Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

>>>Pitangueira<<< Atualizado 22/09/2011

12
André Luiz Santos06/09/2011 14:00
>>>Pitangueira<<< Atualizado 22/09/2011
Em Julho de 2007 realizei o yamadori desta pitangueira, o local da coleta é um lajão de pedra as margens de um riacho, existem dezenas de pitangueiras no local, mesmo assim levei duas mudas e replantei no lugar como de costume, alem de um broto ladrão com algumas raízes que no momento da coleta retirei e plantei, por sorte ele pegou, costumo visitar o lugar com freqüência.
O desenvolvimento dela não foi mais rápido devido o ambiente do meu viveiro que recebe menos de 2 horas diárias de sol, uma luta constante para manter a saúde de minhas plantas.
Hoje percebi que as folhas dela estavam amarelo/vermelho, começando a cair, então aproveitei e desfolhei ela, tudo indica que surgirão brotos e botões de flores, esta na época aqui.Ela ainda precisa de uma aramação mais fina, mas vou deixar isso mais pra frente, os galhos precisão dar uma encorpada, e quando tiver tudo no grau...um vaso que lhe caia bem.

2007

Onde existia o broto ladrão (enorme),o qual replantei, detalhe da "pasta cicatrizante", na época eu utilizava cera de vela derretida nos cortes.

Local do Yamadori

2008/2010

Desfolha de hoje 06/09/2011

Detalhe da coloração

Dezenas...Centenas...milhares de folhas depois...

Frente

Lados

Tras

Nebari e micro orquidea

Abraço!
Becker06/09/2011 14:53
😲 Bem! estilizada pelo André, só pode ficar bonita, ta show se bola, gostei muito......... 😉
João Paulo Batista Lyrio06/09/2011 15:18
Muito show,
acompanhando.

Grande Abraço.
joellagunasc06/09/2011 17:07
Muito bonita , boa ramificaçao e nebari muito harmonico, parabens , tem tudo pra ficar 10!!!
Tiago R06/09/2011 18:08
Linda. Não deixe de postar as fotos com a folhagem.
Filipe Henrique06/09/2011 18:30
materia prima de 1ª não necessariamente é bem aproveitado, o seu foi muiiito bem aproveitado!
seu bonsai na minha opiniao é harmonico, natural e belissimo visto de qualquer angulo.

parabens pelo achado e pela condução!

abraços
André Luiz Santos06/09/2011 19:46
Obrigado a todos, assim que vierem as folhas novas e flores (creio que virão também), eu posto as fotos.

Abraço!
Renan Leite Gaigher06/09/2011 19:47
Muito bom mesmo!!! E isso ae, com certeza dará um escelente bonsai!!!
Abrax
André Luiz Santos22/09/2011 11:11
Incontáveis botões de flores vieram, muitos estão abrindo...agora é esperar pra ver se os frutos vão vingar...

A natureza fazendo sua parte no ciclo

Abraço!
Renan Leite Gaigher22/09/2011 11:49
Belissima quero ver ela toda vermelhinha cheia de frutos!!!
Diogo Justiniano de Holan22/09/2011 12:43
Parabéns!
Está magnifica, muito harmônica.

Abraço;
Otoniel Santos22/09/2011 12:52
Re: >>>Pitangueira<<< Atualizado 22/09/201
que showw vcs deram!! parabéns vou acompanhar.
hraphi22/09/2011 14:21
Meu Deus, que floração espetacular. Qual a adubação que vc utiliza pra ela? Meus parabéns.
André Luiz Santos22/09/2011 18:14
As vezes 4-14-8...as vezes torta de mamona e farinha de osso.

Abraço!
SEKI - Elio Luis Secchi22/09/2011 18:32
Muito bom André. Ficou uma planta com um aspecto muito natural. Gostei. E esta floração é um espetáculo. Aguardamos os frutos, com água na boca...
abraço
Mário Sérgio23/09/2011 12:21
Espetacular!!!!!
Tbm tenho uma, fruto de um yamadori, mas ainda não floriu. Recentemente fiz uma desfolha e agora está rebrotando loucamente...
Fiquei curioso em saber como vc conseguiu dosar a necessidade de sol da pitangueira, como td bonsai, com a necessidade de meia sombra da orquidea...???
edson060523/09/2011 14:44
André,
ótimo material coletado e excelente trabalho realizado até aqui. Pelo que já vimos tens aí outros belos exemplares; gostaríamos que com o tempo pudesses nos mostrar.
Além dos oportunos comentários e merecidos elogios dos amigos, não creio que poderia acrescentar muita coisa além da minha opinião particular...
Já me disseram que Mestre Hidaka, ao modelar suas plantas, deixa a possibilidade que esta apresente até 3 frentes possíveis (sempre se pode perder algum galho). Assim, para esta tua pitangueira eu vejo esta possibilidade. MAS a minha preferência é a seguinte baseada na beleza do tronco (apesar de reto) e pelo ângulo do nebari:

Até poderia retirar os dois primeiros galhos... Tenho a nítida impressão de estar diante das imponentes árvores solitárias que vemos em pastos e descampados.

Abraço e parabéns!!

Edson.
cesar_alr23/09/2011 21:12
Fodastica sua planta !!!
André Luiz Santos23/09/2011 21:45
É Elio, espero postar foto dela com frutos,rs
Mário Sérgio, sobre o sol...os raios do astro rei só iluminam meu viveiro por pouco menos que duas horas diárias, cara...é complicado pra eu manter a saúde de minhas plantas, já dei e plantei muitos exemplares na natureza por eles não se darem bem no meu viveiro.
edson0605, sempre que puder vou postar meus pré-bonsais e bonsais, para receber opinião dos colegas, assim como recebi a sua, que gostei muito, sem duvida o nebari do ângulo que mencionou é melhor, mas a linha do tronco que optei chamou mais minha atenção, quando "finalizar" meu trabalho...a ultima etapa...Vaso, pretendo replanta-lo em um redondo, então vai ser bem fácil mudar a frente a qualquer momento,rs.Espero futuramente estarmos abordando esse detalhe que focou, juntamente com os demais colegas, muito obrigado pela dica!

Valeu cesar_alr.

Obrigado a todos pela força.
Abraço!
Rafaelsantos23/09/2011 22:21
linda
muito bonita mesmo Andre vc esta de parabéns.abraçao
André Luiz Santos24/09/2011 19:32
Hoje meu sábado começou em grande estilo, cedinho ao abrir a janela do meu quarto...branquinha...abelhas rondando, impossível conter o sorriso no rosto, a floração ta 10 amigos!

Abraço!
Otoniel Santos24/09/2011 19:37
é isso aí, é uma recompensa que só quem curte a natureza entende. Parabéns!!!
Jair Flores24/09/2011 20:11
André,vindo de vc só poderiamos esperar isto. Você já nasceu bonsaista.
Um abraço!
lgbaldim25/09/2011 12:54
Acompanhando! E aproveitando a deixa, qual e como vc utiliza uma adubação correta para ela? Sobre as podas, vc desfolhou duas vezes ao ano? Tenho essas dúvidas pois um amigo tem uma pitangueira de 7 anos e de ano em ano ele troca a terra, acredito eu de maneira incorreta. Estou ajudando ele a conduzir agora de uma forma melhor sua planta. Então estamos usando fosway + farinha de osso e torta de mamona. Hj ela apresenta uma brotação sadia e forte. Será que ainda pode acontecer de florar?

Abraços.
pmaia25/09/2011 15:03
Andre,

estou torcendo pelas fotos com os frutos.

Parabéns.
12