Cambuí yamadori < atualizado hoje >
marcio gabiatti07/09/2011 10:54
Cambuí yamadori < atualizado hoje >
esse cambui foi coletado por yamadori fiz apenas poda a uns dois meses, não sabia e fiz em epoca errada rsrs peguei ele deste jeito não mudei nada seria possivel alguma mudança visto que não tenho nada em mente para ele, gostaria da ajuda dos amigos pois achei ele com um bom potencial ele tem cerca de uns 40cm ai vai as fotos....
frente...
por tras...
comentem, abraços a todo os amigos...
bruno matorizen07/09/2011 13:01
oi
vc colocou ela pra engrossar?
pelomenos pelo que eu vi na foto foi, kkk.
acho que esta certo, mais olha só agora é so espera ela se recuperar e
nascer mais um galhos...
marcio gabiatti07/09/2011 14:28
ola amigo bruno é mais ou menos isso quando coletei ela não mexi no torrão de terra e como era grande achei melhor plantala nesta bacia, e acho que vai engorda-la um pouco rsrs depois fiz apenas poda e mais nada pois achei ela bem conduzida por natureza, mas espero que deem opinião se a oque mudar nela abraçoss
pmaia07/09/2011 17:23
marcio gabiatti,
perfeito. Escorredor nela.
marcio gabiatti08/09/2011 14:59
è isso ai o jeito e esperar para ver os resultados rss...
marcio gabiatti10/09/2011 16:57
subindo....
marcio gabiatti15/09/2011 21:41
ola amigos achão que daria certo um HOKIDACHI??? veio isso na cabeça hoje mas foi só uma ideia...
Ricardo Paiva15/09/2011 22:02
Olá Márcio.
Este seu cambuim lembra muito um que tenho de yamadori também. Já postei ele aqui.
Se fosse você não mexeria nos galhos não, deixava crescer livre por no mínimo 1 ano. Depois, sim começava a selecionar de acordo com o projeto que você deseja para ela.
As imagens que vou postar do meu cambuim (eu projetei para ser uma planta pequena) sobre o que penso que deva fazer falam por si:
1º envase - 2008
Ela atualmente, recém envasada:
Todo o desenvolvimento pode ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/cambui-yamadori/nickyfury16/09/2011 08:14
bonsai
Excelente trabalho, Ricardo. Meus mais sinceros parabens. Um bonsai de qualidade técnica excepcional, complementado otimamente bem pelo recipiente de cultivo. Como gosto de dizer, fazer bonsai é fácil. Dificil mesmo é fazer bonsai com qualidade técnica superior, e voce conseguiu isso, como podemos observar pela evolução da planta ao longo do tempo de cultivo. 😉
Ricardo Paiva16/09/2011 14:36
Bah, Nicky, estou lisonjeado.
Realmente estou feliz com o resultado deste trabalho.
O vaso, que é do Jorge Ribas complementou muito bem o conjunto.
Agora é esperar a copa fechar mais um pouco.
marcio gabiatti16/09/2011 18:40
Excelente trabalho Ricardo, como era de se esperar vindo de vc, como ja disse sempre me espelho em seus trabalhos e acho que dessa vez não vai ser diferente rsrs, vou seguir suas dicas para ela.
abraços e abrigado por responder...
Ricardo Paiva16/09/2011 18:55
Marcio, valeu.
marcio gabiatti10/10/2011 16:09
atualizando 10-10-11
Esse cambuí esta vindo muito bem até agora....
oque vcs me dizem...
nickyfury11/10/2011 08:28
bonsai
Marcio, digo que o certo é voce abrir um novo tópico para expor sua planta e angariar opiniões dos colegas, ao invés de aproveitar o tópico do Ricardo. Não escrevo no sentido de criticar, mas de orientar. Ao expor no mesmo tópico, vc corre o risco de não obter as opiniões que sua planta merece.
Green_bsb11/10/2011 09:17
Nicky o tópico foi aberto pelo Marcio.
Agora fiquei realmente impressionado com o desenvolvimento do exemplar do Ricardo, é uma planta de crescimento rápido?
Não conhecia essa espécie, é muito bela realmente.
Boa sorte com ela!
marcio gabiatti11/10/2011 15:26
caro amigo Nicky concordo com vc, mas acho que vc se enganou, pois esse topico eu abri a um mês e nosso nobre amigo Ricardo Paiva respondeu uma pergunta minha sobre o estilo HOKIDACHI com o exemplo de um cambui dele o qual tinha uma semelhança com o meu.
amigo Green eu achei essa especie com um desenvolvimento lento apesar de ser muito bela...
nickyfury11/10/2011 19:19
bonsai
Marcio, peço desculpas por minha desatenção. Realmente, o tópico é seu. 😮ops: 😮ops:
marcio gabiatti11/10/2011 19:35
Caro nickyfury não precisa pedir desculpas não, afinal estamos entre amigos e mais ainda todos juntos com um objetivo, conhecimento sobre uma bela arte... oque me diz sobre essa minha planta amigo?
nickyfury11/10/2011 19:51
bonsai
Marcio, sua planta está indo bem, com uma recuperação vigorosa. Creio que o melhor por agora é aguardar que densifique mais, para então mais à frente, digamos no próximo ano, voce possa estar melhorando a distribuição dos galhos via aramação, formatando igualmente o ápice, para deixá-lo proporcional e harmonico com o resto da planta. Até lá, é manter o excelente cultivo que vem promovendo e intensificando a adubação organica. 😄
marcio gabiatti11/10/2011 20:48
obrigado nickyfury, essa especie e demorada assim mesmo, para ter que intervir só daqui um ano? não entendi quanto a formatação da apice de que maneira eu teria que fazer para igualar??
nickyfury12/10/2011 09:25
bonsai
De fato, essa espécie tem um crescimento menos acelerado que outras, mas nada que seja tão diferente assim. Prova disso é que respondeu bem às suas intervenções e forma de cultivo, retornando com vigorosa brotação.
Em relação a minha colocação sobre a formatação e reposicionamento do ápice, há que considerar que na ultima imagem as brotações parecem estar todas posicionadas do lado esquerdo, fora do arco da curva. Isso estaria cem por cento certo se houvesse ao menos algo com que contrapor do lado direito. O ápice segue em sua culminância um pouco dentro desse mesmo formato, mas desalinhado com a base.
Para corrigir, será preciso então no próximo reenvase replantar inclinando um pouco para a esquerda, alinhando-o corretamente com a base, ao mesmo tempo que terá que redistribuir os galhos, via aramação, para criar proporcionalidade visual, isto é, galhos em toda a volta do caule da planta e não apenas de um lado dela. Alguem poderia, desavisadamente, achar que nesse caso predominaria o estilo FUKINAGASHI, varrido pelo vento, mas devo ressaltar que não, em virtude do excelente movimento do caule, que predomina e determina outro estilo de formação.
Com a inclinação do tronco reposicionando o ápice, a redistribuição dos galhos ao longo do caule, via aramação, o excelente movimento do caule será então melhor aproveitado, sendo o estilo ERETO INFORMAL (MOYOGI) o mais indicado para a estilização final. Claro, tal posicionamento sempre irá resultar da vontade do cultivador em seguir essa orientação. Poderá, ao cabo de determinado tempo, dada a uma maior densificação da planta, optar por outro estilo, sem nenhum problema. Mas apenas para esclarecer definitivamente o que escrevi anteriormente, é que fiz as ressalvas tendo o MOYOGI como estilo final.
Costumo dizer que gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. O importante agora é continuar com o cultivo, preenchendo os galhos e incentivando novas brotações ao longo do caule, para favorecer a densificação da planta e quiçá obter melhorias significativas no próximo ano. 😉
marcio gabiatti12/10/2011 10:21
Amigo nickyfury muito obrigado pela aula, vou tentar seguir a risca tudo que o amigo sugeriu, tinha em mente o estilo HOKIDACHI mas o moyogi valorizaria mais o movimento do caule.
ja aproveitando o topico alguem teria uma posivel projeção pois nessa arte não domino muito bem...
marcio gabiatti22/12/2011 15:52
Atualizando...
Amigos estou atualizando este Cambui Só para mostrar as brotações que vierão, aceito Sugestões para a condução...
Se alguem puder arriscar uma projeção agradeço...
marcio gabiatti22/12/2011 18:08
Aguardo opiniões sobre a condução dos Nobres amigos...
marcio gabiatti23/12/2011 15:33
???