Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bougainville, aprendendo sobre a espécie

123
marcio gabiatti07/12/2011 19:51
Amigos fiz duas estacas de primavera, uma com o diametro de uma lata de cerveja e uma um pouco mais fina, plantei em garrafaz pet 2l.
Como podem ver não parei para escolher vaso, ou tipo oque ficaria mais bonito apenas plantei e pronto.
Coloquei elas em areia grossa mais nada e as duas vierão a soltar raizes e com boa brotação...
Não utilizei hormonio enraizador, apenas reguei quando achava que estava um pouco seco.
Utilizei a tecnica da nossa amiga Angela que consiste em deixar as estacas 1 ou 2 dias ao sol, utilizei mesmo sem saber rsrs pois tinha cortado as estacas da planta mãe e não iria utilizar então joguei e só depois de alguns dias me dei conta que poderia plantar, então recolhi elas de novo e plantei.

Acho que o grande segredo das estacas se derão pela epoca que fiz ou seja meio de agosto mais ou menos...

Como podem ver amigos não tem segredo, é tirar e plantar, não precisa ficar descascando ponta ou algo assim sejão praticos e deixem o medo de lado.
Se vingar é lucro abraços...

Link para a outra estaca:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19825
Kuruta08/12/2011 11:02
E levou quanto tempo para iniciar a brotação?
Mcdonald08/12/2011 12:51
Mais uma curiosidade....

Depois de deixar 6 meses a minha primavera na areia, após o yamadore, ela veio com pouca brotação e suas folhas não ficaram verdes. Eram bastantes folhinhas, mas ficavam entre a cor verde e um marron quase roxo. Não sei se é a falta de nutrientes, mas, depois que transplantei ela para um substrato bem rico, a planta foi que foi.
Fica ai minha dica.
Se for fazer um yamadore onde a planta já tenha raízes, faça para um substrato rico. Já que tirando a minha da areia, percebi que era míninimo o número de raízes capilares que emitiu. Menos de 10%.
Vou postar fotos depois deixo o link aqui pra vcs...

Abraço
marcio gabiatti08/12/2011 19:21
Amigo kuruta a minha saiu brotação em torno dos 20 dias.
Mcdonald isso que vc falou é verdade a planta mãe destas estacas que fiz yamadori esta na areia ainda porque estou fazendo um alporque nela soltou varias brotações inclusive com alguns galhos bem longos +60cm porem ainda permanece a cor marrom e não verde como de costume, mas por enquanto esta la pois ainda não separei o alporque.
Kuruta08/12/2011 19:27
A cor amarronzada geralmente não sinaliza a ausencia de ferro? (Um dos problemas desta especie é a carencia de clorose de ferro)
Nikkei 10009/12/2011 13:44
MInhas estacas demoraram para iniciar brotação, um mês. Ficam na areia somente e estão com as folhas normais.
123