Yamadori de Caliandra
Diego Santana19/05/2011 08:26
Yamadori de Caliandra
Bom como as temperaturas estao em queda aqui no Sul, um yamadori tem seus riscos, mas como esta caliandra iria ser arrancada pelas maquinas pela construção de uma casa......
Vale lembrar que aqui na regiao caliadras nao sao nada comuns..........
Olha o tamanho da luta........

Abrindo caminho....

A parte triste....
Agora a parte sofrida....
Um pequena cerca pra atrapalhar o caminho.....

Depois de muito trabalho 2 horas cavando...
Começa a soltar....
Olha a cara de sofrimento, mas fiquei muito feliz pela quantidade de raizes finas.....

Aqui em seu descanso de recuperação na estufa individual, esta com 20% de terra do torrao e 80% de arreia grossa de rio, entrou no enraizador e daqu umas semana vai entrar no aminomix....
Sei que a epoca nao é boa para coleta, mas vale a tentativa de salvamento.....

Ricardo Guarido19/05/2011 09:29
Maravilhosa coleta! Oremos!!!
Do amigo, Ricardo.
João Paulo Batista Lyrio19/05/2011 10:14
Opa, que peça em,
muito bom achado.
Com esse trabalho todo não danificou o esmalte ?...... rs..
...brincadeira...
Grande abraço e sucessos.
Lrgullo19/05/2011 10:30
Que coragem!!
só de ver uma copa daquele tamanho eu já nem pensaria em tirar, mas agora vendo como vc fez deu vontade!!
Aqui faz uns 6 meses a prefeitura tirou uma grande parte de casas e chácaras perto de casa para duplicar uma rua... devia ter muita coisa boa para coletar e mantê-las vivas... mas... se eu descobrir algo semelhante vou tentar...
ela aceita estaquia?? pq daria para fazer várias aí, não daria??
parabéns e boa sorte aí!!!
Roberto Fávaro20/05/2011 09:53
Maravilhosa. Vou acompanhar este tópico.
Gustavo Ribeiro22/05/2011 14:23
Com certeza vai !! que espetaculo..Tem nego aqui que vai adoecer! eu ja estou.. 😮ops: 😮ops:
Ricardo Paiva22/05/2011 17:38
Show de bola Diego.
Material muito bom.
Quanto a época, eu retirei umas no fim do verão, terreno muito ruim, sairam com pouquíssimas raízes e ... TODAS brotaram. Umas 10. Nenhuma do calibre desta sua mas vi que a sua saiu com um belo torrão.
Coloque um enraizador para ajudar e mantenha a umidade.
Angela Fernandes22/05/2011 18:20
Como estará o resultado do yamadori ???????
Estou querendo saber e ver..............
Renato Rodrigues Roehrs23/05/2011 07:41
Diego, relaxa que ela vem sim...
Belo material!
Acompanhando.
Abraços.
Diego Santana23/05/2011 08:38
Angela, pra falar a verdade nem abri a estufa ainda, entao nao sei dos resultados, mas acredito que ainda nao tem sinal de rebroto ainda esta muito recente..................
Nikkei 10023/05/2011 09:09
Cara que grandona. Tem tudo pra recuperar, estamos na torcida
MARCIO ROLDÃO23/05/2011 11:54
Diego vc disse em outro post que não gosta de bonsai de grande porte, então porque coleta tanta planta de grande porte ?
Diego Santana23/05/2011 16:53
Marcio nao gosto mesmo, mas tenho alguns exemplares, eu direciono minhas plantas para no maximo 40 cm, mas tenho alguns exemplares gigantes........
Coletei porque as maquinas vao detonar ela, entao prefiro ter um exemplar grande mesmo nao gostando do que morto, se acompanhar meus topicos de Yamadori sao praticamente 95 % de plantas salvas...................
Na outra residencia vou ter mais espaço, assim plantas grandes vao dar um charme..............
Becker23/05/2011 23:07
😄 Ótima coleta, belo material, futuro exemplar.......... 😉
MARCIO ROLDÃO24/05/2011 13:33
Voce pretende vender essas plantas ? muitos que gostam de grande porte se interessariam, visto que é dificil encontrar caliandras e outras plantas deste tipo.
Diego Santana24/05/2011 13:57
Ja pensei em vender mas nao sei se vale a pena, pois cuido tanto delas que nao direciono para linha comercial, mas se tiver interrese entre em contato por MP e faça sua proposta............
cesar_alr01/06/2011 23:05
Kra tem futuro esta sua plantra hein...
MAs fiquei como uma pequena dúvida em relação a sua estufa , ela não deveria envolver todo o recipiente em que foi plantada a planta?
Att
Cesar
Diego Santana02/06/2011 08:51
Nao prescisa, somente a copa ja da bons resultados.....
Flavio Francisco29/06/2011 14:18
É isso aí,
Isto é bonsai, yamadori, o resto é mudinha.
Acho que devemos deixar de dar tanta atenção às mudinhas e partir para estas coletas, com ótimo nebari, e muito bem adiantada, só fica faltando a copa.
Claro que as mudinhas servem como experiencia para os iniciantes. Mas nao é o que vejo aqui neste forum. Pessoas muito experientes e com projetinhos que ficarao prontos lá em 2020! Paciencia sim ,mas como dizem, paciencia tem limite.
http://ibonsaiclub.forumotion.com/t197-yamadori-from-croatiaDiego Santana29/06/2011 14:25
Quando começei na arte tinha muitas mudinhas que hojem estao bem melhores, mas os yamadoris sao os unicos que posso falar que ja sao quase bonsais...........
Flavio Francisco29/06/2011 14:44
Claro Diego,
vejo aqui no forum muitos participantes comentando sobre as plantinhas dos outros, e falando que sao ótimas plantas, "tem um material ótimo nas maos" ( esta frase é a mais usada). No lugar deste elogios, deveriam dizer: "planta esta muda no chao, num park, que isso nem em 10 anos vai ficar bom, e compre uma muda com boa base ou vá coletar um yamadori". Mas nao. Claro que tem gosto pra tudo, e a pessoa pode optar por contivar estas mudinhas, mas o que vejo sao falsos incentivos, e a pessoa que tem uma muda fica achando que vai transforma-la em bonsai.
Vamos repensar esta questao, acho que o trabalho deveria ser apenas para a formacao da copa.
A ideia de formar uma base, nebari, engrossar o tronco deveria ser apenas para quem cultiva comercialmente.
Diego Santana29/06/2011 14:58
Flavio, algumas planta rola sim transformar em bonsai mesmo pequenas, eu mesmo direciono meu viveiro para no maximo 50 cm mas em algumas ocasioes coleto plantas grandes somente pelo fato de salvar...
Em relação aos comentario, muitos participantes nao gostao de falar a verdade mesmo sendo muitas vezes grosseiras, por medo de represarias de alguns individuos, infelizmente convivio humano indireto é complicado pois palavras escritas nao mostram a verdadeira intenssao...
Elio29/06/2011 19:27
Flávio, desculpe discordar de você.
Todos começamos por baixo, com mudinhas, que hoje vendo-as nunca imaginaria que se transformariam em bonsai. Algumas com apenas 5 anos.
Todos devemos passar pelo jardim da infância para depois passarmos o ensino fundamental, depois o secundário, universidade, etc.
Não dá pra queimar etapas, sob pena de não conhecermos todas as etapas de uma planta.
abraço
Thiago Batista29/06/2011 21:02
Concordo contigo em plenitude, Elio. E posso acrescentar mais:
Todos nós devemos, por vezes, voltar aos nossos conhecimentos básicos para resolver problemas mais complexos. Se não tivermos a base - ou seja, o jardim da infância - não conseguimos resolver situações mais complexas.
Além do que, quando elogiamos uma árvore que aos olhos de alguns é apenas um graveto plantado em um substrato, estamos enxergando naquele graveto o futuro bonsai que ele irá se tornar um dia, além de estarmos incentivando o artista - todo bonsaista é, também, um artista - a manter o ânimo em continuar a seguir as regras principais desta arte: paciência, paciência e paciência.
Sem falar também na satisfação que é ver que aquela sementinha que eu plantei há 30 anos se transformou nessa obra de arte admirada por todos os que a observam.
Abraços.
Otoniel Santos29/06/2011 21:14
B noite grande Diego!!!
Realmente concordo com vc acho que tudo tem seu valor (conquista, aprendizado etc) e devemos respeitar isso. Vamos ficar feliz com a coleta sem ofuscar o brilho do que ja foi dito e visto. PARABÉNS!!!!!!!