Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

desfolha de jabuticaba ajuda.

12
Pedro Reimão15/07/2011 10:00
Aguiar vou te passar as minhas experiências com bonsais e escorredores.
Tenho uma acerola e um ficus. Um dia resolvi que colocaria os dois no escorredor, fiz uma coisa que muitos aqui no forum desaprovariam, mas deu certo.
No escrorredor coloquei areia e tijolo quebrado em 2 tamanhos, pequenos médios e como você pode imaginar esse substrato é paupérrimo em nutrientes, por esse motivo coloquei 2 doses (2 colheres de sopa) de uma mistura de 2 partes de torta de mamona e 1 de farinha de osso, desta forma garanti um pouco de nutriente para minhas plantas ate que elas pudessem ser colocadas nas mamadeiras.
Esta foi a montagem do substrato.
Quanto às plantas lavei suas raízes em água muito devagar para preservar o máximo de raizes capilares e desta forma transplantei no meu escorredor.
Gosto de lembrar 2 coisas, minhas plantas estavam sadias e não usei hormônio enraizador o que talvez hoje usaria.
Esta foi a minha experiência você pode tentar, mas espere alguem mais vivido criticar meu post.
prumodeq15/07/2011 23:38
Aguiar

Se você morrasse aqui no sul ou no sudeste eu afirmaria que você transplantou na época errada, mas aí e PE já não posso afirmar qual a melhor época, talvez nossos amigos bonsaistas nordestinos posssam ajudar... assim talvez ela tenha chance ainda. O quanto você cortou das raízes?

Quanto a sua planta aconselho a tirar urgente deste vaso com o adubo, pois esse excesso de adubo vai desidratar as raizes, matar o sistema radicular e aí seu bonsai vai ajudar a acender o fogo do churrasco de domingo...

Retira deste vaso e elime o máximo do adubo (imagino que foi usado aquele adubo químico granulado) procurando mexer o mínimo possível nas raízes e nesta terra que você colocou.

Depois coloca num escorredor só com pedrisco, areia grossa de rio, caqueira, sem matéria orgânica. A terra que você manter do vaso anterior vai ser suficiente (por isso não desfaça o o torrão de raízes). Preencha o fundo com esse substrato, coloca a jabu por cima e preencha as laterais com o mesmo substrato.

Coloque então a menina em um local sombreado, sem receber sol direto, porém arejado a fim de proporcionar que o substrato não fique encharcado...

E aí tente uma desintoxicação: faça regas abundantes, mas bem abundantes mesmo, para tentar lavar as raízes eliminar o adubo. Faça este procedimento uma vez por dia, pelo menos. Se notar que a terra venha a ficar seca (toca com as costas do dedo sobre a terra), aplique uma segunda rega.

E nada de adubos por enquanto, nenhum, orgânico ou inorgânico. Espera (e reza) até ela voltar a brotar.

E esqueça, elimine, jogue fora este adubo NPK 10-10-10, não é adubo para bonsai, muito menos para quem está começando. Nos transplantes não se usa adubo, seja no substrato, seja no fundo, seja no superfície , pois a planta primeiramente precisa se recuperar da poda radicular...

Abraços
AguiaR16/07/2011 00:10
prumodeq, valeu ae pela força! 😄

depois de uma explanação à minha mãe a respeito do ocorrido, ela veio se lembrar que não tinha colocado o adubo NPK 10-10-10... acho que isso alivia bastante!! 😛

Se possível gostaria de saber o porque de não usar o NPK 10-10-10 em bonsais, já que existem discursos de alguns que falam que pode usar qualquer um, mas se for pela metade do recomendado pelo fabricante. Qual seria o adubo ideal para o bonsai? Farinha de osso e torta de mamona?

Eu estou com um substrato aqui pronto, com 40% de pedriscos, 30% de tijolo e telha quebrada entre 03 e 05 mm e 30% de terra vegetal... poderia utilizá-lo para o bonsai? vi essa "receita" aqui no fórum e foi a mais acessível para mim nesses dias passados, pelo fato da urgência.. estou esperando secar o substrato atual da jabuticaba para replantá-la nesse novo... o que achas?

mais uma vez agradeço!
Elio16/07/2011 14:16
Aguiar, a mistura do teu substrato está OK!
A questão de se usar adubo 10-10-10 não é pela composição e sim pelo fato de que só devemos adubar uma planta transplantada após 60 a 90 dias.
Adubo 10-10-10 vc pode encontrar de 3 formas:
1. Líquido= use metade da dose na diluição com água
2. Pó= compra-se em caixinhas, em supermercado, diluível em água. Faz-se necessário agitar bem a solução para diluir (não é muito recomendado!)
3. Bolinhas= usa-se aplicando as bolinhas no substrato ou sobre o substrato. Nenhuma dessas formas é recomendada.
Não confundir essa bolinhas que vão se degradando com o tempo, com o Osmocote que são bolinhas de resina que não se decompoem.

abraço
prumodeq16/07/2011 19:55
Aguiar

Well... então não é o adubo o problema da queda das folhas...

Eu imagino que pode ser, a princípio, por três razões (que podem estar ocorrendo simultaneamente):

1) Pela poda das raízes. Se houve uma perda ou poda significativa de raizes durante o transplante a planta vai tentar equilibrar a relação parte aérea e a parte radicular, perdendo assim as folhas.
Há uma tendência de a planta se recuperar.
Como foi removido a terra anterior do meio das raízes? As raízes foram lavadas? As raízes foram cortadas? Quanto?
Pelo histórico é possível que não seja, pois começaram a cair 45 dias depois do transplante...

2) Por falta/excesso de água. Você tem regado regularmente a planta? Veja que o substrato tem que ficar úmido e não encharcado. Com a poda das raízes as regas devem ser diminuídas. Porém depois de 30 dias ou após voltar a expor ao sol, a rega deve voltar ao normal.

3) Por falta/excesso de sol. Quando recém transplantado a planta não deve ser exposta diretamente ao sol, por pelo menos 20 a 30 dias (no caso das caducifólias), depois disso sol parcial e então sol pleno. Pelo seu histórico já estaria na época da planta receber sol direto, pelo menos umas 6 horas diárias.

Poderia ser também pelo frio, mas aí em PE é difícil... a não ser que de uma "friagem" das boas... e olhe lá...

Assim analise as situações acima e tente reverter as que podem estar ocorrendo.

Eu não recomendaria trocar o substrato agora, você vai traumatizar ela ainda mais... a não ser que seja para um vaso maior ou escorredor, desde que não mexa nas raízes e no substrato atual, ou seja, um "falso transplante".

Abraços
AguiaR16/07/2011 20:12
Pessoal, hoje eu transplantei a muda da jabuticaba. Coloquei num vaso com o substrato que disse, o vaso não é um no estilo dos de bonsai, é um vaso normal para planta, entre 20 e 25 cm de altura e 15 a 20 cm de diâmetro, coloquei nesse vaso porque acho que auxilia a planta a progredir as suas raízes capilares.
Utilizei um fertilizante para raízes, da west garden (figura abaixo).

Quando a retirei do vaso, quase não tinha torrão com ela, mas muito pouco mesmo, creio que minha mãe tenha tirado todo o torrão anterior dela. As raízes capilares estavam com um tamanho razoável, mas em direção às laterias, mas deve ser proveniente do vaso em que estava. Hoje é um dia bastante chuvoso aqui, achei bom por conta da umidade e nem demorei mais de 3 minutos para replantá-la. Espero que ela fique bem... logo mais colocarei fotos.

Elio, vi aqui o tópico que você colocou no fórum sobre adubos... deu para ter uma noção melhor da coisa. Então a melhor, como tudo na vida, é a orgânica. Aqui em casa eu tenho torta de mamona e farinha de osso, vou fazer aquele adubo que você falou para que no próximo mês eu possa utilizar nas plantas que tenho aqui. Já vi alguns tópicos mostrando uns potes de iogurte furados com ferro de solda e aplicados ao substrato, creio que seja isso que você se refira naquele tópico sobre adubos né? Agora eu estou com 1 kg de NPK 10-10-10 granulado, não teria como aproveitá-lo de alguma maneira? 😛

Obrigado a vocês e vamos rezar para que ela fique boa! 😄
AguiaR16/07/2011 20:19
prumodeq, agora já fiz o processo como disse no post anterior... o.O

realmente, pode ser tanto a quantidade de rega ou a quantidade de sol após a poda das raízes... assim que ela podou as raízes da planta, ela colocou na varanda da casa que pega sol a manhã inteira.

Agora fiquei com medo de ter matado ela com a troca do substrato. Pelo o que eu descrevi acima, será que a planta irá sofrer tanto? já que ela se encontra em um ambiente "adequado"?
Elio16/07/2011 22:22
Aguiar, se vc leu meu post acima deve ter visto que coloquei que não se aduba antes de 60 a 90 dias do transplante.

Além do mais, 2 transplantes, um seguido do outro, sendo o primeiro com poda de raízes.......................vc está estressando demais a planta.

Vai acabar matando-a!

abraço
AguiaR16/07/2011 22:38
Elio escreveu:
Aguiar, se vc leu meu post acima deve ter visto que coloquei que não se aduba antes de 60 a 90 dias do transplante.

Além do mais, 2 transplantes, um seguido do outro, sendo o primeiro com poda de raízes.......................vc está estressando demais a planta.

Vai acabar matando-a!

abraço

Eu vi o post depois de feito. :\

Mas até então, não tinha imaginado que se daria da mesma forma com raízes, pensei que o tópico não se direcionava para este detalhe, melhor dizendo, se direcionava para uma planta que estivesse saudável e não dessa maneira!

Enfim, vou esperar agora. O substrato está bem drenante, quem sabe se a raíz não permitiu passar boa parte do fertilizante? (ingenuidade forçada xD)! Mesmo assim, obrigado ae por tudo!

Caso ela sobreviva eu postarei aqui os resultados!
Elio17/07/2011 11:47
estamos torcendo.............rsrsrsrs!
12