Pinus Elliottii
Thiago Batista24/07/2011 20:44
Pinus Elliottii
Boa noite, caros amigos e colegas do nosso tão querido fórum.
Desde a última sexta-feira venho admirando esse exemplar, a pesar do notório fato de suas acículas serem muito grandes.
Postando no "espécies usadas para bonsai" recebi o auxilio de alguns dos colegas, tanto para identificar a espécie, quanto para me alertar quanto às dificuldades no seu cultivo.
A pesar de ser uma planta um tanto quanto temperamental, eu já estava muito declinado a tê-la para voltar atrás.
Por tanto, seguindo cuidadosamente as dicas, além de outras postagens aqui do fórum, realisei o yamadori esta tarde.
A princípio, observando a seguinte foto, concluí que o substrato do local onde estava plantada era um tanto quanto drenante:
Notóriamente, há uma grande quantidade de pedriscos, que parecem um tanto quanto soltos.
Qual foi a minha desilusão ao dar as primeiras enxadadas:
Nunca subestime o poder do cascalho com séculos de compactação!
Não fosse a ajuda de um prestativo transeunte que passava no local, eu estaria até agora tentando tirá-la dali.
Mas minha dedicação teve sua recompensa. Como o substrato inferior era duro como pedra, mas na superfície era extremamente solto, a raíz pivotante simplesmente não cresceu para baixo. Bastou alguns golpes com o enxadão para perceber que o raizame estava todo a menos de 10 cm de profundidade:
Após a retirada, uma boa olhada nas raízes:
Retirando os pedriscos do local para transplantar o novo membro da família:
Reparem que após a fina camada de pedriscos o substrato é duro e compacto.
Substrato na caixa, pronto para receber a planta:
E a mudinha acomodada em seu novo lar:
Gente, esse negócio ficou pesando uns 90 kg! Quase desmaiei para garregar sozinho esse trem para o 4º andar do meu prédio (não tenho elevador).
Bom, é isso.
Agora, gostaria de críticas, dicas, sugestões, experiências e outros comentários. Por favor não se abstenham. Podem falar à vontade.
Um abraço grande a todos.
bruno matorizen24/07/2011 21:02
peguei uma srvorizinha dessa hj aqui perto de casa
meu pai chama de pinus americano (:
Gustavo Ribeiro24/07/2011 21:41
Thiago ,
Ja fiz algums Yamadoris de Eliott e so consegui exito ,quanto recolhi com o torrão intacto!oque no seu caso fica impossivel pois como disse a terra ai e so cascalho!!
Tenho hoje uma 5 plantas no porte da sua mas ainda nao troquei o substrato , pois ao contrario da sua a minha esta numa argila pura !!
e estou com medo de fazer o trasplante !! 😂 😂 ..mas vou deixar rescer mais as raizes, pois estou com elas a 1 anos .
Mas tudo e possivel a pessar das chances serem bem poucas do que de um Eliott recolhido com torrão!
Quando a poda faço com podão ,so cortando mesmo , deixando brotação mais baixa .. nao retiro agulhas e nem pinço ainda !
outra coisa que faço tambem e no local onde tem os pinheiros vou la e faço uma poda mais drastica neles cortando todos galhos compridos deixando so o tronco principal .. logo ela brota todas e assim retiro!
Bem e isso que posso te disser ate agora !!quanto a tecnica de formação nao tenho experiencia neste pinheiro , mas basicamente e o mesmo processo!
AH!!! ... e se ela começar a secar nao desespere e nem se peoculpe !pois a planta ja era !!! sem reverção mesmo!! parte para outro Yamadori e logo conseguira que uma vingue!!!
Abraços!!!
Abraço!!
Thiago Batista24/07/2011 22:31
Bruno,
É verdade, é um dos nomes populares dessa espécie. Boa sorte com a sua. Poste fotos aqui para acompanharmos também.
Gustavo,
Obrigado pelas dicas.
Já está tudo anotado.
Só uma dúvida: Quando você poda (lá no local onde tem os pinheiros), você retira todos os galhos? Não corre o risco de ela morrer? Não tenho muita experiência com pinheiros. Esse é o meu primeiro.
Tenho esperança de que sobreviva, pois como falei acima, não haviam muitas raízes, mas consegui retirar, se não todas, a maioria delas. A pivotante saiu inteira, pois estava toda enrolada (não conseguiu penetrar no substrato).
Um grande abraço, amigos.
Gustavo Ribeiro25/07/2011 13:56
Thiago ,
eu corto todos os galhos deixando so um toquinho de 1cm .. e deixo os galhos que da para dar uma forma e cortos as pontas deles!!
Aqui tem muitos na encosta de uma rodovia , e algums desenvolve mais outros menos , vira e mexe vou la pegar algum.. e quando vou sempre corto varios nunca morrem nao !! isso la no local onde estão plantando ..
Quando recolho , so bem depois vou podando as pontas compactando eles!! so pra bem depois aplicar alguma tecnica de pinçagem , etc ..
Os Eliotti mesmo retirando todas as raizes ele sem o torão e complicado de vingar .. mas como disse nao e impossivel !!
Abraço...
Thiago Batista25/07/2011 20:14
Hum agora entendi. Você não corta todos os galhos. hehehe...
Bom, vou torcer para não morrer. A pesar de não ter vindo com torrão, eu usei o substrato do local mesmo para ele. Ele me parece ser bem velho, mas não cresceu, acredito eu, por causa do substrato compactado.
Se ele morrer, convido-os para o velório. (já estou me conformando com antecedência)
Becker04/08/2011 00:01
😄 Esse meu aqui é básico, não é muito bonito mais da pra encara, já tem oito aninhos já coletado no arrancadory desse tamanho........ 😉

😄 Ia me esquecendo tem mais esse, 6 aninhos.... 😉

Thiago Batista04/08/2011 11:39
Hehehe... Arrancadory foi legal.
Hum... Olhando as fotos dá para perceber que você conseguiu reduzir bastante as agulhas, não é?
Uma dúvida: quanto tempo demora, desde quando o pinheiro morreu até ele dar sinais de óbito?
Mcdonald04/08/2011 11:57
Becker escreveu:
😄 Esse meu aqui é básico, não é muito bonito mais da pra encara, já tem oito aninhos já coletado no arrancadory desse tamanho........ 😉

😄 Ia me esquecendo tem mais esse, 6 aninhos.... 😉

Caramba Becker.....
Tá muito loco seus pinus véi..... Parabéns.... E dá pra diminuir o tamanho das agulhas mesmo? como vc faz...
abração
Becker04/08/2011 12:09
🙂 Méte a tesoura e as unhas MC, só não se precipite os pinus eliotti e os taeda não gostam de podas drasticas, pra mim a melhor época é agosto e fevereiro. 😉
João Paulo Batista Lyrio04/08/2011 13:30
E com quanto tempo +ou- se consegue reduzir o tamanho das agulhas ?
Abraço
Becker04/08/2011 23:13
😄 Observe a primeira planta tem 8 anos como bonsai, da pra ver que as agulhas ainda estão um pouco longas, a outra planta com 6 anos está com as agulhas bem longa eu ainda continuo cortando, esse tipo de planta não é facil pra reduzir as agulhas , tem um amigo que tem ums exemplares com mais de 20 anos, me diz ele que em alguns galhos brota agulhas reduzidas outros agulhas longas, é tipica dessa espécie mas vamos levando........ 😉
João Paulo Batista Lyrio05/08/2011 08:16
Ok,
Então, vamos que vamos, rapaz, os meus que acabei de coletar, essas agulhas parecem até "peixe agulha", rs...
elas são bitelas, e parecem que são de plástico.
Abração e valeu pelo esclarecimento e sucessos aí com as suas.
Becker05/08/2011 12:29
😄 Desculpa a demora da resposta Thiago Batista, essa sua planta ta muito boa deixa ela na sombra e água fresca ums 20 dias cuide muito a drenagem, perdi muitos pinheiros por exesso de água, depois de uma tosadinha básica e uma aramada nela depois coloque no sol da manhã, la por outubro já tera resultado, não se preocupe se secar um pouco as pontas com o tempo ela se renova......... 😉
😄 Esses dois aqui tem ums tres anos, a foto não ta muito boa mas da pra ter uma noção........ 🙄

daniel pipolo05/08/2011 16:09
iae pessoal, so um adendo:
yamadore em julho ... perigoso em nao ? ou em pinheiros podemos fazer no inverno?
outra coisa,,, a terra que vc esta usando muito argilosa, bem vermelha. pinheiros gostao de terra preta, nem areia grossa como ficos gosta ela nao vai tao bem.
sou novo nisso mais acredito que essas infos vao te ajudar a fazer seu substrato. e por favor corrijam-me se estiver errado... estamos todos aprendendo aqui
obrigado
Thiago Batista05/08/2011 19:05
Olá, Becker.
Essas suas estão boas, hein?
Obrigado pelas dicas. A minha tem algumas agulhas com as pontinhas secas. Eu fiquei com medo de estar morrendo, mas agora que falou, me sinto mais aliviado. hehehe...
Pode deixar, que eu estou tomando cuidado com a água sim. Aqui em Brasília está uma seca danada. Estou tendo que molhar duas vezes ao dia, e mesmo assim, a terra não fica molhada por muito tempo.
Um abraço.
Thiago Batista05/08/2011 19:12
Daniel,
As coníferas sentem menos no inverno, pelo que eu andei lendo. Por isso, a melhor época é agora.
Quanto à terra, ela não é argilosa não. São só pedriscos, que eu utilizei por ser o substrato do local onde ela estava. Assim, tentei fazê-la não sentir tanto com o transplante, já que é uma espécie temperamental, e morre por qualquer coisinha. De qualquer forma, tenho bastante terra preta. Qualquer coisa, posso mudá-la gradualmente para este substrato mais orgânico. Mas pelo próximo ano, eu acho que não vou mexer muito não, a fim de evitar o óbito. hehehe. Estou com muito cuidado, já que é o meu primeiro, e pretendo me aprimorar para futuros yamadoris.
Um abraço.
daniel pipolo07/08/2011 14:52
legal yamadores sao incríveis.... poxa bom saber da época certa dessa espécie...
tenho um pinheiro nego a um tempo no chao pronto para ser retirado.. ia esperar ate a primavera ...
valeuuu
Thiago Batista08/08/2011 11:05
Daniel,
Disponha, cara. Estamos aqui todos aprendendo. E a cada dia me surpreendo com o que aprendo aqui. hehehe.
Um forte abraço, e boa sorte com seu pn.
João Paulo Batista Lyrio13/08/2011 12:09
Aê Thiago,
como tinha dado uma chuva por aqui passei pelas redondezas onde coletei os meus maiores com a finalidade de pegar mais, e tinha muitas, muitas mesmo, mas só que miudinha, de uns 5cm a um palmo, fiz a coleta de umas 4, miudinhas, irei providenciar as imagens.
Muito bonitinhas melhor para trabalhar até.
Abração
Thiago Batista15/08/2011 14:54
João,
As miudinhas são bem charmosas, não são?
A vantagem é que podemos imprimir movimentos desde cedo. Eu pensei, inclusive, em um literati em um, desde pequenino. Quem sabe, se eu obtiver êxito nesse, eu não consiga outro ano que vem?
O meu parece estar resistindo razoavelmente bem.
Pelo que eu tenho visto, eles têm um desenvolvimento bem rápido, se comparado a outros pinheiros.
Boa sorte com os novinhos. Em breve eu posto mais fotos do meu... É só arranjar um tempinho. hehehe...
Um abraço.
Renan Leite Gaigher15/08/2011 15:17
Esse Pinus Elliottii é o mesmo que o que eles chamam de Pinheiro manso ou pinheiro Bravo? Pq tenho um exemplara aki em casa e agulha se parecem muito!! 😄 Abraços Galera
Thiago Batista15/08/2011 17:01
Renan,
O pinheiro bravo (Pinus pinaster) é originário de Portugal. É muito parecido com o pinus elliottii, mas a pinha é bem diferente, assim como os cuidados.
No seu território original, o pinheiro bravo prefere solos mais arenosos e pobres.
Já o pinheiro manso (Pinus pinea) também é originário da Europa, mas suas pinhas são comestíveis e quando adulto, tem uma copa bem característica, em formato de sombreiro.
Pinus Elliottii:
Um grande abraço, e boa sorte com seu pinheiro.
João Paulo Batista Lyrio15/08/2011 17:50
Muito bom Thiago,
valeu pelos esclarecimentos.
Grande Abraço.
Renan Leite Gaigher15/08/2011 17:52
I rapa agora vendo pela foto das pinhas, o que tenho aki é o mesmo do seu o Elliottii.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É bom que vc me passa ate umas dicas de cultivo dele 😄