Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bougainville, aprendendo sobre a espécie

123
Pedro Catarin07/07/2011 20:49
A bouganvillea é uma planta fantástica!

É uma planta relativamente fácil de se cuidar:

-Pega extremamente fácil de estacas
-Aguenta bem a falta de água
-Tem um crescimento muito rápido
-Não é exigente quanto ao solo
-Se recupera muito bem de transplantes, desfolhas, drásticas, etc
...

Porém, há alguns pontos fracos:

-Odeia muita água
-Madeira apodrece muito fácil
-Necessita de várias horas diárias de sol (se houver pouca insolação começa rapidamente a definhar e pode até mesmo morrer)
-Lento desenvolvimento das raízes
-Estagnação de crescimento em vaso
...

Minhas experiências com esta espécie não foi das melhores porém, aprendi bastante com ela.

Abraços!
Angela Fernandes11/07/2011 22:49
Lendo com muito interesse esta matéria.
Aliás, muito boa, por sinal.
Estou aprendendo muito mais hoje.
Lrgullo12/07/2011 07:52
Na semana passada um vizinho podou uma que estava bem grande em seu muro, e deixou os galhos cortados na calçada... eu olhei, namorei, olhei mais... e tive que deixar pois não tenho espaço... era uma roxa e ta bem florida faz tempo...

Mas muito bom esta postagem, bem completa, além de matérias prontas, experiências de várias pessoas... bem valioso!!

parabéns a todos!
Abraços!
AguiaR20/07/2011 01:03
Uma grande dúvida que eu tenho a respeito da estaquia de primavera:

Qualquer galho (primário, secundário, etc.) que eu possa pegar da planta, se enraizará? Independente da altura que este galho estiver quanto ao nebari?

Deixar de molho no hormônio de raiz, é deixar esse galho de molho por 20 minutos no hormônio puro ou diluido?

abraços
Elio20/07/2011 13:03
Aguiar, a resposta à tua pergunta é sim e nem precisa hormônio.

abraço
AguiaR20/07/2011 14:07
Valeu Elio! 😄

Sempre ajudando a todos!

Na casa da minha mãe há primavera por todo o muro da frente, tem de variadas cores, vou ver se consigo uma de uma cor mais escura, já que é mais resistente e vou tentar pegar algum material para mim! 😄

O substrato ideal, qual seria?
Angela Fernandes20/07/2011 16:52
Amigos !!!!
Com a prática, aprendi que galhos grossos, ou troncos, devem ficar alguns dias no sol, sem regar nem nada, ao "Deus dará".
Só depois é que devermos colocar no hormônio por 24 horas e depois na areia, mais nada.
Aprendi na prática, vendo.
Nikkei 10027/07/2011 18:55
Nossa Angela!! 😲 😲
Que interessante, esta é novidade...
RCasagrande27/07/2011 19:26
Angela Fernandes escreveu:
Amigos !!!!
Com a prática, aprendi que galhos grossos, ou troncos, devem ficar alguns dias no sol, sem regar nem nada, ao "Deus dará".
Só depois é que devermos colocar no hormônio por 24 horas e depois na areia, mais nada.
Aprendi na prática, vendo.

OLA ANGELA...

MAS PQ ESSA PRATICA... ❓ ❓
NAO A PERDA SE SEIVA PREJUDICANDO ASSIM O GALHO OU TRONCO... ❓ ❓
PREJUDICANDO ASSIM O SEU FUTURO DESENVOLVIMENTO NA FORMAÇÃO DAS RAIZES.... 🙄

ABRAÇOS...
Angela Fernandes27/07/2011 19:58
Amigos !!!!
Com esta prática, não perdemos até hoje nenhum tronco.
Testem e vejam o resultado.
Nikkei 10027/07/2011 20:16
Angela, o que considera um galho grosso?
RCasagrande10/08/2011 09:58
OLA CAROS COLEGAS...

GOSTARIA DE SABER DE POSSO DESFOLHAR A BOUGAINVILLE AGORA NESSA EPOCA ( MES DE AGOSTO,MAIS EXATO ESSA FIM DE SEMANA)OU DEVO ESPERAR MAIS UM POUKO.... 🙄 ❓ ❓

PRETENDO DESFORLHAR ESSA SEMANA SE FOR APROPRIADO....

ABRAÇOS...
Nikkei 10012/08/2011 12:56
Fiz desfolha na minha esta semana, ela já está iniciando boas brotações e acredito que daqui por diante vai entrar na fase de grande desenvolvimento foliar. Pode esperar mais se quiser, é melhor.
Elio12/08/2011 13:58
Rcasagrande, depende muito da razão pela qual vc quer desfolhar tua Boug!! Dependendo, é necessário; dependendo, não deve!

abraço
RCasagrande12/08/2011 15:54
CARO NIKKEI E ELIO, OBRIGADO PELAS RESPOSTAS.... 😂

BOM VOU APRESENTAR A SITUAÇÃO, AI VCS ME DIZER SE PODE OU NAO PODE DESFOLHAR...

TENHO DUAS BOUG ESTAO FLORIDAS AINDA E QUERIA FAZER A DESFOLHA JUSTAMENTE PRA APRESENTA-LA AKI NO FORUM PRA PEDIR OPINIOES E SUGESTÕES....

ESSA É A SITUAÇAO, AI FIKA NO PODE OU NAUM PODE.... 😕 😕

ABRAÇOS....
Elio12/08/2011 18:18
OK, é um motivo justificável!

Pergunto porque tem gente que desfolha só por desfolhar e isso fazendo após a brotação primaveril, só faz a planta se estressar desnecessariamente.
Sempre é melhor fazer antes (as folhas são velhas; do ano anterior) ou depois, no verão, quando as folhas oriundas da brotação primaveril já estão maduras.

abraço
RCasagrande12/08/2011 18:26
E ENTAO ELIO, PERGUNTO -LHE POSSO FAZER AGORA ❓ ❓

ABRAÇOS...
Elio12/08/2011 18:43
OK, Casagrande, Pode já que é por um bom motivo.

abraço
Otoniel Santos12/08/2011 21:07
Re: Bougainville, aprendendo sobre a espécie
muito bom. Acompanhando!!!
AguiaR18/08/2011 14:48
Pessoal, consegui uma estaca do tipo glabra. Plantei com um substrato que não sei se é adequado, mas infelizmente era o único que eu tinha (terra própria para plantio de jardinagem, composto com esterco curtido, terra, casca de pinus e mais algumas coisas).
Mas a minha dúvida é:

Vendo que a planta não gosta de muita água e sabendo que o substrato das estacas não pode ficar seco, ou seja, quando em estado de estaca normalmente o substrato seca mais rápido, pelo menos noto isto aqui comigo, então devo ficar sempre regando o substrato, mantendo-o sempre molhado para o desenvolvimento das raízes da planta?
Rego todo dia e quando noto que o substrato está um pouco seco (coloco meu dedo e não o sinto molhado).

Grato

Editando...
algumas imagens do que falei:

Nikkei 10020/08/2011 12:22
Eu rego minhas primaveras uma vez por dia, inclusive as estacas. As vezes por desleixo fica um dia sem rega, mas as minhas não ficam em sol intenso, se ficasse a rega diária teria que ser cumprida.
Quando faço estaca deixo uma ou duas folhas (das antigas). Muitas folhas demandam mais energia e facilitam a desidratação.
O importante é manter o solo úmido e não enxarcado.
AguiaR20/08/2011 19:15
Nikkei, obrigado! 😄
Acredito que estou fazendo o correto com as minhas...
assim que tiver resultados abro um post para pedir informações de como encaminhá-la, e já peço o auxílio seu e dos outros amigos!

abraços
Pethrus Barros14/11/2011 18:45
Estou prestes a adiquirir uma primavera roxa e este tópico me ajudou bastante, estarei acompranhado-o.
Leo_21/11/2011 12:25
Estou com uma duvida.
Com relaçao a estaquia, precisa descascar a base da estaca para melhor enraizamento?
Fiz algumas estacas tem 30 dias de varias espessuras de 0,5cm a 15cm, usando todas apenas areia, e apenas uma ate agora a de 0,5cm que um bug laranja que ja esta brotando, que se eu nao me engano foi a unica q descasquei a base da estaca.

Com isso pergunto quanto tempo deve se esperar pra ter certeza q a planta pegou?
Nikkei 10021/11/2011 17:38
Quando fiz estcas nunca descasquei a base, acho que não precisa. A estaca mais grossa que fiz foi de 8cm. Pode pegar uma faquinha/estilete e dar uma descascadinha no tronco. Se estiver verde, aguarde...
Pode ser que a planta emita brotações mas depois seca e morre. Isso porque ela se utiliza das energias da estaca mas não forma raízes adequadas para seguir em frente. O negócio é esperar, mesmo porque planta de estaquia é uma planta que não devemos mexer por um bom tempo para que ela enraize bem. Ainda mais a primavera que tem raízes delicadas.
123