadas a maioria das raízes, principalmente as capilares, é aconselhável uma poda na parte aérea, em minha opinião vc deixou muitas folhas.Boa sorte aí...
Rafael Pontes17/05/2011 15:45
Então vamos ver se eu entendi

vou podar um pouco a copa, deixando só galhos e poucas folhas e não aplicar enraizador todos os dias.

já vou fazer a poda agora!
Elio17/05/2011 15:59
Rafael, o que o amigo Hraphi disse, é verdadeiro. A copa é o espelho do sistema radicular. Contudo, isso é válido quando temos uma situação normal, por exemplo, quando fazemos o transplante de uma planta onde temos o domínio sobre o que deixar ou cortar em termos de raízes e folhas.
Não é o teu caso. Nessa situação, quanto mais folhas deixar, mais fotossíntese ocorrerá. Maior fotossíntese; mais carboidratos e açucares serão fornecidos às raízes, que é o que ela precisa agora, urgentemente.
Com certeza, por não receberem água suficiente vinda das raízes, muitas folhas secarão e morrerão. Mas, deixe que a natureza faça isso.

abraço
Rafael Pontes17/05/2011 16:03
Eita, agora ja fiz...
😢
Mas agora o que vou fazer então é cuidar bem delas, aguar quando necessário e ir com calma.
Se não der certo, infelizmente foram vidas que se foram pra que eu aprendesse o certo, mas se der certo fico feliz e agradeço as ajudar e dicas!
grande abraço!
oamit17/05/2011 22:25
erro meu , realmente o enraizador eu usei aqui depois da poda de raizes nA ÈPOCA CERTA 1 semana somente.

não é isso élio?
Pedro Reimão17/05/2011 23:23
Nossa as jabuticabas são mesmo plantas complicadas de se trabalhar, pensei em comprar uma muda mas vou esperar pegar mais experiência para trabalhar com elas.
hraphi18/05/2011 05:28
Pedro, as jabuticabas são ótimas para se trabalhar, aceitam podas radicais, desfolhas, etc... o Problema aqui é que o amigo Rafael realizou um yamadori fora de época, existem riscos, principalmente se não for retirado boa parte do torrão original.

Quanto a poda da copa, desconhecia o que o nobre amigo Elio falou, sempre que podava raízes , ou realizava yamadoris, deixava a massa foliar em proporionalidade com as raízes para evitar a desidratação excessiva da planta, protejendo-a do sol direto tb é claro, então a fotossíntese tb era bem menor.Mas o bom do fórum é justamente isso vivendo e prendendo.Mais uma vez boa sorte aí na recuperação da bichinha Rafael, abraço.
Rafael Pontes18/05/2011 07:15
Valeu galera, vamos ver se elas vao se recuperar bem... espero que sim né!
abraço
Rafael Pontes18/05/2011 07:16
Voltando ao assunto principal, e a sua Jabu Carlos?
como reagiu à desfolha? 🙂
AguiaR15/07/2011 00:38
Pessoal, estou aproveitando aqui o tópico sobre jabuticabas para ver se vocês podem me auxiliar quanto a minha.
Minha mãe ganhou esse "mausai" e assim como eu ela é nova nesse assunto, daí soubemos que precisava mudar a terra e podar as raízes, desta forma ela o fez.
Ao fundo do vaso ela "forrou" com 10-10-10 e preencheu o restante com a terra que consiste em terra vegetal, pedrinhas de aquário e húmus de minhoca. Isso já faz aproximadamente 1 mês e meio. No entanto, a planta começou a ater suas folhas com manchas marrons, e cair, alguns galhos estão secando e ela está achando que a planta está morrendo. Abaixo algumas imagens da planta.

O que eu poderia fazer? Depois que vi aqui o fórum, penso que seria interessante utilizar o escorredor com um substrato contendo 40% de pedriscos de rio com granulometria entre 03 mm e 05 mm, 30% caco tijolo ou telha com a mesma granulometria e 30% de terra vegetal. O que vocês acham? Utilizando também o adubo NPK 10-10-10 depois dos 20 dias de escorredor.

Agradeço a ajuda desde já e fico no aguardo! 😄
Glauco Bastos15/07/2011 01:24
Aguiar,

Vamos por partes:

- Fazer o transplante seria o correto (se não fosse a época do ano imprópria), pois o substrato que vem nestas plantas é muito argiloso e compacta muito facilmente. O problema é que vc além de transplantar, podar e cortar as raízes ainda "forrou" o piso com NPK 10-10-10, infelizmente este tipo de adubo não é o mais indicado para bonsai, não pela formulação, mas em função do tipo de adubo, a tendência é queimar as raízes finas, e com o agravante que só deve-se adubar plantas transplantadas no mínimo 30 dias pós transplante (eu espero 45 dias). Se esta adubação foi feita no mesmo procedimento transplante/corte de raízes as chances de morte de seu bonsai são muito grandes, o problema agora é o impasse, se as raízes de alimentação já estiverem brotando e vc fizer um novo transplante pode vir a danificá-las e provocar a morte da planta. O outro problema foi o tipo de substrato que vcs formularam, não se deve usar humus de minhoca em função da grande quantidade de matéria orgânica contida, sendo que o substrato ideal seria uma mistura com 80% de matéria inerte (caco de telhas, pedrisco grosso ou caco de telha + pedrisco grosso) e 20% de composto orgânico (não é terra vegetal) bem farelado, evite qualquer tipo de substância muito fina em função da compactação.
Pra finalizar é o seguinte, se deixar como está ela pode morrer (já está dando sinais disso) e se transplantar novamente também pode morrer, mas se fosse minha eu faria um novo transplante para trocar o substrato e retirar o NPK utilizado, colocaria a árvore recém transplantada em uma estufa (pode improvisar com um aquário) e aplicaria supertrhive uma vez por semana durante 01 mês.
Abraços e boa sorte.
AguiaR15/07/2011 01:39
Glauco,
primeiramente obrigado pelas dicas, e sim, foi um erro tremendo, infelizmente nem eu nem minha mãe sabia fazer os procedimentos corretos e não havíamos procurado antes a maneira certa.

Vi que você falou sobre o substrato, mas devo continuar no mesmo vaso ou colocar no escorredor? Até porque a planta está muito pequena ainda, assim ela poderá crescer mais, não?

Haveria como me passar mais informações a respeito desse tipo de estufa? tenho um aquário antigo aqui em casa, mas sou bastante leigo nesse assunto, na verdade estou iniciando agora. Desculpe a minha ignorância, mas se for possível, irei ficar grato com a sua ajuda!

Ah, outra coisa, o adubo NPK 10-10-10 não é apropriado? Já vi algumas pessoas falando sobre ele aqui no fórum. Qual seria o mais indicado nessa situação?
12