Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Romã, o que podar?

Renan Leite Gaigher18/07/2011 12:58
Romã, o que podar?
Queria saber onde posso podar e umas ideias do que fazer com meu romãzim 😄

Uploaded with ImageShack.us

Obs😛ercebi que o galho ta bifurcado perto da raiz, e vi que da para dividir e fazer duas mudas, o que acham?

Queria tb saber se posso transplanta-la para um escorredor, e saber qual é um solo adequado para o Romã
Agradeço desde ja 😄
Vhalveruth18/07/2011 14:03
Como são mudas, você pode dividir, a engorda do tronco ira tampar esta area. Mas eu deiraxia com 2 troncos

Mas, agora é escorredor + mamadeira.

Abraços
d.puerta18/07/2011 19:28
Cara, eu também deixaria os dois troncos, mas é questão de gosto pessoal, agora é escorredor+mamadeira. Eu podaria esse galho comprido à direita da planta na 1º foto e esperaria novas brotações para decidir qual caminho seguir com ela.

Abraço.
Andre Antoniazzi18/07/2011 20:31
Roma
Ola Renan estou compartilhando das dicas do companheiros,podaria o galho qu esta no meio e aquele bico do galho da esquerda deixaria com duas copas uma um pouco acima da outra.
Abraços
EZEQUIEL JUNIOR19/07/2011 08:00
Eu deixaria de lado essa espécie... romã seca galhos do nada... morre do nada, é uma espécie complicada...

Mas caso queira levar adiante o projeto, taca ela numa mamadeira e deixa ela ganhar mais base... deixa a bixinha crescer... "esquece" ela uns meses... ou anos...

Abraço
Lrgullo19/07/2011 08:41
como muitos dizem, "se fosse minha eu faria"... eu podaria baixinho assim:

Corte baixinho

esperar crescer e trabalhar de 1 a 2 anos para depois colocar num vasinho como este

isso na minha visão de iniciante, talvez tenha erros de proporções e coisas mais técnicas.. não levei isso em consideração por falta de conhecimento 😕

pesquisei superficialmente e achei estes dois links q me ajudou a pensar oq eu faria se fosse minha =D
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14868
http://al-garb-bonsai.blogspot.com/2010/04/olea-europeae-var-sylvestris-zambujeiro.html
e é claro o senhor google images

e o lance de ser uma planta q seca ou morre com facilidade só deixa seu trabalho mais interessante devido a dificuldade e o possível sucesso, que se alcançado lhe trará bastante satisfação e conhecimento 😎

abraços
Lrgullo19/07/2011 08:44
o caso dos dois troncos e a dificuldade com a espécie mais a sua fruta torna este exemplar, para mim, muito especial, desafiador e com futuro promissor =D
Renan Leite Gaigher19/07/2011 09:17
Lrgullo escreveu:
o caso dos dois troncos e a dificuldade com a espécie mais a sua fruta torna este exemplar, para mim, muito especial, desafiador e com futuro promissor =D

Pow galera muito obrigado pela atençao... Mais sera que se eu fizer essa poda radical não corre o risco do Romã morrer nao?
😄
Lrgullo19/07/2011 09:24
é... dai tem q esperar alguém com experiência com esta espécie...

a época certa é no começo da primavera as podas radicais... eu fiz em jabuticabeira... elas nos surpreendem com as brotações em pouco tempo
Renan Leite Gaigher19/07/2011 09:31
Uhum, eu tava vendo aki, que pro Romã essa é uma boa epoca para podar, so não sei sobre a poda radical.... mais de qualquer forma muito obrigado pela dica 😄