Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

>>>Pitangueira<<< Atualizado 22/09/2011

12
Filipe Henrique25/09/2011 15:27
😲 😲 😲 😲 😲 😄 😄 😄

SHOW!

SERIA BOM TIRAR UMAS FOTOS MAIS PROFISSAS, MES QUE VEM TEM O CONCURSO DO ATELIER.

ABRAÇOS
André Luiz Santos25/09/2011 22:17
lgbaldim, sobre adubação eu conheço vamos dizer...o básico, essa pitangueira eu adubo um mês com NPK 4-14-8 e outro mês com torta de mamona e farinha, as vezes ate esqueço de adubar, mas é melhor do que exceder na adubação, em meados desse ano fiz aplicação do Fosway em todas as minhas plantas.Desfolhei duas vezes no período de um ano, e na questão de troca de substrato, na maioria de minhas plantas costumo trocar o substrato a cada 2 ou 3 anos, depende muito das condições do solo, se já esta saturado ou não, por exemplo, pressionando o dedo na terra percebe-se que esta fofa, tipo...quando você pressiona e solta ela volta.Mas se seu amigo pretende deixar a pitangueira dele desenvolver(engrossar), o ideal é coloca-la na mamadeira ou numa bacia grande com substrato bom, deixar ela crescer a vontade, sem estar podando raízes.
Não sei se fui muito claro, qualquer duvida é só falar!
Abraço!

pmaia, JAIR, Otoniel
, valeu pela energia positiva!
Abraço.

Filipe meu irmão, to sem câmera ha um bom tempo, as fotos que to postando é de Cel., tem um bom tempo que eu gostaria de ter umas fotos de meus pés de mato com um fundo bakana tiradas de uma boa maquina fotográfica.
Abraço meu brother!
lgbaldim26/09/2011 10:01
Certo André Luiz, só não entendi muito bem sobre o solo estar saturado ou não. Qdo a terra está fofa é que está em condições boas?

Muito obrigado pela dica.

lgbaldim, sobre adubação eu conheço vamos dizer...o básico, essa pitangueira eu adubo um mês com NPK 4-14-8 e outro mês com torta de mamona e farinha, as vezes ate esqueço de adubar, mas é melhor do que exceder na adubação, em meados desse ano fiz aplicação do Fosway em todas as minhas plantas.Desfolhei duas vezes no período de um ano, e na questão de troca de substrato, na maioria de minhas plantas costumo trocar o substrato a cada 2 ou 3 anos, depende muito das condições do solo, se já esta saturado ou não, por exemplo, pressionando o dedo na terra percebe-se que esta fofa, tipo...quando você pressiona e solta ela volta.Mas se seu amigo pretende deixar a pitangueira dele desenvolver(engrossar), o ideal é coloca-la na mamadeira ou numa bacia grande com substrato bom, deixar ela crescer a vontade, sem estar podando raízes.
Não sei se fui muito claro, qualquer duvida é só falar!
Abraço!
Mário Sérgio26/09/2011 11:08
Eu tenho uma dúvida com relação a essa coisa de solo "desgastado".
Essa teoria de que o solo está saturado é apenas para substratos mais orgânicos? Pois os substratos 100% areia, pedrisco, caco de telha ou mesmo aqueles com percentual organico baixo, desde o inicio de seu uso já possuem pouco ou nenhum aporte vitamínico, necessitando de adubação um pouco mais presente.
Alguém pode comentar este assunto?
GuilaTeipel26/09/2011 14:53
camarada.. parabéns..

é olhar tua planta e imaginar ela no topo de uma coxilha.

está linda mesmo.

o trabalho de desbaste do toco pra `virar ` esse belo tronco está perfeito.

grande abraco..
André Luiz Santos26/09/2011 17:43
lgbaldim, quis dizer que esta na hora de replantar...podar as raízes e trocar o substrato.

Mário Sérgio, saturação não tem aver com o tipo de composição do substrato, e sim que a quantidade de raízes já não tem para onde crescer...estão sendo abafadas e secando, já "jogou" toda terra pra fora, levantou a planta do vaso...
Sugiro que vocês dois deem uma lida nesse artigo
http://bonsaiarteevida.blogspot.com/2011_04_01_archive.html
Vai ajudar muito, já que não sou muito claro em explicações via digitação.

GuilaTeipel, valeu irmão!
Mário Sérgio27/09/2011 09:18
ah... agora sim eu entendi o que vc está querendo dizer.
A impressão que da quando vc fala em desgaste é que o solo está "fraco".
Mas agora está td claro!!!!!rrssr

Forte abraço e muito obrigado pelo esclarecimento!!!!
pmaia27/09/2011 11:14
André,

materia exclente que você indicou. Salvei uma cópia para estudar com calma. Obrigado.
daniel pipolo24/10/2011 16:42
impressionante seu material
Anderson Neuhaus24/10/2011 22:45
Caramba que coisa magnifica! meus parabéns.
12