Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Floresta de Pitangueiras

12
nickyfury15/08/2011 13:29
bonsai
A diferença básica reside apenas no numero de plantas usadas: no máximo 11 no bosque, e infinitas, por assim dizer, na floresta. Infinitas por que em um dos meus livros tem uma floresta bonsai com mais de 115 arvores!!! algo espantoso. Claro que são todas bem pequeninas e fininhas, e estão dispostas para transmitir a idéia de uma paisagem distante, numa base de montanha, por exemplo. O suiban é chines, o que explica então tal quantidade, sendo confeccionado em marmore branco retangular. Geralmente, consideramos satisfatório uma floresta bonsai com um numero igual ou superior a 15 arvores, bem distribuídas de acordo com as regras estabelecidas para esse estilo.

Minha floresta de serissas, por exemplo, têm apenas 17 arvores. A próxima que farei terá 21 ou 27, ainda não sei com certeza. O maior problema na construção da floresta reside não nas plantas a serem usadas, mas no recipiente em que iremos fixá-las. Pode ser uma laje de pedra, ou um suiban, e a escolha irá depender não só da expressão artistica do cultivador e sua intenção em realçar o trabalho desta ou daquela forma, como tambem do material disponível. Veja uma opção mais barata, usando pedras para moldar a base:

Ou um suiban, confeccionado para essa finalidade, com furos de drenagem:

Outra consideração importante é em relação ao tamanho/altura das arvores:

Um dos trabalhos estilo floresta bonsai mais conhecidos no mundo do bonsai pertence ao grande mestre japones SABURO SATO, que foi nada mais nada menos que o mentor do bonsaista Masahiko Kimura. Veja a obra dele, passo a passo no link abaixo:

http://www.fukubonsai.com/5a3.html

Essa grande bonsaista, aliás, deixou para nós um grande livro:

Onde explica as características encontradas na natureza, e, em seguida, mostra como criar um bosque ou floresta bonsai, usando suiban, vasos ou lajes de pedra:

No livro, mestre Kato explicita que é possível sim criarmos bosque bonsai com espécies diferentes, mas que essas tem, obrigatoriamente, que ser adequadas umas as outras. Isso significa que, num quadro similar na natureza, é possível encontrarmos esse mesmo grupo, então aqui a expressão máxima do trabalho residirá na capacidade artistica do cultivador em buscar e encontrar uma solução que se adeque a essa regra.

Algumas das melhores florestas bonsai:

Por ultimo, mas igualmente importante: não confundir bonsai estilo bosque ou floresta com penjing landscape, que é uma forma artistica chinesa e não japonesa:

EZEQUIEL JUNIOR15/08/2011 13:38
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
A diferença básica reside apenas no numero de plantas usadas: no máximo 11 no bosque, e infinitas, por assim dizer, na floresta. Infinitas por que em um dos meus livros tem uma floresta bonsai com mais de 115 arvores!!! algo espantoso. Claro que são todas bem pequeninas e fininhas, e estão dispostas para transmitir a idéia de uma paisagem distante, numa base de montanha, por exemplo. O suiban é chines, o que explica então tal quantidade, sendo confeccionado em marmore branco retangular. Geralmente, consideramos satisfatório uma floresta bonsai com um numero igual ou superior a 15 arvores, bem distribuídas de acordo com as regras estabelecidas para esse estilo.

Minha floresta de serissas, por exemplo, têm apenas 17 arvores. A próxima que farei terá 21 ou 27, ainda não sei com certeza. O maior problema na construção da floresta reside não nas plantas a serem usadas, mas no recipiente em que iremos fixá-las. Pode ser uma laje de pedra, ou um suiban, e a escolha irá depender não só da expressão artistica do cultivador e sua intenção em realçar o trabalho desta ou daquela forma, como tambem do material disponível.

Belíssimos trabalhos... valeu pela resposta... abraços
Pedro Catarin15/08/2011 13:46
Aí sim hein Flavião?! 😄

Ficou show de bola cara!!!

Abraços!!!
José Reinaldo15/08/2011 20:54
muito bom sua explicação nicky, aprendir muito.

Estou aprendendo pois gosto muito desses trabalhos, e pretendo fazer algo parecido quando tiver aprendido o bastante.

Flavio Janones parabens pelo trabalho, ficou bonito.
Flavio Janones16/08/2011 11:22
Obrigado, Pedro e José Reinaldo.

Nicky obrigado por mais essas explicações, pelo modelo e pelos belos exemplares.
Mais acabei ficando com uma dúvida em relação a inclinação das arvores na lateral. Você disse anteriormente que não deveria ser feita, mas alguns dos exemplares mostrados tem essa inclinação.
Ricardo Paiva16/08/2011 16:59
Este tópico viruo um tutorial.
Nicky, você não acha que este material poderia ser transformado em matéria e colocado na home do Atelier como o material sobre Caliandras?
Flavio Janones08/11/2012 15:28
Segue a atualização do bosque de pitangueiras. Fiz uma poda no final do inverno, com quase todas as reduções de galhos sugeridas pelo Nick, e ela se encontra em plena brotação. Umas das únicas reduções sugeridas que eu não fiz, a do galho mais a direita, agora esta me incomodando, ficou estranha essa bifurcação, hehe. Mas na próxima ele deve sair.

E mais um detalhe... Pelas regras, o número de plantas deve ser impar. Como uma das mudas não resistiu vou precisar acrescentrar uma nova.

Alguns brotos estão com as folhas enrrugadas, alguem saberia me dizer o que seria? Falta de algum nutriente? Ou algum inseto?

bonsaitakin10/11/2012 12:03
ja tive esse problema com umas pitangas, controlei fazndo podas nessas folhas.
Flavio Janones12/11/2012 14:45
bonsaitakin, obrigado pela resposta. Em breve devo fazer uma desfolha mesmo, talvez já resolva então.
bonsaitakin13/11/2012 07:58
pois é flavio, as vezes ainda aparece nas minhas, eu comprei um defensivo para cobater pulgoes e passo as vezes nas pitangs tmb. o projet é bacana, boa sorte!
MarcoBonsaiPoa13/11/2012 18:52
Pessoal, estou com o mesmo problema, acredito que muitos devem estar... andei pesquisando matérias da embrapa e emater e parece ser uma mariposa que coloca os ovos e eclodem pequenas larvas que brocam os tecidos das plantas abrindo portas para os fungos que alimentam de excrementos e se propagam. Achei muito complexo os estudos, mas deu pra pegar umas receitas....
Uma delas é inseticida com sabão em barra, querosene e água.
A outra é preventiva e tb adubo foliar com esterco de gado, galinha, açúcar e água.
A primeira precisa deixar o sabão de molho dum dia pro outro, depois adicionar o querosene e mexer. Aplicação com pulverizador. As partes tem que fazer o cálculo ainda...
A segunda é fermentada e precisa canalisar os gases sem que o ar entre de volta. Usa-se um recipiente, deixando alguns cm da borda para a formação dos gases, o recipiente terá que ser fechado com plástico, uma mangueira terá que ser adaptada para levar os gases pra fora, sem que o ar entre, levando a mangueira até um balde com água. O tempo que tem ficar fermentando e as quantidades de cada parte eu posto depois!
Vamos testar galera, não custa tentar, vou ver se sigo a risca, se der certo abro um tópico com os passos dados!
Abc
MarcoBonsaiPoa13/11/2012 18:54
Pesquisem caldas e biofertilizantes!
Bruno Gomes17/11/2012 16:03
Gostei do trabalho, estarei acompanhando.
Patrick Veiga02/02/2013 04:01
Também tenho este problema das folhas enrugadas, e algumas vem com uma forma arredondada quase circular. Vou acompanhar o tópico tanto pelo projeto que está de parabéns quanto para se alguém encontrar a causa/solução.
O Guardião02/02/2013 10:16
Parabens
Não se vê muito sobre bosque aqui no forum, muito menos algo tão detalhado e comentado. Parabens otimo trabalho.
Estarei acompanhando.
Um abraço!
Flavio Janones05/02/2013 16:18
Patrick,

O problema das folhas foi resolvido com poda dos galhos e uma desfolha parcial. A causa permanece desconhecida.
Thomas Eckert06/02/2013 17:10
Gostei do projeto!! Acompanhando!
bonsaitakin27/02/2013 20:10
como está o trabalho com as pitangas????
WFROTA27/02/2013 23:07
Acompanhando
12